Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Carlos disse:
    Obrigado Sr. Paulo,

    estou a espera que me sejam entregue uns orçamentos. Assim que os tiver volto ao forum pa falar consigo. Muito Obrigado pela sua disponibilidade.

    Cumps
  2.  # 42

    Olá a todos e desde já obrigada pelos v/contributos que muitas dúvidas esclarecem...para quem não se recorda, coloquei a planta da minha casa no tópico "Plantas, ideias e etc ", mas o projecto está em satnd -by, pq ando às voltas com a escritura/certidões do terreno ..enfim já está quase...no entanto e com o passar dos meses, cada vez receio meter-me nesta "aventura" q parece ser construir a nossa casa...isto pq os orçamento q tenho lido por aqui me parecem bastante altos e com as taxas de juro sp a subir há que ser cautelosos...por isso gostaria de ouvir opniões/possíveis orçamentos para o projecto que apresentei (q já sofreu algumas pequenas alterações), nomeadamente por parte do SR PAULO CORREIA (pagc) - que desculpe se me engano mas parece-me conhecedor profundo de orçamentos - esperava conseguir construir aí com 150/170 000€, sem grandes luxos e canalizando os gastos para aquilo que julgo essencial (isolamentos,ect), será possível?

    Cptos
    MAR SILVA


    pagc
  3.  # 43

    Colocado por: pagcSandraM
    Já enviei

    afsantos
    porque?

    cumps


    Porque perdi horas a tentar esboçar o que quer que fosse parecido com isso sem nenhum sucesso. Depois segui por outro caminho que não está perfeito, mas foi com base nele que me fizeram os orçamentos para a minha futura casa

    cumpts

    afsantos

    Ps. Após ler o post fixo referente á publicidade no fórum fiquei sem saber se eventualmente poderia colocar como assinatura dos meus post, o endereço de um blog que eu iniciei para relatar as várias etapas da construção da minha casa. Como não vi nenhum mail de contacto para os admins e, se porventura "tropeçarem" neste post, por favor digam-me se é permitidou ou não.
  4.  # 44

    # mar-silva

    Se quer um orçamento realista e adaptado à sua realidade, teremos de fazer algo diferente. Os valores custo/m2 que tenho apresentado e que todos apresentam, são médias, que na realidade servem calcular em termos gerais, mas nunca numa situação especifica. Esses valores são médias aritméticas de um conjunto de situações idênticas e no limite, podemos nunca ter um orçamento com esse valor/m2. Pessoalmente utilizo esses valores, para aferir os orçamentos que faço e avaliar se a variação tenho, é justificável ou não, tendo em conta a obra que estamos a orçamentar.Exemplificando:

    O meu valor m2 para a reabilitação de uma cobertura pombalina é de 100 a 125€/m2. Se o orçamento me der 80 ou 150, pode ou não estar errado, mas avaliando o grau de dificuldade de execução, terei de decidir se o valor se justifica ou não.

    Isto tudo para dizer que se quer fazer contas para saber qual será o valor espectável, da sua obra, pode usar os 750€/m2, mas se quer saber o valor mais real, teremos de fazer um orçamento especifico. É a única maneira que conheço de chegar a um orçamento correcto. Se alguém conseguir isso de outra maneira, ou manda um valor tão alto, cuja margem dá para cobrir tudo ou é adivinho enessa altura, ganha o Euromilhões.

    Estive a ver as suas plantas, mas com aqueles elementos, não posso dizer nada, porque não tenho plantas de cobertura, alçados e plantas de arranjos exteriores.

    Mas vamos fazer o seguinte, dado ter ainda algum tempo. Como ando para fazer um simulador para a construção de vivendas (para os casos mais comuns), aproveitando o orçamento tipo, mas criando um quadro onde se preenche um conjunto de informações, permitindo utilizar 3 tipos de acabamentos (económico, gama média e gama média/alta), se quiser envie-me o seu projecto em CAD, que utilizarei a sua vivenda, para construir esse simulador em Excel e assim poderemos ter um valor realista. Demorarei 1 a 2 semanas a ter isso pronto, porque tenho outros trabalhos em mãos e que me pagam as contas, mas se isto for razoável para si, envie-me o projecto para [email protected]

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Goncalo D.
  5.  # 45

    Olá a todos,

    Estou em fase de pedir orçamentos para a construção da minha casa e deixem-me agradecer a todos os que contribuem para este forum ... tem sido uma grande ajuda ...

