Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Veritalaro que pode optar pelo Arquitecto mas vai pagar mais caro.

    Acha!!? Isso é uma ideia errada e preconceituosa...

    Colocado por: VeritaAcho que depende daquilo que pretende fazer, se for uma coisa simples e já tiver uma ideia concreta do que pretende pode ter dificuldade em conseguir isso, porque os Arquitectos tem que gostar da planta e vão tentar levar a deles avante.

    Claro, não estamos a brincar às casinhas e ao corte e costura. Eu por exemplo, faço vida disto, acha que não sei do meu oficio, isto independentemente dos 5 anos que tive de estudar... E não, o cliente não tem sempre razão... e não, também não está correcto, o Arquitecto armar-se em prima-dona.



    Colocado por: VeritaTenho mesmo pena de não conseguir construir em LSF, talvez daqui a uns anos as mentalidades mudem...

    Não pode meter as coisas assim... Olhe, vou-lhe ser sincero, aqui no sul, interior, em particualr em zonas fora dos aglomerados urbanos, não tem absolutamente vantagem nenhuma construir em LSF... Convem que a construção tenha massa/ alta inércia térmica, e ainda que não padeça de uma construção com ocos e/ou constituida por multimateriais... é que os infestantes e outras "pragas" adoram isto...
    Vantagens e desvantagens tem todos os métodos contrutivos. Desde que bem executados, são bons e respondem ao solicitado.

    Boa sorte.
  2.  # 22

    Colocado por: VeritaEu tenho a ideia que existem engenheiros civis que estão habilitados a submeter projectos na câmara

    Cerca de 250 no pais todo, sendo que alguns deles não o fazem.
  3.  # 23

    são 315, Esses serão:
    os licenciados titulares de diploma emitido pelas faculdades/universidades abaixo indicadas, com formação iniciada até ao ano letivo de 1987/1988, que tenham subscrito no período de 01/11/2009 a 01/11/2017 projetos de arquitetura que tenham merecido aprovação municipal e que se inscrevam no IMPIC, Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção:

    – Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (engenharia civil)
    – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (eng. civil)
    – Faculdade de Ciências e de Tecnologia da Universidade de Coimbra (eng. civil)
    – Universidade do Minho (eng. civil, produção)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  4.  # 24

    Pelo menos 2 engenheiros, um de civil e outro electrotecnico...

    Com certeza, mas eu não especifiquei o colégio do engenheiro, o mesmo engenheiro pode pertencer aos dois colégios e subscrever os dois projetos. Daí o "pelo menos".

    Um arquitecto também pode, mas deverá ser subscrito por Arq. paisagista. Nunca vi um projecto de arranjos exteriores subscrito por eng.


    Se precisa de subscrição por parte de outro técnico trata-se do mesmo caso de um desenhador. Este também pode fazer arquitetura mas precisa de subscrição por parte de um arquiteto

    De qualquer forma, penso que os arquitetos podem subscrever arranjos exteriores... Foi esquecimento meu
  5.  # 25

    Colocado por: alibabaassim ficam dois responsaveis
    ...digo eu!!


    Colocado por: VeritaClaro que pode optar pelo Arquitecto mas vai pagar mais caro.


    Colocado por: VeritaTenho mesmo pena de não conseguir construir em LSF, talvez daqui a uns anos as mentalidades mudem...


    Olá, é triste constatar que ainda "se pensa" do seguinte modo.
    É triste ver o Arquitecto como um fardo, "algo" que a Câmara obriga... é triste.
    É verdade que há maus Arquitectos, tal e qual como se tratasse de outra profissão qualquer.
    É verdade que também há maus Donos de Obra, maus Pagadores, maus Empreiteiros, maus Fornecedores, maus Materiais, etc. etc.

    Construir não é como ir comprar um carro. Não é escolher "à la carte". Cada casa, cada terreno tem as suas características. Há-que ter em conta a zona (clima), a geologia do solo, o orçamento, as leis nacionais e municipais, a orientação solar, saber que construtores há na região e como trabalham, etc. etc.

    A mania de achar que "o cliente tem sempre razão" é errada. Cada "macaco" no seu galho. Se o Arquitecto que faz disso vida, não sabe da sua profissão, imagine o Dono de Obra que o pouco que acha que sabe viu aqui no Fórum?

    Procure um Arquitecto da sua zona, diga-lhe o que quer e quanto pode gastar e deixe-o trabalhar. Assim de simples.

    O Arquitecto faz o Projecto que vem primeiro, o Projecto de Arquitectura. Os Engenheiros tratam dos projectos que lhes competem, que são os projectos de Especialidades e que são feitos em função do Projecto de Arquitectura.
    O Desenhador se fizer alguma coisa, não é responsável de nada, porque não assina.

