Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia e feliz ano novo a todos.

    Sou novo neste fórum, não tenho conhecimentos de construção e pretendo efectuar umas alterações numa casa de 1959, pelo que solicito a Vossa opinião e ajuda.
    As alterações serão basicamente aumentar áreas com a demolição de algumas paredes e construção de algumas novas.
    Posteriormente haverá lugar a remodelações das casa de banho, cozinha, etc, mas nesta fase o mais importante é saber de como poderei proceder às alterações de paredes.
    Analisando o projecto o que me parece é que todas elas são estruturais, assentam sempre nas fundações e estão todas em cima umas das outras, o projectista também calculou a laje para o vão da maior divisão e não para o vão total da casa.
    Será possivel com a ajuda de vigas de metal redistribuir os pesos ?
    Junto as plantas e o que consegui do projecto, que está manuscrito e com leitura dificil. As paredes a vermelho serão para demolir a as que estão a verde serão para construir.
    Penso que, dado que haverá alteração de elementos estruturais a obra necessita de licenciamento e de um projecto de estabilidade .
    Agradeço os Vossos comentários e ajudas
    Obrigado



    Luis Nunes
  2.  # 2

    Não consigo adicionar ficheiros, recebo uma mensagem de erro.
  3.  # 3

    o ficheiro a anexar não pode ter mais de 5 mb

    aconselho a que recorra a alguém habilitado para lhe analisar desde já esse processo.
    terá que licenciar segundo aquilo que pretende fazer ( ampliar e mexer na estrutura) tem mesmo de ser.
  4.  # 4

    Obrigado

    Os ficheiros têm tamanho inferior a 5 MB, o erro que recebo é o seguinte :
    An error occurred while creating a new attachment folder. Check your upload path permissions

    Sería importante que as fotos pudessem ser vistas, claro que a minha ideia é contactar um gabinete de projectos e licenciar a obra, mas gostaría de ouvir opiniões de quem tem conhecimentos.
  5.  # 5

    Anexo os ficheiros
      1º Andar.jpg
      R:C.jpg
      Fundações.jpg
  6.  # 6

  7.  # 7

    Sendo um leigo na matéria, colocar um pilar no inicio e outro no final de cada uma das paredes e uma viga a suportar a placa resolveria a situação, estariam assentes nas fundações, mas esteticamente não fica bem.
    Vou enviar os dados todos a um gabinete de projectos e esperar feedback, em conversa informal com um eng civil, seria exequível fazer uma abertura nas paredes exteriores, que são de pedra de 50 cm , suportar aí as vigas, e no interior fazê-lo nas paredes, em baixo seriam duas cruzadas, uma terá 7 m. Funcionariam vigas de aço ? Em H ?
  8.  # 8

    Esta será a ideia
      1 º Andar.jpg
      R:C2.jpg
  9.  # 9

    ****, obrigado pelos comentários, o projecto é apenas um esboço feito com um programa livre e que não permite grandes exercícios, serve apenas para ver a solução pretendida.
    O que me preocupa mesmo é o facto de as paredes serem estruturais e de como as substituir, há um ficheiro que anexo com os cálculos originais de 1959 .
    Conhece algum programa livre que me permita desenhar com mais pormenor ?
  10.  # 10

    Marco1 : Obrigado pelos seus comentários, este projecto está mesmo no início, a casa foi muito bem construída, não há vestígios de humidade nem de paredes rachadas e queria que assim continuasse ... mas sem as paredes
  11.  # 11

    Os comentários por email, não por aqui, quis apenas deixar constância
  12.  # 12

    Olá, se pretende mexer em elementos estruturais, necessita obrigatoriamente de meter o projecto à Câmara. Ora, para isso precisa de um Arquitecto+Engenheiro. Pelo que, não se preocupe antes de tempo, nem se chateie muito com desenhar você mesmo... Recorra a um gabinete e eles facilmente resolvem a questão, quer a nível burocrático, como técnico, de cálculo... Depois disso e se entender que seja boa ideia, publique aqui o resultado do projecto, e lá comentaremos. Bom ano.
  13.  # 13

    Caro N Miguel Oliveira, claro que será necessário um Engenheiro , estou ciente disso mesmo, desenhei antes de ter o projecto original da casa , onde constatei que as paredes são estruturais.
    Penso que um fórum é onde se pedem opiniões e discutem ideias, daí continuar com o post
  14.  # 14

    Colocado por: lmnunesum fórum é onde se pedem opiniões


    E faz bem, aliás, foi o isso que lhe dei, uma opinião. Tem-me acontecido por vezes, que um esboço feito pelo DO é contraproducente e atrapalha mais do que ajuda. Mas não estou a dizer que é o seu caso. Só acho que a primeirissíma coisa a fazer é levar um técnico ao local. Assim aqui, só temos uma planta e a data, nem fotos da condição actual temos, nem dá para "apalpar" pela net... Nem sabemos se abana, se vibra, etc. etc. O mesmo para a Arquitectura, onde fica o Norte, a rua, orientação solar, região, terreno, tudo isso conta...

    Uma obra deve ser vista no seu conjunto. Informações a granel podem criar problemas. É a minha opinião. Boa sorte.
  15.  # 15

    Colocado por: lmnunesclaro que será necessário um Engenheiro
    ...e um Arquitecto (a menos que seja um daqueles raros Engenheiros que possa assinar).
  16.  # 16

    **** :

    Gosto da ideia, o senão é que os quartos são muito pequenos daí a opção ter sido juntar os três , ficando com o quarto, o closet e uma zona de leitura.
  17.  # 17

    Aproveito para colocar fotos do exterior.
    Está tudo no inicio e em estudo, claro que irei consultar o forum sobre ideias para o interior, aquecimento, etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Capuchinha
      Screenshot 2020-02-03 at 21.09.04.jpg
      Screenshot 2020-02-03 at 21.08.20.jpg
      Screenshot 2020-01-27 at 19.10.31.jpg
  18.  # 18

    Atenção que essas casas. Não pode andar a partir a torto e a direito... Arranje um técnico, um arquitecto para verem isso com atenção. Bela casa.
    Concordam com este comentário: marco1, Antonioconceicao
  19.  # 19

    Bom dia Pedro,

    Obrigado pelo comentário, já me alertaram para essa situação, antes de ter o projecto pensei que sería mais fácil.
    Falei já com um Arquitecto e um Eng.Civil para estudar qual a forma em que se poderá fazer, o que me dizem é que há hipótese, agora será fazer medições, cálculos e estudar a melhor forma.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  20.  # 20

    Bom dia, lmnunes

    Que bela casinha! :)
    Adoro a traça das casas antigas. Simples mas com charme.
    Se pudesse manter os traços de época na fachada, modernizando somente o interior, na minha opinião seria ouro sobre azul. Pessoalmente mete-me sempre imensa pena ver esta arquitectura de outrora desaparecer.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Quilleute
 
0.0197 seg. NEW