Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: jorgealvesUse circuito fechado, mais seguro, mais eficiente e mais fiável.
    como assim mais seguro?? Ao que sei se alguma coisa correr mal a água sai para o esgoto pelo vaso aberto, nunca há risco de rebentar nada.
  2.  # 22

    Colocado por: jorgealvesUse circuito fechado, mais seguro, mais eficiente e mais fiável.
    mais seguro? Pelo que tenho visto o sistema aberto se houver algum problema a água sai pelo vaso de expansão para o esgoto, nunca há o risco de rebentar nada.
  3.  # 23

    tudo é seguro , desde que todas as regras de segurança e manutenção sejam respeitadas.

    pessoalmente nunca usei vaso expansão aberto, pelo acesso ao vaso não ser fácil que tem de estar no ponto mais alto da instalação.

    Mas conheço alguns sistemas de vaso expansão aberto na indústria, nos quais a única avaria é o vedante da válvula de enchimento, em parte por ser água de poço ou furo, tem sempre areias que danificam o ponto de contacto entre o vedante e o corpo.
    Como o tal vaso está a pelo menos 5 a 7 metros de altura, está sempre a pingar .
  4.  # 24

    @cinfaes
    isso não é assim linear, ( agua sai para o esgoto , e não rebenta )

    o sistema em vaso expansão aberto, não deve dar oportunidade de "rebentar", uma vez que o tubo está aberto.
    Ora este tubo não é um tubo de 3/8, com muitas curvas, por não sei onde da caldeira até ao tal vaso.

    O trajecto tem de ser o mais curto e vertical possível, directo ao corpo da caldeira, sem qualquer ramal, o seu dimâmetro deve ser em função da potencia da caldeira.

    O vaso de expansão também deve ter dimensão e formato adequado, em função da quantidade de litros de todo o sistema.
    As ligações também são específicas, não vamos agora ter sempre o tal respiro no telhado a lançar jatos de agua a ferver para os pássaros, fica fixe na em contra luz com o luar ver aquela pluma de vapor :).
  5.  # 25

    No meu caso eu estava a pensar meter o vaso no sótão da casa, e o tubo iria do recuperador ou seja caldeira direto pra lá, quando muito tinha q ter uma curva de 45 graus, mas se isso for problema tb pode ficar direto sem curva.
  6.  # 26

    Colocado por: Anonimo06082021

    não é grande coisa..
    diga-me porque?
  7.  # 27

    Colocado por: jorgealvesmais seguro, mais eficiente e mais fiável.
  8.  # 28

    Vou aproveitar o tópico para evitar estar a abrir outro.

    Instalei o meu recuperador há 2 anos. Ainda não fiz nenhuma limpeza profunda (nem à chaminé). Como se faz limpeza/manutenção do recuperador? É só limpar a chaminé normalmente? É necessário alguma coisa em especial?
  9.  # 29

    Segundo o que me informei pode-se usar os troncos limpa chaminés para minimizar a criação de creosoto. Mas convém periódicamente fazer a limpeza manual da chaminé (anual?). Existe à venda escovilhoes nos akis e leroys etc
  10.  # 30

    Colocado por: manelvcSegundo o que me informei pode-se usar os troncos limpa chaminés para minimizar a criação de creosoto. Mas convém periódicamente fazer a limpeza manual da chaminé (anual?). Existe à venda escovilhoes nos akis e leroys etc


    Eu usava isso quando tinha só lareira aberta. Tbém pode ser usado com o recuperador? É o suficiente?
  11.  # 31

    Eu todos os anos limpo com escovilhão, consigo encher cerca de 1/2 balde de lixeira (tenho 6 metros de chaminé)
  12.  # 32

    A minha "chatice" é que a minha tubagem é de 180mm e os kits costumam ser de 200mm, e uma cabeça mais pequena tem o custo do kit completo 😥
  13.  # 33

    Talvez seja uma pergunta estúpida...mas cá vai.

    Como é que eu tiro aquela placa de metal do "teto" do recuperador, para poder chegar ao tubo e limpá-lo?
      20200517_190445.jpg
    • SrR
    • 17 maio 2020

     # 34

    Colocado por: TyrandeTalvez seja uma pergunta estúpida...mas cá vai.

    Como é que eu tiro aquela placa de metal do "teto" do recuperador, para poder chegar ao tubo e limpá-lo?
      20200517_190445.jpg
    tem k a contornar à volta dos encaixes, muito semelhante as divisórias horizontais dos moveis
  14.  # 35

    Colocado por: manelvcA minha "chatice" é que a minha tubagem é de 180mm e os kits costumam ser de 200mm, e uma cabeça mais pequena tem o custo do kit completo 😥

    Existem escovilhões em metal e em pvc, sendo os primeiros para condutas de betão e o segundo para condutas em metal.

    Nos de PVC é só medir e cortar o excesso com uma tesoura da poda ou alicate de corte.

    Nos de metal tb dá para fazer mas sendo metal é mais complicado ligeiramente, tesoura de chapa ou rebarbadora.
  15.  # 36

    Viva pessoal, tenho algumas dúvidas sobre o tema, nomeadamente o que posso fazer com o sistema que tenho em casa, que é aquecimento por recuperador de calor integrado com radiadores, bomba de calor e paineis solares.
    A instalação está feita mas gostaria de saber mais sobre o que posso fazer e o que recomendam para tirar o maior partido destes sistemas. Além de que existem uma série de passadores e reguladores que nunca lhes toquei mas gostaria de saber o que afetam no sistema global.
    Agradeço dicas no post aberto por mim com detalhe.
    Um ótimo ano para todos e obrigado desde já.

    https://forumdacasa.com/discussion/75642/conceitos-basicos-aquecimento-via-recuperador--bomba-calor--paineis-solares/
 
0.0205 seg. NEW