Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Pedro BarradasSe não mandou realizar um levantamento topografico novo, para fazer o projecto de arquitectura, acho melhor refazer tudo novamente...
    Mas ai da camra de Oeiras eu não entendo nada, nunca submeti qq projecto. O Marco1, é que está mais habituado a lidar com eles ;)


    Após adquirir o terreno, foi feito um levantamento topografico,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 2

    ok, mas acho estranho haver aquela linha de topografia que se sobrepoe sobre o arruamento.. muito estranho.
  3.  # 3

    mais um conselho, gratuito.. não meta portas de correr.. tem-nas em todo o lado, não é ergonómico, não é pratico, é mais caro... enfim... só se deve meter se forem mesmo necessário. no seu caso, esta longe de o ser...

    O projecto em si se formos analisar a planta, acho muito confuso, apresenta uma falta de optimização dos espaços, demasiado retalhado... havendo uma área de implantação tão limitada.. tem de se ter extra cuidado com isso.
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasAs escadas nos socalcos.. faz-me um pouco de confusão, aliás os desenhos técnicos na globalidade, não gosto da apresentação e acho-os insuficientemente informados.. ainda mais se está numa fase de quase entrega do processo na câmara...

    A escada exterior de acesso à zona da garagem, é para mim muito atravancada, eu acho que poderia ser resolvida de outra maneira.
    Também me parece que a edificação naõ cumpre as acessibilidades.. Na IS, na entrada...na largura da escada que acede a um dos quartos que tem de ser acessível...
    É o 1º projecto da arquitecta!?


    Em termos de acessibilidades, está tudo conforme as leis. A IS do piso terreo vai ser completa e tem a area minima para ser acessivel. As escadas (as dimensões na planta não estão muito visiveis, eu sei) também tÊm as dimensões minimas permitidas. A unica duvida, em termos de "legalidade", são as janelas no alçado sul, pois a distância para a (futura) casa do lado não são exatamente os 10metros (estamos a falar de uma diferença de centimetros).
    Não, não é o primeiro projecto da arquiteta (alias, chegamos a ela através de recomendações)
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro Barradasmais um conselho, gratuito.. não meta portas de correr.. tem-nas em todo o lado, não é ergonómico, não é pratico, é mais caro... enfim... só se deve meter se forem mesmo necessário. no seu caso, esta longe de o ser...

    O projecto em si se formos analisar a planta, acho muito confuso, apresenta uma falta de optimização dos espaços, demasiado retalhado... havendo uma área de implantação tão limitada.. tem de se ter extra cuidado com isso.


    Sim, concordo com o Pedro. As portas de correr ainda estão em estudo, sobretudo pelo espaço que roubam às divisões (paredes mais grossas). Em termos de custo nao tenho ideia, os valores são assim tão diferentes das portas ditas "tradicionais"?
    Consigo concordar, em parte com o que escreve, em relação à planta. Todavia apenas no 1º piso, pois o piso terreo está exatamente como queremos (a sala poderia ser maior, mas a implantação é curta). O piso 1 está algo limitado pelo pé direito duplo que vamos ter na entrada, na zona por cima a IS do piso 0.
    Sendo que os filhos não ficam para sempre em casa (escrevo isto e não estou convencido!), não precisamos de uma casa maior (casa maior, mais para limpar, mais para aquecer, mais tudo).
    Uma questão que ainda me está a fazer confusão são os custos. Tenho um valor na minha cabeça, maximo, mas como não estou por dentro disto tenho de acreditar no que a arquiteta e empreiteiro disseram, que é exequivel fazer tudo pelo valor que tenho (cerca de 200k€). Pelo que tenho lido noutros post aqui do forum, as opiniões divergem muito, falam em 20/30% do orçamento para estrutura; 1000€/m2 (opinião que não é de todo unanime)...Visto que está claramente dentro do assunto, o que pensa sobre isso?
    • Anaa
    • 8 janeiro 2020

     # 6

    Já existem desaterros nos lotes próximos? Sabe se o terreno tem pedra? Caso tenha vai logo aí a primeira derrapagem no orçamento... O martelo entre os 70€/90€ /hora a partir pedra é um rombo no orçamento!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 7

    Colocado por: FccNunessobretudo pelo espaço que roubam às divisões (paredes mais grossas)

    Não, isso não é verdade. fica sempre com as paredes com espessura identica às restantes....

