Iniciar sessão ou registar-se
    • Kruz
    • 3 dezembro 2019

     # 1

    Boas.... como calculam os valores das rendas???? Uma casa a comprar pelo banco pedem 5oo€ por mês, a mesma casa para alugar,com as mesmas condições, pedem 900€ mensais... Será que não existe punição para quem faz esta exploração??? Estão protegidos pela lei ou pode-se reclamar em algum lado?
    • size
    • 3 dezembro 2019

     # 2

    Qual exploração, qual carapuça !

    Não existem regras a determinar o valor das rendas. É o mercado que o determina e outros factores...
    Ninguém o obriga a arrendar uma casa, no actual escasso mercado de casas disponíveis para arrendamento. Tem a tal opção, mais económica, para comprar casa com recurso ao empréstimo bancário.
    Concordam com este comentário: Doctor Z
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
    • Kruz
    • 4 dezembro 2019

     # 3

    Colocado por: sizeQual exploração, qual carapuça !

    Não existem regras a determinar o valor das rendas. É o mercado que o determina e outros factores...
    Ninguém o obriga a arrendar uma casa, no actual escasso mercado de casas disponíveis para arrendamento. Tem a tal opção, mais económica, para comprar casa com recurso ao empréstimo bancário.
    • Kruz
    • 4 dezembro 2019

     # 4

    Dá para ver que classe de Neandertal você pertence....
  1.  # 5

    Ó Kruz, vai dar banho ó cão....só compra quem quer.
  2.  # 6

    Colocado por: KruzUma casa a comprar pelo banco pedem 5oo€ por mês, a mesma casa para alugar,com as mesmas condições, pedem 900€ mensais...


    não se podem tratar de casas similares. pelos valores serão certamente casas com caracteristicas diferentes, ou com localizações diferentes.

    no entanto o que refere é exactamente um dos motivos porque o mercado de arrendamente não funciona em portugal. Analisando os valores é mais barato comprar casa do que alugar.

    no entanto o mercado de arrendamento é livre, os donos das casas são livres de pedir o valor que bem entenderem, porque se o pedem é porque aparecem interessados.

    aos inquilinos cabe sempre a opção de procurar uma casa com um valor dentro das capacidades financeiras deles. Se não dá para um apartamento novo, dá para um com 40 anos. se não dá para um no centro, dá para um na perifiria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  3.  # 7

    Enfim, mais um que gostava de ter ficado entre 25 a abril e 25 nov.

    Compra casa e faz o mesmo ;)
    Concordam com este comentário: imo
    • size
    • 4 dezembro 2019

     # 8

    Colocado por: KruzDá para ver que classe de Neandertal você pertence....


    Mas, olha, quem fala !
    O seu tópico tipifica-o, claramente....
  4.  # 9

    https://www.comparaja.pt/blog/casas-para-arrendar-calcular-renda-ideal


    Exemplo simples de entender.
    Pagam ao banco 400€ e a renda ideal será de 740€ para não terem prejuízo. Entendeu?
  5.  # 10

    Bom dia, Kruz

    O mercado imobiliário, incluindo o arrendamento, autorregula-se. Existe legislação em relação aos direitos e deveres de ambas as partes - senhorios e arrendatários, mas nada que concerne o controle de rendas/ preços praticados. Quem quer alugar coloca o preço que entende, e só aluga quem quer e pode.

    Neste tema, como em qualquer outro, é de valor o exercício de empatia para com a outra parte. Acredito que nem todas as pessoas que procuram casa para arrendar estão cientes sobre o trabalho, os riscos e os custos associados.

    Existe no entanto o Programa de Arrendamento Acessível, a que os senhorios se podem juntar ao mesmo voluntariamente em troca de isenção total de IRS e IRC nas rendas cobradas.
    O PAA explicado melhor aqui:
    https://www.contasconnosco.pt/artigo/ja-conhece-o-programa-de-arrendamento-acessivel

    A página do PAA:
    https://paa.portaldahabitacao.pt/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kruz
  6.  # 11

    Mais um link sobre o tema que me pareceu interessante.

    https://eco.sapo.pt/2019/06/06/ja-sao-conhecidos-os-valores-maximos-para-as-rendas-acessiveis-veja-as-tabelas/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kruz
  7.  # 12

    Colocado por: KruzBoas.... como calculam os valores das rendas???? Uma casa a comprar pelo banco pedem 5oo€ por mês, a mesma casa para alugar,com as mesmas condições, pedem 900€ mensais... Será que não existe punição para quem faz esta exploração??? Estão protegidos pela lei ou pode-se reclamar em algum lado?


    Sabe que custos são imputados ao senhorio?

    A título de exemplo, e para poder melhor elucidar abaixo elenco alguns, ora vejamos:

    28% do valor das rendas são para o estado
    O senhorio paga o IMI anualmente.
    O senhorio paga condomínios mensalmente.
    O senhorio deverá ter seguros do imóvel para acautelar-se.
    ... podia enumerar mais umas quantas despesas relacionadas com investimento da casa ou remodelações ou manutenções para a ter neste mercado...

    E, com as medidas que o estado está a preparar para o próximo orçamento é expectável que os valores do arrendamento possam subir (falo da medida do englobamento...)
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Capuchinha, DonaRute
  8.  # 13

    O senhorio não é a santa casa.

    O senhorio arrenda para ter lucro.

    O senhorio é livre de colocar os preços que bem entender.

