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  1.  # 741

    Em janeiro logo se vê agora é só especulação, isto é o meu ponto de vista, que é válido como todos os outros, não estou aqui a atacar ninguém como alguns comentários acerca de mim,simplesmente dei o meu parecer, não apontei nenhuma pistola a ninguém para seguir a minha opinião, as pessoas são livres de fazerem o que querem, mas se quiserem usar o meu código amigo para descontar tudo bem, se não tudo bem na mesma.
  2.  # 742

    Colocado por: Gonçalo73Presos por uns meses????


    A EDP por exemplo já alertou que a partir de 2023 os contratos passarão todos a trimestrais… não me admira que mais comercializadoras tentem o mesmo.
    Daí sim “presos”….

    Para mim… SU é jogar pelo seguro neste momento.
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 743

    Os contratos são para 3 meses para que possam ser negociados os preços de forma mais frequente mas não implicam nenhuma fidelização.
  4.  # 744

    Colocado por: psergio57Os contratos são para 3 meses para que possam ser negociados os preços de forma mais frequente mas não implicam nenhuma fidelização.


    Onde eles mencionam a não fidelização ?
    Surprise : não mencionam.

    Rescisão de contrato antes do seu período de término, poderá ter consequências… Tal como não quero flutuações de preço e incertezas de valores de MIBEL, também não me interessa muito possíveis consequências, subtilmente não mencionadas pela comercializadora.

    No e-mail recebido, até menciona que “permitem” que os contratos sejam rescindidos até 31 de Dezembro (30 dias) … porque será ?
    A meu ver, se não houvesse uma fidelização futura pelo meio, este período para rescindir seria inútil e a sua menção desnecessária, pois poderíamos fazê-lo a qualquer altura.

    “ Cabe-nos também informar que, caso não esteja de acordo com estas condições, tem o direito de cessar o seu contrato nos próximos 30 dias, sem qualquer penalização.”

    Prefiro não arriscar
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 745

    Colocado por: QuilleuteOnde eles mencionam a não fidelização ?
    Surprise : não mencionam.


    Lol, o meu contrato de credito habitação por 30 anos também não menciona nada sobre ir todos os domingos dar milho aos pombos, como nunca fui, será que estou em incumprimento ?

    Então agora como não mencionam não fidelização, passa logo a existir uma fidelização? Essa interpretação ainda não tinha visto, sinceramente, não fica bonito estar a induzir os outros foristas em erro.
    Os contratos eram renováveis anualmente e agora passaram a ser renovados trimestralmente, só isso, se não havia obrigatoriedade de ficar um ano antes, tb não há obrigatoriedade de ficar 3 meses agora.

    Colocado por: QuilleuteNo e-mail recebido, até menciona que “permitem” que os contratos sejam rescindidos até 31 de Dezembro (30 dias) … porque será ?


    Porque sempre que alteram os preços colocam essa informação, conforme pode verificar na imagem em anexo de Maio de 2022.

    Compreendo que prefira não arriscar, até posso concordar que seja a decisão mais acertada, mas estar a induzir interpretações alarmistas sem qualquer fundamento já não acho correto.

    Nesta fase, manter-se na EDP pode correr muito bem, ou muito mal, dependerá dos valores do MIBEL
    Pra ter uma ideia, se em Janeiro ou Fevereiro o preço do ajuste estiver nos valores deste mês que passou, há uma redução de praticamente -30% no valor final da fatura face agora, ai secalhar ter mudado já não terá sido grande ideia.
    Caso esteja a mais de 60€/MWh, ai sim, já terá uma fatura superior, como não se sabe a quanto vai estar, será sempre uma incognita.

