Iniciar sessão ou registar-se
    • sbcnv
    • 30 janeiro 2020 editado

     # 21

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Segundo o que li, o isolamento das paredes nao é nada de especial e as janelas até são fracas! Não foram palavras minhas...
    Por isso só posso mesmo ter buracos em casa!


    E não são. Ou vai dizer que uma parede de contraplacado e Pladur e cavidade e um isolamento bom? Isolamento bom seria a cavidade estar cheia de XPS ou celulose compactada ou ter capoto/XPS do lado de fora para n ter pontes térmicas

    Exemplode uma parede exterior:



    Adorava arrancar tudo e por tudo a capoto+encher a cavidade com isolamento (cavidade = 9cm ) mas financeiramente nao faz sentido nenhum.
  1.  # 22

    Colocado por: sbcnv
    Estranhas onde?

    5.5 M de Btus ... Cada watt são 3.41 Btus ou cada Btu = 0.29 w.

    5.5 M Btus = 1 595 000 wh ... Que são 1595 kWh.

    1597 kW de energia em Portugal a um valor médio de 0.15 euros o kW da mais 250 euros
    Como depois vais dar 80 euros de gás?
  2.  # 23

    @sbcnv
    Referiu que tem os dados desde há 8 anos atrás

    Pode partilhar como consegue isso, por favor?
    Gostaria de ter estatísticas da minha casa também (ou pensar em começar a ter, vá...)
    Obrigado! 👍
  3.  # 24

    Tendo em conta que o gas natural nao esta na rede da nossa morada e que o orçamento que temos é curto para PRH, estamos inclinados para caldeira pellets com radiadores e pre instalação de ar condicionado.
    Neste cenário seria possivel um consumo maximo de 100 euros e investimento em aquipamentos 15000 euros maximo? Qual a potencia indicada de uma caldeira para o espaço em questao aquecimento + AQS ?
    Sugestão de caldeiras?
  4.  # 25

    Colocado por: arturandresilvaTendo em conta que o gas natural nao esta na rede da nossa morada e que o orçamento que temos é curto para PRH, estamos inclinados para caldeira pellets com radiadores e pre instalação de ar condicionado.
    Neste cenário seria possivel um consumo maximo de 100 euros e investimento em aquipamentos 15000 euros maximo? Qual a potencia indicada de uma caldeira para o espaço em questao aquecimento + AQS ?
    Sugestão de caldeiras?

    Porque é que nao coloca logo o AC que faz as duas coisas?
  5.  # 26


    Porque é que nao coloca logo o AC que faz as duas coisas?


    No geral gosto mais do tipo de ar quente produzido pelos radiadores. E na verdade nao sabemos bem da necessidade de instalar o AC no futuro dependendo do comportamento das divisoes.
    Mas disse inicialmente estou aberto a sugestões. Tentei ser o mais detalhado possivel ao determinar localização, projeto, orçamento disponivel etc. Sei que não existem respostas certas ou ideais para tudo mas na verdade sinto que este post se transformou num debate sobre alguem que gasta pouco em gas nos EUA numa casa com pouco isolamento. Pelo que tiro dai teria de gastar um balurdio em isolamento algo que para mim esta fora de questão.

    Tendo em conta a sua sugestão acha que so com ar condicionado resolvo o meu problema com gastos reduzidos? Posso equacionar uma bomba de calor eventualmente para suportar as maquinas?
  6.  # 27

    Colocado por: callinas
    1597 kW de energia em Portugal a um valor médio de 0.15 euros o kW da mais 250 euros
    Como depois vais dar 80 euros de gás?


    O gás em PT Sao 5 cêntimos por kWh de acordo com os sites que consultei (Galp energia). Se estiver errado peço desculpa

    O gás onde vivo e barato sim, cerca de 2 cêntimos.

    Colocado por: casinhaDaAvo@sbcnv
    Referiu que tem os dados desde há 8 anos atrás

    Pode partilhar como consegue isso, por favor?
    Gostaria de ter estatísticas da minha casa também (ou pensar em começar a ter, vá...)
    Obrigado! 👍


    Em termos de temperatura e humidade tenho várias coisas. Comecei com dois sensores bluetooth um em cada andar que monitoriza humidade e temperatura. Nesse caso tenho dados de cada 5 minutos. Fica o exemplo.

    A nível de kWh e gás e consumo, a empresa tem histórico diário.

    Uso de gás e horas de uso de aquecimento tenho um Nest desde 2012s.



