Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos :)
    Antes de mais, desculpem-me a extensão do texto.
    Pesquisei e pesquisei mas pouco ou nada encontrei...
    Posso desistir de uma venda sobre a qual a Câmera Municipal tenha exercido o direito de preferência?
    O imóvel em questão fica enquadrado na Área de Reabilitação Urbana do concelho de Sintra, concretamente em Agualva. Tem um valor patrimonial de 110000€ e pretendia fazer uma venda por 120000€. Será uma transação dentro da família e daí o valor ser baixo, pois trata-se de um pequeno prédio em propriedade total que permite 2 apartamentos T2 com terraço, duas arrecadações e garagem.
    Receio que a Câmera se interesse por ele e exerça o direito de preferência previsto na lei para as ARU. Só venderia o imóvel por este valor aos meus enteados e a mais ninguém, pois vale pelo menos o dobro.
    Como ainda tenho dívida ao banco não me permitem fazer uma doação. Caso isso suceda, posso desistir da venda? Quais as consequências?
    Já alguém passou por isto ou tem conhecimento de casos semelhantes?
    Agradeço a vossa ajuda
    Obrigada :)
  2.  # 2

    Colocado por: AlfazemaCâmera


    CÂMARA
  3.  # 3

    Colocado por: AlfazemaComo ainda tenho dívida ao banco não me permitem fazer uma doação


    Pode fazer um testamento a favor deles.

    Tem filhos ou casamento a vigorar?
  4.  # 4

    Colocado por: PalhavaPode fazer um testamento a favor deles.


    Ok.Quer receber algum dinheiro.
  5.  # 5

    Já que quer doar,eles que a ajudem a pagar o remanescente e depois faz a doação.
  6.  # 6

    Ou então avancem.
    Caso a câmara exerça o direito de preferência voltem atrás.
  7.  # 7

  8.  # 8

    Boa noite
    Obrigada pela resposta
    Não tenho casamento a vigorar nem filhos.
    O crédito ainda ronda os 80000€. É muito dinheiro a pagar e sem um crédito bancário a longo prazo ficam com uma prestação incomportável. Ainda são jovens, 26 e 22 anos e em inicio de carreira...
  9.  # 9

    Colocado por: AlfazemaÉ muito dinheiro a pagar e sem um crédito bancário a longo prazo ficam com uma prestação incomportável. Ainda são jovens, 26 e 22 anos e em inicio de carreira...

    Então como poderiam fazer a compra mesmo por 120mil?
  10.  # 10

    Pedindo um crédito a 40 anos... Na verdade nem pretendia vender pelos 120000€, bastava o valor da dívida que tenho ao banco mas aí o DP ainda ficava mais apetecível por parte do Município.
    Se não for crédito à habitação, teria de ser um crédito pessoal e a prestação fica muito alta. O valor renanescente entre a dívida que tenho ao banco e o valor de venda nem será recebido na totalidade. Para conseguirem os 80000€ de empréstimo tem de ser vendido por mais pois só emprestam 80% do valor da escritura. Foi o valor mais equilibrado possível tendo em conta todos os factores.
    Se formos amortizando aos poucos são mais 10 anos...
  11.  # 11

    A minha dúvida é se posso voltar atrás na decisão de venda caso a CM exerça o DP... Se sim, tentamos na mesma e se acontecer desistimos e lá teremos de esperar uma eternidade...
    ou então arrendo o imóvel ao mais novo ( o mais velho já tem morada fiscal com a companheira) e daqui a dois anos tem ele a preferencia. Mas seria mais justo efectuar a venda em nome dos dois...
  12.  # 12

    Os dois têm emprego e são efetivos. Os ordenados é que ainda são de inicio de carreira. No entanto oparecer do banco foi favorável...
  13.  # 13

    No caso em que pus o link voltaram atrás,pois a câmara exerceu.
    Acautele-se antes que fique "nas mãos" deles.
    Até há casos de filhos que põem os pais para fora.
    Desculpe a franqueza,mas infelizmente é verdade.
  14.  # 14

    Pode vender 50%.A câmara não quererá só 50%.E deixe os outros 50% em testamento.
  15.  # 15

    Não me palpita que o banco assuma um crédito por 50% de um imóvel.
  16.  # 16

    Seja como for,se vender por 120mil,vai ter de pagar ao banco os 80mil de imediato.
  17.  # 17

    Anuncie no portal Casa Pronta o direito de preferencia e ja vê a reação da CM.

    Se demonstrarem intenções a anula a venda
  18.  # 18

  19.  # 19

    Obrigada a ambos pela ajuda.
    Palhava: Sim, a ideia era passar já a casa para o nome deles e assumiriam o crèdito remanescente através de novo crédito. ( este prédio tem inquilinos e dá duas rendas) Pede-se o distrate e os bancos estariam ambos na escritura, um para receber e outro para disponibilizar o crèdito.
    Os contratos dos inquilinos têm menos de dois anos.

    Eng.Ricardo: Efetivamente jà tinha sondado o banco para a venda de 50% e nâo é possível...

    Se realmente posso recuar na venda, vou então arriscar a anunciar na Casa Pronta. Se exercerem o DP, desisto da venda, faço testamento para acautelar um infortúnio e, entretanto, vamos tentar liquidar o crédito conforme a nossa disponibilidade e com a ajuda das rendas... No final farei a doação.
    Vamos ver como corre...
  20.  # 20

    Então se não é a sua Habitação própria permanente vai pagar mais valias sobre a venda do prédio.
 
0.0215 seg. NEW