Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Tenho a decorrer um contrato de arrendamento desde Junho deste ano.

    Como devem saber o mercado de arrendamento na cidade de Braga está a atingir valores altíssimos e por esse motivo quando me falaram de um T3 a 170 euros a poucos minutos do centro, não exitei e fui visitar.

    A casa com cerca de 50 anos não tinha saneamento funcional (os canos estavam completamente enferrujados), a cozinha estava apenas equipada com uma banca de cimento antiga e móveis podres, a casa de banho tinha banheira, lavatório (não funcionava), azulejos partidos e uma sanita cujo autoclismo salpitava água por todo o lado.

    É do conhecimento dos vizinhos e tenho vídeos que comprovam o estado terrível em que a casa se encontrava, no entanto, no momento de assinar contrato, o senhorio salientou que quaisquer outras obras teriam que ser suportadas por mim e eu (ingénua neste assunto e com medo de perder aquele preço que já não se encontra em braga) assinei o contrato com duração de 5 anos.

    Nesse mesmo dia o senhorio deu-me autorização para efetuar todo o tipo de obras, obras essas que eu mesma paguei gastando um total de quase 2000 euros (mantenho as faturas de todos os gastos que não posso remover da casa, desde saneamento a azulejos).

    O meu receio prende-se com a possibilidade de no final do contrato, ver a minha renda aumentada ou até ser "obrigada a sair" sem reaver nenhum do valor que gastei!!

    Podem ajudar? Obrigada
  2.  # 2

    2000€/ 60 meses = 33€/mês
    Renda mensal para os proximos 5 anos = +- 170 + 33 = 203€
    Está-se a queixar do quê? Não entendi!
    Concordam com este comentário: ZenPT, Vítor Magalhães
  3.  # 3

    O meu receio prende-se com a possibilidade de no final do contrato, ver a minha renda aumentada ou até ser "obrigada a sair" sem reaver nenhum do valor que gastei!!


    Não será obrigado a sair, mas o senhorio tem todo o direito de não renovar o contrato, direito esse que você também tem.

    2000€/ 60 meses = 33€/mês
    Renda mensal para os proximos 5 anos = +- 170 + 33 = 203€
    Está-se a queixar do quê? Não entendi!


    Acho este comentário brilhante porque ilustra bem o cerne da questão. O arrendatário faz o que pensa ser um excelente contrato de arrendamento, gasta 2000 euros em obras (algo que fez de livre e espontânea vontade, autorizadas pelo senhorio) e de repente já acha que tem direito a ficar no imóvel ad eterno.

    Não estou a perceber bem o que é que deseja que aconteça nesta situação e que direitos é que pensa ter, mas a meu ver deve ficar contente por ter conseguido uma excelente renda durante 5 anos. Mais do que já conseguiu não seria abusar do seu senhorio?
    Concordam com este comentário: imo, Eugenia Matos, carlosMMR, Luis K. W.
    • imo
    • 11 novembro 2019

     # 4

    "Ele" há com cada um!
    • size
    • 11 novembro 2019

     # 5

    Colocado por: Monica Barros

    Podem ajudar? Obrigada



    Ainda mais ?
    O seu senhorio, à partida, disponibilizou-lhe uma boa ajuda, a conceder-lhe autorização para adaptar a casa a melhores condições, com prejuízo no valor da renda, T3 com renda de apenas € 170,00 !!

    Não queira agora, ser uma inquilina parasita ....
  4.  # 6

    Monica, fez um óptimo negócio! Não se apoquente. Como já disseram atrás os 2000 que investiu diluidos pelos 5 anos são 33euros por mês, o que acho bastante justo. Mesmo que saia ao fim de 5 anos não acho que tenha perdido dinheiro, mt pelo contrário ;)
  5.  # 7

    e verdade seja dita, se só gastou 2 mil euros a casa nao estava assim tao má.....
    Concordam com este comentário: Mk Pt, Eugenia Matos, Luis K. W.
  6.  # 8

    Colocado por: Monica Barrosquase 2000


    Isso foi tão pouco!

