Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Porra, vocês não fazem em PT uma vida confortável com 2000 euros? No inicio é lixado por causa dos investimentos que tem que se fazer pra quem começa do zero, mobilia, casa, etc, eu tou a passar por isso agora, o dinheiro de repente tornou-se curto porque preciso de TUDO, cama, sofá, mesa, cadeiras, lençóis etc etc etc... mas passando esta fase de arranque 2000 por mês a mim chegariam e sobrariam! A menos que tenham 1500 gastos só na habitação (renda, empréstimo) ou carro ou o caraças.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nasa1989
  2.  # 2

Atenção, digo isto pra 1/2 pessoas. Quem tem miudos à mistura a história muda um bocado de figura, principalmente quem os tem em creche/ATL
  3.  # 3

Colocado por: vtolenti89

Valores mensais (não exatos):
    Apartamento/Internet/contas: €900 (valor dividido com minha companheira)
    Supermercado: ~ €200
    Transporte: €75
    Academia: €30
    Entretenimento: €200

Não tem oferta para a Bosch Ovar?

- Aluguer mais barato e com vista mar...
    - Perto do Porto, Aveiro.
    - De bicicleta faz bem a festa de verão na questão de transportes.
    - Tem 40km de ciclovias, é uma cidade plana.
  4.  # 4

Eu resido e trabalho em Braga e posso partilhar alguns comentários sobre o tema:

2. cidade internacional: é uma cidade bastante turística, pelo que as pessoas da cidade já se acostumaram a ouvir muitas línguas diferentes. Como também já disseram, é das cidades portuguesas que mais tem recebido brasileiros, pelo que nesse aspeto até se sentirá em casa.
    Não digo que seja fácil falar inglês com toda a gente, até porque pelo menos nas pessoas mais velhas o nível de escolaridade não é lá muito elevado, mas não é uma cidade fechada a outras nacionalidades.

3. clima: os invernos são de facto mais chuvosos que a média em Portugal e com a chuva vem a humidade (como dizia a senhora do vídeo :) ). Por alguma razão chamam a Braga o "Penico do Céu".
    Da temperatura não tenho muito a dizer... nesse aspeto acho que é parecida com muitas outras cidades acima do Tejo, com temperaturas baixas no inverno e com verões relativamente quentes. Estamos a falar de invernos com dias de 5 - 7ºC e verões de 35ºC (em anos típicos).

4. relação trabalho / tempo livre: impossível responder. Depende muito do empregador, mas tenho a ideia de que na Bosch são bastante corretos neste ponto.

5. na vossa idade eu não fecharia portas a outras oportunidades. E se por cima não estão satisfeitos com a vida que levam na Alemanha, acho que fazem bem em mudar de ares. Daqui a 10 - 15 anos vão chegar à conclusão que a qualidade de vida não está necessariamente onde se ganha o ordenado mais chorudo.

6. pela especulação do mercado, pelo boom turístico e pela imigração mais endinheirada. Eu vim para Braga em 2014 e tenho assistido a uma subida exponencial do valor dos imóveis, quer para venda quer para arrendar. Há 5 anos atrás um T3 novo ou com 2 anos de uso custava entre 500 e 600EUR de renda mensal, mas hoje em dia os mesmos (literalmente os mesmos) imóveis custam 700 - 800EUR. E já se veem apartamentos desta tipologia a 900EUR, 1000EUR ou mais, que para uma cidade como Braga é mesmo muito elevado.
    Em Braga há também algum mercado de arrendamento nas moradias, mas novamente o que há 5 anos custava 650 - 700EUR hoje custa 900 - 1000EUR mensais. Na cidade de Braga o mercado da habitação está cada vez mais desalinhado com os salários que se pagam por cá e não vejo forma de o fenómeno se inverter.