    Colocado por: FccNunesO piso 1 está algo limitado pelo pé direito duplo que vamos ter na entrada,

    Numa casinha com implantação de 90m2... não faz qq sentido. Isso é para quando tem areas generosas, essas "paneleirices" precisam de espaço, de volume, de área, de todo uma envolvência. Por causa disso está a condicionar e a destruir o 1º andar. Estas coisas é que não fazem qq sentido. Eu é logo das 1ªs coisas a dizer na reunião com o cliente. Não, não é possivel.. Não se pode ter tudo e no seu caso e na mairo parte dos projectos de pessoas "normais", há que, antes demais ser pragmático e verdadeiro com as pessoas.

    Colocado por: FccNunesnão precisamos de uma casa maior (casa maior, mais para limpar, mais para aquecer, mais tudo).

    Nisso concordo em absoluto.

    Colocado por: FccNunes1000€/m2 (opinião que não é de todo unanime)...Visto que está claramente dentro do assunto, o que pensa sobre isso?


    Colocado por: FccNunescreditar no que a arquiteta e empreiteiro disseram, que é exequivel fazer tudo pelo valor que tenho (cerca de 200k€)


    Se já tem empreiteiro escolhido ( o que é estranho, visto ainda nem sequer ter o projecto de aquitectura finalizado)...tem de pedir é cotação a esse. como pediu a minha opinião -Em Oeiras, não menos de 1200€/m2. como tem esses muros de suporte e escavações, conte com mais...
  7.  # 8

    Colocado por: FccNunesEm termos de custo nao tenho ideia, os valores são assim tão diferentes das portas ditas "tradicionais"?

    O dobro, pelo menos. e fazem sempre barulho... o que é chato. e não isolam tão bem em termos de acustica, nos quartos é capaz de ser chato. Mas isto e outras questões técncias, nunca foi abordou nas conversas com a arquitecta!?
  8.  # 9

    Colocado por: ****Refaça o projeto e conte com 1000€ m2 , ainda por cima têm um grande bolo de desaterro , muros de contenção .

    Volto a dizer refaça o boneco , ainda vai a tempo .

    Na suite tira aquela abertura até ao telhado e faz a is , na zona da is faz um closet ou vice versa .
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Eu percebo que o pé direito duplo retire espaço e área à casa mas não é apenas um capricho arquitectonico. É também por uma questão de luz, uma vez que a casa está "metida" em parte num buraco. Sinceramente, closet's é importação americana que não acho importante. Prefiro os tradicionais roupeiros.
    Os 1000€/m2 não são de todo unanimes por aqui...
  9.  # 10

    Colocado por: AnaaJá existem desaterros nos lotes próximos? Sabe se o terreno tem pedra? Caso tenha vai logo aí a primeira derrapagem no orçamento... O martelo entre os 70€/90€ /hora a partir pedra é um rombo no orçamento!
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Olá Anaa,
    Não faço ideia, como posso saber isso dos desaterros? A questão de pedra não tenho como saber, até porque não tenho acesso a nenhum corte estatigrafico do terreno ou perto. Será daquelas coisas que se espera não encontrar.. O valor que temos tem um pequena fatias contemplada, para além dos 200k€, para eventuais surpresas... Mas essa do martela não gosta, de todo, de ter...
  10.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não, isso não é verdade. fica sempre com as paredes com espessura identica às restantes....

    Tinha ideia que as paredes interiores teriam uma espessura de 15 mas que com as portas de correr teriam de ser um pouco mais "grossas"


    Numa casinha com implantação de 90m2... não faz qq sentido. Isso é para quando tem areas generosas, essas "paneleirices" precisam de espaço, de volume, de área, de todo uma envolvência. Por causa disso está a condicionar e a destruir o 1º andar. Estas coisas é que não fazem qq sentido. Eu é logo das 1ªs coisas a dizer na reunião com o cliente. Não, não é possivel.. Não se pode ter tudo e no seu caso e na mairo parte dos projectos de pessoas "normais", há que, antes demais ser pragmático e verdadeiro com as pessoas.

    Essa paneleirice não é unicamente uma "arquitetonice". Está também relacionado com a luz em casa, uma vez que a mesma está, parcialmente, num buraco.


    Nisso concordo em absoluto.