    Se queremos habitação digna e para o bolso de todos não é aos senhorios que temos que pedir, mas sim a quem de direito. A habitação digna e confortável é supostamente um direito básico dos cidadãos deste país, mas ao que parece o estado decidiu que esse direito tinha que ser assegurado por privados, por isso é que temos as situações dramáticas que temos hoje, e olhem que são bem dramáticas mesmo.

    Se eu metesse a minha casa hoje a alugar colocava por 1000 euros, visto que um T1 na minha rua com condições piores que o meu T2 aluga por 500. É justo para quem ganha um ordenado baixo? Não. Eu consigo pagar essa renda? Não. Mas a casa é minha e eu faço o que eu quiser? SIM.
    Concordam com este comentário: DonaRute
  9.  # 14

    Colocado por: Meg1986

    Sabe que custos são imputados ao senhorio?

    A título de exemplo, e para poder melhor elucidar abaixo elenco alguns, ora vejamos:

    28% do valor das rendas são para o estado
    O senhorio paga o IMI anualmente.
    O senhorio paga condomínios mensalmente.
    O senhorio deverá ter seguros do imóvel para acautelar-se.
    ... podia enumerar mais umas quantas despesas relacionadas com investimento da casa ou remodelações ou manutenções para a ter neste mercado...

    E, com as medidas que o estado está a preparar para o próximo orçamento é expectável que os valores do arrendamento possam subir (falo da medida do englobamento...)
    Concordam com este comentário:desofiapedro


    A malta acha que é pôr a casa a alugar, receber o dinheiro e viver à grande e à francesa. Que há aí malta desonesta há, mas um senhorio honesto e que declare tudo tem imensas despesas, e muitas vezes as pessoas ainda estão a pagar prestação ao banco! No meio de todos os impostos, manutenções, obrigações, há que ter algum lucro. Eu jamais poria uma coisa a alugar se não ganhasse pelo menos 200/300 euros por mês de lucro meu, e isto porque tenho o meu emprego, pq se tivesse que viver de rendas tava tramada.
    Concordam com este comentário: Capuchinha, DonaRute
  10.  # 15

    Faltou falar dos riscos que existem no arrendamento. Há uma fracção no prédio onde vivo que nunca foi habitada pela proprietária, servindo somente para arrendamento. Deve estar "embruxada", pois já lá passaram n inquilinos e a coisa por vezes acaba com um processo judicial de despejo, seguido de obras para reparar o que foi estragado. Sem falar na insatisfação dos condóminos quando chegam novos moradores que parecem não saber o que é a lei do ruído.

    Se por um lado até nos imaginaria, no futuro, a arrendar a nossa casa, e porque não analisar a hipótese de coloca-la no tal programa de rendas acessíveis, (o que nos daria muitos pontos de bom karma olhando para os preços praticados por aqui), por outro, quando penso nas potenciais chatices…
  11.  # 16

    Colocado por: CapuchinhaBom dia, Kruz

    O mercado imobiliário, incluindo o arrendamento, autorregula-se. Existe legislação em relação aos direitos e deveres de ambas as partes - senhorios e arrendatários, mas nada que concerne o controle de rendas/ preços praticados. Quem quer alugar coloca o preço que entende, e só aluga quem quer e pode.

    Neste tema, como em qualquer outro, é de valor o exercício de empatia para com a outra parte. Acredito que nem todas as pessoas que procuram casa para arrendar estão cientes sobre o trabalho, os riscos e os custos associados.

    Existe no entanto o Programa de Arrendamento Acessível, a que os senhorios se podem juntar ao mesmo voluntariamente em troca de isenção total de IRS e IRC nas rendas cobradas.
    O PAA explicado melhor aqui:
    https://www.contasconnosco.pt/artigo/ja-conhece-o-programa-de-arrendamento-acessivel

    A página do PAA:
    https://paa.portaldahabitacao.pt/



    Não compensa para imóveis antigos por causa do VP. Eu fiz a simulação da renda máxima e dava por volta dos 300 Euros, para um T3 no distrito do Porto.
  12.  # 17

    Mais um tópico "toca e foge"!
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  13.  # 18

    Colocado por: DonaRuteNão compensa para imóveis antigos por causa do VP. Eu fiz a simulação da renda máxima e dava por volta dos 300 Euros, para um T3 no distrito do Porto.


    Bolas!!! Só?!

    Fui fazer a simulação, e pelo meu t2 em Sintra dá-me o dobro da sua.
  14.  # 19

    Tendo em conta o que gastei na casa (parti tudo e ficou nova/moderna), e considerando uma renda de 300 e pouco, nunca mais ia ter o retorno do investimento.
    Nao me faltaram candidatos a oferecer mais de 800.
    Concordam com este comentário: Capuchinha
  15.  # 20

    Colocado por: DonaRuteTendo em conta o que gastei na casa (parti tudo e ficou nova/moderna), e considerando uma renda de 300 e pouco, nunca mais ia ter o retorno do investimento.


    Todas as despesas com o imóvel devem ser consideradas. Geralmente demora sempre algum tempo a obter retorno do que se investiu em melhorias, anos até. Mas numa renda de 300, só lá para o dia de são nunca.

    Há coisas que me agradaram no que li no Portal do Arrendamento Acessível, mesmo na óptica de quem pondera, quiçá, arrendar um dia. Gosto dos seguros obrigatórios: "Indemnização por falta de pagamento de renda;
    Indemnização por quebra involuntária de rendimentos;
    Indemnização por danos no imóvel.
    A contratação da primeira garantia cabe ao senhorio, a contratação das restantes cabe aos arrendatários."
 
0.0229 seg. NEW