Colocado por: vtolenti89
Valores mensais (não exatos):
Apartamento/Internet/contas: €900 (valor dividido com minha companheira)
Supermercado: ~ €200
Transporte: €75
Academia: €30
Entretenimento: €200
Colocado por: simples
O único senão é de facto o outono/inverno, entre Novembro e Fevereiro, que é um pouco chuvoso e frio
Colocado por: Pedro Azevedo78No inverno chove bastante.
Colocado por: vtolenti89Poderiam me ajudar com as seguintes questões?
Colocado por: Nasa1989Então para quem vive na Alemanha, não chove em Braga?
Colocado por: vtolenti891. Alguém já passou por alguma experiência similar, onde decidiu deixar a Alemanha ou país similar para voltar à Portugal?
2. A cidade de Braga é bem internacional (minha namorada ainda não fala Português fluentemente - ela é croata)
3. O clima em Braga é chuvoso o ano inteiro como ouvi falar?
4. Como é a relação trabalho / tempo livre?
5. Arriscariam deixar a estabilidade proporcionada por um país de primeiro mundo para recomeçar em algum outro lugar (temos ~ 30 anos)?
6. Por quê os imóveis em Portugal são tão caros, as vezes até mais caro que na Alemanha, e por outro lado os salários são tão baixos?
7. Algo que sinto falta na Alemanha é o calor humano, pois as pessoas são muito reservadas. Como é isso em Portugal / Braga?
8. É possível / fácil se movimentar em Braga e aos redores (lado Oeste) utilizando transporte público e bicicleta?
9. Em relação a questão de preconceito, ainda existe muito com estrangeiros?
Colocado por: enf.magalhaesse cada um deles ganhar 2000 euros por mês tem mais qualidade de vida em Portugal !
Colocado por: eu
Cada um? Ele nunca disse que cada um ganha isso, disse que ele ganharia 2000 € e são brutos, ou seja, segundo esta calculadora (https://www.doutorfinancas.pt/calculadora-salario-liquido-2019/) ganharia 1329 € líquidos.
Se a companheira não arranjar trabalho (o que pode acontecer pois ela não fala Português), fica com 1329 € por mês para duas pessoas, não permite propriamente uma vida desafogada.
Colocado por: Pedro BarradasSe tiverem 2000€ liquidos, só os dois, fazem uma vida MUITO confortável, em particular se não tiverem vícios caros ( fumar, jogo, bebida).. deixem-se de coisas, pá!!! ainda sobra para a prestação e manutenção de um carro utilitário.
Colocado por: euSe a companheira não arranjar trabalho (o que pode acontecer pois ela não fala Português), fica com 1329 € por mês para duas pessoas, não permite propriamente uma vida desafogada.
Colocado por: pauloagsantos
infelizmente as pessoas não tem ideia do valor liquido de um salario bruto de 2000€, aqui já começa a doer um pouco.
com 2000€ limpos, claramente que vive bem em braga e em muitos outros sitios. com 2000 brutos já se tem que fazer mais contas.
Colocado por: enf.magalhaesE com 2000 euros brutos por pessoa não se vive tipo '" razoável bom " ?
Eu considero o mínimo indispensável uns 1000 euros limpos por pessoa do agregado. Mas o mais confortável será a partir dos 1400 a 1500 euros limpos por pessoa .
Colocado por: jfsmoreira
2000€ /pessoa já é uma pipa de massa...
A maioria das pessoas que eu conheço não recebe metade disso... Mas eu devo ser de outra "espécie" ou a minha classe social é muito baixa!