Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

para quem é assim muito leigo nestes assuntos, podem explicar os passos do processo de construção, por exemplo, licenças de construção, da câmara, preços aproximados do que tem vindo a ser praticado..
    Ou seja, desde o momento em que tenho um terreno, qual é o passo seguinte até poder efetivamente colocar a primeira pedra?

(Desculpem o desconhecimento, mas sou mesmo nova nestes assuntos e a informação que me chega tem sido díspar).

Obrigada :)
  2.  # 2

Para não nos estarmos a repetir. Se pesquisar no forum, tem n discussões sobre o assunto.
  3.  # 3

Já tem terreno? ou ainda está a pensar nisso?
  4.  # 4

Terreno quase fechado. Vou ver, obrigada.
  5.  # 5

E já tem a certeza que lá pode construir o que deseja, certo!?
  6.  # 6

Já fui à CM solicitar essas informações, sim.
  7.  # 7

Agora é contactar uns 3 gabinetes de projecto/ arquitectos e tratar dessas duvidas iniciais, todas...
    Concordam com este comentário: skypt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Catarina F
  8.  # 8

Colocado por: Catarina FOu seja, desde o momento em que tenho um terreno, qual é o passo seguinte até poder efetivamente colocar a primeira pedra?

procurar gabinetes de arquitectura.

escolher um com o qual se indentifique, peça o portofolio para analisar, e com o preço dentro das suas espectativas.

depois eles orientam nos passos todos.

evite aqueles construtores que tratam do projecto e de toda a burocracia, tem tendencia para correr mal. O gabinete de arquitectura de deve ser independente do construtor.

modo irónio on

depois evite colocar aqui o projecto, vao todos dizer que é fraquinho que não foi feito por um arquitecto, que aquilo não vale nada e você vai ficar cheia de duvidas.

modo irónio off
    Concordam com este comentário: ricat, skypt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Catarina F
  9.  # 9

já por aqui apareceram bons projetos, mas reconheço que a grande maioria fica um" pouco" aquém e as causas são várias.
    • Anaa
    • 14 dezembro 2019

# 10

Não será fácil (para não dizer impossível) alguém poder dar-lhe essas informações concretas, existem inúmeras variáveis que fazem com que cada processo seja diferente.
    Se o terreno está ou não inserido em loteamento, qual a câmara municipal, tipo de terreno, tipo de casa que pretende construir, tempo e disponibilidade mental para acompanhar todo o processo e as suas inerentes burocracias, disponibilidade financeira, disponibilidade de empresas construtoras na zona....

Quando iniciei o processo de procura de terreno tb achava que seria mais fácil ter pelo menos uma ideia dos valores e tempo que iria ser necessário, com o passar do tempo fui assentando ideias e as coisas foram acontecendo.

O primeiro passo foi definir um orçamento máximo, incluindo terreno, taxas e taxinhas, construção.

De seguida procurar terreno e verificar em cada uma das possíveis compras, na CM o que podia construir e se havia taxas a pagar (sobre o terreno).

Depois consultar arquitecto para fazer o projecto, consultar empresas de construção para orçamento, tratar de toda a burocracia na CM, adjudicação da construção, inicio da obra.

Estou na fase de construção e está tudo a correr dentro do previsto (espero que assim continue), não é de todo um processo fácil mas com a cabeça no sitio, tendo alguma margem para possíveis imprevistos, muita paciência à mistura... É possível!

Boa sorte para esta aventura e o melhor conselho que lhe posso dar é que analise sempre bem todas as variáveis e não tome decisões precipitadas.
    Concordam com este comentário: skypt
  10.  # 11

Aconselho a procurar uma equipa de Engenharia com o mesmo afinco que procura o Arquiteto. Muitos donos de obra preocupam-se muito na escolha do Arquitecto mas não se interessam com a qualidade de quem lhes vai fazer todos os outros projetos.
  11.  # 12

fred

é precisamente ai que a maior parte das vezes a coisa descamba, deve é contratar o arquiteto ou lá seja o que for que coordene uma equipa de projeto, seja ele o interlocutor e que promova as reuniões que for preciso para afinar o projeto na sua globalidade, em suma o DO tem é de ter uma proposta de prestação de serviços global para o projeto no seu todo e ter reuniões conforme as fases com as especialidades com a "coordenação do coordenador" de projeto, portanto que contratar uma proposta de um arquiteto, empresa, gabinete ou o que for que assegure tanto a arquitetura como as especialidades ( engenharia/ engenheiros) com a qualidade global para o projeto.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 13

Concordo totalmente. Mas com muita pena minha o que vejo são os DO irem atrás dos 3ds mais bonitos e não se preocuparem com mais nada deixando tudo nas mãos do autor dos 3ds. Depois a engenharia é vendida a leilão pelo preço mais baixo.

