Colocado por: ****
Faz uma piscina de natação contra corrente , já ouviu falar ? Penso que não os atletas olímpicos já treinam assim !
Colocado por: Anonimo06082021
existem tanques de pedra maiores do que muitas piscinas!
Colocado por: jorgealvesAcima dessa temperatura e no exterior já começa a parecer sopa
Colocado por: NPRP
Jorge, corrija-me sff se estiver errado:
Os painéis solares enviam para a bomba de calor que por sua vez envia o líquido para o permutador que transfere o calor do líquido recebido da bomba de calor para a água da piscina que está por sua vez a circular entre o tanque e o permutador passando pelo filtro e com a ajuda do motor de circulação de água. Ora se assim é, 2 perguntas:
1) neste “desenho”, a bomba de calor é só um mero intermediário de passagem entre os painéis solares térmicos e o permutador, ou de facto também contribui para o aquecimento do tal líquido que vai para o permutador?
2) partindo do pressuposto que o permutador fica na casa das máquinas da piscina, é preocupação uma distância de mais ou menos 12 metros entre a bomba de calor (casa das máquinas da habitação) e o permutador ( casa das máquinas da piscina)? Ou seja, a perda de eficiência será grande?
Colocado por: Jpires76
Pensava que neste cenário não haveria bomba de calor e o solar era o unico a aquecer a água?
Colocado por: NPRP
A mim não me chateia o facto de haver intervenção da bomba de calor, desde que seja apenas para “gerir” e não que tenha uma ação directa (leia-se custo acrescido) no papel de aquecimento da água.. se há custos de electricidade com este processo, aí já é outra conversa..
Colocado por: underrunTenho andado a estudar imenso sobre assunto, porque vou fazer uma instalação deste género na minha piscina.
Os painéis solares não são eficientes para aquecer grandes volumes de água. Mas podem ser usados como apoio à bomba de calor. Para pré-aquecimento.
Ou seja, os painéis solares são instalados em série com a BC, a montante. Mas os circuitos são independentes. Tem um circuito dos painéis, onde terá de ter um permutador de calor. Nesse circuito existe um fluido que circula entre os painéis e o permutador de calor. Para a circulação vai precisar de uma bomba circuladora. Normalmente na ordem dos 40-80W. Portanto, é um mito que não há consumo com os painéis solares. Depois de aquecido o permutador, a água da piscina vai cruzar no interior do permutador e aquecer. Depois de aquecida, vai passar pela bomba de calor. E aqui que realmente aquece muito. Mas se a água já chegar pre-aquecida, vai gastar menos energia para atingir a temperatura desejada.
posso fazer um esquema se quiser para perceber melhor.
Mas este esquema, o qual se não for muita maçada agradeço um desenho básico, parece-me que estamos a lidar com painéis solares e bomba de calor EXCLUSIVAMENTE dedicados ao aquecimento da piscina, correcto?
Mas atenção que o investimento nos painéis é muito elevado se não tiver conhecimentos para DIY. Não lhe devem chegar 3000€ se contratar uma empresa para fornecer e instalar tudo
Eu vou instalar porque comprei uns painéis e permutador usados. Eu próprio vou instalar. Mesmo assim já gastei 400€ nos equipamentos e ainda tenho de gastar algum para recuperar os painéis porque precisam de uma limpeza e pintura.
Ainda tenho de construir a estrutura para o telhado. Embora seja tudo simples, dá muito trabalho, mas tembém me dá prazer ;)
Colocado por: ASSimoesSe o sistema de AQS da casa contemplar painéis térmicos, manda o excedente para o permutador, que ainda é significativo. O investimento é apenas no permutador.
Até ajuda a proteger o sistema térmico.
Colocado por: ASSimoes. O investimento é apenas no permutador.valvula de 3 vias e controlador com essa função