Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Estou a construir habitação própria toda r/c 165m2 e garagem -1 e estou a ponderar a instalação de prh e bomba de calor para aquecimento e AQS. A minha duvida e mais na parte do arrefecimento porque a casa tem muita exposição solar. E alguns instaladores com quem falei disseram que em frio não resulta muito(quase nada).
    Pelo que li aqui no forum pareceu-me que não e bem assim. mas que tenho quer ter cuidado nos materiais utilizados e nos isolamentos. E na sua configuração.
    E o que acham sobre ventiloconvetores poderia ser uma alternativa?
    No caso do prh que materiais aconselham?
    E que espessuras de isolamentos?

    Cumprimentos
    Jorge Gomes
  2.  # 2

    No prh tem várias marcas de bons pisos no isolamento se tiver uma boa expessura melhor, se colocar painéis solares com bomba de calor reversível a mesma faz bem o aquecimento e o arrefecimento se a moradia tem boa exposição solar e aproveitar ao máximo o sol para lhe arrefecer a moradia no verão e no inverno tem a bomba de calor para ajudar no aquecimento do piso e das aqs
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemcgomes
    • SMBS
    • 20 novembro 2019

     # 3

    Näo percebi porque acha que tem de se colocar painéis solares
    • jcfcid
    • 20 novembro 2019 editado

     # 4

    Colocado por: SMBSNäo percebi porque acha que tem de se colocar painéis solares


    Ter não tem, mas facilita a vida a quem faz o certificado e no final à carteira (embora que a longo prazo) :)

    EDIT: Colocar estores é praticamente obrigatorio, para ter alguma proteção e a casa não "sobreaquecer"
    Concordam com este comentário: SMBS
    •  
      jorgand
    • 20 novembro 2019 editado

     # 5

    Colocado por: jcfcid

    Ter não tem, mas facilita a vida a quem faz o certificado e no final à carteira (embora que a longo prazo) :)

    EDIT: Colocar estores é praticamente obrigatorio, para ter alguma proteção e a casa não "sobreaquecer"
    Concordam com este comentário:SMBS
    praticamente,,, eu não tenho e as palas das varandas tem dado conta do recado, quanto ao prh fazer arrefecimento milagres não há.
  3.  # 6

    Qual é a expessura indicada para a argamassa, para funcionar em condições o PRH?
  4.  # 7

    Colocado por: Fábio DallotQual é a expessura indicada para a argamassa, para funcionar em condições o PRH?
    depende do sistema, marca q escolher.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    • SrR
    • 20 novembro 2019

     # 8

    Colocado por: Fábio DallotQual é a expessura indicada para a argamassa, para funcionar em condições o PRH?
    desde 0cm por ai acima
  5.  # 9

    Pode nem ter massa nenhuma...
  6.  # 10

    .
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_Rof
      hydronic-underfloor-heating-tectora-detail.jpg
  7.  # 11

    Os painéis são necessários para ajudar na conta da luz
  8.  # 12

    Colocado por: Fábio DallotQual é a expessura indicada para a argamassa, para funcionar em condições o PRH?


    Se a memória não me falha, segundo o método mais usual de aplicação, serão cerca de 4.5 cm acima dos tubos, pelo que li aqui pelo fórum.
  9.  # 13

    depende do sistema; convencional=45mm acima do piton, baixo perfil: entre 4 a 25mm, sistemas a seco não levam betonilha
      2017-03-03 09.19.44.jpg
      2018-07-31 15.25.22.jpg
  10.  # 14

    Estores já estão previstos. Painéis solares não. Mas acham que devo ponderar a sua aplicação? Então e que marcas aconselham a ter em conta em relação ao prh e a bomba de calor? E o isolamento deve ter que espessura?
  11.  # 15

    Colocado por: jorgemcgomesPainéis solares não. Mas acham que devo ponderar a sua aplicação?
    com o sol que temos é um crime não o aproveitar.

    Colocado por: jorgemcgomese que marcas aconselham a ter em conta em relação ao prh e a bomba de calor?
    depende do que pretende de quanto pretende gastar, existem sistemas desde os 25€\m2 até aos 42€\m2, as bombas de calor existem desde os 3000€ até aos 12.000€

    Colocado por: jorgandquanto ao prh fazer arrefecimento milagres não há.
    será que não????
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemcgomes
  12.  # 16

    ...
  13.  # 17

    jorgealves há 13 horas
    concordarremover agradecimento# 15citar
    Colocado por: jorgemcgomes
    Painéis solares não. Mas acham que devo ponderar a sua aplicação?
    com o sol que temos é um crime não o aproveitar.

    Colocado por: jorgemcgomes
    e que marcas aconselham a ter em conta em relação ao prh e a bomba de calor?
    depende do que pretende de quanto pretende gastar, existem sistemas desde os 25€\m2 até aos 42€\m2, as bombas de calor existem desde os 3000€ até aos 12.000€

    Colocado por: jorgand
    quanto ao prh fazer arrefecimento milagres não há.
    será que não????

    Pois já me apercebi que existe muitas alternativas. E como tenho pouco ou quase nenhum conhecimento sobre este tipo de sistema estou a tentar perceber qual será a melhor solução para a minha casa e escolher materiais razoáveis tendo em conta a qualidade/preço e o seu melhor funcionamento.
  14.  # 18

    Tenho o seguinte orçamento.
    O que acham?
    A Bomba de calor e da marca Argo alguém conhece ou ouviu falar?
      A7880976-F744-47BF-9BB7-986334C145A1.jpeg
  15.  # 19

    Bomba calor
      DEB4417F-8499-4AA1-9314-F4AAB86E785D.jpeg
  16.  # 20

    Argo e uma marca branca
 
0.0219 seg. NEW