Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: xiripiti

Ainda não.. uma coisa de cada vez

Eu logo vi que para a sua mulher achar 150m2 grande era porque ainda não tinha comprado meio mundo para os "gaiatos".
    Eu e a minha mulher vivemos durante 5 anos numa casa com menos de 70m2 e chegava (e sobrava) bem para os 2, para 3 (durante 2 anos) já rebenta pelas costuras.. para 4 nem quero imaginar 😜
  2.  # 62

Colocado por: Pedro Barradase versão final. com 80.30m2

Muito bem conseguido, se me permite. Tenho a certeza que os seus clientes ficaram satisfeitos.

Pessoalmente eu trocaria a segunda IS por uma zona de arrumos, tipo lavandaria/ mud room, de preferência logo à entrada: daria para colocar as máquinas, arrumar materiais de limpeza, e utilitários diversos, e ser usado como genkan japonês: zona de descalçar o sapatinho com que se vem da rua, para não contaminar a casa, e facilitar a vida de quem limpa.
    Não me agrada a ideia de ter as máquinas de roupa numa cozinha aberta, e ter que levar com o barulho das mesmas quando estiver na sala.
  3.  # 63

Colocado por: xiripitiSim, mas nesses países o poder de compra nem se compara com o de Portugal.

Ainda assim, é mais fácil construir grande em Portugal, porque lá fora também é tudo caro e as prioridades são outras.

E eles lá vivem na mesma... em menos m2, felizes da vida...

...como em Portugal há 30-40 anos, quando não se faziam casas de 200-250m2 como agora.
  4.  # 64

Colocado por: N Miguel OliveiraAntes eram aos 7 e 8, em 50m2...

Credo! Acham mesmo que uma realidade dessas é algo para ser cultuado, e promovido nos dias de hoje?! Se assim se passava não era por escolha consciente, mas sim por ausência de melhores alternativas.
  5.  # 65

Colocado por: N Miguel Oliveira

Ainda assim, é mais fácil construir grande em Portugal, porque lá fora também é tudo caro e as prioridades são outras.

...como em Portugal há 30-40 anos, quando não se faziam casas de 200-250m2 como agora.

O que não falta são casas de 200m2 com 30 anos!
    Concordam com este comentário: Capuchinha, ricat
  6.  # 66

Colocado por: ****Mas agora 10 m2 de quarto para cada um não chega ....

Para quartos de miúdos chega perfeitamente, e até podem ser ligeiramente mais pequenos. E se estiverem todos em linha, com paredes divisórias fáceis de tirar, melhor. Quando forem crescidos e saírem do ninho, deitam-se as mesmas abaixo, e os pais ficam com uma boa área para aproveitarem no que quiserem.
    Para o quarto dos adultos, no mínimo 12m2.
  7.  # 67

Colocado por: CapuchinhaPara o quarto dos adultos, no mínimo 12m2.

E que haja pela casa zonas pensadas para arrumos, senhores! Não só há a roupa que se veste, como sapatos, atoalhados, roupa de cama, almofadas, equipamentos e materiais de limpeza, a bicicleta, a prancha de surf, ferramentas, as caixas que temos que guardar por 3 meses quando compramos algo novo, etc, etc...
    E uma zona pensada para estender a roupa: exterior, mas resguardada.
    São considerações que vejo em falta.
  8.  # 68

Colocado por: ****Quanto mais arrumações , mais lixo !

Há que encontrar um equilíbrio.
    Por mim, qualidade de vida também passa por ter o sítio certo para cada coisa. Não implica necessariamente ter milhentas coisas.
    Querer um sítio específico para guardar sapatos, onde ter os linhos de casa, onde ter aspiradores baldes detergentes e similares, não significa estar a caminho de se tornar um daqueles acumuladores que aparecem na tv, pelo contrário.
  9.  # 69

Colocado por: ****Tome la ....

:) Muito lindo, gostei de tudo, inclusive dos sapatos.

