Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou numa relação há 6 anos,numa casa alugada. No meio tempo da actual relação adquiri uma casa, só em meu nome, fruto de partilhas de bens do meu casamento anterior da qual nasceu um filho. Devido ao aumento desmedido das rendas, teremos de sair da presente casa alugada para a que foi adquirida só por mim. A minha dúvida é se será mais seguro a minha casa passar para o nome do meu filho, para que no caso de me acontecer algo, apesar de se darem bem, o meu actual companheiro e filho não entrem em conflito. quero que o bem que eu deixo seja só para o meu filho. Que me aconselham?
  2.  # 2

    A sua casa passar para o nome do seu filho… suponha que o seu filho entra em conflito consigo, suponha que arranja uma esposa que não se entende consigo. Deixe estar a casa em seu nome que ninguém lha tira. Sempre disse aos meus pais e agora digo aos meus sogros, nunca mas nunca "doem" os vossos bens aos filhos enquanto forem vivos. Os vossos bens são uma arma de defesa bastante eficaz.
    Concordam com este comentário: antanhol53, desofiapedro, sognim, N Miguel Oliveira, smart, jjooll
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bel76
  3.  # 3

    Se é seu companheiro (união de facto), significa que não são casados, como tal em caso de morte apenas o seu filho será seu herdeiro e se tornará proprietário da mesma. Isto se entretanto não tiver mais filhos.
    Tenha em atenção que tratando-se de uma casa de morada de família o seu companheiro poderá lá ficar durante cinco anos, se a relação for inferior a este lapso temporal. Caso a união de facto tenha mais do que cinco anos à data da morte, o seu companheiro tem direito a viver na casa por período igual ao da duração da relação. Em algumas situações o tribunal pode aumentar estes prazos.
    Como vê, às vezes ser herdeiro não é fácil, pois se tivesse uma relação de 20 anos, o seu companheiro poderia lá ficar a morar durante mais 20 anos, ainda que o seu filho fosse o proprietário da casa.
    Quanto à possibilidade de doar a casa ao seu filho é uma decisão que apenas você poderá tomar, sem prejuízo de como referiu o Rasputin poder haver problemas no futuro e ele se arrogar como proprietário legítimo da casa e a pôr de lá para fora. Ou, ainda, o caso de ele contrair dívidas e tal bem ser penhorado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart, Bel76
  4.  # 4

    Colocado por: RasputinA sua casa passar para o nome do seu filho… suponha que o seu filho entra em conflito consigo, suponha que arranja uma esposa que não se entende consigo. Deixe estar a casa em seu nome que ninguém lha tira. Sempre disse aos meus pais e agora digo aos meus sogros, nunca mas nunca "doem" os vossos bens aos filhos enquanto forem vivos. Os vossos bens são uma arma de defesa bastante eficaz.
    Concordam com este comentário:antanhol53,desofiapedro,sognim,N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bel76
  5.  # 5

    Até concordo consigo.. Passaria a casa para o meu filho, no entanto com o meu usufruto. Só não sei se no caso de precisar ou querer vender, o poderei fazer...
  6.  # 6

    Colocado por: edescptSe é seu companheiro (união de facto), significa que não são casados, como tal em caso de morte apenas o seu filho será seu herdeiro e se tornará proprietário da mesma. Isto se entretanto não tiver mais filhos.
    Tenha em atenção que tratando-se de uma casa de morada de família o seu companheiro poderá lá ficar durante cinco anos, se a relação for inferior a este lapso temporal. Caso a união de facto tenha mais do que cinco anos à data da morte, o seu companheiro tem direito a viver na casa por período igual ao da duração da relação. Em algumas situações o tribunal pode aumentar estes prazos.
    Como vê, às vezes ser herdeiro não é fácil, pois se tivesse uma relação de 20 anos, o seu companheiro poderia lá ficar a morar durante mais 20 anos, ainda que o seu filho fosse o proprietário da casa.
    Quanto à possibilidade de doar a casa ao seu filho é uma decisão que apenas você poderá tomar, sem prejuízo de como referiu o Rasputin poder haver problemas no futuro e ele se arrogar como proprietário legítimo da casa e a pôr de lá para fora. Ou, ainda, o caso de ele contrair dívidas e tal bem ser penhorado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bel76
  7.  # 7

    Exacto entendo tudo isso, mas não queria que o meu filho tivesse de ser obrigado a ter o padrasto, apesar de se darem bem, a viver numa casa dele por herança. Daí eu pensar em por a casa em nome do meu filho mas com o meu usufruto...mas não sei se no caso de eu precisar ou mesmo querer vender, o possa fazer, neste caso, se calhar só com o consentimento do meu filho..
  8.  # 8