    Quanto ao orçamento mais realista (pagc), será que me posso candidatar a pedir um para a minha casa ?

    Cumps
    CS
  6.  # 46

    Colocado por: caze
    Quanto ao orçamento mais realista (pagc), será que me posso candidatar a pedir um para a minha casa ?
    Cumps
    CS


    Nota: Alterei o nome no Forum, estando agora identificado como PauloCorreia.

    Quando comecei a participar no fórum, esclareci que não estou à procura de trabalho, primeiro, porque ganho muito bem (digam lá se não é a primeira vez que ouvem isto, é delicioso ver a cara da malta das entrevistas de emprego, chegaram a ficar sem fala), depois, porque se começar a aceitar trabalhos, perco credibilidade, porque passo a ter interesses e prefiro a credibilidade no nome ao dinheiro.

    Dar pequenas ajudas, analisar alguns preços, obviamente que não têm qualquer problema, mas fazer orçamentos completos, já requer tempo e dedicação, porque os projectos vêm tão maus, que para orçamentar, temos de definir praticamente tudo de forma a proteger o cliente.

    Quando disponibilizei o orçamento tipo, era para não ter esse trabalho, dando às pessoas uma ferramenta que lhes permitisse fazer o seu próprio orçamento, estando eu disponível para esclarecer dúvidas. Enquanto forem esclarecimentos de dúvidas, não há qualquer problema (Quando houver, é fácil, retiro-mo), agora orçamentos completos, é bastante mais complicado, pelas razões acima expostas.

    Pelo que, neste momento e até ao fim do mês, tenho de pensar nos prós e contras de aceitar ou não esse tipo de trabalhos, mas não o farei sem publicar um documento que está em preparação, sobre a forma como eu faria uma vivenda, desde o inicio até ao fim e quais os pontos que considero críticos para uma boa execução e controle de custos finais. Algumas profissões ficarão muito chateadas, mas já ganhei a vida e ainda faz parte das minhas funções, agarrar numa obra e descobrir trabalhos a mais devido às deficiências de projecto , porque os donos de obra são na generalidade enganados por todos (conscientemente ou não), mas só os empreiteiros levam com as culpas, perdoem-me a arrogância.

    Sinceramente neste momento não sei o que fazer, dado o elevado número de mails que comecei a receber a solicitar esse tipo de serviço.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Goncalo D.
  7.  # 47

    Na verdade o objectivo era mesmo obter um orçamento formal para a minha obra e não obter mais uma ajuda a estimar custos.

    Fazer uma casa, além de tudo o que tem de bom, pode ser um verdadeiro pesadelo dependendo das pessoas com que trabalhamos.
    Nunca construi nenhuma casa mas já passei pelas desesperantes remodelações e não foi nada agradável.

    Por tudo isto e por ter criado uma muito boa opinião a seu respeito, a credibilidade que fala, ainda com as devidas reservas, acho que sentiria toda a confiança em lhe entregar a construção da minha casa.

    O problema é que é uma obra pequena em Lisboa e li em algum dos seus comentários que só aceita obras grandes.


    Melhores Cumprimentos
    Carlos Salgueiro
  8.  # 48

    Aceitar a obra está fora de causa, porque é uma parte que eu não controlo, logo como iria assumir responsabilidades. apenas faço o controle de custos do que lá se passa. Fazer o orçamento, estudar e propor soluções é algo em que posso pensar, agora construir, nem pensar. Arranjo problemas dos dois lados sem necessidade.