Nem lhe mostro os meus. Três pares estão só destinados para ir passear o cão. :D
  10.  # 70

“Nesses paises” moradia própria é algo impensável para a grande maioria, ficam todos felizes os que conseguem comprar um apartamentozito, em Portugal qualquer um compra casa, juntar 20% para um apartamento de 100 mil nao é o mesmo de juntar para um de 500 mil...
    Concordam com este comentário: Capuchinha
  11.  # 71

Colocado por: DR1982“Nesses paises” moradia própria é algo impensável para a grande maioria, ficam todos felizes os que conseguem comprar um apartamentozito, em Portugal qualquer um compra casa, juntar 20% para um apartamento de 100 mil nao é o mesmo de juntar para um de 500 mil...
    Concordam com este comentário:Capuchinha

Mas os salários também são outros.
  12.  # 72

Se ganharem mais, conseguem poupar na mesma proporção.
    • VCAC
    • 20 dezembro 2019

# 73

Estas pessoas agradeceram este comentário:Capuchinha
      00507970-A7D3-4A35-8759-32E9AA70020D.jpeg

Ó MJ
    Ou esses ténis foram acabados de tirar das caixas, ou então esses são os ténis de andar por casa (tipo pantufas)
    É que assim tão imaculados ainda não viram "rua" :D
  13.  # 74

O minimalismo ta na moda, precisamente porque se formos a ver bem, desperdiçamos mais do que aproveitamos. Comida, espaço em casa, roupas, carros... e trabalhamos a vida toda para pagar esses desperdícios. E será que vale a pena ? Dispor de 100 m2 já é um luxo, e para uma família, por exemplo, de 4 pessoas dá 25m2 para cada uma. E para quê cozinha e sala ? É mais pratico e desperdiça-se menos espaço juntando sala e cozinha. E se houver um quintal pode-se plantar umas couves e nabiças e ainda se poupa na conta da mercearia. Fica a dica :-)
  14.  # 75

Colocado por: rjmpires
    Eu logo vi que para a sua mulher achar 150m2 grande era porque ainda não tinha comprado meio mundo para os "gaiatos".
    Eu e a minha mulher vivemos durante 5 anos numa casa com menos de 70m2 e chegava (e sobrava) bem para os 2, para 3 (durante 2 anos) já rebenta pelas costuras.. para 4 nem quero imaginar 😜

Eu sou um gajo que não tenho muita paciência para gaiatos.. 2 será o máximo, muita paciência teve minha mãe.. nenhum deles presta, incluindo eu xD
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  15.  # 76

Colocado por: ****

Então vá ver nesses países , o que paga , os 200€ de abono , são uma gota de água , quando as creches custam 5€ /h

Varios paises do norte + alemanha tem algumas ajudas, mas em contrapartida ganhas muito mais para as tuas coisas basicas
  16.  # 77

Colocado por: N Miguel Oliveira

Eu não quero casas assim tão grandes, muita despesa para nada.. tinha a ideia de ir trabalhar fora e conseguir poupar para construir em Portugal, mas se puder ganhar perto de 2k em Portugal não troco isto por nada
  17.  # 78

Colocado por: DR1982“Nesses paises” moradia própria é algo impensável para a grande maioria, ficam todos felizes os que conseguem comprar um apartamentozito, em Portugal qualquer um compra casa, juntar 20% para um apartamento de 100 mil nao é o mesmo de juntar para um de 500 mil...
    Concordam com este comentário:Capuchinha

Isso é que era bom.. quem consegue poupar hoje para comprar casa? Já fiz esse exercicio, um casal, cada um a receber ordenado minimo, vivem em Lisboa, pagam 500/600 ou mais de casa.. o resto gastam em alimentacao, contas, etc etc, isto sem ter filhos! Como é que conseguem poupar para ter 10% do empréstimo?
  18.  # 79

Estas pessoas agradeceram este comentário:Capuchinha
      00507970-A7D3-4A35-8759-32E9AA70020D.jpeg

Le coq e mizuno? Queria ser rico assim xD
  19.  # 80

Colocado por: julinhosO minimalismo ta na moda, precisamente porque se formos a ver bem, desperdiçamos mais do que aproveitamos. Comida, espaço em casa, roupas, carros... e trabalhamos a vida toda para pagar esses desperdícios. E será que vale a pena ? Dispor de 100 m2 já é um luxo, e para uma família, por exemplo, de 4 pessoas dá 25m2 para cada uma. E para quê cozinha e sala ? É mais pratico e desperdiça-se menos espaço juntando sala e cozinha. E se houver um quintal pode-se plantar umas couves e nabiças e ainda se poupa na conta da mercearia. Fica a dica :-)

É isso mesmo que tenho em mente.. cozinha com sala e Uma hortazita para umas coisas biologicas sem venenos

0.0325 seg. NEW