Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: angelizerficou com uns trabalhos pendentes a serem executados mais la para a frente

    Então se existem trabalhos pendentes o contrato não pode ser extinto
    O contrato tem prazo para o términus da empreitada mas infelizmente não tem penalização. Assim sendo não pode alegar prejuízos pelo atraso.
    O que diz o contrato em relação à extinção do mesmo?
  2.  # 2

    Colocado por: pauloagsantospara aqueles que acham que fazer uma obra por especialidadades é uma coisa trivial, fica aqui um exemplo dos problemas que podem surgir.

    chave na mão pode ficar mais caro, mas é o custo que se paga para ficarmos um pouco mais tranquilos.


    No inicio perdi varios orçamentos chave na mão. rondavam os 350k, agora ja tenho orçamentos em separado para praticamente tudo e estimo 270k.. da muitas dores de cabeça, sim dá, mas pelo menos no meu acho que irei poupar bastante. acho! :D
  3.  # 3

    .
  4.  # 4

    O que diz o contrato em relação à forma como se deve proceder caso a avaliação do banco não corresponda ao valor da fatura emitida?
  5.  # 5

    Colocado por: zedasilva
    O que diz o contrato em relação à extinção do mesmo?


    Nada de especial. Atenção que eu nao quero revogar o contrato nem nada do genero. Quero-lhe pagar por todo o trabalho que fez que foi muito bem exectuado.
    O que eu quero é ter argumentos para lhe dizer para tirar de la as coisas dele para o novo puder entrar e dar seguimento a obra.
      Captura de ecrã de 2019-12-06 12-31-34.png
  6.  # 6

    Colocado por: angelizerNo inicio perdi varios orçamentos chave na mão. rondavam os 350k, agora ja tenho orçamentos em separado para praticamente tudo e estimo 270k.. da muitas dores de cabeça, sim dá, mas pelo menos no meu acho que irei poupar bastante. acho! :D


    23% de poupança é dinheiro, não se deve desprezar, mas num contrato chave na mão, desde que avançe sabendo que o dinheiro que tem e o dinheiro que o banco empresta é suficiente para o orçamento recebido a obra faz-se, mesmo que uma tranche não seja suficiente para pagar uma factura, o empreiteiro continua pq sabe que no fim da obra vai receber o dinheiro todo. E todas as sub-empreitadas são geridas pelo empreiteiro. Muitas vezes já se conhecem à anos, já fizeram dezenas de obras e confiam um no outro o suficente para o sub-empreiteiro começar o trabalho dele sem receber nada à cabeça.

    mas num contrato por especialidades fica com estes problemas de tesouraria, coloque-se do lado do empreiteiro. Que garantias ele tem que o dinheiro que você vai receber das tranches do banco não será para continuar a obra e no final se sobrar alguma coisa é que ele recebe o dele? É que o canalizador não o conheçe de lado nenhum, nem o electricista, nem o carpinteiro, nem o pintor, todos eles vão pedir uma percentagem do trabalho deles à cabeça. Tem carteira para isso tudo? compreende agora o medo do empreiteiro.

    Fazer uma obra por especialidades é bom para quem tempo e dinheiro para gerir isto tudo, para quem é teso como 90% das pessoas que constroi usando um crédito, os riscos das coisas correrem mal sobre imenso quando se constroi desta forma.
  7.  # 7

    Colocado por: zedasilvaO que diz o contrato em relação à forma como se deve proceder caso a avaliação do banco não corresponda ao valor da fatura emitida?


    Nada. E isso tem sido um grande problema, porque o banco avalia segundo um esquema pré-definido, e a estrutura é toda em betão e ferro, com acabamento de betão à vista. logo a % nao é bem a que eles definem.
    Daí termos também feito o aditamento ao contrato de modo aumentar o prazo de pagamento a 60 dias.. contava que o atual empreiteiro acabasse a fase dele, entrava o novo, e passado um tempo pedia mais uma avaliação ao banco e assim ia equilibrando os pagamentos..
  8.  # 8

    Colocado por: pauloagsantos

    mas num contrato por especialidades fica com estes problemas de tesouraria, coloque-se do lado do empreiteiro. Que garantias ele tem que o dinheiro que você vai receber das tranches do banco não será para continuar a obra e no final se sobrar alguma coisa é que ele recebe o dele? É que o canalizador não o conheçe de lado nenhum, nem o electricista, nem o carpinteiro, nem o pintor, todos eles vão pedir uma percentagem do trabalho deles à cabeça. Tem carteira para isso tudo? compreende agora o medo do empreiteiro.

    Fazer uma obra por especialidades é bom para quem tempo e dinheiro para gerir isto tudo, para quem é teso como 90% das pessoas que constroi usando um crédito, os riscos das coisas correrem mal sobre imenso quando se constroi desta forma.


    Na verdade o eng. tecnico representante do empreiteiro e que está a frente da obra, ja me conhece desde miudo e ao resto da familia, ja fez bastantes trabalhos em conjunto com o arquiteto(que é da famila).
    E quem vai entrar a seguir tb é conhecido.