    Faça um testamento que deixe bem claro que a casa é para o seu filho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bel76
    • AMVP
    • 26 outubro 2019

     # 9

    Pq não arrenda a sua casa e vive com o seu companheiro numa outra tb arrendada? É MT mais seguro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bel76
  9.  # 10

    Os pais querem tanto aos filhos e por vezes os filhos querem tão pouco aos pais.
    Concordam com este comentário: smart
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bel76
  10.  # 11

    Quando há dinheiro, eles lembram-se mais.
  11.  # 12

    Colocado por: AMVPPq não arrenda a sua casa e vive com o seu companheiro numa outra tb arrendada? É MT mais seguro.

    É preciso é ter sorte com os
    os inquilinos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bel76
    • AMVP
    • 26 outubro 2019

     # 13

    Colocado por: Palhava
    É preciso é ter sorte com os
    os inquilinos.

    É verdade, mas tb é verdade que há milhares de casas arrendadas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bel76
  12.  # 14

    Colocado por: RasputinA sua casa passar para o nome do seu filho… suponha que o seu filho entra em conflito consigo, suponha que arranja uma esposa que não se entende consigo. Deixe estar a casa em seu nome que ninguém lha tira. Sempre disse aos meus pais e agora digo aos meus sogros, nunca mas nunca "doem" os vossos bens aos filhos enquanto forem vivos. Os vossos bens são uma arma de defesa bastante eficaz.
    Concordam com este comentário:antanhol53,desofiapedro,sognim,N Miguel Oliveira,smart
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bel76


    Já eu sempre ouvi dizer que partilhas, fazem-se em vida. E concordo perfeitamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bel76
  13.  # 15

    Colocado por: edescptSe é seu companheiro (união de facto), significa que não são casados, como tal em caso de morte apenas o seu filho será seu herdeiro e se tornará proprietário da mesma. Isto se entretanto não tiver mais filhos.
    Tenha em atenção que tratando-se de uma casa de morada de família o seu companheiro poderá lá ficar durante cinco anos, se a relação for inferior a este lapso temporal. Caso a união de facto tenha mais do que cinco anos à data da morte, o seu companheiro tem direito a viver na casa por período igual ao da duração da relação. Em algumas situações o tribunal pode aumentar estes prazos.
    Como vê, às vezes ser herdeiro não é fácil, pois se tivesse uma relação de 20 anos, o seu companheiro poderia lá ficar a morar durante mais 20 anos, ainda que o seu filho fosse o proprietário da casa.
    Quanto à possibilidade de doar a casa ao seu filho é uma decisão que apenas você poderá tomar, sem prejuízo de como referiu o Rasputin poder haver problemas no futuro e ele se arrogar como proprietário legítimo da casa e a pôr de lá para fora. Ou, ainda, o caso de ele contrair dívidas e tal bem ser penhorado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:smart,Bel76


    Pode doar e ficar como usufrutuária
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bel76
  14.  # 16

    Colocado por: TicMicJá eu sempre ouvi dizer que partilhas, fazem-se em vida. E concordo perfeitamente.
    Não quer partilhar sua conta bancária comigo ? Prometo que na sua velhice o tratarei muito bem. (se ainda tiver alguma coisa de valor).
  15.  # 17

    Colocado por: TicMic

    Pode doar e ficar como usufrutuária


    Já comprei um apartamento nesses termos.
    Todos tiveram de assinar, mãe e filhas.É dado um valor ao usufruto e outro à nua propriedade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bel76
  16.  # 18

    Colocado por: RasputinNão quer partilhar sua conta bancária comigo ? Prometo que na sua velhice o tratarei muito bem. (se ainda tiver alguma coisa de valor).


    Por acaso és meu filho?!

    Partilho todas as informações das minhas contas bancárias com eles, a partir dos 16 anos.
    Mas por cá a máxima é máxima liberdade para máxima responsabilidade. Tem dado resultado até agora.
  17.  # 19

    Colocado por: TicMicPor acaso és meu filho?!
    Não percebeu nada, pois não ?
  18.  # 20

    Colocado por: AMVPPq não arrenda a sua casa e vive com o seu companheiro numa outra tb arrendada? É MT mais seguro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bel76


    Colocado por: AMVPPq não arrenda a sua casa e vive com o seu companheiro numa outra tb arrendada? É MT mais seguro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bel76
 
0.0228 seg. NEW