Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    a outra me aconteceu no Ebay ha 3 meses....comprei um objeto e esperei para chagar...dia 1 de outobro recebo notificação que o objeto foi entregue...falei com porteiros mas nada foi entregue..nem no dia 2,3,4....e no dia 5 foi reclamar ao vendedor ele dise me que ele recebeu notificação que o objeto foi entregue..eu dise para me enviar prova de aminha asinatura dis que que na vai enviar nada...fiz queixa no ebay pediram prova de nao entrega da compania de transport SEnding.es coisa que nunca consegui porqu eles nunca respondiam a minhas mesagens e pediram exatamente egual prova de n~eo entrega da policia...coisa que eu recuzei de fazer por na ter tempo de ir a policia e ter muito poco tempo para fazer isso... na entreguei nehuma prova pasou prazo.....e eles diseram que na devolvem o dinhero ....fiz queixa no paypal..pasado uma semana diseram o mesmo...na devolvem o dinhero....agora foi fazer queixa crime na Policia e agora os meninos da ebay vem com politica que se fiz queixa no paypal ja nao me pode devolver o dinhero e que tenho de falar com paypal....estes outros expertos a tenter reabrir um caso andas as cercos ate te fartas e dezistas...coisa que ainda na fiz...e ja consegui enviar...DIFICL para eles m«novo mesagem para me reabrir o meu caso porque tenho novas provas da Policia .. estou em aspera....agora coisa que descobri assim facil e que estes meninos de SENDING.es supostamente se tiver percurso por perto e na da jeito , e o valor na e grande como neste caso +-50€ assinam que o objecto foi entregue e ja esta....eu sempre pedi para me monstrarem ou ebay ou o vendedor ou paypal o documenteo que diz que eu..ou alguem reprezentado por mim ...assinei entrega de tal objeto ..coisa que eles negam ,por dizer que eles nao podem contactor empresa de trnsport por rezao de aquela lei de preoteção de dados..e bummm.....agora que les prometi que se na me devolvem o dinhero mesmo que tenho provas ....vou vender essa tecnica a quem pode explorala..dou os promenores todos a quem e disposto pagar, e ai quem se lixa sao eles (um documento de entrega e facil de falsificar basta ter um depois podes fazer os que quiseres..e pelos vistos eles nisto se bazeia e isto e facil de falsificar)......porque não e posivel pagar por uma coisa e não receber...e estar legal...foi o que policia dise para pdir prova de asinatura coisa que eles negam..e eles insistam em pedir documento de na entrega da empreza de trasnport e policia ..de poilcia ja tenho mas a de transport nem nunca vou receber porque empresa e sediada em espanha e raramente vem cá ,tenho certificado de vitima de burla online(ou buro) agora se ver um carinha de sending em Portugal sou capaz de lhes partir os vidros isso tenho certeza....em poco tempo vou fazer uma publiçao no FB para todos perceber que o EBAY+PAYPAL ja na sao seguros e depois sao maladros tem mao servico de apoio ao clinte feito para te descurajar de pedir o teu dinhero de volta..quer dizer tas lixado se queres comunicar algo...
  2.  # 22

    O problema não está no MBway, mas sim mas pessoas que caem na armadilha da engenharia social. Convém que de MBway pouco ou nada percebam.

    Até com NIB podiam ficar a arder pois quem transfere tem uma janela para dizer que se enganou.

    E esqueçam lá o envio à cobrança, que também ai podem levar com um tijolo, pois primeiro pagam é só depois é que abrem a encomenda.

    E o dinheiro também no limite pode ser falso.


    Portanto, se não tivermos atentos e/ou facilitarmos podemos ser enganados na altura do pagamento independentemente de qual o método.
    Nunca gostei muito do OLX pois falta-lhe um sistema de Feedback.
  3.  # 23

    A maioria das vezes pago à vista.
    Mas já fiz transferências para o NIB fornecido e o vendedor posteriormente envia o item pelo correio.
    Só se não enviasse é que havia roubo...

    MB Way só uso para pagar férias,em sites que não têm outra forma de pagamento,que não geram códigos multibanco.
    Crio um cartão de crédito virtual só para aquela compra.
    Sou um bocado avesso a netbanking.
  4.  # 24

    Colocado por: jjoollNunca gostei muito do OLX pois falta-lhe um sistema de Feedback.


    Mas diz há quanto tempo o vendedor tem conta aberta.Não sei porquê,se a conta tem alguns anos sinto-me mais confiante.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  5.  # 25

    Colocado por: PalhavaA maioria das vezes pago à vista.
    Mas já fiz transferências para o NIB fornecido e o vendedor posteriormente envia o item pelo correio.
    Só se não enviasse é que haviaroubo...

    MB Way só uso para pagar férias,em sites que não têm outra forma de pagamento,que não geram códigos multibanco.
    Crio um cartão de crédito virtual só para aquela compra.
    Sou um bocado avesso a netbanking.


    Não é roubo, é vigarice. Mas isso revela que a maioria das pessoas ainda e honesta no que aos pagamentos diz respeito.

    Essa forma de pagamento não é por MBway, é por cartão virtual (Mbnet), que pode ser gerado ou no MBway ou na sua app/site de Homebanking.
    • VXMC
    • 1 dezembro 2019

     # 26

    Vou fazer a minha parte que é alertar para o esquema.

    A minha mulher vende perfumes e conjuntos de perfumes originais, no olx e facebook. Hoje recebeu uma SMS a perguntar por uns perfumes em concreto e se aceitava o pagamento por mbway. Passo a colar a SMS que depois se seguiu e que ate o número para registo no multibanco é diferente do que estavam a contactar:

    "Aceita pagamento mbway ? O mbway e igual a transferencia so por disser que como apenas tenho la dinheiro envio de la para a sua conta e recebe logo na hora de imediato.
    Para receber basta ir a um multibanco inserir o cartao e ir ha opÇao que diz la mbway adesao e ai basta colocar os dados do pagamento que sao nr tlm. 926 768 065 PIN 312019 . .repete. PIN confirma a operaÇao e Ja esta o dinheiro em sua conta bancaria. Pode agora ?"