    Eu não aceito nada, a empresa não é minha, só apenas o chefe dos orçamentos e controle de custos da empresas

    A questão das obras grandes, prende-se com competitividade, porque é impossivel amortizar os custos indirectos da empresa numa obra pequena. Só um encarregado custa com ordenados, carro, encargos, nunca menos de 2500€/mês. Se a obra durar 4 meses, sao 10000€ que uma empresa pequena não têm, porque o patrão trabalha lá. Não é possível competir assim, até porque o mercado não paga qualidade, adjudica pelo preço mais baixo, dai só concorrer a obras grandes.

    Cumps

    PS - No entanto agradeço as suas palavras
  9.  # 49

    Boas a todos.

    Eu tenho uma empresa de construção no algarve, é uma empresa pequena onde a maioria dos trabalhos são realizados por subempreiteiros, onde temos de ter o cuidado de fiscalizar par manter a qualidade.
    Gostaria de saber se alguém pode fornecer uma listagem de um orçamento tipo para a construção de prédios.

    Porque tenho sempre receio de estar a praticar preços elevados e perder clientes.


    obrigado a todos e continuem o bom trabalho.
  10.  # 50

    Colocado por: vasco tomeEu tenho uma empresa de construção no algarve, é uma empresa pequena onde a maioria dos trabalhos são realizados por subempreiteiros, onde temos de ter o cuidado de fiscalizar par manter a qualidade.


    Boas

    Como sabe, os Reis portugueses diziam que eram reis de Portugal e do Algarve e a situação não mudou muito desde então. Continua a ser um mercado à parte e é geralmente mais barato enviar materiais de Lisboa, do que comprar localmente, mas em obras pequenas é difícil este tipo de gestão.

    No caso dos subempreiteiros o problema é igual em todo o lado e só conheço uma maneira de resolver. Nunca se trabalha sempre com o mesmo subempreiteiro ou fornecedor, tendo inclusive o cuidado de os informar disso, isto é, consultam-se e depois informasse que se adjudicou a outro por melhor preço, senão habituam-se e quem paga é você.

    Quer os subempreiteiros, quer os fornecedores, têm a mania de "irem abrindo a boca", isto é, começam bem, mas devagarinho vão subindo os preços e de repente descobrimos que estamos a pagar +50% do que devíamos. Um exemplo:

    No principio do ano passado aderi ao mercado electrónico (Econstroi e depois MercadoAberto), que são plataformas de comercio electrónico onde podemos fazer consultas para materiais e subempreitadas. A relutância da empresa era tanta (mas por não acreditarem na viabilidade da coisa), que só foi aceite, após eu me responsabilizar por pagar os custos caso não resultasse.

    Um ano depois a maioria dos nossos subempreiteiros foram substituídos, porque obtive resposta 1/3 + baratas. Enquanto os nossos subempreiteiros apresentavam propostas de 60.000€ para electricidade por ex., consegui preços de 40.000€. Após eles terem perdido obra atrás de obra, os preços deles vieram para o nível do outros. Nos fornecedores passa-se exactamente o mesmo. Por isso mais do que tabelas de preços, consulte muita gente e ai os mercados electrónicos são inestimáveis nas poupanças que proporcionam e pago 2000€ por ano para ter acesso. Numa altura em que ganho obras de 600.000€ por diferenças de 73€, 1500€ e perco outra por 3000€, isto pode significar a diferença entre a falência e a sobrevivência.

    E ainda acabam com outra máfia dentro das empresas, que era os espertos do costume (engenheiroe e malta das compras), arranjarem sempre maneira de subempreitar aos amigos. Bastava apenas consultar os escolhidos e combinar os preços dividindo as obras entre esses escolhidos, recebendo a respectiva comissão Como não se consegue antecipar quem vai responder, nem se consegue apagar uma consulta indesejada, acabou-se o esquema. È por isto que este tipo de comércio enfrenta resistência dentro de algumas empresas. Havia uma no Algarve onde os espertos apenas davam um dia para as respostas, inviabilizando assim esses respostas e mantendo o esquema antigo. Esqueceram-se foi do relatório de actividades e alguns foram postos na rua

    Não sei se reparou, mas tem um link no inicio do tópico para uma dessas listagens.

