Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: FFADMais fácil falsificar um comprovativo de transferência de um banco que uma transferência imediata via MBway
    sim, mas depois de creditado em conta já não conseguem reverter facilmente.
  2.  # 42

    Também já me tentaram roubar e é sempre com itens em que o proprietário tende a ser mais velho/desfazado das tecnologias actuais. Cenas principalmente ligadas à agricultura. Assusto sempre e digo que a chamada foi gravada e que o caso será entregue à polícia, e acrescento que espero que esteja a usar um pré pago caso contrário daqui por 3 meses estará no tribunal a ser julgada por tentativa de burla e invento que isso lhe dá de 1-3 anos de prisão. Normalmente não consigo acabar a "sentença" mas o meu objectivo é assustar para que não façam a outra pessoa.
  3.  # 43

    Colocado por: FFAD
    Mas porque não aceita pagamentos por MBway? Desde que o façam antes
    O problema não é aceitar os pagamentos por esta via. O problema é que todos, ou quase todos ( pela pronúncia parecem ser sempre os mesmos) os potenciais compradores mais não são que uns burlões. E, pelo que tenho lido, por desconhecimento muita gente tem caído neste conto do vigário. Parece existir uma rede bem organizada.
    Dito isto, eu sei que o MB way é suguro, mas eles, os burlões, pedem códigos e há pessoas que vão na conversa deles. O meu alerta é para que mais pessoas não vão na conversa do facilitismo.
    Pessoalmente, não tenho qualquer problema nas vendas que faço e, até facilito muito, mas quando vejo muita facilidade na compra e muita urgência na entrega.... o caso muda de figura.
  4.  # 44

    "PSP tem vindo a detetar um aumento de ocorrências relacionadas com burlas através do MB Way. Em 2018, foram registados 99 casos e apenas até 31 de maio deste ano o número já chegava aos 135 registos.

    Numa publicação no Facebook, a PSP explica como são feitas as burlas e faz algumas recomendações para evitar cair na armadilha.

    A forma de agir dos criminosos, detetada pelo Departamento de Investigação Criminal da PSP, consiste "no aproveitamento feito aos anúncios que as vítimas colocam online para venda de objetos em sites dedicados a este tipo de comércio (OLX, CustoJusto, entre outros). Posteriormente, são contactados telefonicamente por supostos compradores - os burlões, que mostram interesse naquela compra".

    Após o contacto, os burlões convencem as vítimas a efetuarem o pagamento via MB Way e, dando falsas indicações, "conseguem aceder à conta bancária da vítima e fazer vários levantamentos e compras de forma ilegítima"
    Fonte: Jornal de Notícias
    • FFAD
    • 26 fevereiro 2020

     # 45

    Claro, mas são coisas muito básicas.

    É preciso ser muito tenrinho para cair nisso...
  5.  # 46

    Colocado por: FFADClaro, mas são coisas muito básicas.

    É preciso ser muito tenrinho para cair nisso..
    Pois, são coisas muito básicas, mas tem que pensar que muitos utilizadores da net têm apenas conhecimentos básicos. Eu sou um desses. Nem todos são jovens e barras nesta matéria. No meu caso comecei a "mexer" nestas coisas depois dos 50 e tal....
  6.  # 47

    Colocado por: A. MadeiraPois, são coisas muito básicas, mas tem que pensar que muitos utilizadores da net têm apenas conhecimentos básicos. Eu sou um desses. Nem todos são jovens e barras nesta matéria. No meu caso comecei a "mexer" nestas coisas depois dos 50 e tal....


    Exatamente, tu és o tipo de alvo que os burlões tentam roubar. Alguém com pouco conhecimento tecnológico e que facilmente é levado na lenga lenga.
    Os meus pais também caíram como patinhas, mas o truque para roubar é realmente muito fraco, para quem percebe como funciona o mbway!
    No meu caso tentaram burlar-me com produtos agrícolas porque normalmente o agricultor é velhote e não percebe nada de techs. Foram sempre miúdos e espero tê-los assustado.
  7.  # 48

    Colocado por: TicMicExatamente, tu és o tipo de alvo que os burlões tentam roubar
    Como assim? Como é que eles sabem aquilo que eu sei? Ou a minha idade?
    Eu nunca caí nessa nem em outra artimanha. Não sou mais inteligente que aqueles que caíram, mas tenho o gosto pelo conhecimento, pela aprendizagem e pela leitura. O mal do nosso povo é ter pouca literacia, seja ela no que for.
 
0.0171 seg. NEW