Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Estou a finalizar a construção de uma moradia em que instalamos piso radiante o qual vai ser aquecido por uma caldeira a pellets.

    Vou colocar umas fotos da instalação para me dizerem à partida se vêm alguma coisa mal feita.

    Obrigado
      2B7C3ED5-141F-4276-90B8-5B1959E0807F.jpeg
      0FB94E96-4247-431B-86FE-6D1519776C9D.jpeg
      542C34FF-BD24-4FD5-9623-9A17DA5A36EB.jpeg
  2.  # 2

    não sou especialista, bem pelo contrário, mas pelo que tenho lido por aqui, acho que as paredes interiores deveriam estar terminadas antes de aplicarem o prh
    •  
      damned
    • 27 novembro 2019 editado

     # 3

    Vão ter de ter muito cuidado com essas paredes de Gesso. O melhor teria sido fazer umas "bases" da altura final da betonilha, onde iam nascer os montantes do Gesso. Desta forma tinha como executar correctamente o radiante, a banda perimetral etc sem o risco de encostar ao Gesso.

    Pergunte ao empreiteiro exactamente como é que ele vai executar essa parte e venha cá dizer, a ver se se evita algo pior, ainda vai a tempo de evitar alguns dissabores nesta fase.

    Vai ser betonilha tradicional ou autonivelante?
  3.  # 4

    Colocado por: damnedO melhor teria sido fazer umas "bases" da altura final da betonilha
    pessoalmenet não concordo com esta solução prefero de longe colocar umas chapas galvanizadas ou fazer uma 1ª placagem, afinal a banda perimetral serve para evitar encostar qualquer massa á estrutura do edificio, banda esta que esta em falta na zona da escada e na ilha da cozinha, ao não ter nestas zonas vai acabar por perder a sua funcionalidade, a giacomini recomenda juntas de fracionamento que não estam executadas.

    Colocado por: damnedVai ser betonilha tradicional ou autonivelante?
    com esta execução somente pode ser betonilha tradicional.
    •  
      damned
    • 27 novembro 2019 editado

     # 5

    jorgealves,
    A ideia das bases é poder executar a banda perimetral como se uma parede fosse, alias, é uma solução que já vi posts seus a sugerir: https://forumdacasa.com/?CommentID=892664
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, jfsmoreira
  4.  # 6

    Na verdade assim esta um pouco aldrabado o trabalho, porque nao levou o isolamento en todo piso? Esse isolamento pouco faz mas seria melhor q nada. Quantos cm de betonilha vai levar?
    •  
      damned
    • 27 novembro 2019 editado

     # 7

    A placa da Giacomini (a mais fina) também pouco isolamento faz, creio que 1cm até à base do piton.

    Não sei se é o caso, mas pode ter existido já isolamento colocado (e regularização) antes do radiante. Só o dono de obra pode dizer.
    • SrR
    • 27 novembro 2019

     # 8

    Colocado por: damnedA placa da Giacomini (a mais fina) também pouco isolamento faz, creio que 1cm até à base do piton.

    Não sei se é o caso, mas pode ter existido já isolamento colocado (e regularização) antes do radiante. Só o dono de obra pode dizer.
    a mais fina é a spider
    •  
      damned
    • 27 novembro 2019 editado

     # 9

    Certo, até existe sem isolamento essa.

    Esta parece R979, sendo a essa medida mínima T.50-H.32 (tem outras espessuras como sabe) disponíveis. Estava-me a referir ao que temos nas imagens naturalmente.
    • SrR
    • 27 novembro 2019

     # 10

    Tem espessuras para todas situações
    •  
      damned
    • 27 novembro 2019 editado

     # 11

    Pelo preço cobrado (com a ascensão das espessuras), mais vale comprar outro isolamento de reforço, consegue comprar maior espessura ou materiais melhores que o EPS standard, conferindo naturalmente um melhor comportamento pelo mesmo preço ou mais baixo até.
    • SrR
    • 27 novembro 2019

