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  1.  # 121

    Bom preço!
  2.  # 122

  3.  # 123

    Esse novo é pra quem já tem uma rede shelly mais composta, sozinho não faz nada.
    • jcfcid
    • 22 junho 2020 editado

     # 124

    Colocado por: rjmpiresEsse novo é pra quem já tem uma rede shelly mais composta, sozinho não faz nada.


    Os shelly 1 para as luzes, será que precisam de botão de pressão? Ou com os normais de ligar / desligar tambem funcionam? ou para luzes há outros da shelly mais aconselhados?

    Para os estores, ja tenho os 2.5, para as luzes ainda não decidi.
  4.  # 125

    Colocado por: Leao91Encontrei Shelly 1 a 9.99€. Parece me excelente preço, não?
    Concordam com este comentário:MRK


    Deves ter visto no Castro Electrónica, eles a despachar encomendas é que é uma miséria..
  5.  # 126

    Colocado por: jcfcid

    Os shelly 1 para as luzes, será que precisam de botão de pressão? Ou com os normais de ligar / desligar tambem funcionam? ou para luzes há outros da shelly mais aconselhados?

    Para os estores, ja tenho os 2.5, para as luzes ainda não decidi.

    Procura no grupo do Facebook, eu não tenho nenhum em luzes, não sei as possibilidades.
  6.  # 127

    Colocado por: Flavio21

    Deves ter visto no Castro Electrónica, eles a despachar encomendas é que é uma miséria..

    Exacto, tenho tempo, desde que não me falhem!
    • Zafa
    • 22 julho 2020

     # 128

    Desculpem a pergunta que poderá ser estúpida, mas já ando há dias a ler e a tentar perceber qual a melhor opção no meu caso.

    Então estou a acabar de projectar casa, dentro de dias será entregue a arquitectura, e depois avançamos para o resto das especialidades.

    O objectivo é de futuro, poder controlar, a iluminação, estores, consumos eléctricos remotamente.

    Actualmente já tenho alguns sensores da Xiaomi Aqara e aquecedor S1, pelo que já tenho uma gateway que irá connosco, mas tem a limitação de ter que ter tudo no Mainland China e desde que houve a barracada com as câmaras, nem sequer consigo integrar com o google home, só a mibox é que é detectada.

    Todas as caixas sejam tomadas/interruptores/passagem/terminais, terão o fio neutro para além dos restantes, pois pelo que vi é requisito obrigatório, para qualquer sistema. A diferença de preços pelo que me disseram é mínima e compensa e muito os futuros problemas por falta de espaço no interior das caixas.

    Os estores também serão eléctricos e à partida serão da A-OK com comunicação bi-direccional, se bem que ainda aguardo o orçamento. Supostamente não precisarei de fazer nada porque já dá para controlar com o Google Home.


    A minha questão é com a iluminação, estive a ver os SonOFF TX e encontro on-line, consoante a campanha e o modelo com preços dos 13€ aos 28€ e ficava logo com a integração feita no google home, tanto a nível de estores como iluminação, ficando a situação resolvida.

    Para não ter um grande investimento inicial, pensei comprar interruptores mecânicos e tomadas da EFAPEL Apolo 5000, supostamente tem uma boa relação qualidade/preço. E assim o investimento inicial é menor. Depois com tempo e calma ia colocando os Sonoff ou Shelly nos interruptores, conforme houvesse maior disponibilidade de t€mpo. ;)

    Agora eu não não consigo perceber é se para controlar apenas e só a iluminação, é suficiente o Sonoff mini ou Shelly 1 ou se é preciso ir para o Shelly 2.5. Estamos a falar de 10€(+/-) de diferença entre os shelly 1/Sonoff Mini e Shelly 2.5.

    Resumindo,

    Solução 1 - Coloco por cada circuito, interruptor mecânico completo suponho que no máximo gaste 5€/und. e mais tarde a "inteligência" que ronda os 9€ a 25€, vou gastar ao longo do tempo entre 15 a 30€ por circuito. E não sei se depois não tenho que mudar os interruptores para aqueles tipo os da iluminação das escadas dos prédios, para não haver problemas matrimoniais por os interruptores não estarem nas posições correctas :D.