7. Calor humano é sempre subjetivo... eu vivo em Braga mas as minhas origens estão mais no centro do país, onde encontro o equilíbrio perfeito entre o "calor humano" e a "frieza humana". A minha perceção de Braga e do Minho no geral é que quando temos de lidar com os "bracarenses de gema" é preciso ter algum jogo de cintura, pois provavelmente à custa dos níveis de escolaridade baixos da geração anterior e da ruralidade que ainda se vê em muitas povoações, o nível de civismo por aqui não é propriamente famoso (há muito "morcão" por aqui). Isso descamba muito no "quero posso, mando ou faço à minha maneira". Para quem vem da Alemanha há-de ser um dos primeiros choques culturais.
    A cidade tem é uma vida fora de casa muito ativa. Há muita restauração, muitos bares, muitos locais para visitar e para passar o tempo. Para alguém da vossa idade é uma cidade interessante nesse ponto.

8. Saindo da malha urbana da cidade, os transportes públicos (TUB - Transportes Urbanos de Braga) são pouco fiáveis ou regulares. No entanto a Bosch está bem localizada nesse aspeto, com autocarros que passam por lá regularmente e também perto de um apeadeiro de comboios.
    Andar de bicicleta é uma hipótese, mas depende muito de onde morar. A cidade de Braga propriamente dita, ao contrário do que muitos pensam, não é assim tão acidentada quanto isso. Só quando se distancia um pouco do centro é que começa a encontrar grandes subidas. Tem no entanto a agravante da falta de civismo, pois por aqui respeita-se muito pouco os ciclistas. Até só a ideia de partilhar as ruas e estradas com bicicletas faz muita confusão aos bracarenses, têm enraizada aquela ideia de que a estrada é para os automóveis. E nem queiram saber o quanto chocou os "nativos" a vinda das trotinetas elétricas cá para Braga... parece que caiu o carmo e a trindade, mas as viaturas estacionadas em cima do passeio, passadeiras, cruzamentos, curvas, estacionamento em segunda ou terceira fila, tudo isso já não lhes faz confusão.

9. Acho que em Braga não é assim tão crítico quanto isso, mas há sempre o risco de levar uma boca, pois como disse mais acima, há muito morcão / parolo por estas bandas cuja educação ficou na gaveta.

Já agora, não se fie muito nas distâncias em tempo que aqui partilharam :) . A praia está a uns 20 - 30 minutos, mas por autoestrada. E quase que me sinto tentado a colocas aspas em "praia", porque mesmo durante o verão é preciso ter alguma sorte para ter vários dias seguidos com dias de sol a sério e temperatura da água é digna de uma delegação do pólo norte.
    A montanha (Gerês) está mais a 60 minutos de carro e para lá chegar é preciso seguir por estradas nacionais que atravessam várias povoações e são relativamente sinuosas.

Só uma nota de rodapé: constou-me que a Bosch em Braga até estaria a entrar numa fase de redução de pessoal. Pode ser só um boato, ou pode ser algo específico de uma das unidades deles, mas tente perceber melhor o contexto do projeto em que vai estar envolvido caso aceite vir para cá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
    • RCF
    • 12 novembro 2019

# 5

Colocado por: simples
    O único senão é de facto o outono/inverno, entre Novembro e Fevereiro, que é um pouco chuvoso e frio

Colocado por: Pedro Azevedo78No inverno chove bastante.

Estas apreciações fazem sentido se dirigidas a quem viva, por exemplo, em Faro... agora a quem vive na Alemanha, não. Braga tem um clima ameno.
  5.  # 6

Então para quem vive na Alemanha, não chove em Braga?
  6.  # 7

Colocado por: vtolenti89Poderiam me ajudar com as seguintes questões?

