Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Muito obrigado pelos comentários. Até um pouco difícil segui-los :-)

Referente ao salário, sim é €2050.00 bruto.

Realmente esse é o ponto, não sei se estou tomando uma decisão precipitada. Por aqui há estabilidade (financeira) e seria de certa maneira arriscar um pouco ir para Portugal, até por que estão oferecendo um contrato de 1.5 anos. Depois disso, não podem me dizer o que acontecerá.

Por outro lado, gostaria de ao mesmo tempo trabalhar em algo que gosto (eletrônica) e poder aproveitar mais a vida. Gosto muito de saber que há uma praia aos redores e que a cidade é bem internacional. Por ter vivido 6 anos na Alemanha, e não ter conseguido obter or vivenciar isso, estou seriamente pensando em aceitar essa oportunidade.
  2.  # 22

Colocado por: eu
    Concordo, se fossem 2000 limpos e um contrato sem termo. Mas não me parece que sejam limpos, mas sim, brutos.

Se for bruto não é muito então?
  3.  # 23

Colocado por: JoelM

A sério? Tenho de me mudar para a Alemanha... 🤣

Sim, aqui ha bastante dias de folga :) e feriados.
  4.  # 24

Colocado por: simples

O que lhe posso dizer, embora obviamente seja diferente de pessoa para pessoa, é que já estive no seu lugar e nunca me arrependi por ter optado por Portugal.
    Concordam com este comentário:JoelM

Você poderia contar um pouco sobre tua experiência?
  5.  # 25

Eu estou como alguem aqui já o disse... A maioria quer sair daqui para ir para a Alemanha ou outros e voce quer vir para aqui...
    Na Alemanha quanto ganha?
    Quanto lhe levam pelo arrendamento?
    • brunoa
    • 12 novembro 2019 editado

# 26

Há quem prefira ter menor rendimento mensal e mais qualidade de vida e quem prefira o contrário. Se neste caso a pessoa não se adaptou a Alemanha e vê que isso pode ser colmatando em Portugal, ter um menor rendimento mensal pode ser compensado pelo aumento do bem estar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Bi91, zed
  6.  # 27

Quanto lhe sobra na Alemanha depois de todas as despesas pagas?
  7.  # 28

Por aqui, recebo liquido em torno de €3000,00.
  8.  # 29

Colocado por: vtolenti89i, recebo liquido em torno de €3000,0

E quais são as tuas despesas?
  9.  # 30

Colocado por: macinblack

E quais são as tuas despesas?

Valores mensais (não exatos):
    Apartamento/Internet/contas: €900 (valor dividido com minha companheira)
    Supermercado: ~ €200
    Transporte: €75
    Academia: €30
    Entretenimento: €200
  10.  # 31

2000 eur/bruto para um casal, em Braga, não será fácil.
  11.  # 32

Colocado por: Belhinho2000 eur/bruto para um casal, em Braga, não será fácil.

Estou a contar que a companheira consiga trabalhar!

Edit: Um casal em Lisboa, não chegamos a esse valor bruto e ainda não passámos fome.
  12.  # 33

Porém eu estava fazendo os segundos cálculos:
    €2050 x 14 / 12 = €2392 bruto por mês (14 meses)

Li em algum lugar (segue o link) que engenheiros e outras profissões podem pagam menos imposto (20%) se se qualificarem ao status "nao resisdente habitual" conforme:

https://www.portaldascomunidades.mne.pt/images/GADG/IRS__Regime_Fiscal_Residente_N%C3%A3o_Habitual.pdf

Isso procede?
  13.  # 34

Colocado por: eu

Os locais estão a fugir deste país endividado para a Alemanha e você quer vir para cá? Nós aqui temos um ditado popular "Mudar de Cavalo para Burro". É o que está a tentar fazer... ;)

Nunca na vida eu sairia de um País avançado como a Alemanha para vir trabalhar para Portugal. Portugal é bom para passar férias, mas não para trabalhar. Os salários aqui são uma miséria.

Discordo , se cada um deles ganhar 2000 euros por mês tem mais qualidade de vida em Portugal ! Não dá para fazer vida de rico mas da para ter uma vida confortável
  14.  # 35

Colocado por: vtolenti89€2050 x 14 / 12 = €2392 bruto por mês (14 meses)

E fez muito bem essas contas. Contas que quase nunca ng faz qd refere qt ganha!
    Não acho correcto se dizer que se ganha 1000€, mas esse valor é recebido 14 vezes!
    Muito mais "real" fazer as contas que fez.
    Por alguma razao em tantos países a resposta à pergunta de qt se ganha é sempre respondida num valor anual!
  15.  # 36

Colocado por: enf.magalhaesDiscordo , se cada um deles ganhar 2000 euros por mês tem mais qualidade de vida em Portugal ! Não dá para fazer vida de rico mas da para ter uma vida confortável

O Eng.º Sócrates certamente não concorda! :)
  16.  # 37

Como disseram :
    Tem praia a 30 minutos . Tem praia fluvial a 10/ 15 minutos . Tem um hospital novo e com muitas valências . Fica perto ( muito perto de cidades bonitas) Porto , Guimarães , Viana do Castelo . Fica perto de Espanha para passear ( vigo, Santiago ). É uma cidade segura . Aqui após as 20h ainda há vida social !
    Se você ganhar 2000 brutos e a sua cara metade conseguir uns 1500 brutos você vai estar bem !
  17.  # 38

Colocado por: enf.magalhaese a sua cara metade conseguir uns 1500 brutos você vai estar bem !

Qual a área professional da cara metade do user?
  18.  # 39

Até se a companheira receber o Salário Mínimo Nacional, consegue estar bem.
    Claro, sem luxos e sem fazer pé de meia.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  19.  # 40

Se tiverem 2000€ liquidos, só os dois, fazem uma vida MUITO confortável, em particular se não tiverem vícios caros ( fumar, jogo, bebida).. deixem-se de coisas, pá!!! ainda sobra para a prestação e manutenção de um carro utilitário.
    Concordam com este comentário: Nasa1989, Vítor Magalhães, lmatos, Thstone

0.0237 seg. NEW