Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Colocado por: Leao91E trabalhou um mês no duro como quem o tira?

E quantos fez num mês?

Ela que lhe diga...
    • Leao91
    • 11 dezembro 2019 editado

# 182

Colocado por: JoelM

O seu comentário espelha bem a falta de informação quer a nível do mercado de projectos quer a nível de preços. Atira 3500, 4000 ou 5000€ mas estamos a falar do que? O que que engloba? Sabe que custos tem um gabinete para cobrar os valores que cobra?

Eu quando vou ao dentista, um cobra 40€ o outro cobra 150€, eu sei qual vou escolher e as consequências dessa escolha, agora não venha para um fórum queixar-se a seguir se o valor é alto ou baixo!

Eu nao me estou a queixar de nada. Só disse que havia bons e maus profissionais, a ganhar pouco ou muito. Tal como há melhores dentistas a fazer o trabalho a 40€, que alguns de 150€.

Disse alguma mentira?

Se melindrei alguém tenho pena, é o que sinto como DO, consumidor, e beneficiário de serviços.
  2.  # 183

Um dos mitos do consumismo é mesmo esse, o que é caro é bom.

E o que defendo é que nem sempre é assim, ou melhor, muitas vezes não é assim e este ramo não é excepção.
  3.  # 184

Colocado por: Leao91Um dos mitos do consumismo é mesmo esse, o que é caro é bom.

Não se trata só do preço:

Colocado por: N Miguel OliveiraMais do que pedir preço, o DO deve pedir exemplos ao Arquitecto, de obras e de projectos, sejam eles de Arquitectura ou Engenharia...
    E ver que confiança cada um lhe transmite...
  4.  # 185

Colocado por: Leao91E trabalhou um mês no duro como quem o tira?

Este sim é um mito.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
    • Leao91

# 186

Colocado por: N Miguel Oliveira

Não se trata só do preço:

Quando vai ao dentista pede para ver a boca de um cliente dele?

Quando vai ao stand comprar um carro pede para desmontar um motor?

Quando vai comprar uma bomba de calor pede para tirar a resistência fora para ver o meterial?

Etc, etc...

Um simples DO sem conhecimentos técnicos compra o que lhe derem, custe 4000 ou 7000€, ou tem dúvidas?
    As gerações mais recentes nem tanto, agora de 80 para baixo poucas são as pessoas informadas em várias vertentes.

E quanto ao pouco que considero ter pago não fiquei insatisfeito de todo, é isso que quero salientar, e não paguei mais e melhor por não puder. Não por não querer ou não ter conhecimento de melhor.
  5.  # 187

Colocado por: ****Pois não você pagou tostões e veio-se servir do fórum , não tenha problemas que já dei mais a este fórum que ele a mim .

O que se paga é completamente irrelevante, afinal ainda não apareceu no fórum um projeto bom, todos têm defeitos e normalmente não são poucos, e por certo nem todos foram baratos.
  6.  # 188

Colocado por: Leao91Quando vai ao dentista pede para ver a boca de um cliente dele?

Se vou comprar um carro, TV, ou que fôr, procuro ter várias alternativas e tenho interesse em saber a opinião de que adquiriu algo assim...

Se contracto um empreiteiro, pintor, carpinteiro, procuro ver algo do que tenha feito... é tão estranho isto?
    Se reservo um restaurante para uma festa de família, certamente já lá fui comer alguma vez...
    • Leao91

# 189

Se vou comprar um carro, TV, ou que fôr, procuro ter várias alternativas e tenho interesse em saber a opinião de que adquiriu algo assim...

Se contracto um empreiteiro, pintor, carpinteiro, procuro ver algo do que tenha feito... é tão estranho isto?
    Se reservo um restaurante para uma festa de família, certamente já lá fui comer alguma vez...

E por vezes, ainda assim pode tomar a pior das decisões.

O problema é esse, o ser humano torna se ridículo quando procura a perfeição, pois ele próprio é imperfeito.

(e atenção que eu incluo-me no lote)
  7.  # 190

É uma amostra dele. Desatento não estou, mas tenho menos anos de 'casa' que o Dias.