    Tudo
    Concordam com este comentário: NTORION, zed, Bruno.Alves, master_chief
      update1maio.JPG
  6.  # 746

    Colocado por: b3dukesNesta fase, manter-se na EDP pode correr muito bem, ou muito mal, dependerá dos valores do MIBEL

    Exactamente. O problema aqui é a incógnita porque o valor só vai ser conhecido ao fim do mês. Mas com o tarifário anunciado + redução da TAR + o valor do mecanismo ACTUAL da compensação do gás, a redução da factura pode ser substancial. Ou o aumento pode ser substancial, esse é que é o problema 😜

    Com as chuvas e as barragens a voltar a níveis máximos, a dependência do gás será bastante menor nos próximos meses. A minha sugestão é que quem está na EDP se deixe estar. A probabilidade de ter uma surpresa agradável é elevada.
  7.  # 747

    Colocado por: b3dukescomo não se sabe a quanto vai estar, será sempre uma incognita.


    Bastava dizer isto

    Não estou a induzir ninguém em erro, é uma interpretação do texto minha e somente minha … até porque não estou aqui para convencer ninguém e dar códigos de amigos …😏

    Se não for para existir uma fidelização, aquele parágrafo, torna-se redundante e desnecessário e duvido que o tenham feito inocentemente.
    Se calhar ler as condições do contrato a partir de janeiro não lhe faria mal …

    Continuo na minha … não arrisco !
    Tou na paragem , depois vejo qual o autocarro que apanho.

    Ps … o contrato não lhe diz para dar milho aos pombos , por tecnicamente é ilegal fazê-lo.
  8.  # 748

    Colocado por: Bruno.Alves
    Exactamente. O problema aqui é a incógnita porque o valor só vai ser conhecido ao fim do mês. Mas com o tarifário anunciado + redução da TAR + o valor do mecanismo ACTUAL da compensação do gás, a redução da factura pode ser substancial. Ou o aumento pode ser substancial, esse é que é o problema 😜

    Com as chuvas e as barragens a voltar a níveis máximos, a dependência do gás será bastante menor nos próximos meses. A minha sugestão é que quem está na EDP se deixe estar. A probabilidade de ter uma surpresa agradável é elevada.


    EDP com ou SU?

    A goldenergy já comunicou que não vai mexer nos preços em 2023...
    Concordam com este comentário: coelhinho78
  9.  # 749

    Colocado por: taunusEDP com ou SU?

    Comercial. O valor da SU é totalmente conhecido (é regulado). O que eu acho é que com valores actuais da compensação do gás e com a TAR negativa para o ano que vem, os preços no mercado liberalizado vão ser muito bons, pelo menos nos primeiros meses do ano. E é de esperar que com a menor dependência do gás nestes meses de abundância de renováveis, esse valor se mantenha baixo.

    A Gold não mexer nos preços para 2023 na realidade significa um potencial aumento da margem comercial deles, já que o mesmo preço final com muito menos TAR significa sobrar mais para a margem ;-)
    Como é óbvio é um jogo arriscado deles, porque se por um lado podem ter margem caso o custo no mercado se mantiver baixo, mas pode representar algum prejuízo se os valores aumentarem.
  10.  # 750

    Há aqui dois cenários possíveis a considerar:
    1) Preço diário baixo e ajuste baixo
    2) Preço diário baixo/médio (consoante o tecto) e ajuste elevado

    No caso 2), ligeiramente mais provável, SU é a melhor opção
    No caso 1) o liberalizado pode ser melhor que o regulado. No entanto, EDP pode não ser necessariamente a melhor. Pelas minhas contas, um tarifário totalmente indexado pode ser ainda mais favorável do que o da EDP. Eles afirmaram os tais 24 e tal cêntimos de custos da parte deles, o que se formos a ver nos tarifários indexados vai uma componente semelhante nos meses piores e inferior nos meses melhores.

    Agora é uma questão de querer arriscar ou não. Em qualquer dos casos não me parece que a EDP esteja numa posição muito competitiva.
  11.  # 751

    Colocado por: Bruno.Alves
    Comercial. O valor da SU é totalmente conhecido (é regulado). O que eu acho é que com valores actuais da compensação do gás e com a TAR negativa para o ano que vem, os preços no mercado liberalizado vão ser muito bons, pelo menos nos primeiros meses do ano. E é de esperar que com a menor dependência do gás nestes meses de abundância de renováveis, esse valor se mantenha baixo.