    Afinal quem perdeu foi o senhorio.

    Se por tão pouco ele renovava o apartamento, podia ter conseguido uma renda de 500Euros pelo menos há 5 anos atrás e agora subir para 650 euros. 6mil euros x 5anos= 30 mil euros
  7.  # 9

    exemplo de busca:

    https://www.olx.pt/imoveis/braga/q-arrenda-se-t3/


    Porque não propõe a compra?


    Há ainda senhorios que não são ávidos por dinheiro ou não têm a noção dos preços praticados.
  8.  # 10

    Bem, eu deixei apenas um breve resumo das condições da casa para que percebessem o porquê da minha questão, mas uma vez que todos aqui decidiram sair em defesa do meu senhorio, vou entrar em mais detalhes sobre a casa.
    Para começar, as obras foram feitas por mim, pelo meu namorado e pelo pai dele, por esse motivo custaram 2000 e não 5000 euros. Demoraram 2 meses a ficar concluídas, 2 meses esses que paguei renda sem poder habitar na casa pois as condições eram inexistentes. Não era mobilada nem equipada. Ainda hoje a casa é húmida que nem uma sauna e estou constantemente a limpar paredes e móveis que ganham bulor. Chove no teto que é de madeira antiga, a mesma já está a ficar podre. Esse problema começou à 2 meses e até agora o senhorio ainda não se preocupou em resolver. Podia entrar em mais detalhes mas é escusado, agora se todos vocês acham que é um valor justo a pagar por estas condições, alguma coisa está muito mal.
  9.  # 11

    Colocado por: Monica Barrosxei apenas um breve resumo das condições da casa para que percebessem o porquê da minha questão, mas uma vez que todos aqui decidiram sair em defesa do meu senhorio, vou entrar em mais detalhes sobre a casa.
    Para começar, as obras foram feitas por mim, pelo meu namorado e pelo pai dele, por esse motivo custaram 2000 e não 5000 euros. Demoraram 2 meses a ficar concluídas, 2 meses esses que paguei renda sem poder habitar na casa pois as condições eram inexistentes. Não era mobilada nem equipada. Ainda hoje a casa é húmida que nem uma sauna e estou constantemente a limpar paredes e móveis que ganham bulor. Chove no teto que é de madeira antiga, a mesma já está a ficar podre. Esse problema começou à 2 meses e até agora o senhorio ainda não se preocupou em resolver. Podia entrar em mais detalhes mas é escusado, agora se todos vocês acham que é um valor justo a pagar por estas condições, alguma coisa está


    E porque não contou logo tudo desde o início em vez de tecer considerações sobre as outras pessoas? Ninguém tem uma bola de cristal para adivinhar o que a Mónica não contou desde o início...
  10.  # 12

    Colocado por: Monica BarrosBem, eu deixei apenas um breve resumo das condições da casa para que percebessem o porquê da minha questão, mas uma vez que todos aqui decidiram sair em defesa do meu senhorio, vou entrar em mais detalhes sobre a casa.
    Para começar, as obras foram feitas por mim, pelo meu namorado e pelo pai dele, por esse motivo custaram 2000 e não 5000 euros. Demoraram 2 meses a ficar concluídas, 2 meses esses que paguei renda sem poder habitar na casa pois as condições eram inexistentes. Não era mobilada nem equipada. Ainda hoje a casa é húmida que nem uma sauna e estou constantemente a limpar paredes e móveis que ganham bulor. Chove no teto que é de madeira antiga, a mesma já está a ficar podre. Esse problema começou à 2 meses e até agora o senhorio ainda não se preocupou em resolver. Podia entrar em mais detalhes mas é escusado, agora se todos vocês acham que é um valor justo a pagar por estas condições, alguma coisa está muito mal.