Uma coisa é alguém que vem deliberadamente pedir ajuda, outra é alguém que coloca um projeto pronto ou quase pronto e pede uma opinião, afinal um brainstorming coletivo é (quase) sempre melhor q um individual. O problema é que nenhum de nós conhece o terreno/envolvente, nem sequer esteve nas reuniões do cliente/arquitecto, por isso sim, no segundo caso devemos todos ser mais contidos...

É claro que depois aparecem aqui alguns projetos que pronto...
  8.  # 191

realmente...e o clima anti arquiteto continua

Leão91

independentemente das questões financeiras de cada um, está errado, quem vai ao barato não pode querer profissionalismo, diga-me onde isso é uma generalidade, onde encontra isso em outros setores da sociedade.
    fale-me dos advogados, fale.me dos médicos, fale-me dos canalizadores, fale-me de outros técnicos,
    não que eu defenda trabalhar mal mas esta luta por reconhecimento e "salário condigno" nesta profissão já cansa.
    eu pessoalmente não consigo trabalhar mal mas estou a pagar bem caro esse "profissionalismo" nunca consegui ser comercial ao ponto de ter algum superavit que me permitisse ir mais alem, pudesse investir mais, pudesse dar mais alguma coisa á minha família
    durmo de consciência tranquila no entanto já cresce uma azia muito grande cá dentro por muita coisa, sobretudo a eterna omelete sem ovos.
    portanto sim, para se ser bem servido á que pagar ou então aceitar as consequências, ou ficar quieto.
    quanto milhares de euros se gastam por da cá aquela palha durante uma obra e no inicio 1000 paus a mais nos projetos é considerado ai jasus...um roubo.
    Concordam com este comentário: Leao91, Anonimo1710, N Miguel Oliveira, brunoa, zed
  9.  # 192

Colocado por: JoelMUm projecto bom não pode ter melhorias?

Claro que sim Joel, caso n tenha percebido só está a ir de encontro ao que eu referi, os projetos aqui expostos não são assim tão maus que se tenha de entrar sempre a matar.
  10.  # 193

Colocado por: Leao91E por vezes, ainda assim pode tomar a pior das decisões.

O problema é esse, o ser humano torna se ridículo quando procura a perfeição, pois ele próprio é imperfeito.

Então o seu critério é ir ao barato, desde que esteja consciente disso, está tudo bem... É a imperfeição consciente.
    Não tenho nada contra.
    O que não me parece bem, é deduzir que todos os projectos acima disso são caros, só porque sim, porque são 5 ou 8 ordenados mínimos...
    Agora defende que se trabalhe mal? Imperfeito? É isso?
    Só porque haverá sempre a possibilidade de comprar algo caro, e mesmo assim não ficar servido?
    É tomar a parte pelo todo...
  11.  # 194

Colocado por: marco1realmente...e o clima anti arquiteto continua

Leão91

independentemente das questões financeiras de cada um, está errado, quem vai ao barato não pode querer profissionalismo, diga-me onde isso é uma generalidade, onde encontra isso em outros setores da sociedade.
    fale-me dos advogados, fale.me dos médicos, fale-me dos canalizadores, fale-me de outros técnicos,
    não que eu defenda trabalhar mal mas esta luta por reconhecimento e "salário condigno" nesta profissão já cansa.
    eu pessoalmente não consigo trabalhar mal mas estou a pagar bem caro esse "profissionalismo" nunca consegui ser comercial ao ponto de ter algum superavit que me permitisse ir mais alem, pudesse investir mais, pudesse dar mais alguma coisa á minha família
    durmo de consciência tranquila no entanto já cresce uma azia muito grande cá dentro por muita coisa, sobretudo a eterna omelete sem ovos.
    portanto sim, para se ser bem servido á que pagar ou então aceitar as consequências, ou ficar quieto.
    quanto milhares de euros se gastam por da cá aquela palha durante uma obra e no inicio 1000 paus a mais nos projetos é considerado ai jasus...um roubo.
    Concordam com este comentário:Leao91

Clima quê?

Custa muito ouvir as opiniões de DO?

É que se você alimenta a sua familia, os DO's também alimentam as suas. Se é um excelente profissional e não cede a princípios de valores, muito bem, respeito o por isso e até o parabenizo-o.