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, imo
  6.  # 26

    Colocado por: N Miguel OliveiraO Arquitecto faz o Projecto que vem primeiro, o Projecto de Arquitectura. Os Engenheiros tratam dos projectos que lhes competem, que são os projectos de Especialidades e que são feitos em função do Projecto de Arquitectura.

    e vice versa.. porque o Arquitecto terá de antemão prever algumas questões para as especialidades... e se não souber, acercar-se da engehharia para colmatar/ precaver situações que se devem evitar na arquitectura.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  7.  # 27

    Um engenheiro civil pode assinar
    Projeto de arranjos exteriores, quando
    exista logradouro privativo não pavimentado / Conceção, tratamento e recuperação de espaços exteriores na
    componente de engenharia;
  8.  # 28

    eu nao sou nem engenheiro nem arquitecto....e fui eu que desenhei, assinei e executei o projecto de arranjos exteriores la em casa.... =)
  9.  # 29

    Colocado por: loverscouteu nao sou nem engenheiro nem arquitecto....e fui eu que desenhei, assinei e executei o projecto de arranjos exteriores la em casa.... =)


    E eu cozinho sem ser cozinheiro...
  10.  # 30

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    E eu cozinho sem ser cozinheiro...


    E eu como sem cozinhar.
  11.  # 31

    Colocado por: NTORIONE eu como sem cozinhar.

    Até a sra NTORION se fartar.
  12.  # 32

    eu acho um disparate comprar roupas de marca, nos mercados há umas baratinhas que até servem perfeitamente,, pena algumas serem um pouco feias e durarem pouco.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  13.  # 33

    Colocado por: marco1Eng Ricardo

    possivelmente está-se a falar de coisas diferentes.

    o que é para si o projeto de arranjos exteriores de uma moradia num lote médio por exemplo?

    onde está escrito isso dos arranjos exteriores? ou será que é projeto paisagístico? e onde está escrito isso dos 5 anos?


    Enganei-me. São 3 anos.

    ANOS DE INSCRIÇÃO EFECTIVA ACTIVA NA ORDEM PROFISSIONAL
    CERTIFICAÇÃO ESPECÍFICA EMITIDA PELA OA CERTIFICAÇÃO ESPECÍFICA EMITIDA PELA OA

    - Projecto de Arranjos Exteriores Projecto de Arranjos Exteriores Projecto de Arranjos Exteriores, conforme Anexo III, Quadro nº2 da Lei nº31/2009, de 3 de Julho,
    alterada pela Lei nº40/2015, de 1 de Junho, apenas nas obras até à categoria III prevista no artigo 11º do
    anexo I da Portaria nº701-H/2008, de 29 de Julho;

    Para mim é onde se definem índices e soluções de drenagem e composição de camadas de solo.

    Não envolve arvores nem jardins e coisas desse gênero.
    Concordam com este comentário: SS1128
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 34

    pois mas o quadro 2.. não fala em caso algum em Projectos de arranjos exteriores ( conforme descrito no RJUE), somente apresenta Projectos de espaços exteriores e projectos de Arquitectura paisagista...
    Nada a haver.. nada a haver...

    Ou seja o legislador e as comissões técnicas das Ordens profissionais, como vem sendo hábito, nunca acertam nos termos correctos, ou , o governo / tutela nunca rectifica a legislação por forma a estar devidamente conciliada.
    http://bdjur.almedina.net/item.php?field=node_id&value=2021892
  15.  # 35

    Eu sei..mas já tive casos de colegas arquitetos que por terem menos de 3 anos de experiência viram os projetos de arranjos exteriores chumbados porque as próprias declarações da OA não lhe dão competências para tal, só após os 3 anos de inscrição na OA como arquiteto "efetivo". Tive que assinar por eles para se puderem desenrascar...
  16.  # 36

    Colocado por: Eng.Ricardoporque as próprias declarações da OA não lhe dão competências para tal, s

    Isso é outra coisa... mas está como é obvio relacionada...
  17.  # 37

    Colocado por: N Miguel OliveiraOlá, é triste constatar que ainda "se pensa" do seguinte modo.
    É triste ver o Arquitecto como um fardo, "algo" que a Câmara obriga... é triste.
    É verdade que há maus Arquitectos, tal e qual como se tratasse de outra profissão qualquer.
    É verdade que também há maus Donos de Obra, maus Pagadores, maus Empreiteiros, maus Fornecedores, maus Materiais, etc. etc.

    Construir não é como ir comprar um carro. Não é escolher "à la carte". Cada casa, cada terreno tem as suas características. Há-que ter em conta a zona (clima), a geologia do solo, o orçamento, as leis nacionais e municipais, a orientação solar, saber que construtores há na região e como trabalham, etc. etc.


