Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: ****

Faz uma piscina de natação contra corrente , já ouviu falar ? Penso que não os atletas olímpicos já treinam assim !

Não sei o que é, mas não gosto de tanques estilo piscina. Ou tenho um tanque de pedra ou tenho uma piscina a sério.
  2.  # 42

Colocado por: Anonimo06082021

existem tanques de pedra maiores do que muitas piscinas!

Pois existem, mas normalmente se as piscina forem mais pequenas que a grande maioria dos tanques de pedra que eu conheço 40m2, então não vale a pena...
  3.  # 43

Via Gia,

Para ajudar á decisão da piscina, lanço aqui umas pedras para o assunto :) .

Só vi aqui na internet o sistema, mas concordo com o conceito , e penso que o nosso país tem condições para tal

www.organicpools.co.uk

bons mergulhos
  4.  # 44

Temos cá em PT construtores de piscinas biologicas , fica a informação https://www.biopiscinas.pt/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mtavares, aamarques85
  5.  # 45

Piscina sim, mas apenas para quem não conte os tostões.
    • NPRP
    • 27 dezembro 2019

# 46

Colocado por: jorgealvesAcima dessa temperatura e no exterior já começa a parecer sopa

Jorge, corrija-me sff se estiver errado:
    Os painéis solares enviam para a bomba de calor que por sua vez envia o líquido para o permutador que transfere o calor do líquido recebido da bomba de calor para a água da piscina que está por sua vez a circular entre o tanque e o permutador passando pelo filtro e com a ajuda do motor de circulação de água. Ora se assim é, 2 perguntas:
    1) neste “desenho”, a bomba de calor é só um mero intermediário de passagem entre os painéis solares térmicos e o permutador, ou de facto também contribui para o aquecimento do tal líquido que vai para o permutador?
    2) partindo do pressuposto que o permutador fica na casa das máquinas da piscina, é preocupação uma distância de mais ou menos 12 metros entre a bomba de calor (casa das máquinas da habitação) e o permutador ( casa das máquinas da piscina)? Ou seja, a perda de eficiência será grande?
  6.  # 47

Colocado por: NPRP
    Jorge, corrija-me sff se estiver errado:
    Os painéis solares enviam para a bomba de calor que por sua vez envia o líquido para o permutador que transfere o calor do líquido recebido da bomba de calor para a água da piscina que está por sua vez a circular entre o tanque e o permutador passando pelo filtro e com a ajuda do motor de circulação de água. Ora se assim é, 2 perguntas:
    1) neste “desenho”, a bomba de calor é só um mero intermediário de passagem entre os painéis solares térmicos e o permutador, ou de facto também contribui para o aquecimento do tal líquido que vai para o permutador?
    2) partindo do pressuposto que o permutador fica na casa das máquinas da piscina, é preocupação uma distância de mais ou menos 12 metros entre a bomba de calor (casa das máquinas da habitação) e o permutador ( casa das máquinas da piscina)? Ou seja, a perda de eficiência será grande?

Pensava que neste cenário não haveria bomba de calor e o solar era o unico a aquecer a água?
    Concordam com este comentário: Iko
    • NPRP
    • 27 dezembro 2019

# 48

Colocado por: Jpires76

Pensava que neste cenário não haveria bomba de calor e o solar era o unico a aquecer a água?

A mim não me chateia o facto de haver intervenção da bomba de calor, desde que seja apenas para “gerir” e não que tenha uma ação directa (leia-se custo acrescido) no papel de aquecimento da água.. se há custos de electricidade com este processo, aí já é outra conversa..
  7.  # 49

Colocado por: NPRP
    A mim não me chateia o facto de haver intervenção da bomba de calor, desde que seja apenas para “gerir” e não que tenha uma ação directa (leia-se custo acrescido) no papel de aquecimento da água.. se há custos de electricidade com este processo, aí já é outra conversa..

Agora a pergunta é se nesta solução é necessária uma bomba de calor e se sim, qual a função no processo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zafa
  8.  # 50

Tenho andado a estudar imenso sobre assunto, porque vou fazer uma instalação deste género na minha piscina.

Os painéis solares não são eficientes para aquecer grandes volumes de água. Mas podem ser usados como apoio à bomba de calor. Para pré-aquecimento.
    Ou seja, os painéis solares são instalados em série com a BC, a montante. Mas os circuitos são independentes. Tem um circuito dos painéis, onde terá de ter um permutador de calor. Nesse circuito existe um fluido que circula entre os painéis e o permutador de calor. Para a circulação vai precisar de uma bomba circuladora. Normalmente na ordem dos 40-80W. Portanto, é um mito que não há consumo com os painéis solares. Depois de aquecido o permutador, a água da piscina vai cruzar no interior do permutador e aquecer. Depois de aquecida, vai passar pela bomba de calor. E aqui que realmente aquece muito. Mas se a água já chegar pre-aquecida, vai gastar menos energia para atingir a temperatura desejada.

posso fazer um esquema se quiser para perceber melhor.

