Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Também não consigo ler a notícia do Expresso, mas acredito que o senhor em questão "esqueceu-se" da taxa MIBEL....
    Até porque como é uma taxa calculada só após o final do mês acabar é impossível afirmar se uma empresa é mais barata ou não do que o mercado regulado que não aplica MIBEL...
    • eu
    • 4 janeiro 2023

# 2

Colocado por: ruidddEDP vai aumentar os preços para 0,1549 kw/h mais mibel!

Valores muito mais elevados do que os referidos no patético email do final do ano passado.

A EDP já não sabe o que anda a fazer...
  2.  # 3

Colocado por: b3dukes

Mal contada essa história, as alterações de preços têm por lei de ser enviadas com 30 dias de antecedência, não lhe podem enviar um mail no dia 4/01 a informar os preços apartir de dia 01/01...lol... tarda nada mandavam-lhe uma fatura de acerto com retractivos desde 1974, isto ainda é só uma republica das bananas, não é um regabofe total.

Depois de receber o email tornei a ligar para o apoio a senhora que atendeu disse me que iria ser enviado um novo email para todos clientes

Mudei para goldenergy visto que esse tarifário não tem mibel é mais barato que o mercado regulado
  3.  # 4

Colocado por: ruiddd

Depois de receber o email tornei a ligar para o apoio a senhora que atendeu disse me que iria ser enviado um novo email para todos clientes

Mudei para goldenergy visto que esse tarifário não tem mibel é mais barato que o mercado regulado

Olha que não sei se é assim tão mais barato....
    Em termos de potência é bem mais caro...
    Falta saber se o valor por consumo mais baixo compensa ou não...

https://goldenergy.pt/precos-de-referencia/
    https://sueletricidade.pt/pt-pt/page/601/tarifas-baixa-tensao-normal
  4.  # 5

Para consumos mais elevados a goldenergy comlensa-me, apesar do termo diário mais elevado.

O Pedro Anderson também costuma ter comparação dos preços todos os meses
  5.  # 6

Colocado por: eu
    Valores muito mais elevados do que os referidos no patético email do final do ano passado.

A EDP já não sabe o que anda a fazer...

O problema é que o email foi enviado considerando uma redução da TAR estimada, que acabou por ser menor do que a realidade.
    Claro que agora é um tarifário pouco interessante, mas fazendo de advogado do diabo a ERSE apenas anunciou a nova TAR definitiva a meio de Dezembro. Ora como é que qualquer comercializador podia fazer um tarifário e enviar essa informação com a antecedência legal, para iniciar tarifários em Janeiro? Arriscaram e correu mal.

Agora, que não faz sentido nenhum enviarem um email com "preços retroactivos" não. Deviam "aguentar a bomboca" este mês e mudar para o mês que vem.
  6.  # 7

Colocado por: ruidddDepois de receber o email tornei a ligar para o apoio a senhora que atendeu disse me que iria ser enviado um novo email para todos clientes

Qdo foram publicadas as novas TAR, liguei para o apoio , solicitei que fosse gravada a chamada para efeitos futuros, e questionei se o valor dos 0,10€/KWh comunicado seria o que me iriam faturar nos primeiros 3 meses de 2023, mesmo após as TAR não corresponderem ao que tinham previsto, a resposta foi categórica de que a EDP ia cobrar aos clientes apenas o valor de 0,10€/KWh comunicado no e-mail acrescido de ajuste Mibel, e que qualquer alteração ao valor comunicado previamente seria sempre feita com os 30 dias de antecedência obrigatórios por lei.
    Fiquei descansado.
  7.  # 8

Depois de atualizar o meu excel com os novos tarifários cheguei à conclusão que Goldenergy só compensa a partir de 700 kWh/mês (potência 4,6) portanto, vou-me manter na SU Eletricidade.

Isto com MIBEL é mesmo lotaria, em dezembro foi de 0,04€ por kWh, fiz as contas e imaginando que agora janeiro seria o mesmo custo pagaria mais 13€ se continuasse na EDP.
  8.  # 9

Se alguém estiver interessado em mudar para a goldenergy fica aqui o meu código MGM1968258
  9.  # 10

Se quiserem partilhar o vosso código criem uma página de códigos nas vossas redes sociais. Não é suposto este tópico ser uma feira de códigos. Também tenho código da GE e não venho para aqui poluir o tópico com o meu código, especialmente quando a única contribuição para o tema é o próprio código.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, Varejote, psergio57, ruicarlov, Quilleute, b3dukes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  10.  # 11

Ainda estou na EDP Comercial e nesta primeira fatura e pelos preços de 2023 e mibel, o valor da fatura não deve sofrer alteração em relação a 2022 em mais de 3€, pensei que seria mais!!!
      Sem Título2.png
  11.  # 12

Algo que não percebo... na fatura aparece como ajuste MIBEL para os dias 1 e 2 de janeiro o valor de 0,00244913€ ... mas no XLS disponibilizado e calculando a média desses dois dias, obtem-se 0,002255€....
      ed_mibelp.jpg
    • mafgod
    • 6 janeiro 2023 editado

# 13

@ricardolamas, o email que lhe foi enviado no fim do ano passado com o novo valor do kWh para 2023 era o mesmo do da fatura?
    Ou seja, era de 0,1549€/kWh ou era outro?

Edit: corrigido o valor kWh
  12.  # 14

Colocado por: mafgod@ricardolamas, o email que lhe foi enviado no fim do ano passado com o novo valor do kWh para 2023 era o mesmo do da fatura?
    Ou seja, era de 0,157€/kWh ou era outro?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
      EDP.png
  13.  # 15

Ou seja, a EDP está a cobrar-lhe um valor kWh superior ao do email enviado.

Não será ilegal?!?
    • eu
    • 6 janeiro 2023

# 16

Mudou a TAR, a explicação deve ser essa.
  14.  # 17

No email está mencionado que os preços apresentados são com base na previsão das tarifas de acesso às redes comunicadas pela ERSE, e que os preços finais estavam sujeitos a alterações da TAR, sobre a qual não têm controlo.
    É por isso que eles mostram sempre o preço da "Energia e Estrutura Comercial", que é de 0,2507€/kWh. Esse continua válido. A alteração das TAR pela ERSE está fora do controlo deles, logo desde que no email esteja correto o preço deles, não há ilegalidade cometida.
  15.  # 18

Na realidade estão a cobrar o preço de 2022 + mibel.
    • eu
    • 7 janeiro 2023

# 19

Até parece que a TAR foi ajustada de propósito para os preços aos consumidores não mudarem muito...
    • LVM
    • 7 janeiro 2023

# 20

Tenho a eletricidade e o gás contratados à Galp (com 10€ de desconto em cartão continente)
    Compensa mudar para a tarifa regulada? Ambos ou apenas um deles?

0.3093 seg. NEW