Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Colocado por: O.MartinsRui, não se culpe por não estar em obra 8h por dia. Nenhum DO consegue e por um lado ainda bem porque muitas vezes atrapalha.

A culpa não é sua, é do DT/empreiteiro. Não foram eles que fizeram a base e contrataram o pessoal da cofragem? Não cabe da cabeça de ninguém darem acesso à obra e não explicarem as condicionantes.

Depois de receber o preço, eu cortaria o custo da tela integral e do betão de limpeza parcial nas zonas entre sapatas/fundações. É que já não está lá a fazer nada.

O empreiteiro tem de se responsabilizar. A bem...
    Concordam com este comentário:zinna

Deveria ser assim, mas já sabemos que os empreiteiros nunca ficam a perder...

Apesar dos furos, mais de 90% da tela continua inteira, aliás por baixo das sapatas e dos linteis, a tela está inteira, nas pontas laterais onde levou os ferros para segurar a cofragem é que está furada, pelo que alguma resistência à subida da humidade e da água tem de fazer.
    Mas os drenos estão por baixo e também confio que farão o seu trabalho. Quando chover logo vamos tirar algumas conclusões.
    A fiscalização também irá analisar e decidir o que se faz.
    Agora é tentar minimizar o estrago.
  2.  # 242

Colocado por: pc ferreira

Se não meteu betão ainda dá.
    Se não meteu betão ainda dá, tira a cofragem toda fora e os ferros, de outra forma não estou a ver!
  3.  # 243

Já agora, acham que poderei vir a ter problemas no futuro por causa destes furos, ou acaba por não ser muito significativo?
    Eu sei que era preferível não os ter (claro), mas agora já estão e vão lá ficar, juntamente com os ferros, uma vez que depois de betonar já não terei acesso a eles.

Obrigado
  4.  # 244

Colocado por: Rui1977vão lá ficar, juntamente com os ferros

Isso é que não. Tire os ferros.
    Os ferros ficam em contacto com uma zona húmida, vão oxidar, vão aumentar de volume e por consequência fissurar o betão
  5.  # 245

Zé, como é que tiro os ferros se estão a segurar a cofragem?

E depois de betonado, como se tira os ferros?
  6.  # 246

Colocado por: Rui1977Zé, como é que tiro os ferros se estão a segurar a cofragem?

Depois de tirar a cofragem, os ferros estão do lado de fora da cofragem da cofragem a fazer de batente certo?
  7.  # 247

Já vi.
    Estão do lado de dentro. Dupla asneira.
    O efeito da oxidação neste caso ainda é mais grave, vai afetar o betão da estrutura
    Concordam com este comentário: box
  8.  # 248

Estão do lado de dentro.
    Veja a imagem. Toda essa zona vai ser com betão e os ferros estão por dentro.
      IMG_20200205_080719.jpg
  9.  # 249

Colocado por: Rui1977Estão do lado de dentro.

Foi um erro, o empreiteiro deve assumir a sua reparação.
    Depois de descofrado, os ferros devem cortados. É necessário algum cuidado para cortar só os ferros e não o betão tb
  10.  # 250

E agora? Será que retirar os ferros um a um, encher o buraco com algum cimento e voltar a colocar o ferro resolve o problema?
    Ou seja, ficaria o cimento em contacto com a terra, e depois é que se colocaria os ferros.
  11.  # 251

Colocado por: zedasilva
    Foi um erro, o empreiteiro deve assumir a sua reparação.
    Depois de descofrado, os ferros devem cortados. É necessário algum cuidado para cortar só os ferros e não o betão tb

Mas depois de descrofado dá para tirar os ferros? Não ficam cheios de betão?
    Concordam com este comentário: Vilacova
  12.  # 252

Colocado por: Rui1977E agora? Será que retirar os ferros um a um, encher o buraco com algum cimento e voltar a colocar o ferro resolve o problema?

Retirar os ferros, e refazer o suporte da cofragem sem recurso aos mesmos.
    Aquando da betonagem a goma do betão vai fazer o preenchimento dos furos.
    Para ficar bem feito, antes de betonar era encher os furos com silicone.
  13.  # 253

Colocado por: Rui1977Mas depois de descrofado dá para tirar os ferros?