    Solução 2 - Coloco logo de inicio os Sonoff TX e pago já o que iria pagar desfasado, ou menos se apanhar uma boa promoção, sendo que se tiver vários circuitos na mesma caixa, no máximo 3, a diferença entre ter apenas 1 botão ou 2/3 botões, não ultrapassa os 2€. Ou seja e a titulo de exemplo na sala/cozinha, em vez de ter 3 equipamentos dentro da caixa para controlar 3 circuitos(luz da sala, luz da bancada, luz geral do espaço), apenas com um Sonoff TX consigo controlar os 3 circuitos. Pelas minhas contas, por cerca de 200€(+/-) devo conseguir ter todos os interruptores que preciso.

    Se na solução 1, diluo o investimento, mas depois vou ter que andar a desmontar tudo para fazer as configurações, na solução 2 fica logo tudo feito de inicio e mais "limpo", mas com outro tipo de investimento.

    Na vossa opinião, qual a melhor opção para quem vai construir de raiz e quer uma solução of-the-box, sem ainda ter que andar a entrar no Home Assistant, ou coisas parecidas, apenas para poder ligar/desligar/abrir/fechar algumas coisas estando no sofá da sala ou ausente de casa? Futuramente presumo que terei que avançar para home assistance, pois já li que é o melhor para não estar "preso" às clouds das empresas e eventuais problemas que elas possam ter no fornecimento do serviço, mas pelo que vejo ambas as marcas tem uma grande comunidade e são de fácil integração com outros sistemas de controlo.
  7.  # 129

    Zafa,
    Para começar, o melhor é garantir em construção caixas fundas em todos os interruptores (incluindo o fio neutro), para mais tarde não ficar limitado nas escolhas.

    Depois, convém decidir se quer mesmo a possibilidade de ligar/desligar todas as lâmpadas individualmente.
    Eu actualmente tenho estores, rega, quadro, temperaturas, aquecedores, lâmpadas exteriores, etc, e acho que não compensaria meter as todas as lâmpadas ponderando o custo/beneficio, e na casa nova não deverá ser muito diferente (na mesma shelly).
    Se optar pelos Shellys, eles tem forma de definir o toque/activação, o que permite usar não apenas em interruptores normais como nos de escada/inversores.

    Na minha opinião, o melhor é mesmo usar aparelhagem normal com shellys por trás, e assim, tem sempre o interruptor mecânico mesmo que fique sem rede.
    Os sonoff tx sao os touch, certo? Gosto desses, e em tempos comprei uma serie de interruptores do genero e tomadas a condizer, mas o problema depois é de facto a comutação de escada/inversores, aparelho para estores, etc, que nem sempre encontra toda uma linha a condizer, e não sei até que ponto reprovam uma inspecção ao sistema elétrico.
    • Zafa
    • 22 julho 2020

     # 130

    Colocado por: rui.fernZafa,
    Para começar, o melhor é garantir em construção caixas fundas em todos os interruptores (incluindo o fio neutro), para mais tarde não ficar limitado nas escolhas.

    Isso é garantido que vou fazer. :D

    Colocado por: rui.fern
    Depois, convém decidir se quer mesmo a possibilidade de ligar/desligar todas as lâmpadas individualmente.
    Eu actualmente tenho estores, rega, quadro, temperaturas, aquecedores, lâmpadas exteriores, etc, e acho que não compensaria meter as todas as lâmpadas ponderando o custo/beneficio, e na casa nova não deverá ser muito diferente (na mesma shelly).
    Se optar pelos Shellys, eles tem forma de definir o toque/activação, o que permite usar não apenas em interruptores normais como nos de escada/inversores.

    Eu não quero controlo por lâmpada individual. Quero por circuito. Ou seja poder controlar no caso da cozinha, a iluminação da sala, da bancada e do openconcept, portanto serão 3 circuito (4+4+2) tudo leds embutidos. Para não ser como agora, em que tenho que ir eu apagar as luzes.

    Colocado por: rui.fern
    Na minha opinião, o melhor é mesmo usar aparelhagem normal com shellys por trás, e assim, tem sempre o interruptor mecânico mesmo que fique sem rede.

    Mas para iluminação é suficiente o Shelly 1?

    Colocado por: rui.fern
    Os sonoff tx sao os touch, certo? Gosto desses, e em tempos comprei uma serie de interruptores do genero e tomadas a condizer, mas o problema depois é de facto a comutação de escada/inversores, aparelho para estores, etc, que nem sempre encontra toda uma linha a condizer, e não sei até que ponto reprovam uma inspecção ao sistema elétrico.

