Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Ou seja, pelo que percebi não é fácil simplesmente enviar carta de não renovação de contrato com prazo para sairem. certo?
  2.  # 22

    Poupe os selos e o papel.
    Os inquilinos com mais de 65 anos e a viver na casa há mais de 15 (?) anos estão protegidos de TUDO e mais alguma coisa!!! Não pode fazer nada para os tirar daí.
    Só se lhes der uma indemnização que eles aceitem.
    Leia os outros tópicos e as notícias. Consulte um advogado antes de fazer asneiras.
  3.  # 23

    Os inquilinos nem se importam de sair, se tiverem casa, o mal é que não encontram. Pk indiminizacao eu pago.
  4.  # 24

    Se eles aceitam sair, proponha um valor e eles que procurem outra casa. Assim ficam os 2 lados satisfeitos.
  5.  # 25

    Colocado por: Adrenascelao mal é que não encontram

    É alguma zona com índice turístico?
  6.  # 26

    Ou será o valor das rendas?
  7.  # 27

    Dá para fazer uma ampliação ao prédio?

    Com mais apartamentos,o investimento podia compensar.
  8.  # 28

    É em Braga, e as rendas estão altas. Eles saem se tiveram habitação...mas não encontram por valores de acordo com os rendimentos deles. Por isso tentar perceber o que se pode fazer...
  9.  # 29

    Um T1 ou T2 estão assim tao caros por esses lados?
    Quanto pagam de renda?

    Para fazer obras tem de os realojar numa casa equivalente. Vai ter de pagar a renda dessa casa por uns 12 meses (+-).
    Ofereça uns 2 ou 3 anos de rendas ( ou mais) e resolve o problema. Faça as suas contas...
    Se não chega a acordo agora, a bem de todos, vai ficar com esses inquilinos até morrerem (com rendas baixas). Nessa altura a sua casa restaurada já vai precisar de obras novas.
  10.  # 30

    Colocado por: AdrenascelaOs inquilinos nem se importam de sair, se tiverem casa, o mal é que não encontram. Pk indiminizacao eu pago.


    Qual é a renda que eles pagam e quanto estarias a pensar pagar de indemnização?

    Eu tenho na familia um caso desses também, prédio multifracção em Braga com inquilinos Idosos com +65 anos, mas estes tem um rendimento bom. A renda é uma miséria, mas mesmo assim está acima dos 1/15 do VP, portanto, nem sei se seria viável passar isto ao NRAU. Pelas contas que fiz, não era...
    No meu caso, as velhas não saem mesmo, e tem rendimentos <1k mês.

    Um T1 no centro é de cerca de 600€, T2 700€. Na periferia tudo muda...
  11.  # 31

    Pagam 40€... O senhor tem 65 anos, a esposa é mais nova. A indiminizacao é o correspondente a dois anos de renda certo? Mas eles têm mesmo direito a ficar lá e nao aceitar a indemnização?
  12.  # 32

    Acha mesmo que eles aceitam 2 anos de renda a 40€? Ahahah tenha juízo!
    2 anos de rendas a 700 nao deve chegar!

    Se tivesse ido ao advogado, já tinha tratado do assunto antes do inquilino fazer 65 anos!

    Já tem o projecto pronto para entregar na CM?
  13.  # 33

    O projecto está pronto.
  14.  # 34

    Colocado por: AdrenascelaPagam 40€... O senhor tem 65 anos, a esposa é mais nova. A indiminizacao é o correspondente a dois anos de renda certo? Mas eles têm mesmo direito a ficar lá e nao aceitar a indemnização?
    Acho estes valores de renda indecentes, assim como acho indecente quem pede 1000 por um T2. Estamos claramente num país a duas velocidades, em que trabalham uns para gozar os outros.
  15.  # 35

    Colocado por: AdrenascelaO projecto está pronto.


    O meu projecto demorou quase 2 anos a ficar pronto, ao gosto da CM!

    Devia ter começado as negociações com os inquilinos antes do inicio do projeto!