    A Gold não mexer nos preços para 2023 na realidade significa um potencial aumento da margem comercial deles, já que o mesmo preço final com muito menos TAR significa sobrar mais para a margem ;-)
    Como é óbvio é um jogo arriscado deles, porque se por um lado podem ter margem caso o custo no mercado se mantiver baixo, mas pode representar algum prejuízo se os valores aumentarem.


    Depende, se efectivamente houver redução dos preços devido à TAR não acredito que a Golenergy pretenda perder carteira de clientes logo alguma coisa há-de fazer...
  12.  # 752



    Onde eles mencionam a não fidelização ?
    Surprise : não mencionam.




    O contrato de eletricidade pode ter um período de fidelização?

    Sim. Desde que tenha associada a atribuição de uma vantagem ou de um benefício, o contrato de fornecimento de eletricidade pode incluir um período de fidelização, ou seja, um período mínimo em que o contrato deve estar vigente. Por isso, um período de fidelização não se renova automaticamente: tem de aceitar expressamente um novo período de fidelização com base numa nova vantagem.

    O contrato deve referir expressamente se existe um período de fidelização e, existindo, qual a penalização (ou forma de cálculo) a pagar se quiser pôr fim ao contrato antes da duração prevista.

    ERSE/>
    Concordam com este comentário: ruicarlov
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  13.  # 753

    Colocado por: taunus

    Depende, se efectivamente houver redução dos preços devido à TAR não acredito que a Golenergy pretenda perder carteira de clientes logo alguma coisa há-de fazer...


    Ninguém quem perder clientes. Mas as realidades de mercado não são fáceis. Acredito que quem já tenha contrato com a Goldenery há mais tempo tenha maior possibilidade de manter bons preços por mais tempo, pois a energia a fornecer a esse cliente já foi comprada há mais tempo. Agora para novos clientes não vai ser igual. Se há coisa que eu tenho visto são preços bem diferentes para clientes antigos e novos clientes.
  14.  # 754

    Colocado por: ruicarlov

    Ninguém quem perder clientes. Mas as realidades de mercado não são fáceis. Acredito que quem já tenha contrato com a Goldenery há mais tempo tenha maior possibilidade de manter bons preços por mais tempo, pois a energia a fornecer a esse cliente já foi comprada há mais tempo. Agora para novos clientes não vai ser igual. Se há coisa que eu tenho visto são preços bem diferentes para clientes antigos e novos clientes.


    Então na Endesa há aí pessoal com uns preços muito estranhos... têm energia quase à borla.
  15.  # 755

    Colocado por: taunus

    Então na Endesa há aí pessoal com uns preços muito estranhos... têm energia quase à borla.


    Não os lembre que ainda nos vão ver os contratos e sobem isto :-)
    Concordam com este comentário: Pereira_89
  16.  # 756

    Como se muda da edp para a SU?
  17.  # 757

    Colocado por: DR1982Como se muda da edp para a SU?


    https://sueletricidade.pt/pt-pt/new-contract
    Concordam com este comentário: smart
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  18.  # 758

    Por coincidência ligaram me agora da iberdrola, propuseram para 3.45kw de potência o kwh a 0.15€ e 0.25€ por dia.
    Com redução de 20% de outubro a abril. Preço garantido por 12 meses…
    Que acham?
  19.  # 759

    Colocado por: DR1982Por coincidência ligaram me agora da iberdrola, propuseram para 3.45kw de potência o kwh a 0.15€ e 0.25€ por dia.
    Com redução de 20% de outubro a abril. Preço garantido por 12 meses…
    Que acham?


    E será garantido não haver ajuste mibel? Isto pelo telefone é preciso ter muito cuidado. Tenho ideia que a iberdrola estava já a aplicar o ajuste em vários clientes.
  20.  # 760

    Colocado por: ruicarlov

    E será garantido não haver ajuste mibel? Isto pelo telefone é preciso ter muito cuidado. Tenho ideia que a iberdrola estava já a aplicar o ajuste em vários clientes.
    sim disseram que podia haver ajuste mibel
 
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