Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    O ar quente não piora as condensacoes .
    Não no sentido directo da coisa . O problema está na gestão do vapor de água que produzimos , conjugado obviamente com a temperatura interna e com a temperatura dos pontos mais frios da casa
  2.  # 22

    A soleira tem corte térmico?
  3.  # 23

    Colocado por: zinnaA soleira tem corte térmico?

    A soleira ter corte térmico evita as condensacoes na mesma.
  4.  # 24

    Essa janela que condensou estava virada a norte ?
    As zonas viradas a norte são mais propícias
    • eu
    • 16 novembro 2019

     # 25

    Colocado por: ****O fenómeno passa-se no exterior 👌


    Como assim?
  5.  # 26

    Colocado por: ****


    Uma janela de qualidade , faz o fenómeno que se vê na foto , mas na parte exterior , o que quer dizer , que a janela ( vidro ), está a temperatura interior praticamente , estando o exterior mais frio , e aí dá-se a condensação mas pelo exterior .

    Não estou a falar do caso , mas sim do que acontece com uma janela de qualidade !

    Quanto ao y... o problema é as quantidades de água ( vapor ), existentes no interior ( massas, estuques, Betao ,betonilhas , etc ) , precisa de um desumidificador a tirar essa água .

    Se vir condensação do lado exterior do vidro é sinal que é bom vidro . Mas no interior se não se livrar do vapor de água produzido pela actividade humana de vez em quando ou se não climatizar a casa vai acabar por acontecer no interior...
  6.  # 27

    Colocado por: ****

    Têm de ventilar sempre a casa .

    A necessidade de ventilação está directamente relacionado com o vapor de água produzido e a temperatura interior vs temperatura exterior .
    Quando a humidade relativa está alta com uma determinada temperatura no interior e se for previsível uma noite extremamente fria , tenho 2 opções : ou aqueço mais um pouco a casa para o ar interior ter mais capacidade de retenção do vapor de água , baixando assim a humidade relativa , ou ventila-se a casa ( Se esse dia for propício a isso).
    Para quem tem VMC acho que já faz isso automaticamente .
  7.  # 28

    Nesta sua fase tem agravante de nem a casa está devidamente climatizada de noite para o ar reter mais água e o facto de provavelmente o ambiente interior ter muita humidade de toda a secagem de massas e afins .
  8.  # 29

    E esse aluminio não é grande coisa...

    Pense seriamente num sistema vmc para controlar isso.

    Ainda por cima as janelas não tem soleira de ressoados
  9.  # 30

    Colocado por: eu

    A condensação ocorre em superfícies frias. Uma janela excelente mantém o vidro interior quase à temperatura do ar interior e não há condensações no vidro.


    O que considera uma janela excelente?
  10.  # 31

    Aconteceu o mesmo numa casa que tive no Algarve, comprei a casa, não me apercebi de humidades, entretanto no verão era muito quente, pois estava virada a sul, e o sol batia das 9h às 19h, mas o problema foi no inverno! O AC era inverter e a casa no Inverno era um frio de bater o dente, liguei muitas vezes o AC, e acordava de manhã com as janelas completamente encharcadas, até fazia poças nos parapeitos. Acabei por vender a casa, mas na altura fiquei muito surpreendido quando abri o roupeiro e estava cheio de bolor!

    Agora comprei outra casa e estou um bocado reticente a instalar o AC, sendo que a caixilharia é de origem, anos 90, e é um 3º e ultimo andar.

    Aproveitando o topico, o que acham?
  11.  # 32

    Bem, eu com meia dúzia de tópicos já aprendi imenso sobre a humidade em casa!
    A malta aqui sabe!
    Thanks pela vossa partilha de conhecimento!
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  12.  # 33

    Colocado por: Ricardo DovaleAconteceu o mesmo numa casa que tive no Algarve, comprei a casa, não me apercebi de humidades, entretanto no verão era muito quente, pois estava virada a sul, e o sol batia das 9h às 19h, mas o problema foi no inverno! O AC era inverter e a casa no Inverno era um frio de bater o dente, liguei muitas vezes o AC, e acordava de manhã com as janelas completamente encharcadas, até fazia poças nos parapeitos. Acabei por vender a casa, mas na altura fiquei muito surpreendido quando abri o roupeiro e estava cheio de bolor!