    Como é logico, ela disse logo que era fraude e não voltou a receber mais SMS alguma.
  6.  # 27

    Pois, se a fraude é isso... e assim... quem cai verdadeiro patinho.
    • VXMC
    • 1 dezembro 2019

     # 28

    Quem não conhece pode perfeitamente cair.
  7.  # 29

    Social engineering. Até as viroses dos computadores são cada vez mais direccionadas para isto. É mais produtivo atacar o elo mais fraco da cadeia e esse é sem dúvida o humano.

    Estes esquemas baseiam-se sempre na boa vontade e ignorância do burlado.
    Concordam com este comentário: VXMC, hangas
  8.  # 30

    Eu para pagar por MBWay, ou mesmo para receber, não tenho de colocar o PIN em lado nenhum.
    Alguma coisa me está a escapar. Julguei que só fosse preciso o número de telefone.
  9.  # 31

    Colocado por: VXMCVou fazer a minha parte que é alertar para o esquema.

    A minha mulher vende perfumes e conjuntos de perfumes originais, no olx e facebook. Hoje recebeu uma SMS a perguntar por uns perfumes em concreto e se aceitava o pagamento por mbway. Passo a colar a SMS que depois se seguiu e que ate o número para registo no multibanco é diferente do que estavam a contactar:

    "Aceita pagamento mbway ? O mbway e igual a transferencia so por disser que como apenas tenho la dinheiro envio de la para a sua conta e recebe logo na hora de imediato.
    Para receber basta ir a um multibanco inserir o cartao e ir ha opÇao que diz la mbway adesao e ai basta colocar os dados do pagamento que sao nr tlm. 926 768 065 PIN 312019 . .repete. PIN confirma a operaÇao e Ja esta o dinheiro em sua conta bancaria. Pode agora ?"

    Como é logico, ela disse logo que era fraude e não voltou a receber mais SMS alguma.

    Provavelmente isso faz o livre acesso ao dinheiro todo da conta e não apenas à quantia da compra.


    Mas a conta de destino é fácil de se saber a quem pertence?
  10.  # 32

    Colocado por: Nasa1989Eu para pagar por MBWay, ou mesmo para receber, não tenho de colocar o PIN em lado nenhum.
    Alguma coisa me está a escapar. Julguei que só fosse preciso o número de telefone.


    Pode-se ter a APP no telemóvel mas depois é preciso inserir códigos.
  11.  # 33

    Nunca me lembro de ter de inserir códigos, que tivessem a ver com a outra pessoa.
    • hangas
    • 2 dezembro 2019 editado

     # 34

    Colocado por: Nasa1989Nunca me lembro de ter de inserir códigos, que tivessem a ver com a outra pessoa.


    A questão é mesmo essa. Para pagar por MB Way não é preciso nada disso.
    A burla é exactamente levar a vitima a registar o MBWay no telefone do burlão, pensando que esta a fazer um pagamento.

    Isto só funciona se a vitima ainda não tiver MBWay e se principalmente se não perceber como funciona.

    Depois de o burlão ter acesso à conta da vitima quando completado o registo o burlão usa a APP para ir ao Multibanco ou para fazer pagamentos.
    Concordam com este comentário: VXMC, Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nasa1989
  12.  # 35

    Continuo a receber telefonemas de potenciais "compradores" de alguns produtos que tenho anunciado no OLX. A conversa é sempre a mesma: têm urgência no artigo, mandam levantar por transportadora, não discutem preço, moram sempre longe, e só têm para pagamento o MB WAY.
    Quando digo que só aceito pagamento por transferência bancária para o meu NIB a conversa termina e o telefone desliga. Curioso não é?.
    Tenho lido na imprensa a PSP a AVISAR PARA ESTAS BURLAS. JÁ VÁRIAS PESSOAS CAÍRAM NA CONVERSA E FICARAM SEM MUITOS EUROS NA CONTA BANCÁRIA.
  13.  # 36

    Curioso também é que nenhum destes possíveis compradores me contacta por email. Quando lhes digo que prefiro o contacto por esse meio respondem sempre que não têm email. Eu não acredito.
    • FFAD
    • 26 fevereiro 2020 editado

     # 37

    Colocado por: A. MadeiraContinuo a receber telefonemas de potenciais "compradores" de alguns produtos que tenho anunciado no OLX. A conversa é sempre a mesma: têm urgência no artigo, mandam levantar por transportadora, não discutem preço, moram sempre longe, e só têm para pagamento o MB WAY.
    Quando digo que só aceito pagamento por transferência bancária para o meu NIB a conversa termina e o telefone desliga. Curioso não é?.
    Tenho lido na imprensa a PSP a AVISAR PARA ESTAS BURLAS. JÁ VÁRIAS PESSOAS CAÍRAM NA CONVERSA E FICARAM SEM MUITOS EUROS NA CONTA BANCÁRIA.


    Mas porque não aceita pagamentos por MBway? Desde que o façam antes...
  14.  # 38

    e

    Colocado por: FFAD

    Mas porque não aceita pagamentos por MBway? Desde que o façam antes...


    E desde que saiba o que está a fazer..
  15.  # 39

    Diga que aceita e para lhe darem o código que voce vai ao multibanco levantar
    • FFAD
    • 26 fevereiro 2020

     # 40

    Mais fácil falsificar um comprovativo de transferência de um banco que uma transferência imediata via MBway
 
0.0210 seg. NEW