    Se já tem empreiteiro escolhido ( o que é estranho, visto ainda nem sequer ter o projecto de aquitectura finalizado)...tem de pedir é cotação a esse. como pediu a minha opinião -Em Oeiras, não menos de 1200€/m2. como tem esses muros de suporte e escavações, conte com mais...


    Tenho empreiteiro porque é chave na mão, através da empresa de arquitetura.
    Sim, as escavações não estavam nos planos, mas temos uma parte extra orçamento para fazer face a isso.
  11.  # 12

    Colocado por: FccNunesTenho empreiteiro porque é chave na mão, através da empresa de arquitetura.

    boa sorte com esse esquema.
    Concordam com este comentário: nunos7, nmex2
  12.  # 13

    Colocado por: FccNunes

    Tenho empreiteiro porque é chave na mão, através da empresa de arquitetura.
    Sim, as escavações não estavam nos planos, mas temos uma parte extra orçamento para fazer face a isso.


    atenção a esses “chave na mão”, não se esqueça de incluir a fiscalização também nesse chave na mão (not)

    oiça as opiniões que lhe vão dando por aqui, e não as tente rebater com justificações do seu projecto, e tente interiorizar o motivo de lhe está-te a dar-lhas ;)
  13.  # 14

    Colocado por: Pedro Barradas
    boa sorte com esse esquema.
    Concordam com este comentário:nunos7,nmex2,****


    Não significa que não esteja a ver outras opções, mas preciso de ter a parte escrita pronta para conseguir receber outros orçamentos. Neste momento estou aberto a praticamente tudo..
  14.  # 15

    Colocado por: nmex2

    atenção a esses “chave na mão”, não se esqueça de incluir a fiscalização também nesse chave na mão (not)

    oiça as opiniões que lhe vão dando por aqui, e não as tente rebater com justificações do seu projecto, e tente interiorizar o motivo de lhe está-te a dar-lhas ;)


    Sim, claro. Aliás, agradeço mais uma vez a todos a ajuda.
    Não é uma questão de rebater, estou a apenas a procurar explicar o porque de estar assim. Mas claro que estou a absorver as informações recebidas (a questão da garagem é claramente algo que saiu deste forum e que vou levar à arquiteta).
  15.  # 16

    Colocado por: ****

    Você é que têm um problema para resolver , para mim ele está resolvido, não sou eu que tenho o problema . Já agora a questão da luz é uma não questão , uma janela nas escadas poderia iluminar , e depois quero ver como vai chegar para limpar os vidros . Etc, etc .

    Eu já estive a ver o projeto você com 765€/m2 faz a casa e ainda sobra dinheiro .


    Lá está, a questão dos €´s/m2 é sempre muito subjectiva. Mas gosto dos seus valores, tem referências que me possa passar?
  16.  # 17

    Ouça os comentários de quem por aqui anda… tem tudo para dar errado!
  17.  # 18

    Colocado por: Pedro Barradas
    O dobro, pelo menos. e fazem sempre barulho... o que é chato. e não isolam tão bem em termos de acustica, nos quartos é capaz de ser chato. Mas isto e outras questões técncias, nunca foi abordou nas conversas com a arquitecta!?


    Não é o dobro, deve andar na ordem de +50%, correspondentes ao custo da cassete.
  18.  # 19

    Colocado por: FccNunesMas gosto dos seus valores, tem referências que me possa passar?


    não reparou mas o **** estava a ser irónico.

    o preço base anda à volta dos 1000. mas tem ai dois problemas a inflacionar o preço, a zona, Oeiras, e esse desaterro enorme. Se tivesse que mandar um valor para o ar, diria um entre os 1300 e os 1400€ por m2, isto já a ser otimista.
  19.  # 20

    Colocado por: LuisPereiraOuça os comentários de quem por aqui anda… tem tudo para dar errado!


    Olá Luis,

    Estou a ouvir todos os comentários, sobretudo porque são de pessoas muito mais experientes nestes temas do que eu. Seria imbecil se não o fizesse. Mas, em relação ao seu comentário, tem tudo para correr mal em que aspecto?
    Neste momento, os únicos reparos feitos dizem respeito à rampa da garagem (que já está a ser tratado) e ao pé direito duplo (as portas de correr também, mas a resolução disso é bem mais facil). Onde mais pode correr errado de acordo com os comentários aqui feitos?
 
0.0227 seg. NEW