Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Notei que as minhas tomadas quando encosto o busca polo na parte terra da tomada que o busca polo acende.

    É normal?

    Posteriormente a isso notei que se encostar na parte metálica do forno acontece o mesmo, no entanto não sinto qualquer choque nem nunca tive qualquer problema elétrico nos últimos anos. Agora não sei se isto está assim devido a uma avaria ou se sempre foi o comportamento normal.

    Andei a pesquisar mas as respostas são contraditórias, uns dizem que ter voltagem até X é normal, outros dizem que deveria ter 0...

    Alguém que me possa esclarecer?

    Obrigado!
    • size
    • 27 outubro 2019

     # 2

    Se o busca-polos acende no fio terra, muito cuidado com isso. Tudo indica que está isolado da terra, e o forno está a deixar passar voltagem para o fio terra.

    Necessário electricista verificar a anomalia.
  2.  # 3

    o busca pólos acende, mas não significa que tenha corrente, tem que confirmar com multímetro.
  3.  # 4

    Ja Vi busca polos a acender na mão.

    Use um aparelho como deve ser.
  4.  # 5

    Colocado por: sizeSe o busca-polos acende no fio terra, muito cuidado com isso. Tudo indica que está isolado da terra, e o forno está a deixar passar voltagem para o fio terra.

    Necessário electricista verificar a anomalia.


    Significa que o forno poderá estar avariado? Ou é normal deixar passar corrente e a terra é que não está aterrada?

    Só pra saber se devo trocar de forno ou chamar um eletricista ou ambos!
  5.  # 6

    Se o busca polos acende tocando no fio terra **** e simplesmente essa terra está com uma resistência elevada, podendo até ser infinita, o que é perigoso.

    Chame um electricista credenciado porque isso é trabalho para profissionais
  6.  # 7

    Isso quer dizer que o seu fio terra provavelmente não está ligado à terra, perdendo com isso qualquer efeito protetor.
  7.  # 8

    Colocado por: ParamonteSe o busca polos acende tocando no fio terra **** e simplesmente essa terra está com uma resistência elevada, podendo até ser infinita, o que é perigoso.

    Chame um electricista credenciado porque isso é trabalho para profissionais


    Estive a fazer uns testes e deixa de ocorrer quando desligo o disjuntor do forno. Vou chamar um eletricista de qualquer maneira mas será avaria do forno não?
  8.  # 9

    Colocado por: Tiagbbb

    Estive a fazer uns testes e deixa de ocorrer quando desligo o disjuntor do forno. Vou chamar um eletricista de qualquer maneira mas será avaria do forno não?


    Pode ser, mas não necessariamente.

    Muitos aparelhos têm logo à entrada do cabo de alimentação um filtro anti-interferências que faz uma ténue conexão entre fase-terra e neutro-terra.

    Em todo o caso o fio terra devia absorver essa tensão e não deixar o busca-pólos acender.

    No entanto, o busca-pólos é um instrumento de indicação muito grosseira: já vi busca-pólos a acenderem ao tocar em fios desligados de tudo (o fio faz de antena e mesmo uma coisa fraquinha assim captada faz acender o busca-pólos).
    • zeto
    • 28 outubro 2019

     # 10

    Não deve ser o único vejam:
      14917EA8-CACB-4398-ABE7-247A9954F127.jpeg
  9.  # 11

    Colocado por: zetoNão deve ser o único vejam:
      14917EA8-CACB-4398-ABE7-247A9954F127.jpeg


    Se for entre fase e "terra" está correto.
    Concordam com este comentário: ClioII, SMBS
  10.  # 12

    Colocado por: zetoNão deve ser o único vejam:
      14917EA8-CACB-4398-ABE7-247A9954F127.jpeg


    Entre fase e terra é mesmo isso que deve dar.
    Entre terra e neutro deve dar uma coisa muito baixa, idealmente zero, mas na prática dá sempre qq coisa (mas tem de ser abaixo de 25V se não me falha a memória).
    • zeto
    • 28 outubro 2019 editado

     # 13

    Colocado por: ClioII

    Entre fase e terra é mesmo isso que deve dar.
    Entre terra e neutro deve dar uma coisa muito baixa, idealmente zero, mas na prática dá sempre qq coisa (mas tem de ser abaixo de 25V se não me falha a memória).


    Sim entre terra e neutro dá 5/6v
    Concordam com este comentário: ClioII
  11.  # 14

    Mede entre fase e neutro e entre fase e terra

    Depois neutro e terra.
  12.  # 15

    Colocado por: ClioII

    Pode ser, mas não necessariamente.

    Muitos aparelhos têm logo à entrada do cabo de alimentação um filtro anti-interferências que faz uma ténue conexão entre fase-terra e neutro-terra.

    Em todo o caso o fio terra devia absorver essa tensão e não deixar o busca-pólos acender.

    No entanto, o busca-pólos é um instrumento de indicação muito grosseira: já vi busca-pólos a acenderem ao tocar em fios desligados de tudo (o fio faz de antena e mesmo uma coisa fraquinha assim captada faz acender o busca-pólos).


    Pois eu concordo que o busca-polos não é o melhor instrumento mas não sendo eletricista não tenho nada de jeito para fazer essas medições :)

    Vem cá um eletricista quarta-feira ver o que se passa. Acho estranho é só ter notado agora.
  13.  # 16

    Colocado por: zetoNão deve ser o único vejam:


    Esse valor está correcto porque está a medir entrea a fase e a terra, Se for prlo neutro a tensão será inferior mas é normal.
  14.  # 17

    Colocado por: Tiagbbb
    Esse valor está correcto porque está a medir entrea a fase e a terra, Se for prlo neutro a tensão será inferio


    Tem novidades?
    • jocav
    • 11 novembro 2019 editado

     # 18

    entre a fase e a terra indica o mesmo diferencial de tensão entre a fase e o neutro, se houver diferencial entre o neutro e a terra ai sim pode haver problemas...
 
0.0189 seg. NEW