Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 27 dezembro 2019

     # 101

    Colocado por: SkinkxÉ o dobro.

    Como é que com uma condutividade térmica 7 vezes superior (dados retirados da tabela que postei), depois com uma espessura concreta de 1 cm, esta diferença passa apenas para o dobro?

    Estou a perguntar, porque segundo a fórmula:

    Colocado por: Skinkx
    Resistência Térmica (R) = Espessura (e) / Condutibilidade térmica ("lambda")


    Seria de esperar que a resistência térmica da madeira de 1cm fosse também 7 vezes superior à resistência térmica de 1cm de cerâmica. Afinal, a espessura é igual, logo, se o lambda é 7 vezes inferior, o R será 7 vezes superior.

    Ou este raciocínio estará errado?
    • eu
    • 27 dezembro 2019 editado

     # 102

    Colocado por: Anonimo160620211cm cerâmica - W/mK 1,200 = R - 0,178

    1cm Madeira - W/mK 0,130 = R - 0,247


    1.2 / 0.13 não é uma relação de cerca de 9 para 1 ?
    Concordam com este comentário: manelvc
    • eu
    • 27 dezembro 2019

     # 103

    Colocado por: Anonimo160620217 vezes?
    Onde viu isso?




    Ceramic Porcelain Tiles: 1.30 W/mK
    Timber, hardwood: 0.18 W/mK

    1.3 / 0.18 = 7.22
    • eu
    • 27 dezembro 2019 editado

     # 104

    Colocado por: Anonimo16062021Não vale editar 😁

    Então, se estava a usar o valor errado, porque é que não deveria editar e colocar o valor correto?

    Colocado por: Anonimo16062021E sim, são 39% mais resistência térmica madeira vs cerâmica

    Como é que algo que é 9 vezes superior corresponde apenas a uma diferença de 39% ?
    • Skinkx
    • 30 dezembro 2019 editado

     # 105

    Colocado por: Anonimo160620211cm cerâmica - W/mK 1,200 = R - 0,178

    1cm Madeira - W/mK 0,130 = R - 0,247


    Eu usei madeira com "lambda" de 0.25, que acho que é o que vale para pinho corrente madeiras densas, por exemplo, porque depende muito da densidade da madeira.

    O "lambda" que aqui meteram (0.12?) é característico de madeiras muito brandas e, portanto, muito macias, dificilmente aplicável a revestimento de pisos.
  1.  # 106

    Colocado por: SkinkxÉ o dobro.

    Mas para perceber, é como as taxas de juro actuais: tem um banco que oferece 0.1% e tem outro que oferece 0.2%. Em teoria, um é o dobro do outro, na prática nenhum dos 2 paga nada de jeito.


    Vocês estão a analisar isso em percentagem, o que é um erro, porque o que conta é o valor da resistência térmica em termos absolutos. E para as espessuras estudadas, a resistência térmica tem significância muito reduzida.
    • eu
    • 30 dezembro 2019 editado

     # 107

    Colocado por: SkinkxVocês estão a analisar isso em percentagem, o que é um erro, porque o que conta é o valor da resistência térmica em termos absolutos. E para as espessuras estudadas, a resistência térmica tem significância muito reduzida.

    Então o que está a dizer é que a madeira pode de facto ter uma resistência térmica 7 vezes mais elevada que a cerâmica, mas na prática isto não produz efeitos práticos no funcionamento do piso radiante?
  2.  # 108

    0.00000000000000000000000007 é 7 vezes maior que 0.00000000000000000000000001.

    Em valores absolutos, são ambas zero.

    Entre a cerâmica e a madeira não é exactamente igual, há pequenas diferenças, mas são isso mesmo, "pequenas", porque as espessuras dos revestimentos são também elas pequenas.
  3.  # 109

    Boas, para não estar a abrir um novo tópico, ando neste momento na dúvida que com toda a certeza vários D.O. já tiveram e tem a ver com o tipo de aquecimento a instalar.
    Estou na fase dos orçamentos e das decisões, e neste momento já tenho orçamento para PRH e para AC.

    O orçamento de AC (com máquinas Daikin ou Mitsubishi) é cerca de 10.000€ mais barato que o PRH, sendo que optando por AC, ainda terei de colocar bomba de calor para AQS (cerca de 2500€/3000€), ficando a diferença ainda assim em 7000€.