Porque no final ao mostrar aos amigos o que interessa é o 3d estar muito bonito.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, N Miguel Oliveira
  13.  # 14

Colocado por: fredcunhaConcordo totalmente. Mas com muita pena minha o que vejo são os DO irem atrás dos 3ds mais bonitos e não se preocuparem com mais nada deixando tudo nas mãos do autor dos 3ds. Depois a engenharia é vendida a leilão pelo preço mais baixo.

Porque no final ao mostrar aos amigos o que interessa é o 3d estar muito bonito.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Quando compra um carro preocupa-se com a qualidade das chapas? Com a qualidade do chassis? Com o material em que é feito? Ou com a estética e com as prestações?

Uma casa considero que seja igual, para grande parte dos DO’s construir é a concretização de um sonho, grande parte nao percebe nada do assunto, portanto nada mais normal que se deixar deslumbrar pelos 3D’s mais bonitos!
    Agora nao culpem os DO da incompetência, falta de brio, falta de seriedade de alguns profissionais sejam eles arquitetos, engenheiros, empreiteiros ou trolhas.
    Ja enjoa a conversa do nao escolheu bem, foi ao mais barato, nao pediu referencias antes de escolher, etc etc
    Se todos fossem devidamente responsabilizados pelos seus atos a coisa era bem mais simples, os profissionais ou faziam bem ou nao faziam.
    Concordam com este comentário: Hernandéz, Leonel46, Ruipsm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Leonel46
  14.  # 15

Enquanto não houver uma verdadeira responsabilização dos técnicos a culpa acaba por ser sempre do DO.
    Para haver responsabilizacao dos técnicos, esta tem que começar a ser exigida pelos DO.
    • DR1982
    • 15 dezembro 2019 editado

# 16

Colocado por: zedasilva
    Para haver responsabilizacao dos técnicos, esta tem que começar a ser exigida pelos DO.
    Como? Eu quando contrato um serviço parto do pressuposto que a pessoa se responsabiliza por fazer bem e assuma caso isso não aconteça!
    Ou na reunião com um técnico é proposto ao DO com e sem garantia?
    Concordam com este comentário: Hernandéz, Ruipsm
  15.  # 17

DR1982
    Verdade, é quando constata que afinal o/os técnicos afinal não são assim tão bons profissionais?
    Como acha que deve agir o DO?
  16.  # 18

DR1982

já é exaustivo tentar novamente explicar tudo, mas resumo : " não há inocentes" está tudo ligado, umas coisas puxam outras… por ai.
  17.  # 19

Colocado por: zedasilvaDR1982
    Verdade, é quando constata que afinal o/os técnicos afinal não são assim tão bons profissionais?
    Como acha que deve agir o DO?
    Mudar de técnicos, e os que nao sao assim tao bons profissionais ficam a ver navios! Ou acha que o certo é o DO pagar aos tecnicos incompetentes por um trabalho que nao lhe vai servir de nada por estar mal feito?
    • DR1982
    • 15 dezembro 2019 editado

# 20

Colocado por: marco1

já é exaustivo tentar novamente explicar tudo, mas resumo : " não há inocentes" está tudo ligado, umas coisas puxam outras… por ai.
    Tambem é exaustivo ver por aqui as culpas serem quase sempre atribuidas ao DO, quem “percebe da poda” São os técnicos logo sao eles que ditam as regras, se o cliente so quer pagar 100 e o tecnico acha que é insuficiente recusa o trabalho, ponto
    A partir do momento que o aceita é para fazer bem independentemente do que esta a cobrar.

Agora há excepções, se o DO é alertado e mesmo assim continua entao depois nao se pode queixar, isso é tao obvio que claro que nao me estava a referir a esses casos!
    Concordam com este comentário: Hernandéz

0.0202 seg. NEW