Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Estou em vias de montar a seguinte solução para a cobertura da moradia nova em construção.
    De baixo para cima: Pladur com caixa de ar preenchida com lã de rocha 30mm, lage maciça 30cm de betão; painel telha sanduiche 30mm a 40 cm da superfície da lage. Cortinas laterais a rodear.
    Acham suficiente os 30mm tendo em conta que a casa é na zona de Palmela/Setúbal.
    Alguém optou por solução idêntica? Está satisfeito? O isolamento é bom?
  2.  # 2

    Colocado por: danyelcorreia40 cm da superfície da lage

    Na zona mais alta ou na zona mais baixa?

    Colocado por: danyelcorreiaCortinas laterais a rodear.

    Que tipo de cortinas?
    Como resolve a zona de caleiras?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danyelcorreia
  3.  # 3

    Que indica o projeto térmico ?

    Como será feita a impermeabilização e caleiras ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danyelcorreia
    •  
      Mk Pt
    • 18 novembro 2019 editado

     # 4

    Colocado por: danyelcorreiaBom dia,
    Estou em vias de montar a seguinte solução para a cobertura da moradia nova em construção.
    De baixo para cima: Pladur com caixa de ar preenchida com lã de rocha 30mm, lage maciça 30cm de betão; painel telha sanduiche 30mm a 40 cm da superfície da lage. Cortinas laterais a rodear.
    Acham suficiente os 30mm tendo em conta que a casa é na zona de Palmela/Setúbal.
    Alguém optou por solução idêntica? Está satisfeito? O isolamento é bom?

    Isso está mal resolvido.
    O que refere é de um pormenor genérico de arquitectura ou é do projecto de térmica?

    - O painel sanduiche não deve contar como isolamento térmico.
    A caixa de ar entre laje e painel sansuiche tem que ser ventilada (pelo menos dois pontos, um mais baixo outro mais alto, em sítios opostos) para entrada/saída de ar), caso não seja ventilada vai criar condensação por baixo da chapa sanduiche, que é água que vai pingar sob a laje (de tecto) e ao final de um tempo vai ser um monte de problemas.

    - Por causa do ponto acima você só tem 3cm de isolamento térmico no tecto, o que é demasiado pouco, mesmo muito pouco.
    O isolamento do tecto é mais importante ainda do que as paredes - calor sobe, logo se é importante isolar paredes, mais importante ainda é isolar o tecto/cobertura.
    Por causa disto, isolamento minimamente bem pensado/optimizado resulta sempre em maior espessura de isolamento no tecto/cobertura do que nas paredes.
    Se tem 5cm de isolamento nas paredes no mínimo dos mínimos deve ter 8cm no tecto, se tem 6cm de isolamento nas paredes, no mínimo 10cm de isolamento na cobertura, ....

    - se o isolamento do tecto for lã de rocha no 'tecto falso' entre gesso cartonado e laje, coloque lã de rocha com papel kraft virado para baixo/espaço aquecido.

    - Laje de betão maciça com 30cm?
    Parece-me que a estrutura também não estará bem optimizada..

    - Atenção à impermeabilização das caleiras e dobras para tubos de queda.
    Prefira tubos de queda pelo exterior, não pelo interior das paredes. Ou então garanta que tem tubo ladrão para as caleiras, visto que a caleira deve estar dentro da platibanda/'cortinas'.



    Colocado por: zedasilva
    Na zona mais alta ou na zona mais baixa?


    Que tipo de cortinas?
    Como resolve a zona de caleiras?

    Quando falou em 'cortinas', acho que queria dizer platibandas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danyelcorreia
  4.  # 5

    porque tem a laje de cobertura em betão armado tão espessa? 20cm não chega, ou até 18cm?

    Mas está a inventar, ou já tem os devidos projectos?

    O isolamento na cobertura, é melhor contar com o minimo de 80mm ( mas o projecto de termica irá especificar de acordo)
    • jcfcid
    • 18 novembro 2019 editado

     # 6

    Colocado por: danyelcorreiaBom dia,
    Estou em vias de montar a seguinte solução para a cobertura da moradia nova em construção.
    De baixo para cima: Pladur com caixa de ar preenchida com lã de rocha 30mm, lage maciça 30cm de betão; painel telha sanduiche 30mm a 40 cm da superfície da lage. Cortinas laterais a rodear.
    Acham suficiente os 30mm tendo em conta que a casa é na zona de Palmela/Setúbal.
    Alguém optou por solução idêntica? Está satisfeito? O isolamento é bom?


    Não esqueça para além de todos os conselhos, da ventilação do desvao do painel sandwich, senão fica com um berbicho...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danyelcorreia
  5.  # 7

    Colocado por: zedasilva
    Na zona mais alta ou na zona mais baixa?