    Colocado por: arturandresilva

    No geral gosto mais do tipo de ar quente produzido pelos radiadores. E na verdade nao sabemos bem da necessidade de instalar o AC no futuro dependendo do comportamento das divisoes.
    Mas disse inicialmente estou aberto a sugestões. Tentei ser o mais detalhado possivel ao determinar localização, projeto, orçamento disponivel etc. Sei que não existem respostas certas ou ideais para tudo mas na verdade sinto que este post se transformou num debate sobre alguem que gasta pouco em gas nos EUA numa casa com pouco isolamento. Pelo que tiro dai teria de gastar um balurdio em isolamento algo que para mim esta fora de questão.

    Tendo em conta a sua sugestão acha que so com ar condicionado resolvo o meu problema com gastos reduzidos? Posso equacionar uma bomba de calor eventualmente para suportar as maquinas?


    Ninguém está a dizer que tem de gastar balurdio em isolamento. Gasta até onde faz sentido e vê retorno. No meu caso gastei cerca de 500 dólares (mas que saiu ainda mais barato devido a incentivos). Aliás tal como refere, eu não coloquei mais isolamento (paredes) porque como disse, seria balurdio, para poupar uns 10 euros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo1710
      Screenshot_20200131-075458.png
  7.  # 28

    Colocado por: ****

    Mas alguma vez aquilo é verdade , aquilo desafia as leis todas e mais algumas .......


    Engraçado, você dizer que não e verdade e não ter quaisquer dados quando eu os tenho aqui. :D quer o que facturas? Tempo de utilização mensal? Gráfico de temperaturas? E que tenho isso tudo (sim gosto de gráficos e números)
  8.  # 29

    Colocado por: JoelM

    Alguma coisa está a falhar no seu discurso... Como pode tão mau isolamento ter consumos tão baixos como diz? Algo não bate certo aqui!


    A resistência térmica dos materiais que referi mesmo assim e múltiplos de vezes maiores que uma parede de cimento/alvenaria que em Portugal mesmo sem isolamento. O RSI da minha parede sem isolamento deve andar pelos 1 ou 1.5.

    A minha cobertura não tem mau isolamento tem 40 cm de celulose e a cobertura e responsável aí por uns 40-50 das perdas.
  9.  # 30

    Colocado por: JoelM

    Múltiplos de vezes maior? Tá bem ta...

    O que que é o rsi? Diga lá que coeficiente de transmissão térmica tem a sua parede (valor U)!


    Rsi = resistência térmica na notação internacional já lha dei.
  10.  # 31

    Colocado por: DR1982
    Porque é que nao coloca logo o AC que faz as duas coisas?

    Sim, porque não coloca Ac para tudo?
    É que 15 mil mais Ac no futuro custa tanto como prh com bomba de calor
  11.  # 32

    Colocado por: callinas
    Sim, porque não coloca Ac para tudo?
    É que 15 mil mais Ac no futuro custa tanto como prh com bomba de calor


    Acha que caldeira com radiadores seria uma solução que cumpria o orçamento que tenho?
  12.  # 33

    Colocado por: ****

    Fica sempre de calças na mão têm o quente mas não tem o frio .


    Colocando um cenário diferente: PRH + bomba vs AC.. Qual destas soluções é mais barata? Tanto na instalação como no consumo conseguem dar uma estimativa para o meu caso?

    edit: que tipo de capoto, vidros, caixilharia e outras soluçoes me indicam como sendo boas ou muito boas para isolar bem a casa?
    • sbcnv
    • 31 janeiro 2020 editado

     # 34

    Colocado por: JoelM

    Múltiplos de vezes maior? Tá bem ta...

    O que que é o rsi? Diga lá que coeficiente de transmissão térmica tem a sua parede (valor U)!


    Fiz as contas mais ou menos de cabeca (conversao de medidas imperiais para metricas)

    A cobertura sei que tem 100% comprovado dado que fui eu que coloquei um U europeu de 0.09 (havera com certeza desvios dado que nao esta 100% tudo com a mesma espessura e por ter os sarrafos por baixo nalgulas partes).

    O U das janelas andam nos 1.92 as mais recentes que alterei, as outras devem ser ligeiramente maior (penso que nao me enganei a fazer as conversoes das notacoes imperiais para metricas)

    Paredes o U deve andar como referi nos 0.8-0.9 (sem isolamento)

    O U advem do RSI. U = 1/RSI
  13.  # 35

    Colocado por: arturandresilvaTendo em conta que o gas natural nao esta na rede da nossa morada e que o orçamento que temos é curto para PRH, estamos inclinados para caldeira pellets com radiadores e pre instalação de ar condicionado.
    Neste cenário seria possivel um consumo maximo de 100 euros e investimento em aquipamentos 15000 euros maximo? Qual a potencia indicada de uma caldeira para o espaço em questao aquecimento + AQS ?
    Sugestão de caldeiras?