    Está fora de questão a colocação de caldeira a pellets ou recuperador de calor para prh, pois para o prh ser eficiente teria de estar ligado 24h por dia, e nesse caso apenas consideraria bomba de calor.

    Também está fora de questão caldeira a gás natural uma vez que não irei ter gás na casa.

    Do que pesquisei, e tendo em conta tudo o explicado anteriormente, apenas "sobram" os radiadores de parede alimentados por bomba de calor ou caldeira a pellets.

    Assim, gostaria de saber a vossa opinião sobre outras soluções ou sobre as aqui apresentadas e em quanto poderá ficar a solução de radiadores com bomba de calor ou caldeira a pellets. Em ambos os casos, a fonte de calor serviria também para AQS.

    Sem dúvida que o AC é o que tem a melhor relação preço/qualidade, embora não seja um verdadeiro aquecimento central. Tenho estado a ler o tópico existente aqui no fórum sobre um user que colocou AC´s e os deixa 24h ligado e parece estar satisfeito com o resultado.

    A bem da verdade, havendo €€€€, as dúvidas deixam logo de existir, mas como os €€€€ não abundam, todas as decisões têm de ser muito bem ponderadas, daí a vossa ajuda ser importante.

    Outra coisa que me "assusta" um pouco é a manutenção da bomba de calor que pelo que tenho lido por aqui, não é propriamente barata.
    Obrigado
  4.  # 110

    Colocado por: Rui1977Boas, para não estar a abrir um novo tópico, ando neste momento na dúvida que com toda a certeza vários D.O. já tiveram e tem a ver com o tipo de aquecimento a instalar.
    Estou na fase dos orçamentos e das decisões, e neste momento já tenho orçamento para PRH e para AC.

    O orçamento de AC (com máquinas Daikin ou Mitsubishi) é cerca de 10.000€ mais barato que o PRH, sendo que optando por AC, ainda terei de colocar bomba de calor para AQS (cerca de 2500€/3000€), ficando a diferença ainda assim em 7000€.

    Está fora de questão a colocação de caldeira a pellets ou recuperador de calor para prh, pois para o prh ser eficiente teria de estar ligado 24h por dia, e nesse caso apenas consideraria bomba de calor.

    Também está fora de questão caldeira a gás natural uma vez que não irei ter gás na casa.

    Do que pesquisei, e tendo em conta tudo o explicado anteriormente, apenas "sobram" os radiadores de parede alimentados por bomba de calor ou caldeira a pellets.

    Assim, gostaria de saber a vossa opinião sobre outras soluções ou sobre as aqui apresentadas e em quanto poderá ficar a solução de radiadores com bomba de calor ou caldeira a pellets. Em ambos os casos, a fonte de calor serviria também para AQS.

    Sem dúvida que o AC é o que tem a melhor relação preço/qualidade, embora não seja um verdadeiro aquecimento central. Tenho estado a ler o tópico existente aqui no fórum sobre um user que colocou AC´s e os deixa 24h ligado e parece estar satisfeito com o resultado.

    A bem da verdade, havendo €€€€, as dúvidas deixam logo de existir, mas como os €€€€ não abundam, todas as decisões têm de ser muito bem ponderadas, daí a vossa ajuda ser importante.

    Outra coisa que me "assusta" um pouco é a manutenção da bomba de calor que pelo que tenho lido por aqui, não é propriamente barata.
    Obrigado


    No nosso caso, também optamos por radiadores de parede e caldeira a pellets. Se tivéssemos gás natural iria para gás, assim sendo o que nos pareceu melhor para o uso que pensamos dar foi a caldeira a pellets! Agora cada caso é um caso e cada um tem o orçamento que tem
  5.  # 111

    E está satisfeito com a opção? Se não for indiscrição, pode dizer o custo da instalação e os m2?
  6.  # 112

    O PRH e o AC tb fazem frio!
    Um radiador alumínio banal deve andar pelos 15€ por elemento.
    Uma caldeira a pellets depende da potência e das funcionalidades... Tem algumas que vão para os preços das bombas de calor!
    Eu pessoalmente não gosto do AC em aquecimento, gosto do aquecimento por radiadores de parede e não conheço o conforto do PRH.
    • SrR
    • 31 dezembro 2019

     # 113

    Colocado por: ASSimoesO PRH e o AC tb fazem frio!
    nenhum deles faz frio
  7.  # 114

    Podemos brincar à vontade com as palavras, mas perceberam bem o que quis dizer.
  8.  # 115

    Colocado por: Rui1977E está satisfeito com a opção? Se não for indiscrição, pode dizer o custo da instalação e os m2?