     # 12

    Colocado por: damnedPelo preço cobrado (com a ascensão das espessuras), mais vale comprar outro isolamento de reforço, consegue comprar maior espessura ou materiais melhores que o EPS standard, conferindo naturalmente um melhor comportamento pelo mesmo preço ou mais baixo até.
    ate tubo pode comprar mais barato, colectores termostactos, inclusive p próprio isolamento pode prescindir do sistema piton, tirando o sistema a seco tenho a ideia que a placa mais cara da giacomini sera a r979N sendo que se nao estou em erro tanto a 979 como a 979N partilham sistema de dupla densidade de isolamento
    •  
      damned
    • 27 novembro 2019 editado

     # 13

    É um mundo vasto de material, mas para o instalador ou dono de obra (mantendo as garantias dos fabricantes) portanto sem desvirtuar o sistema... são raras as excepções onde vale apenas optar pelas placas mais espessas face a reforçar com material alternativo.

    Compra-se a placa do sistema mais base dentro do pretendido e reforça-se o isolamento de outra forma.

    Se for para fazer um sistema "homemade"... é um mundo. Gosto das placas da Kingspan, eles até tem umas próprias para radiante com indicações para os espaçamentos, com espessuras de 40mm a 120mm (PIR). Sistema agrafado.
    • SrR
    • 27 novembro 2019

     # 14

    Sistemas de agrafos com marcações nas placas é bastante comum nas varias marcas
    • SrR
    • 27 novembro 2019

     # 15

    E a kingspan tem outro produto ainda com melhores prestações que o PIR
    •  
      damned
    • 27 novembro 2019 editado

     # 16

    Colocado por: SrRE a kingspan tem outro produto ainda com melhores prestações que o PIR


    Pois, mas o preço... A minha linha de raciocínio era mantendo um custo equivalente aos sistemas integrados das marcas de radiante.

    Preços de tabela, a gente sabe bem que há descontos de 50% e maiores no material de muita marca.
  5.  # 17

    Colocado por: T.mourapara me dizerem à partida se vêm alguma coisa mal feita.


    Se as paredes e as janelas já tivessem no local seria muito mais fácil... Como é que vai segurar a fita perimetral na altura do enchimento?

    Isso levou isolamento por baixo?

    E esses blocos em cima para segurar os tubos...não sei não... Não havia um pouco de EPS ou XPS para colocar por baixo dos blocos?
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
    • SrR
    • 27 novembro 2019

     # 18

    Colocado por: damnedPreços de tabela, a gente sabe bem que há descontos de 50% e maiores no material de muita marca.
    os descontos sao para profissionais gerirem, descontos directos nesses valores ao cliente final nao concordo.
  6.  # 19

    Colocado por: SrRdescontos directos nesses valores ao cliente final nao concordo.


    E porque não?
    O instalador deveria ganhar pelo serviço efetuado. o problema é que é normal um profissional comprar com 50 ou 60% de desconto e aplicar ao cliente o preço de tabela + o serviço efetuado... e o cliente paga... paga a dobrar!
    E por vezes ainda tem a lata de dizer que se quiser fatura tem de pagar + 23%, quando o PVP do material já tem essa taxa incluída...
    Concordam com este comentário: mdsferreira
    •  
      damned
    • 27 novembro 2019 editado

     # 20

    Colocado por: SrRos descontos sao para profissionais gerirem, descontos directos nesses valores ao cliente final nao concordo.


    Percebo e concordo em parte que quem vende e compra em quantidade merece desconto, mas parte do problema é também existirem folgas tão grandes nesses descontos, seja para quem for!

    Os preços mesmo para os profissionais, não deviam ser de 50% ou menos do PVP (sem IVA) e isto já com um distribuidor no meio! Já estamos a falar do material sair da marca a 1/5 do preço real...

    Resumindo, acho que é margem a mais para trabalhar, o que dá abusos generalizados e acaba por não se reflectir o verdadeiro valor do sistema. "Piso radiante é caro"......... será mesmo?

    Trabalhei muitos anos em informática (retalho) e estas margens são inimagináveis, talvez e só para o fabricante e percebo que é um mercado diferente, agora o cliente ser cobrado pelo material 100% e este ter um custo real de 20%, e ainda levar com a mão de obra, torna as coisas um pouco.... fora de mão.
 
0.0178 seg. NEW