    Cumps
  11.  # 51

    quero agradecer a rápida resposta.

    realmente o que me diz é 100% verdadeiro, também me aconteceu o mesmo com antigos subempreiteiros que trabalhavam para o meu pai (empresa familiar), que muitas vezes nem pedia orçamentos, era tudo por boca ou tinha a supresa no fim da obra quando era apresentada a conta final.

    mas o link não é referente a uma vivenda, poderemos aplicar os mesmos valres para um predio habitacional?
  12.  # 52

    Depende do tamanho do prédio. mas em principio, poderão ser aplicados (excepto os VG), porque à medida que o volume de trabalho sobe, os preços descem. Como no Algarve as coisas são mais caras (especialmente tudo o que meta argamassas devido ao preço da areia), deverá no final equilibrar-se.

    Esses preços pertencem a uma base de preços muito maior que eu utilizo para os meus orçamentos, sendo o valor da valor da minha obra tipo entre 400 a 600 mil €, embora tanto ganhe obras de 800.000 como de 100.000€. Para evitar ter milhentos preços conformes o volume de obra, fazemos os orçamentos sempre com os mesmos valores, independentemente do tamanho, e depois no fecho do orçamento, são corrigidos preços, descontos e coeficiente de mão de obra, conforme o volume e dificuldade de obra, mas aqui é a experiência a mandar, não existem regras.

    Um m2 de azulejo, custa, de tabela, sempre o mesmo, independentemente da quantidade. O desconto que consigo por parte dos fornecedores, é que varia com a quantidade e é esse desconto que é aplicado no final. Assim, para permitir aumentar a velocidade de execução de um orçamento, tenho uma pessoa a carregar tabelas de preços (temos 10.000 preços e espero no final do ano ter 40.000), para que os orçamentistas não percam tempo a procurar preços

    Na mão de obra tenho um coeficiente geral de dificuldade, que altero conforme o grau de dificuldade de execução da obra, condições de acesso, etc. Este sistema poupa-me a quintuplicação das fichas de rendimento para atender aos diversos graus de dificuldade.

    Isto para lhe explicar porque uso aqueles preços (e outros) e de que forma consigo corrigi-los , para se adaptarem a cada situação.

    Caso as suas obras tenham projecto e mapa de quantidades, experimente o mercadoaberto.net, e falando com eles, eles dão um período de teste de 1 ou 2 meses, e ao meter lá as diversas consultas, rapidamente conseguirá aferir os preços unitários e encontrar novos fornecedores e subempreiteiros. Também existe o Econstroi, mas eles estão mais virados para as grandes empresas.
    Dúvidas vá metendo, é para isso que cá estamos
    Cumps
  13.  # 53

    Neste momento estou a construir um bloco com 14 apartamentos e o custo total da obra é de 2 500 000.00€, embora seja de sociedade com outro senhor aqui da cidade.

    Mas a minha duvida é achar esse coeficiente para a mão de obra consoante dificuldade da obra e outras situações e onde colocar na tabela que colocou no inicio do post.

    Os projectos que tenho executado até agora não tem o mapa de quatidades, o que dificulta a orçamentação, quando o cliente tem em formato CAD sempre é mais facil medir.

    Já me registei nesses sites e vou aproveitar para consular. Os preços colocados lá são por subempreiteiros?

    Obrigado pela ajuda.
  14.  # 54

    Ola também neste topico!

    Acho que seria interessante disponibilizar mais dados da moradia. Era importante ter uma ideia do numero de quartos de banho, distancias entre eles, configuracao das divisoes, etc etc etc pelo que sugeria, caso seja possivel, dados mais especificos da moradia e se possivél as plantas...

    Estou a esmiuçar o seu excel de ponta a ponta ! ;)
  15.  # 55

    p.ex.

    parece um sistema de aquecimento central algo "complexo", assim como no gás parece ser algo complexo.

    complexo porque parece-me caro!
  16.  # 56

    Colocado por: rjafonsoOla também neste topico!