    Que tipo de cortinas?
    Como resolve a zona de caleiras?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:danyelcorreia

    40 cm na zona mais alta, no centro.(2 aguas)
    Cortinas foi como o construtor se referiu as platibandas
    As caleiras tenho que ir lá ver melhor como ele fez. Dps coloco foto.
  6.  # 8

    Colocado por: RicardoPortoQue indica o projeto térmico ?

    Como será feita a impermeabilização e caleiras ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:danyelcorreia

    No projecto térmico estava contemplada uma cobertura invertida,sem painel sandwich. (xps 80mm, telas etc)
  7.  # 9

    Ou seja, a m... já está feita?
    Não pense mais nisso só vai ter desgostos.
  8.  # 10

    Colocado por: Mk Pt
    Isso está mal resolvido.
    O que refere é de um pormenor genérico de arquitectura ou é do projecto de térmica?

    - O painel sanduiche não deve contar como isolamento térmico.
    A caixa de ar entre laje e painel sansuichetemque ser ventilada (pelo menos dois pontos, um mais baixo outro mais alto, em sítios opostos) para entrada/saída de ar), caso não seja ventilada vai criar condensação por baixo da chapa sanduiche, que é água que vai pingar sob a laje (de tecto) e ao final de um tempo vai ser um monte de problemas.

    - Por causa do ponto acima você só tem 3cm de isolamento térmico no tecto, o que é demasiado pouco, mesmo muito pouco.
    O isolamento do tecto é mais importante ainda do que as paredes - calor sobe, logo se é importante isolar paredes, mais importante ainda é isolar o tecto/cobertura.
    Por causa disto, isolamento minimamente bem pensado/optimizado resulta sempre em maior espessura de isolamento no tecto/cobertura do que nas paredes.
    Se tem 5cm de isolamento nas paredes no mínimo dos mínimos deve ter 8cm no tecto, se tem 6cm de isolamento nas paredes, no mínimo 10cm de isolamento na cobertura, ....

    - se o isolamento do tecto for lã de rocha no 'tecto falso' entre gesso cartonado e laje, coloque lã de rocha com papel kraft virado para baixo/espaço aquecido.

    - Laje de betão maciça com 30cm?
    Parece-me que a estrutura também não estará bem optimizada..

    - Atenção à impermeabilização das caleiras e dobras para tubos de queda.
    Prefira tubos de queda pelo exterior, não pelo interior das paredes. Ou então garanta que tem tubo ladrão para as caleiras, visto que a caleira deve estar dentro da platibanda/'cortinas'.




    Quando falou em 'cortinas', acho que queria dizer platibandas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:danyelcorreia


    A minha descrição não foi pelo projecto, é a minha descrição :)
    A questão da condensação é um ponto importante e agradeço, vou tomar nota e certificar-me que é feita a correcta ventilação.
    Os painéis sandwich já lá estão, agora só preciso saber, sendo necessário melhorar a eficiência térmica/acustica, como o fazer, seja dentro do teto falso, ou por cima da telha(pouco provável, creio eu).
    30 cm de laje maciça, até nem é mau, certo?
    A lã de rocha terá que ser de maior densidade provavelmente.
  9.  # 11

    Antes de colocar os painéis.
      IMG_20191116_112155.jpg
  10.  # 12

    Asneira da grossa.
    Entre outras coisas vai ter um tambor na cobertura
    Concordam com este comentário: Mk Pt, jfsmoreira, Pedro Barradas
    •  
      Mk Pt
    • 19 novembro 2019 editado

     # 13

    Colocado por: danyelcorreia
    No projecto térmico estava contemplada uma cobertura invertida,sem painel sandwich. (xps 80mm, telas etc)

    Colocado por: danyelcorreia
    A minha descrição não foi pelo projecto, é a minha descrição :)
    A questão da condensação é um ponto importante e agradeço, vou tomar nota e certificar-me que é feita a corecta ventilação.
    Os painéis sandwich já lá estão, agora só preciso saber, sendo necessário melhorar a eficiência térmica/acustica, como o fazer, seja dentro do teto falso, ou por cima da telha(pouco provável, creio eu).
    30 cm de laje maciça, até nem é mau, certo?
    A lã de rocha terá que ser de maior densidade provavelmente.


    Se estava uma coisa no projecto, antes de mudar devia ter discutido com o fiscal de obra e com o coordenador dos projectos/autor do projecto de térmica as modificações.

    Se para albergar a telha sanduiche subiu mais a platibanda do que estava no projecto já está a mudar o aspecto da casa, pelo que no minimo tem que fazer telas finais com a mudança na arquitectura, para além de que se está a mudar componentes a nível térmico, necessita de fazer alterações no projecto de térmica e nova certificação, porque não foi executada conforme o projecto/certificado original.