Agora o que vejo é muitos que se calhar trabalham mal e querem ganhar como se fossem grandes profissionais, isso é que abomino.

Os técnicos têm de ter a noção que o mercado de imobiliário é o que é, se calhar é normal que pessoas que tenham menos posses como eu e outros cá no fórum procurem serviços mais económicos porque foram "obrigados" a construir devido a diversos factores e não porque seja um sonho ou estejam a nadar em euros.

Eu dei a minha opinião inicial que era. Paguei o que paguei, não foi muito é verdade. Veredito final, fiquei satisfeito com o trabalho da arquitecta de desenho, e fiquei insatisfeito com o trabalho dos projectos de especialidades. Paguei pouco sofri as consequências. Tal como paguei o que paguei e podia ter ficado satisfeito com os dois serviços ou com nenhum.

Daí dizer que o barato nem sempre é bom e vice versa. E já justifiquei mais que justoficado a afirmação. Agora por respeito à autora/autor do tópico vou dar por concluida a minha intervenção.
    • Leao91

# 195

Então o seu critério é ir ao barato, desde que esteja consciente disso, está tudo bem... É a imperfeição consciente.
    Não tenho nada contra.
    O que não me parece bem, é deduzir que todos os projectos acima disso são caros, só porque sim, porque são 5 ou 8 ordenados mínimos...
    Agora defende que se trabalhe mal? Imperfeito? É isso?
    Só porque haverá sempre a possibilidade de comprar algo caro, e mesmo assim não ficar servido?
    É tomar a parte pelo todo...

Você comecou a discussão e bem que nem tudo é branco, nem tudo é preto.
    Eu procuro acima de tudo garantias minimas, e posso ser feliz e ter qualidade de vida minima exigida em todos os aspectos vivendo assim. Procuro fugir da mediocridade como toda a gente com dois dedos de testa procura.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  12.  # 196

Colocado por: ****Ntorion qualquer arquiteto conheçe um traço , e rapidamente se vê que tipo de projeto é , até a qualidade da impressão e do papel . A maioria dos projetos deste foram foram feitos por dono de obra e passados a limpo por técnicos .
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira

Você que tanto "rasgou" a minha opinião, posso garantir que comigo não funcionou assim. Se podia ter melhor? Claro que sim... Mas tenho a perfeita noção que podia ter bem pior e até a pagar mais.
  13.  # 197

é muito mais do isso…conheço muito bem as opiniões dos DO na sua generalidade.
    está disposto a numa obra de 100 k investir em projetos 15 k e "garantir" controle de derrapagens, tempos de execução, qualidade, etc etc, e ter a certeza que não vai gastar durante a obra mais 5 k e talvez mais outros 5 k e afinal mais outros 2 k que não estavam previstos e por ai fora ????
    agora não me falem é em profissionalismo em projetos a preço de saldo, hoje em dia já começo a compreender arquitetos e engenheiros e outros do chapa 4
    não há milagres, todos os meses as contas caiem e se tem de comer.

não vale a pena esmiuçar mais realmente.
  14.  # 198

Colocado por: Leao91Veredito final, fiquei satisfeito

Penso que isto é o mais importante.
    Concordam com este comentário: nunos7, Leao91, Capuchinha
  15.  # 199

Colocado por: marco1todos os meses as contas caiem e se tem de comer.

Isto até percebo mas há um mínimo.
    Tenho aqui um projeto de reconstrução em que as paredes em pedra são para preservar.
    Na estabilidade tenho sapatas, pilares e vigas no meio das paredes.
    Agora digam-me como é que em obra eu rasgo de 4 em 4 metros uma parede de pedra para meter sapatas pilares e vigas.
    A alma que fez o cálculo não percebe isso?
    O coordenador do projeto não deve ser responsabilizado?
  16.  # 200

Colocado por: ****Quem faz a estabilidade é que deve de corrigir isso

Tb acho mas cheira-me a coisa não vai ser fácil.
    Quando falamos de Gabinetes com projetos a nível internacional a coisa fia mais fino.
    P.S.
    Já agora.
    Onde fica a responsabilidade do coordenador do projeto?

0.0494 seg. NEW