    Agora comprei outra casa e estou um bocado reticente a instalar o AC, sendo que a caixilharia é de origem, anos 90, e é um 3º e ultimo andar.

    Aproveitando o topico, o que acham?

    O problema tem mais haver com o isolamento térmico , qualidade das janelas , a forma como climatiza e como faz a gestão da humidade relativa ...
  13.  # 34

    Diminuir a diferença de temperatura entre o ar interior e a superfície do vidro , controlar a humidade relativa ( tem de ir eliminando o vapor de água que produz ).
    Ou seja isolar , climatizar , controlar a humidade relativa, ventilar .
    Existem estações meteorológicas bastantes acessíveis para controlar a humidade relativa .
    Cozinhar sempre com o exaustor , ligado , ter o extrator ligado nos duches , ventilar sempre que for necessário e propício ... etc
    Concordam com este comentário: zed, simaoguim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo Dovale
    • eu
    • 17 novembro 2019

     # 35

    Colocado por: ****Uma janela de qualidade , faz o fenómeno que se vê na foto , mas na parte exterior

    Ah, ok, não tinha percebido que era isso que estava a dizer.


    Colocado por: jocavO que considera uma janela excelente?

    Uma com um coeficiente de transmissão térmica tão bom que o vidro interior esteja praticamente à temperatura ambiente do interior.
    Concordam com este comentário: Antonioconceicao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Edfbrg
    • eu
    • 17 novembro 2019 editado

     # 36

    Colocado por: enf.magalhaesDiminuir a diferença de temperatura entre o ar interior e a superfície do vidro

    Aquecendo o ar da casa? ;)
  14.  # 37

    Eu comprei hoje um higrómetro porque o frio no meu quarto é insuportável. A humidade relativa no meu quarto à noite oscilou entre os 72% e os 82% (a partir das 19h estabilizou nos 80%), o que me parece ser claramente excessivo. A temperatura estabilizou entre os 14 e os 15 graus. Eu estou num quarto arrendado e apenas ficarei uns meses, portanto não procuro gastar muito para resolver isto. Assim sendo, um mini aquecedor consegue solucionar o problema ou com estes níveis de humidade relativa o aquecedor nem me vai ajudar?

    Obrigado desde já e parabéns pelo forum, super informativo!
    • VXMC
    • 17 novembro 2019

     # 38

    Não se admire pois é tudo normal. Tal como se devem lembrar, eu tive algumas infiltrações na obra e por estes dias com a humidade exterior as manchas nas paredes voltaram a manifestar se, o que me levou a equacionar que fossem mesmo infiltrações. Com o desumidificador tudo se resolveu e já tirei umas dezenas boas de água.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yepyap
  15.  # 39

    Colocado por: ****

    Com um valor de uw= 1.0 e bem instalada ( ligação entre a ombreira , janela , isolamento, sem interrupções do isolamento na envolvente do quadro ).


    Colocado por: eu
    Ah, ok, não tinha percebido que era isso que estava a dizer.



    Uma com um coeficiente de transmissão térmica tão bom que o vidro interior esteja praticamente à temperatura ambiente do interior.


    Entao e por exemplo isso é janela para custar quanto assim por alto para medidas de 200x160cm em oscilobatente presumo eu...
  16.  # 40

    Isso é tudo normal devido ás massas, aconteceu me exatamente o mesmo depois de secarem bem vai ver que nunca mais vê disso ai em casa!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yepyap
 
0.0228 seg. NEW