Olá. Vivi em alguns países de 1º mundo como diz, e em nenhum deles me sinto como em Braga, mas isto também porque sou natural de Sequeira, Braga Oeste (onde fica um dos pólos da Bosh). Depende sempre do que procura. Se gosta de conhecer novos lugares, não hesite, vai adorar a minha cidade! A Universidade traz muita vida, e cada vez mais há empresas internacionais a criar raízes em Braga. Há muito a onda das Startups, e dos serviços visando a exportação. Tem o centro ibérico de nanotecnologia e há muitos, mais mesmo muitos brasileiros. Creio que nos últimos 3 anos, chegaram uns 10-15 mil brasileiros a Braga e arredores...

Agora se você só se preocupar com dinheiro, deixe-se estar na Alemanha.
    Em Portugal, o dinheiro também não chega para muito porque há muitos vícios... pequenos hábitos que certamente não tem na Alemanha, agora é o cafézinho, o bilharzinho, o cinemazinho, etc. etc...
    Se tanta gente vive com 700-1000€ por mês, você com 2'000€ não terá grandes problemas...
    Se é chuvoso? Sempre é bem melhor que qualquer cidade alemã, a nível climático...

As rendas estão caras no centro histórico, em comparação com há 4-5 anos. Contudo, é bem mais barato que o Porto ou Lisboa.
    Transportes? Depende em que pólo da Bosh ficar... Mas há sempre autocarro... No centro e zona sul há bastantes ciclovias também.

Outro detalhe, a Bosh é provavelmente a maior empresa e maior empregador de Braga. Na zona Oeste, toda a gente tem algum familiar a trabalhar lá. Eu tenho uns 3 ou 4... e devem gostar, pois levam anos trabalhando ali...

Braga será a 3ª ou 4ª maior cidade em Portugal, não está a falar de nenhuma aldeia perdida na montanha...

Boa sorte!
    • RCF
    • 12 novembro 2019

# 8

Colocado por: Nasa1989Então para quem vive na Alemanha, não chove em Braga?

Chove, mas não "chove bastante". Bastante chove no Reino Unido, por exemplo...
    Concordam com este comentário: macinblack
    • RCF
    • 12 novembro 2019

# 9

Colocado por: vtolenti891. Alguém já passou por alguma experiência similar, onde decidiu deixar a Alemanha ou país similar para voltar à Portugal?
    2. A cidade de Braga é bem internacional (minha namorada ainda não fala Português fluentemente - ela é croata)
    3. O clima em Braga é chuvoso o ano inteiro como ouvi falar?
    4. Como é a relação trabalho / tempo livre?
    5. Arriscariam deixar a estabilidade proporcionada por um país de primeiro mundo para recomeçar em algum outro lugar (temos ~ 30 anos)?
    6. Por quê os imóveis em Portugal são tão caros, as vezes até mais caro que na Alemanha, e por outro lado os salários são tão baixos?
    7. Algo que sinto falta na Alemanha é o calor humano, pois as pessoas são muito reservadas. Como é isso em Portugal / Braga?
    8. É possível / fácil se movimentar em Braga e aos redores (lado Oeste) utilizando transporte público e bicicleta?
    9. Em relação a questão de preconceito, ainda existe muito com estrangeiros?

Muito resumidamente, se privilegiam o aspeto financeiro, fiquem na Alemanha. Se privilegiam a qualidade de vida, venham para Portugal.
    Na Alemanha conseguem aforrar mais. Em Portugal, especialmente pelo clima e cultura, conseguem passear mais, viver mais fora de casa...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Pedro Barradas, lmatos
  7.  # 10

Lá o cafézinho custa 3.5€ ou mais, aqui não chega a 1.00€.. muitos sitios a 0.60 e 0,70€... As pessoas ainda vão ao cinema!?
    como tinha dito, num restaurante com 10€/ pessoa tem uma refeição. Havendo locais que a "diária", ronda os 6€-8€, no norte a vida é mais barata que no sul.

se tem vicios, isso já outra história... se não tiverem vicios, não vejo porque não possam na mesma desfrutar da qualidade de vida e ainda assim aforrar, tendo como referencia os 2000€ liquidos entre ambos.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, N Miguel Oliveira, lmatos
  8.  # 11

O ordenado médio nacional é salvo erro de 943€, por isso acho que podemos ter alguma certeza que se não tiverem vícios, podem levar a vossa vidinha sem grandes problemas.