    Pensava que os Sonoff TX que são os touch, também funcionavam caso falhasse a rede! Pois assim e com os problemas que tenho de wifi com os aparelhos da vodafone, se calhar já não me interessa.
    Quanto a situação da inspecção poder ser um problema, por acaso nunca me passou pela cabeça e também nunca li ninguém dizer que teve problemas.

    Já tenho mais umas coisas para pesquisar.
  8.  # 131

    o melhor é garantir em construção caixas fundas em todos os interruptores

    Qual a profundidade recomendada?
  9.  # 132

    Colocado por: ASSimoes
    Qual a profundidade recomendada?


    Não sei se existe mais do que 2 tamanhos de caixas de aparelhagem, mas basicamente o espaço nunca será demasiado para colocar os shelly e ligadores e fios adicionais.
  10.  # 133

    Mas para iluminação é suficiente o Shelly 1?


    Sim, é. Mas no caso de ter um interruptor duplo por exemplo, o shelly 2.5 é melhor porque tem 2 vias e ocupa o mesmo tamanho, alem de medir o consumo, enquanto o shelly 1 nao mede.

    Pensava que os Sonoff TX que são os touch, também funcionavam caso falhasse a rede! Pois assim e com os problemas que tenho de wifi com os aparelhos da vodafone, se calhar já não me interessa.
    Quanto a situação da inspecção poder ser um problema, por acaso nunca me passou pela cabeça e também nunca li ninguém dizer que teve problemas.


    Os sonoff devem funcionar localmente mesmo sem rede (informatica), o que eu queria dizer é que convém ter os botões (touch ou normal), e não ser exclusivamente através de app.
    Não sei se sabe, mas esses interruptores touch convém que sejam dos que levam neutro, caso contrario, mediante o tipo de lampadas pode necessitar de um condensador o que pode fazer-se notar depois na conta de energia. Normalmente os que tem wifi levam neutro sejam sonoff ou de outras marcas.
    • Zafa
    • 23 julho 2020

     # 134

    Colocado por: rui.fern

    Sim, é. Mas no caso de ter um interruptor duplo por exemplo, o shelly 2.5 é melhor porque tem 2 vias e ocupa o mesmo tamanho, alem de medir o consumo, enquanto o shelly 1 nao mede.


    Resumindo se for para o quarto apenas com 1 circuito, o Shelly 1 que só controla 1 circuito faz o serviço, mas não me diz os consumos.
    Se for por exemplo para o opensace que terá mais que 2 circuitos, em vez de colocar um Shelly 1 por circuito, posso colocar um Shelly 2,5 e controlar 2 circuitos, se tiver 3 circuitos posso fazer Shelly1+Shelly2,5, ou então então 2xShelly 2.5 e fico com 1 circuito ainda disponível para poder usar no futuro é isso?

    Colocado por: rui.fern

    Os sonoff devem funcionar localmente mesmo sem rede (informatica), o que eu queria dizer é que convém ter os botões (touch ou normal), e não ser exclusivamente através de app.
    Não sei se sabe, mas esses interruptores touch convém que sejam dos que levam neutro, caso contrario, mediante o tipo de lampadas pode necessitar de um condensador o que pode fazer-se notar depois na conta de energia. Normalmente os que tem wifi levam neutro sejam sonoff ou de outras marcas.


    Tudo o que tenho visto é sempre com 3 fios, tenho fugido da solucção 2 fios por isso mesmo que indica.

    Quanto a trabalharem Offline, os Sonoff TX, pelo que percebi de fábrica, só funcionam ligados à internet, por causa da cloud.
    Se forem flashados com Tasmota ou outro firmware, já funcionam localmente, mas se máquina em casa der o berro, presumo que também já não funcionem.
    Ou seja os únicos que me asseguram que funcionam apenas e só com electricidade, caso tudo o resto falhe, são os mecânicos mesmo com um Shelly ou Sonoff ligados no interior da caixa correcto?
  11.  # 135

    Sim, ate porque ter circuitos disponíveis nos shellys pode futuramente dar jeito para agilizar cenários/condições (por exemplo, eu uso 1 circuito livre que ativo sempre que chove, e assim a rega que ocorre mais tarde já não liga nesse dia). Também diria que mais vale tentar standardizar um modelo ou outro (shelly 1 ou 2.5) para a eventualidade de um falhar/queimar, e poder ter facilmente onde "roubar" outro. Os shelly 1 sao mais apropriados diria eu para quando é necessário alimentar algo que nao é 220v (porque tem o tal contacto seco), ou quando não há o 2.5 em stock em casa.