    No mínimo coloque 8cm de lã de rocha com papel kraft no tecto falso, com o papel virado para o lado de dentro da casa/espaço aquecido.

    Verifique se a pendente (inclinação) da chapa sanduiche fica de acordo com o necessário. Por norma deveria ter uns 8% de inclinação (subir 80cm em 10 metros ou 40cm em 5 metros de cobertura), embora em alguns casos possa ser 6% (subir 60cm em 10 metros,...).

    30cm de laje por norma...é demais.
    Lajes de betão por norma têm 20-22cm. Há um caso ou outro que possa ter mais, mas quando passa um bocado (+ de 24/25cm) por norma faz-se laje aligeirada (fungiforme) ou assim, para poupar no betão e no ferro, fica depois laje mais alta mas porque leva preenchimento com blocos para tornar mais leve a laje - em lajes maciças de betão para cima de 25cm de espessura o peso próprio da laje já é considerável e isso por si só depois já obriga a ter mais 'ferro', daí evitar-se lajes assim espessas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danyelcorreia
  11.  # 14

    Obrigado MK Pt o que faz falta agora são possíveis soluções, ou redução do risco de ter problemas.
    Os 30 cm de lage devem-se, creio eu, ao facto de eu ter referido a possibilidade de poder alterar a casa para ter 1º andar no futuro.
    As medidas das platibandas não foram alteradas.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
    •  
      Mk Pt
    • 19 novembro 2019

     # 15

    Só falei das lajes para explicar o porquê de achar estranho a opção por uma laje assim tão espessa.

    Mande fazer respiradouros/entradas de ar por baixo painel sanduiche.
    Eu diria para fazer 4 - dois nos pontos mais baixos, 2 no pontos mais altos, junto ao painel sanduiche, em pontos nas 2 platibandas opostas. Assim o ar entra nos pontos mais baixos, sai nos pontos mais altos e ventila o espaço para não criar condensação.
    Depois essas entradas de ar ficam tapadas por rede e grelha, para estarem protegidos claro.

    Se o tubo de queda para o qual a caleira dentro da platibanda dirige a água não é exterior (por fora das paredes) mande fazer um tubo ladrão para caso o tubo de queda entupa a água sair pelo tubo ladrão e não acumular na caleira.

    O isolamento é como já disse.
    O que zédasilva disse do parecer um tambor é por causa do barulho da chuva/granizo a bater no painel sanduiche uqe não vai ser pouco. Ou até mesmo só com o calor pode ouvir estalos do metal.
    Se o isolamento no tecto falso for de lã de rocha atenua um bocado o barulho, porque lã de rocha funciona como isolamento acústico também. Mas não vai eliminar totalmente, há ruído que vem por vibração que passa para a estrutura/paredes que não dá para evitar.

    Tenha muita atenção em como vai ficar o remate do painel sanduiche contra a platibanda nas laterais. São pontos críticos que se houver falha pode ir havendo infiltração aos poucos e depois dar chatice, muita chatice.
    Concordam com este comentário: danyelcorreia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danyelcorreia
  12.  # 16

    Um dia que o vento pegue bem na sanduiche vai apanhar o telhado do outro lado da estrada com essa solução.

    Parece tirado de um barraco... Onde está a impermeabilizaçao ??
  13.  # 17

    Colocado por: RicardoPortoUm dia que o vento pegue bem na sanduiche vai apanhar o telhado do outro lado da estrada com essa solução.

    Parece tirado de um barraco... Onde está a impermeabilizaçao ??

    Barraco?? Então é uma obra...queria aquilo já forrado a pedra mármore?
    •  
      nunos7
    • 19 novembro 2019 editado

     # 18

    Ao ser uma obra, acho q o empreiteiro deveria de ter um pouco mais de brio no trabalho... não acho muito normal nos tempos q correm assentarem painéis sandwiches sobre meia dúzia de tijolos... essa massa q está nos tubos o mais seguro é descolar, pois o ferro vai aquecer e arrefecer e vai estalar a massa... os ferros só estão seguros com essa massa em cima do tijolo?

    Edit: O seu fiscal aprovou essa solução?
  14.  # 19

    Colocado por: nunos7o ferro vai aquecer e arrefecer

    Como estão "trancados" contra as platibandas vai ser bonito quando aquilo dilatar.

    Colocado por: nunos7O seu fiscal aprovou essa solução?
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  15.  # 20

    Colocado por: zedasilva
    Como estão "trancados" contra as platibandas vai ser bonito quando aquilo dilatar.

    Concordam com este comentário:Mk Pt

    Vou colocar essa questão. Ao dilatar tem que dar para algum lado 👍
 
0.0248 seg. NEW