Café é 0,60/0,70€ em qualquer café na minha zona.
    • eu
    • 12 novembro 2019 editado

# 12

Colocado por: enf.magalhaesse cada um deles ganhar 2000 euros por mês tem mais qualidade de vida em Portugal !

Cada um? Ele nunca disse que cada um ganha isso, disse que ele ganharia 2000 € e são brutos, ou seja, segundo esta calculadora (https://www.doutorfinancas.pt/calculadora-salario-liquido-2019/) ganharia 1329 € líquidos.

Se a companheira não arranjar trabalho (o que pode acontecer pois ela não fala Português), fica com 1329 € por mês para duas pessoas, não permite propriamente uma vida desafogada.

Como disse uma vez o grande sábio Brasileiro Millor Fernandes, "O dinheiro não dá felicidade. Mas paga tudo o que ela gasta.".
    Concordam com este comentário: nunos7, Pedro Barradas, desofiapedro
    •  
      Mk Pt
    • 12 novembro 2019 editado

# 13

Colocado por: eu
    Cada um? Ele nunca disse que cada um ganha isso, disse que ele ganharia 2000 € e são brutos, ou seja, segundo esta calculadora (https://www.doutorfinancas.pt/calculadora-salario-liquido-2019/) ganharia 1329 € líquidos.

Se a companheira não arranjar trabalho (o que pode acontecer pois ela não fala Português), fica com 1329 € por mês para duas pessoas, não permite propriamente uma vida desafogada.

Um bocado isto^.

Se os 2.000€ forem líquidos/'limpos' é uma hipótese de vir. Basta que a namorada arranje um trabalho decente, mesmo que não seja ordenado alto, mas que dê para ajudar a cobrir boa parte das despesas.
    Se os 2.000€ forem brutos e a namorada não vier garantidamente ganhar um ordenado igual ou muito aproximado, esqueçam a hipótese de vir para cá.

Colocado por: Pedro BarradasSe tiverem 2000€ liquidos, só os dois, fazem uma vida MUITO confortável, em particular se não tiverem vícios caros ( fumar, jogo, bebida).. deixem-se de coisas, pá!!! ainda sobra para a prestação e manutenção de um carro utilitário.
    Concordam com este comentário:Nasa1989,Vítor Magalhães

Eu não acho que 2.000€ liquidos, apenas, para duas pessoas seja MUITO confortável.

Renda? Pelo que falaram aqui para Braga uns 750€.
    - Agua, electricidade, internet/telemovel: 120/130€
    - Custo com ginásio (quem abriu o topico tem lá na Alemanha)
    - Custos com transportes.
    ^Só aqui já foi para os 1000€/mês. E ainda falta custos com alimentação/supermercado.

Mais um cafezito ou lanchinho, um almoço aqui e ali esporádico para dois, compra de uma peça de roupa ou duas, e a poupança mensal não é muita.
    E não comecei com grandes 'confortos'.

2000€ líquidos para dois e a ter que pagar renda >600/700€, para ter alguma poupança mensal não pode ter grandes confortos, e até pode ter alguns confortos/hábitos mas aí a poupança quase vai ao ar e será quase 'chapa ganha, chapa gasta'.