    A casa está em construção apenas, não lhe consigo responder,mas claro, espero estar satisfeito no futuro! Só espero que os pellets não subam muito de preço. A Caldeira a pellets custa menos de 3000€, Solzaima Douro. Tudo, caldeira e radiadores fica sensivelmente em 5500€ para 170m2
  9.  # 116

    Boa noite, alguém me pode dizer quantos elementos de radiadores preciso para uma moradia com rés do chão e andar, com cerca de 80m2 por piso. Obrigado e bom ano para todos.🥂🥂
  10.  # 117

    Colocado por: Ruipsm
    A casa está em construção apenas, não lhe consigo responder,mas claro, espero estar satisfeito no futuro! Só espero que os pellets não subam muito de preço. A Caldeira a pellets custa menos de 3000€, Solzaima Douro. Tudo, caldeira e radiadores fica sensivelmente em 5500€ para 170m2

    E a sua caldeira servirá também para aqs?
    Os radiadores são de alta temperatura certo?
  11.  # 118

    Colocado por: Rui1977
    E a sua caldeira servirá também para aqs?
    Os radiadores são de alta temperatura certo?

    Radiadores de alta temperatura.
    Optamos pela caldeira a pellets única e exclusivamente para aquecimento, para AQS bomba de calor.
  12.  # 119

    Colocado por: Rui1977Boas, para não estar a abrir um novo tópico, ando neste momento na dúvida que com toda a certeza vários D.O. já tiveram e tem a ver com o tipo de aquecimento a instalar.
    Estou na fase dos orçamentos e das decisões, e neste momento já tenho orçamento para PRH e para AC.

    O orçamento de AC (com máquinas Daikin ou Mitsubishi) é cerca de 10.000€ mais barato que o PRH, sendo que optando por AC, ainda terei de colocar bomba de calor para AQS (cerca de 2500€/3000€), ficando a diferença ainda assim em 7000€.

    Está fora de questão a colocação de caldeira a pellets ou recuperador de calor para prh, pois para o prh ser eficiente teria de estar ligado 24h por dia, e nesse caso apenas consideraria bomba de calor.

    Também está fora de questão caldeira a gás natural uma vez que não irei ter gás na casa.

    Do que pesquisei, e tendo em conta tudo o explicado anteriormente, apenas "sobram" os radiadores de parede alimentados por bomba de calor ou caldeira a pellets.

    Assim, gostaria de saber a vossa opinião sobre outras soluções ou sobre as aqui apresentadas e em quanto poderá ficar a solução de radiadores com bomba de calor ou caldeira a pellets. Em ambos os casos, a fonte de calor serviria também para AQS.

    Sem dúvida que o AC é o que tem a melhor relação preço/qualidade, embora não seja um verdadeiro aquecimento central. Tenho estado a ler o tópico existente aqui no fórum sobre um user que colocou AC´s e os deixa 24h ligado e parece estar satisfeito com o resultado.

    A bem da verdade, havendo €€€€, as dúvidas deixam logo de existir, mas como os €€€€ não abundam, todas as decisões têm de ser muito bem ponderadas, daí a vossa ajuda ser importante.

    Outra coisa que me "assusta" um pouco é a manutenção da bomba de calor que pelo que tenho lido por aqui, não é propriamente barata.
    Obrigado

    Boa noite.
    No meu caso optei pela caldeira a pellets e radiadores de parede...o conforto e muito bom...e é um tipo de aquecimento limpo...
    • NPRP
    • 2 janeiro 2020

     # 120

    Colocado por: fbastos
    Boa noite.
    No meu caso optei pela caldeira a pellets e radiadores de parede...o conforto e muito bom...e é um tipo de aquecimento limpo...

    A caldeira é automática? Julgo haver clara vantagem deste tipo de situações, pois permite que o aquecimento arranque de forma automática bem antes de se chegar a casa ao fim do dia e aí, entrar em casa já com a casa climatizada...
 
0.0314 seg. NEW