Dá!
    Mas é preciso paciência e muito cuidado.
    O empreiteiro vai dizer que é impossível pois vão ficar envoltos em betão
  14.  # 254

Colocado por: zedasilva
    Retirar os ferros, e refazer o suporte da cofragem sem recurso aos mesmos.
    Aquando da betonagem a goma do betão vai fazer o preenchimento dos furos.
    Para ficar bem feito, antes de betonar era encher os furos com silicone.

Pois...e será que sabem refazer o suporte sem recurso aos ferros?
  15.  # 255

Colocado por: Rui1977Pois...e será que sabem refazer o suporte sem recurso aos ferros?

Sabem!
    Dá é mais trabalho.
  16.  # 256

Então a solução de retirar os ferros, colocar cimento nos buracos e novamente os ferros não é viável?
  17.  # 257

Colocado por: Rui1977Então a solução de retirar os ferros, colocar cimento nos buracos e novamente os ferros não é viável?

Não!
    Mesmo que não estejam em contacto com a humidade do solo vão estar em contacto com a humidade do desvão, vão oxidar na mesma e vão afetar o betão da estrutura.
    Vai ter o mesmo efeito que se vê nas varandas quando começam a cair pedaços.
    Os ferros oxidam, dilatam e provocam o desprendimento do betão da varanda
  18.  # 258

Deveriam ter suportado a cofragem com algo deste género.
    Está a ver a diferença de mão de obra desta solução para aquela que têm?
      cofragem.JPG
  19.  # 259

Colocado por: Rui1977Então a solução de retirar os ferros, colocar cimento nos buracos e novamente os ferros não é viável?

Desmanchar o que esta feito, ficas sem empreiteiro que ele vai-se embora, na minha opinião...
    Na minha opinião como de costume, eu tbem o faço, o exagero e perfecionismo que se pede/exige no fórum é brutal.
    Na opinião do zé as armaduras vão apodrecer, vai apodrecer o betão, desagregar as sapatas, sofrer assentamentos com a desagregação das sapatas e a casa vai cair em cima da cabeça do Rui.
    Para impermeabilização meter tela em tudo o que é fundações/pilares por aí fora….quando as sapatas por dentro não estão em contacto com nenhum solo….mas mete ai 5 mil euros para meter tela em todo o interior…. A minha recomendação é aplicar imperkote L em todo o interior, bem dado, sem diluir.

EU costumo comparar o fórum com quando temos uma dor no peito e vamos a net e escrevemos "dor no peito, o que pode ser?" resultados: tens cancro no pulmão, tens um problema cardíaco, vais ter um AVC...., quando passado 2 dias passou e era so uma dor muscular…. aqui tudo é um problema do tamanho do mundo, quando algo não é bem feito, que não foi, furar o betão de limpeza por inteiro é uma estupidez, no entanto a malha de geodreno que esta feita deverá ser suficiente para que caso surja agua por baixo da tela, a mesma seja apanhada pelo geodreno sem que a agua fique estancada à procura de um buraco para subir.

O grande problema disto é que desfazer o que esta feito, nunhum empreiteiro o faz…..para a obra e vai se embora! simples.

Agora podem cair me em cima. abraços :))
    Concordam com este comentário: casinhaDaAvo, SS1128, M.Dias, Casa da Horta, AlexandreSlayer, snob
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M.Dias
    •  
      NTORION
    • 6 fevereiro 2020 editado

# 260

Riscos,

Concordando com quase tudo o que disseste, confesso que o q me faz mais confusão é depois esses ferros ficarem praticamente à face do betão, e espetados no fundo em contacto com alguma possível água, o que me parece dupla asneira. Principalmente quando em todo o lado se lê que o recobrimento do ferro deve ser de 5cm,é vdd que esse ferro não é estrutural.

Até pode n ter problemas, mas porra, custa ver este tipo de coisas, pq é de gente que não pensa 1 bocadinho no que está a fazer.

De facto defendo que a 'fiscalização' devia ser mais preventiva do que corretiva, mas acho que neste caso ng ia adivinhar que iam fazer isto.

0.0974 seg. NEW