    Exactamente como nós optamos na casa que estamos a construir! Não colocamos apenas os AC como até o arquiteto tentou convencer nos pois não gostamos da sensação do "calor" dos ACS! Aquecer vamos precisar, para isso temos radiadores e caldeira a pellets, se tivermos necessidade de arrefecer é só comprar as máquinas que a tubagem já está toda
    Concordam com este comentário: mica
  14.  # 36

    Colocado por: ****


    O que é que têm no projeto da térmica ? Qual a orientação solar ? Qual a zona do país , qual as áreas a aquecer e arrefecer ? Qual a aérea dos envidracados ?

    Os seus técnicos é que deveriam fazer esse exercício.


    Ps: os 3 bs não existem


    Eu tenho todos esses dados no inicio do post incluindo esboço do projeto. A area do openspace é de 70m2, area total para climatizar 180-190m2. Zona é litoral norte mais concretamente Paços Ferreira. Orientação sudoeaste.
  15.  # 37

    Colocado por: Ruipsm

    Exactamente como nós optamos na casa que estamos a construir! Não colocamos apenas os AC como até o arquiteto tentou convencer nos pois não gostamos da sensação do "calor" dos ACS! Aquecer vamos precisar, para isso temos radiadores e caldeira a pellets, se tivermos necessidade de arrefecer é só comprar as máquinas que a tubagem já está toda


    Já tem uma estimativa de consumos? Já agora consegue partilhar que tipo de caldeira vai comprar e quantidade de radiadores?
  16.  # 38

    Radiadores ainda não sei quantos são, são 150m2 para aquecimento. Também Open space como no seu caso com cerca de 50m2 e nos quartos e corredores pontos de aquecimento. No WC optamos por toalheiros eléctricos para não termos que estar dependentes da caldeira para os ligar, pois poderá haver apenas necessidade de ligar os toalheiros apenas. Consumos não lhe sei dizer, pois não sei quanto tempo os terei que ter ligados, depende de diversos fatores. A casa ainda está em construção.
    Caldeira a partida será a Solzaima Douro, a caldeira irá ficar na garagem assim também climatiza a garagem. Mas ainda não decidi se a Douro ou Solzaima Automática
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arturandresilva
    • sbcnv
    • 31 janeiro 2020 editado

     # 39

    Colocado por: JoelM

    Não sei se essa designação internacional é nos USA mas na Europa usa-se U value, adiante, diz que é 1 e isso é muito melhor que qualquer parede típica em Portugal? 🤣

    Uma parede simples com 60mm de etics tem um valor U de cerca 0.45.



    Nao, nos EUA nao se usa RSI mas sim apenas R que e imperial. RSI usa-se na europa. Uma pessoa como voce que sabe calcular, nao deveria ter dificuldades em resolver o U atraves do RSI dado que os dois sao a mesma coisa.

    Voce le as coisas rapido e depois diz coisas sem sentido. Eu disse que uma parede aqui mesmo sem isolamento, face a alvenaria SEM ISOLAMENTO e muito melhor em termos de termica! Uma parede de betao ou pedra tem imensa condutividade.

    Estava a comparar as duas construcoes sem isolamento. Qual o U de uma parede simples em PT sem isolamento? Era isso que estava a querer passar. E que voce estava muito admirado de eu nao ter isolamento e como podia ser. Eu admito que nao sei o U, mas do rapido que olhei aqui 10 cm de tijolo e estou a falar de tijolo nao termico, de uma casa construida nos anos 60 como a minha casa foi, tem um U de 7 um tijolo de 10 cm. Betao se for alta densidade pior ainda

    A construcao nova aqui, o minimo legal e de U=0.2 nas paredes e nas coberturas 0.12 ja ha bastantes anos (desde os anos 90 salvo erro). Eu se pusesse 60 mm de ETICS na minha nem assim estava legal, mas mesmo assim ficava com um U nas paredes de
    0.37. Pouparia face a hoje? Claro que sim mas nao muito. E quanto me custaria essa obra? No minimo uns 5 mil dolares.

    O clima e semelhante a Copenhaga em termos de necessidades de aquecimento pelos meus calculos tem um acumulado anual de 6000 HDDs
  17.  # 40

    ArturandreSilva,

    Construi uma casa parecida à sua (180m2) em 2016/2017 na zona de Almada, eu também tinha muitas dúvidas relativamente à climatização. O segredo está no isolamento da casa, eu coloquei 8cm de cortiça à volta e por cima e na lage do R/c levou XPS.

    Coloquei 6cm de lã mineral com alumínio nos tetos falsos dos 2 pisos, Janelas em PVC com vidro baixo emissivo e instalei um recuperador a lenha ventilado com comunicação para o 3 quartos.

    Esta fórmula faz com que a minha casa não baixe dos 19 graus e à noite, esporadicamente, acendo a lareira pelo conforto visual que me dá.

    Mensalmente não chego a atingir os 100€/ mensais que tem para orçamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arturandresilva
 
0.0321 seg. NEW