Claro que há quem vive com menos e até mais que 2 pessoas, mas está longe de ter muito conforto e fazer poupança, que para um imigrante acredito que seja importante ir metendo algum de lado.
    .
  9.  # 14

Colocado por: euSe a companheira não arranjar trabalho (o que pode acontecer pois ela não fala Português), fica com 1329 € por mês para duas pessoas, não permite propriamente uma vida desafogada.

infelizmente as pessoas não tem ideia do valor liquido de um salario bruto de 2000€, aqui já começa a doer um pouco.

com 2000€ limpos, claramente que vive bem em braga e em muitos outros sitios. com 2000 brutos já se tem que fazer mais contas.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Pedro Barradas, jcfcid, eu
  10.  # 15

Colocado por: pauloagsantos

infelizmente as pessoas não tem ideia do valor liquido de um salario bruto de 2000€, aqui já começa a doer um pouco.

com 2000€ limpos, claramente que vive bem em braga e em muitos outros sitios. com 2000 brutos já se tem que fazer mais contas.
    Concordam com este comentário:desofiapedro,Pedro Barradas

E com 2000 euros brutos por pessoa não se vive tipo '" razoável bom " ?
    Eu considero o mínimo indispensável uns 1000 euros limpos por pessoa do agregado. Mas o mais confortável será a partir dos 1400 a 1500 euros limpos por pessoa .
  11.  # 16

Tens um salário mais que confortável para víveres na cidade. A tua namorada conseguirá arranjar emprego consoante o que souber fazer, de que área é ela?
    Um T1 bonzinho anda nos 500-550€ em Braga, perto do centro.
    Há algum preconceito com brasileiros cá, vierem todos de uma vez e associados a outros factores, fizeram subir o mercado de arrendamento para preços nunca antes praticados. É a oferta/procura a funcionar mas há sempre pessoas que colocam a culpa em cima de vocês, quando foi o governo que elas elegeram que vos abriu a porta, e bem.

Se conseguires morar no centro, podes ir de bike pra Bosch, há muita gente a fazê-lo, mas com chuva é mais chato. Tens transportes e irem pra Bosch. No entanto, sugiro sempre um carro, é muito mais confortável.

Os bracarenses são simples e diretos, são simpáticos e recebem bem, como todo o Portugal.

Prepara-te para dares cerca de 5-6 rendas para o valor da caução.

Quanto ao dinheiro, o valor do supermercado aí é mais barato que aqui, exceto carne e peixe e vinho! No valor global, se comeres como eu, Portugal é mais barato...

Tens muito brasileiros cá e mesmo com portugueses não te vai ser nada difícil de fazeres amigos.

Bem vindo a PT ;)
  12.  # 17

Eu pessoalmente não gosto da cidade de braga...noutros tempos até era uma cidade simpática,mas agora não gosto...
    Existem cidades/vilas nas redondezas muito mais "acolhedoras"
  13.  # 18

Colocado por: enf.magalhaesE com 2000 euros brutos por pessoa não se vive tipo '" razoável bom " ?
    Eu considero o mínimo indispensável uns 1000 euros limpos por pessoa do agregado. Mas o mais confortável será a partir dos 1400 a 1500 euros limpos por pessoa .

2000€ /pessoa já é uma pipa de massa...

A maioria das pessoas que eu conheço não recebe metade disso... Mas eu devo ser de outra "espécie" ou a minha classe social é muito baixa!
    Concordam com este comentário: branco.valter
  14.  # 19

É normal que este fórum seja exemplo de uma realidade diferente, afinal de contas grande parte das pessoas que aqui vem parar é porque querem construir casa. Hoje em dia, quase ninguém pode pensar em construir casa, pois os rendimento da maior fatia da população não o permite. Hoje a tendência é viver-se em quartos até aos 30. É triste, mas é o que é...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  15.  # 20

Colocado por: jfsmoreira

2000€ /pessoa já é uma pipa de massa...

A maioria das pessoas que eu conheço não recebe metade disso... Mas eu devo ser de outra "espécie" ou a minha classe social é muito baixa!

Eu não posso recomendar viver em Portugal por digamos 750 euros a uma pessoa que ganha 3000 euro lá fora ! Se se vive com 750 ? Sim , mas não ao ponto de trocar , é isso que está em causa

0.0269 seg. NEW