    Quanto aos sonoff nao posso confirmar se ficam totalmente inoperacionais sem wifi/internet, os que tenho sao de outras marcas chinesas mais baratos e tenho ideia que funcionavam sem wifi localmente, no entanto acredito que todos eles funcionem localmente sem wifi/internet, logo, desde que haja botões (touch ou normais) não deve haver problema. O meu comentário foi mais relacionado com já ter visto malta a pensar não usar botões de todo.

    Quanto a flashar com Tasmota, eu sou muito preguiçoso para isso, ate porque depois é necessário tratar de uma central tipo HomeAssistant. Por enquanto vou espremer a app da shelly :)
    • Zafa
    • 23 julho 2020 editado

     # 136

    Eu por acaso até os acho bonitos e se funcionassem offline, pela diferença de preço, até os comprava. Agora estar dependente de ter rede para ter luz, isso já não me serve.

    Neste momento, também não tenho grande interesse em entrar em aventuras de home assistante, nem flahsar. Já vou ter muito que fazer quando tiver a casa pronta. Quero mesmo um sistema plug & play, que dê para integrar com o google home nativamente, apenas para poder ter a informação relativamente centralizada.

    Não tendo nada a ver com luz. Motores com comunicação bi-direreccional, é algo que vale a pena? Basicamente quando andei a pedir orçamentos, falaram-me nuns da A-Ok, que não seriam muito caros, e que me davam feedback pelo software deles da informação do estado em que estão, ou seja, eu mando fechar e ele diz-me se fechou ou se houve algum problema e não fechou, ou não abriu e ao fechar, se detectar um obstáculo ele sentindo resistência abre.
    Na vossa opinião, justifica-se ou não tem grande interesse face aos motores normais?
    Basicamente o que me disseram, é que se o cão estiver deitado debaixo do estore ou se alguém se esquecer duns chinelos ou de uma vassoura, ele sente o obstáculo para e abre, ao contrário dos normais, que forçam e eventualmente podem avariar ou causar dano. Que muitos dos danos com estores eléctricos é por alguém deixar, bicicletas, vasos, vassouras, calçado, etc. na zona do trilho. Ou seja poupa-se no motor, mas depois pode ficar mais caro no arranjo.

    Alguém me consegue validar este feedback?
    Para 8 estares com várias medidas, os orçamentos que me tem dado para motorização simples, anda entre os 900 e os 1200€ já com IVA e montagem.
    Se for os Somfy, já me pedem acima de 3k€ e depois intermédios a partir dos 1500€.
    Será que a diferença de 500€ na inteligência do motor, compensa a longo prazo?
  12.  # 137

    Os meus motores custaram cerca de 60€ cada
    • Zafa
    • 23 julho 2020

     # 138

    Colocado por: rjmpiresOs meus motores custaram cerca de 60€ cada

    São normais ou bi-direccionais a nível de comunicação?
    É que nunca me tinham falado nisto. A mim falaram-me que os bi-direccionais andaram cada por volta dos 120€(80/90€ o motor + 30€ um relé!?!). Os normais, 60€ S/IVA.

    Mas como é novidade para mim, não consigo perceber se a diferença de preço, compensa a longo prazo, já que basicamente custam o dobro de 1 motor normal. Ou seja se agora compro os 8 motores por 480€+IVA indo para bidireccional pago pelos mesmos 8 motores 960€+IVA! Ainda é dinheiro e para quem vai pedir empréstimo para construir, tudo conta.
    Se bem que neste caso, não consigo decidir se considero os motores um investimento ou uma despesa.
    • Zafa
    • 23 julho 2020

     # 139

    Colocado por: rui.fernQuanto aos sonoff nao posso confirmar se ficam totalmente inoperacionais sem wifi/internet

    Encontrei um video (https://youtu.be/AuKgosza_vo) no youtube com análise e algumas explicações de vários cenários com equipamentos da Sonoff e onde confirmam nos comentários que os interruptores funcionam offline tal como se fosse um interruptor mecânico, na eventualidade de não haver net, sendo que pelo que percebi os cenários, etc. fica tudo inactivo até haver novamente ligação à cloud, excepto se tiverem sido flashados com Tasmota e estiverem numa rede local.
  13.  # 140

    Colocado por: ZafaSão normais ou bi-direccionais a nível de comunicação?

    É que nem faço ideia.. fazem subir e descer os estores 😛😅
 
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