Mas atenção que o investimento nos painéis é muito elevado se não tiver conhecimentos para DIY. Não lhe devem chegar 3000€ se contratar uma empresa para fornecer e instalar tudo

Eu vou instalar porque comprei uns painéis e permutador usados. Eu próprio vou instalar. Mesmo assim já gastei 400€ nos equipamentos e ainda tenho de gastar algum para recuperar os painéis porque precisam de uma limpeza e pintura.
    Ainda tenho de construir a estrutura para o telhado. Embora seja tudo simples, dá muito trabalho, mas tembém me dá prazer ;)
    • NPRP
    • 6 janeiro 2020

# 51

Colocado por: underrunTenho andado a estudar imenso sobre assunto, porque vou fazer uma instalação deste género na minha piscina.

Os painéis solares não são eficientes para aquecer grandes volumes de água. Mas podem ser usados como apoio à bomba de calor. Para pré-aquecimento.
    Ou seja, os painéis solares são instalados em série com a BC, a montante. Mas os circuitos são independentes. Tem um circuito dos painéis, onde terá de ter um permutador de calor. Nesse circuito existe um fluido que circula entre os painéis e o permutador de calor. Para a circulação vai precisar de uma bomba circuladora. Normalmente na ordem dos 40-80W. Portanto, é um mito que não há consumo com os painéis solares. Depois de aquecido o permutador, a água da piscina vai cruzar no interior do permutador e aquecer. Depois de aquecida, vai passar pela bomba de calor. E aqui que realmente aquece muito. Mas se a água já chegar pre-aquecida, vai gastar menos energia para atingir a temperatura desejada.

posso fazer um esquema se quiser para perceber melhor.
    Mas este esquema, o qual se não for muita maçada agradeço um desenho básico, parece-me que estamos a lidar com painéis solares e bomba de calor EXCLUSIVAMENTE dedicados ao aquecimento da piscina, correcto?

Mas atenção que o investimento nos painéis é muito elevado se não tiver conhecimentos para DIY. Não lhe devem chegar 3000€ se contratar uma empresa para fornecer e instalar tudo

Eu vou instalar porque comprei uns painéis e permutador usados. Eu próprio vou instalar. Mesmo assim já gastei 400€ nos equipamentos e ainda tenho de gastar algum para recuperar os painéis porque precisam de uma limpeza e pintura.
    Ainda tenho de construir a estrutura para o telhado. Embora seja tudo simples, dá muito trabalho, mas tembém me dá prazer ;)
    • NPRP
    • 6 janeiro 2020

# 52

Erro a citar mas percebe-se no meu comentário anterior.. peço desculpa pela azelhice
  9.  # 53

esquema básico apenas para ficar com ideia geral
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jpires76
      IMG-4444.JPG
  10.  # 54

Underrun, significa isto então que a colocação desta solução sem a bomba de calor não traz qualquer vantagem em termos de aquecimento da água da piscina?
  11.  # 55

Ainda não instalei na minha. Aliás, estou agora a começar a construção da piscina.
    Mas não conto com um grande aumento de temperatura, principalmente nos meses Maio/Junho/Setembro. Acredito que em Julho e Agosto vá ter resultados melhores. Claro que depende muito da quantidade de painéis a instalar. Eu vou começar com 4 e depois avalio.
    Para ter os melhores resultados, rapidamente, para quem não sabe instalar painéis solares, recomendo que metam apenas bomba de calor. São muito eficientes, em combinação com uma boa cobertura da piscina. E em vez de painéis para aquecimento de água, a instalação de painéis fotovoltaicos pelo menos para a bomba da piscina. Creio que amortiza mais depressa 3000€ em painéis fotovoltaicos do que em painéis de água.
  12.  # 56

Se o sistema de AQS da casa contemplar painéis térmicos, manda o excedente para o permutador, que ainda é significativo. O investimento é apenas no permutador.
    Até ajuda a proteger o sistema térmico.
    Concordam com este comentário: mtavares
    • NPRP
    • 6 janeiro 2020

# 57

Colocado por: ASSimoesSe o sistema de AQS da casa contemplar painéis térmicos, manda o excedente para o permutador, que ainda é significativo. O investimento é apenas no permutador.
    Até ajuda a proteger o sistema térmico.

Pois, no meu caso como à partida estou a prever instalar PRH com Bomba de Calor a fazer o PRH e a AQS, tudo com apoio de painel solar, parece-me que com o acrescento do permutador acaba por ser a solução mais viável e até de certa forma mais econômica em termos de investimento. Fica a faltar a obrigatória cobertura da piscina..
    • SrR
    • 6 janeiro 2020

# 58

Colocado por: ASSimoes. O investimento é apenas no permutador.
    valvula de 3 vias e controlador com essa função
    Concordam com este comentário: ASSimoes
    • neco
    • 6 janeiro 2020

# 59

Aproveitando a discussão, estou a construir casa, onde está incluída piscina.

O aquecimento da casa vai ser PRH por bomba de calor. A piscina vai ter cobertura (aquelas coberturas tipo estore).

Dará esta bomba de calor (e a cobertura) para aquecer a água da piscina?

Obrigado
  13.  # 60

@neco ,
    Tudo é possível tem de estar é dimensionado para tal, agora quer tudo apartir da mesma bomba, ou só em determinados meses aquecer a piscina ?
    Uma vez que vai ter necessidades energéticas diferentes para cada estação do ano.
    Não esquecer factores de simultaneidade, inercia do sistema, lavagem de filtros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neco

0.0253 seg. NEW