    Tente chegar a um acordo decente com os inquilinos.

    Boa sorte com a recolha dos orçamentos. Nao se assuste com os valores! :)
  16.  # 36

    Colocado por: DonaRutePoupe os selos e o papel.
    Os inquilinos com mais de 65 anos e a viver na casa há mais de 15 (?) anos estão protegidos de TUDO e mais alguma coisa!!! Não pode fazer nada para os tirar daí.
    Só se lhes der uma indemnização que eles aceitem.
    Leia os outros tópicos e as notícias. Consulte um advogado antes de fazer asneiras.

    Não sai nenhum até porque na grande maioria das vezes os filhos e até netos, mudam-se para lá também.
    Conheço um caso onde foi oferecida uma indemnização de centenas de milhares de Euros e levaram com um não determinado acompanhado do "só saio daqui quando morrer".
    Bom, mas eu percebo, um T7 em pleno Chiado por 65€/Mês não aparece todos os dias.
    Esta legislação é ridícula, se o Estado quer fazer caridade aos velhinhos construa habitações e mandem-nos para lá de borla.
    E a grande maioria dos casos que conheço as pessoas vivem em condições deploráveis pois como é evidente, obras de manutenção feitas pelo Senhorio nem vê-las.
    Enfim, comprou mal. Agora é esperar que vão desta para melhor. É triste pensar assim mas é verdade.
  17.  # 37

    Colocado por: Joao Dias
    Não sai nenhum até porque na grande maioria das vezes os filhos e até netos, mudam-se para lá também.
    Conheço um caso onde foi oferecida uma indemnização de centenas de milhares de Euros e levaram com um não determinado acompanhado do "só saio daqui quando morrer".
    Bom, mas eu percebo, um T7 em pleno Chiado por 65€/Mês não aparece todos os dias.
    Esta legislação é ridícula, se o Estado quer fazer caridade aos velhinhos construa habitações e mandem-nos para lá de borla.
    E a grande maioria dos casos que conheço as pessoas vivem em condições deploráveis pois como é evidente, obras de manutenção feitas pelo Senhorio nem vê-las.
    Enfim, comprou mal. Agora é esperar que vão desta para melhor. É triste pensar assim mas é verdade.


    Ou então como outros fazem que deixam ruir, assim saiem de lá de vez. Por isso é que volta e meia se vê uma casa que ruiu com as pessoas lá a morar.

    Olhem este caso fresquinho: https://tvi24.iol.pt/sociedade/reportagem-tvi/ana-leal-proprietarios-de-predio-que-ruiu-em-lisboa-ainda-nao-conseguiram-reaver-os-pertences
    "Há mais de 15 anos que Aline anda num braço-de-ferro com senhorio por causa da falta de obras no prédio. Ao longo dos anos, o edifício foi acusando as marcas do tempo."

    Falta aqui a informação de quanto pagavam de renda, mas suspeito que os 15 anos de renda não chegavam para as obras necessárias.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  18.  # 38

    Colocado por: Joao Dias
    Enfim, comprou mal.


    Ainda tem 2 apartamentos vagos no prédio. Não me parece mau negócio.
    Ter de realojar durante as obras é que é um abuso, pois quem ganha são os inquilinos que tem uma casa restaurada por 40€.
  19.  # 39

    É fazer como o chinês, um seguro e um fósforo.

    Quando o estado não ajuda a ter o que é nosso por direito, you gotta act...
    • SMBS
    • 9 janeiro 2020

     # 40

    Ter de realojar até é normal...

    O problema são as rendas excessivamente baixas.

    Na Alemanha também há rendas nas quais não se pode mexer mas quem patrocina é o estado, ou seja, o inquilino (com baixo rendimento e sem património) paga o mesmo mas o senhorio recebe com actualização.

    É como o equivalente ao RSI. Aqui primeiro vendes o carro e a casa e vives disso, só depois é que tens direito a algo.
 
0.0227 seg. NEW