    Foi obrigada a arrendar a casa? Não a visitou antes de assinar o contrato? O senhorio não disse expressamente que as obras seriam por sua conta?

    Agora quer que ele faça o quê? Que subsitua a caixilharia, mande meter um isolamento e telhado novo, faça instalação de tubos e eletricidade nova, pinte, etc.? Em 5 anos vai faturar 10200€ consigo e ceder o direito de habitar a casa nesse período. Há que ser razoável. Se não está bem nessa casa pode rescindir o contrato por falta de condições de habitabilidade e procurar outra.
    • size
    • 11 novembro 2019 editado

     # 13

    Da forma como colocou a situação, claro, que é um valor justo, aliás, muito favorável para si...Você viu como estava a casa e foi assim que aceitou..
    E se assinou um contrato de habitação não mobilidade, a que propósito é que questiona agora que não é mobilada nem equipada ?

    Agora, quando vem falar que o telhado deixa meter água pluvial, já é outra situação, totalmente diferente, que só lhe surgiu agora. Aqui, só tem que intimar o senhorio, por carta registada, para essa necessidade de reparação do telhado, uma vez que terá sido uma situação que não lhe terá sido relatada pelo senhorio.
  11.  # 14

    mesmo com esses problemas por 170 euros ......parece-me bom negocio!

    arranja melhor ou igual, mais barato?

    querem camarão ao preço do tremoço....

    voce assim que soube que eram 170 euros nao quis saber de mais nada, tinha achado ali o santo grall da habitação......e agora anda-se a queixar!


    Colocado por: Monica Barros
    É do conhecimento dos vizinhos e tenho vídeos que comprovam o estado terrível em que a casa se encontrava, no entanto, no momento de assinar contrato, o senhorio salientou que quaisquer outras obras teriam que ser suportadas por mim e eu (ingénua neste assunto e com medo de perder aquele preço que já não se encontra em braga) assinei o contrato com duração de 5 anos.


    esta afirmação diz tudo.... voce sabia dos problemas mas por 170 euros quis avançar á mesma!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  12.  # 15

    A D.Monica veja é se compra o imóvel.
    Melhor conselho não há.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Monica Barros
  13.  # 16

    Colocado por: loverscoute verdade seja dita, se só gastou 2 mil euros a casa nao estava assim tao má.....
    Concordam com este comentário:Mk Pt,Eugenia Matos

    se só gastou 2000€ esta historia cheira tanto a treta que até fede...
  14.  # 17

    Colocado por: PalhavaA D.Monica veja é se compra o imóvel.
    Melhor conselho não há.

    Sirva-se dos males da casa para baixar o preço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Monica Barros
  15.  # 18

    Para ser em Braga e só a esse preço, mesmo em condições fracas, e por um período tão longo como 5 anos! Tens umas condições fantásticas...

    Nenhum T4 se arranja a menos de 800€ em Braga. Mesmo que fizesses obras por 5k, ficarias a ganhar. É pensar...

    É bem provável que ele te cancele o contrato após os 5 anos, dado que tu vais achar-te do direito que pagar pouco e ele vai querer mais. Já se notou isto no teu perfil...
  16.  # 19

    Se "todos aqui decidiram sair em defesa do meu senhorio" não foi certamente porque há aqui uma cabala contra si, todos os utilizadores disseram de sua justiça sem maldade.
  17.  # 20

    Pensei que estava no fórum da casa, afinal vim parar ao forum do senhorio chupista! Como é que podem achar que 170 euros é pouco para uma casa com estas condições??
    Se pensam que a minha descrição é exagerada estão muito enganados mas enfim.
    Acrescento ainda que dois dos quartos são minúsculos e um não tem janela, mas até podia dizer que tenho uma praga de ratos no sótão e o rio este a passar pelo meio da sala que vocês continuariam a dizer que 170 euros por um T3 é um bom preço.
 
0.0207 seg. NEW