    Infelizmente é assim que vejo o Arquitecto/Eng como um obstáculo que tenho que superar para realizar o meu sonho mas infelizmente tem sido essa a minha experiência...
    Eu respeito o trabalho dos arquitectos, nunca desenharia as amoreiras ou o maat, mas quando se pretende apenas uma moradia térrea de 90m2 estilo rústico, é dificil convencer o Arquitecto a fazer algo tão básico e começa a complicar.
    Claro que não tendo uma licenciatura na área também não sou analfabeta e durante os ultimos 2 anos imaginei em detalhe os pormenores da casa onde gostaria de morar tendo em conta a topografia do solo, a orientação solar, orçamento, etc...

    Depois de muitas horas de pesquisa sobre métodos construtivos, incluindo teses de mestrado, comparativos e outros documentos digo ao técnico que gostava de fazer em LSF e ele responde (porque é um especialista do assunto): Não se meta nisso, conheço um construtor que trabalha com LSF e diz que não queria para ele, não presta!
    E pronto, acabou-se a ideia, siga para alvenaria.

    Se eu quiser um com mais abertura para fazer algo diferente, vai-me cobrar 8 ou 10 mil euros pelo projecto e começa a inventar mezzanines e isso não dá para mim e não é o que pretendo.
    Não vamos esquecer que quem vai pagar pela casa e viver nela é o dono da obra não o arquitecto...
  18.  # 38

    Colocado por: VeritaNão vamos esquecer que quem vai pagar pela casa e viver nela é o dono da obra não o arquitecto...

    É verdade... Tanto um como outro não detêm a "verdade". Há que haver um equilíbrio.

    Colocado por: VeritaClaro que não tendo uma licenciatura na área também não sou analfabeta e durante os ultimos 2 anos imaginei em detalhe os pormenores da casa onde gostaria de morar tendo em conta a topografia do solo, a orientação solar, orçamento, etc...

    Pois acredito, mas isso já é uma função completamente indissociável da profissão do arquitecto. Nesses posntos não se deve substituir, não menos verdade que também não faz mal investigar um pouco acerca desses temas.


    Colocado por: VeritaDepois de muitas horas de pesquisa sobre métodos construtivos, incluindo teses de mestrado, comparativos e outros documentos digo ao técnico que gostava de fazer em LSF e ele responde (porque é um especialista do assunto): Não se meta nisso, conheço um construtor que trabalha com LSF e diz que não queria para ele, não presta!
    E pronto, acabou-se a ideia, siga para alvenaria.


    Não terá sido por mal concerteza, nem terá sido ( digo eu) por uma mentalidade fechada.. foi CONCERTEZA para a ajudar, evitar problemas e a ter uma obra mais em conta... Sendo um tipo de construção mais universal.. é mais fácil pedir orçamentos ( e receber mais propostas) mais competitivos, utilizando tecnicas mais convencionais/ tradicionais.

    Verita, tenho pena que a coisa corra muito mal... Mas também me venho apercebendo que tenta substituir-se a todos... Não usa os técnicos, não gosta dos técnicos, mas depois utiliza os tecnicos do forum... Afinal em que ficamos!!? ;)
    Concordam com este comentário: zed
  19.  # 39

    Por acaso é triste ver a opinião sobre os arquitetos.
    Mas, e como tudo tem um mas...
    A minha opinião é que esta opinião das pessoas é antes de começarem sequer a fazer a casa...
    Depois de começarem, o mau passa a ser outro...
    E passados uns anos já nem se lembram da opinião que tinham do arquiteto... quando lhe falam em problemas, as pessoas enumeram um monte de pessoas, mas esquecem o arquiteto.
    Não deixa de ser curioso...
  20.  # 40

    Colocado por: Veritao Arquitecto/Eng como um obstáculo que tenho que superar para realizar o meu sonho


    O problema é que o seu sonho faz parte de um território, de uma sociedade, de uma cultura, de um mercado, não é um objecto isolado e há umas quantas normas a respeitar. Se se desse autorização a qualquer um para submeter um projecto, a câmara não fazia outra coisa do que assinalar e ensinar ao cidadão comum porque é que pela enésima vez o projecto seria chumbado. Obrigaria cada empreiteiro a calcular o ferro, cada electricista a planear a casa... Seria o caos, ou não?

    Imagine que agora qualquer um faz de advogado?

    Seria você a coordenar os projectos todos?! Pôr em causa a função de um Arquitetco ou de um Engenheiro é no mínimo estranho. Já pensou que o seu sonho muito provavelmente ainda estará de pé daqui a 100 anos? E que deve ter um grau mínimo de adaptabilidade às exigências de um futuro desconhecido... A casa é sua, mas nem pode nem deve fazer o que quer só pelo que leu numas teses e horas de pesquisa. Se até para os profissionais às vezes é complicado encontrar a melhor solução, imagino-a a si.

    Cada "macaco no seu ganho".

    É uma pena ter tido más experiências, mas não confunda a árvore com a floresta.
 
0.0293 seg. NEW