    Acho que seria interessante disponibilizar mais dados da moradia. Era importante ter uma ideia do numero de quartos de banho, distancias entre eles, configuracao das divisoes, etc etc etc pelo que sugeria, caso seja possivel, dados mais especificos da moradia e se possivél as plantas...

    Estou a esmiuçar o seu excel de ponta a ponta ! ;)


    Estou a ver que sim :)

    Não posso colocar as plantas, porque já nem as tenho e mesmo que as tivesse, não as poderia colocar online. Como dissse no principio deste tópico, a parte das instalações especiais é a mais fraca e deverá ser vista com um pouco mais cuidado. Sei que não perco dinheiro com aqueles preços, e se nas águas e esgotos, tenho canalizador, logo chega-me e sobra, já os aquecimentos, requerem sempre um estudo caso a caso. As opções e variáveis são demasiadas.

    No caso do gás depende muito se na sua zona estão a introduzir as redes de gás ou não. è que se estiverem, os tipos do gás vão estar cheios de trabalho e vão pedir fortunas. Depende ainda da distância do contador aos queimadores.

    Penso que já percebeu os limites de um orçamento tipo. São um conjunto de generalidades que podem servir de base para um orçamento especifico, mas terá de ser adaptado com bom senso. Esses valores que acha caros, na altura ou naquela situação, poderiam não ser e hoje podem ou não ser. Depende.

    Cumps
  17.  # 57

    AGBD disse:
    É com grande satisfação, que me deparo, que existem boas pessoas, aptas para ajudar...
    Estou no escritório de uma pequena empresa de construção civil no Alentejo, uma empresa familiar, sendo eu a esposa do construtor/gerente da empresa.
    Sem conhecimento acerca da construção, e ao fim de 2 anos, de me terem delegado a tarefa de realizar orçamentos é com muita dificuldade que a tenho cumprido, tem sido aos poucos,o que eu tenho aprendido, tem sido,com muito interesse, dedicação e paciência.
    Neste momento consigo visualizar a construção de uma casa, realizar orçamentos, com a designação de todos os trabalhos por etapas, mas só com quantidades, preços unitários/m2, de alguns trabalhos (sendo bastante dificil determinar, quantidades de betão ou ferro, etc...). Os orçamentos estão fundamentados essencialmente no preço final.
    Para não alogar muito...quero agradece ao sr.Paulo Correia, porque me ajudou muito com os orçamentos tipo, principalmente na percentagem de mão de obra, materiais, subempreiteiros e equipamento.deu-me uma visão mais concreta do orçamento final...obrigado!
    (sinto mesmo necessidade de algum tipo de formação nesta area...)
  18.  # 58

    Colocado por: Anónimo(sinto mesmo necessidade de algum tipo de formação nesta area...)


    O problema é que não existe formação em Portugal ou a que existe é uma miséria. Por causa disso, tenho sido "convidado" por várias pessoas a criar um site com informação / formação nesta área e o respectivo fórum de discussão.

    Tenho vindo a pensar e cada vez mais me convenço que seria um sucesso, mas falta-me o empurrão final. De quaque maneira, envie-me um mail que lhe posso disponibilizar alguma literatura que tenho.

    Cumps
  19.  # 59

    Sr. Paulo

    Grande ideia! Seria de todo agrado o Sr. criar um site com informação e formação nesta área e o respectivo fórum de discussão.

    Força, Força!!

    Já agora se não for pedir muito agradecia o envio de alguma literatura que tem referente a Orçamentos.

    [email protected]
    Cumps
  20.  # 60

    Boas.

    ~realmente é uma optima ideia criar um forum/site sobre esse assunto, porque normalmente as pessoas têm medo de passar informação. Claro que isso não se passa aqui porque o amigo Paulo Correia já me ajudou várias vezes.

    Gostaria, se possivel, ao enviar essa informação para o amigo JSilva, enviasse também para mim. Já procurei na net mas não encontro nada disponivel e de interesse.
    o meu email é [email protected]
    Obrigado
 
0.0243 seg. NEW