    Mas percebo perfeitamente o que diz, que ele tem que garantir que lhe irei pagar.. no entanto não lhe falhei nenhuma fatura e foram todas pagas.
  9.  # 9

    Colocado por: angelizer

    No inicio perdi varios orçamentos chave na mão. rondavam os 350k, agora ja tenho orçamentos em separado para praticamente tudo e estimo 270k.. da muitas dores de cabeça, sim dá, mas pelo menos no meu acho que irei poupar bastante. acho! :D

    Cuidado com a validade dos orçamentos... E uma casa não se constrói num mês.
    Um orçamento de carpintaria em Outubro de 2019 será igual em Junho de 2020? Se não o acautelar, não será com certeza.
    Orçamentar é diferente de adjudicar.
  10.  # 10

    angelizer
    O contrato parece muito bem estruturado, aborda as temáticas todas e de uma forma inteligente ou seja, sem levantar suspeitas, defende o empreiteiro.
    Se a redação do contrato foi feita pelo empreiteiro pode ser sinonimo de que sabe como é que as coisas funcionam, por isso recomendo muito cuidado na abordagem.
    O que diz o contrato em relação às subempreitadas e/ou á possibilidade de os dono de obras adjudicar trabalhos a outra entidade que não o empreiteiro geral:?
    Em relação às queixinhas que atrás referia, uma queixa por exemplo na ACT tem quase por certo direito a uma visita à obra.
    Uma queixa bem feita tem quase por certo como consequência uma carrada de chatices para o novo empreiteiro e para o DO. Na maioria dos caso dá até direito a embargo.
    Um embargo que seja consequência de um incumprimento por parte do DO dá direito ao novo empreiteiro a fazer revisão de preços
    Por tudo isto, tenha cuidado para não dar nenhum tiro nos pés.

    P:S.
    Não entenda estas advertência como uma defesa do empreiteiro, antes pelo contrário. Ao alerta-lo para eventuais consequências estou a tentar defende-lo a si.
    Peça à sua fiscalização para analisar bem o contrato e definir uma estratégia que não o venha a penalizar
  11.  # 11

    E em relação ao livro de obra? Ele atém que escrever alguma coisa para que eu posso alterar o alvará?
  12.  # 12

    Colocado por: angelizerE em relação ao livro de obra?

    Ele não mas o DT técnico deve fazer um registo a encerrar a sua responsabilidade pelos trabalhos.
    Mas não necessita disso para ir à câmara alterar o alvará
  13.  # 13

    Colocado por: ****Ainda não percebi , o porquê de o empreiteiro não querer sair da obra.


    Está com medo que eu não lhe pague uma fatura. E também está aziado porque tive uma proposta para a próxima fase muito inferior a dele e vai perder a obra.
  14.  # 14

    Colocado por: ****E quem assina no final zé ?

    O diretor de fiscalização. Em principio este mantem-se desde o inicio

    Colocado por: angelizerE também está aziado

    É com isto que se deve preocupar.
    Mesmo com todos os cuidados é fácil conseguir o embargo de uma obra.
  15.  # 15

    Colocado por: angelizerNo inicio perdi varios orçamentos chave na mão. rondavam os 350k, agora ja tenho orçamentos em separado para praticamente tudo e estimo 270k..


    Este é um caso em que todo não é igual á soma das partes. Deve haver aí muito coisa nas partes que não foi estimada, mas de qualquer forma tem aí muita margem trabalhar.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  16.  # 16

    Colocado por: angelizerNa verdade o eng. tecnico representante do empreiteiro e que está a frente da obra, ja me conhece desde miudo e ao resto da familia, ja fez bastantes trabalhos em conjunto com o arquiteto(que é da famila).
    E quem vai entrar a seguir tb é conhecido.


    Deduzo que seja esse eng. tecnico que o conhece que era o Director Técnico da obra. Menos mal, existe ai uma relação de confiança com alguem relacionado com o empreiteiro anterior.


    Colocado por: angelizerE isso tem sido um grande problema, porque o banco avalia segundo um esquema pré-definido, e a estrutura é toda em betão e ferro, com acabamento de betão à vista. logo a % nao é bem a que eles definem.
    Daí termos também feito o aditamento ao contrato de modo aumentar o prazo de pagamento a 60 dias.. contava que o atual empreiteiro acabasse a fase dele, entrava o novo, e passado um tempo pedia mais uma avaliação ao banco e assim ia equilibrando os pagamentos..


    não é uma casa tradicional, o avaliador do banco avaliou a estrutura em betão da forma clássica, mas sendo uma moradia com betão à vista a avaliação devia ter sido superior. Não protestou com o banco?

    acho que vai ter que arrajar um financiamento qualquer para pagar ao empreiteiro para ficar tudo certinho para depois entrar o outro. Tipo uma letra, que depois quando receber a tranche do banco paga a letra. Vai pagar alguma coisita de juros, mas parece-me ser a forma de contornar o problema.
  17.  # 17

    Colocado por: angelizerE como referi ficou com uns trabalhos pendentes a serem executados mais la para a frente logo ainda nao estão 100% concluidos.

    Estes trabalhos que não estão concluídos estão incluídos nesta fatura que falta pagar?
  18.  # 18

    Colocado por: ****Esta historia vai acabar mal .

    Basta o empreiteiro querer
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  19.  # 19

    Colocado por: ****Eu não saia da obra.

    Se as coisas forem realmente como parecem ser, eu facilmente conseguia que mais nenhum empreiteiro entrasse em obra.
  20.  # 20

    Ainda que isto em nada contribua para a felicidade do angelier, este é um bom exemplo das complicações que podem acontecer na gestão de uma obra por empreitadas.
    É impossível?
    Claro que não, devem é ter alguns cuidados para não se verem em situações destas
    Concordam com este comentário: Mk Pt
 
0.0235 seg. NEW