Olá a todos! Sou novo aqui no forum e gostaria de saber quanto tempo pode levar um empreiteiro a orçamentar uma moradia. A moradia tem cerca de 250m2 de piso térreo e com garagem em cave.
Será que um mês basta?
A minha questão deve-se a que o arquitecto está a finalizar o projecto de execução. Fica pronto para a semana, e tenho até 2 de Dezembro para requerer a licença de construção. Mas para isso tenho que já ter o empreiteiro defenido porque é necessário apresentar o alvára do empreiteiro e penso que o seguro.
Um mês chega se o projecto de execução estiver bom. Mas terá de dar corda, porque para ter tudo negociado até essa data, é muito apertado. Já acompanhei alguns processos desses e as negociações e acertos costumam demorar 2 meses.
Se calhar é melhor, parece-me muito curto para fazer isso bem feito. E peça a mais, porque se tiver mapa de quantidades, terá ais umas 50% de respostas
Obrigado pelas respostas! estive a selecionar empreiteiros e tenho no mínimo trés em vista! A casa é do género moderna e esses mesmos já executaram casas assim. O projecto tem mapa de quantidades e caderno de encargos. Estava a pensar ter um més para a orçamentação e outro més para avaliar as propostas e decidir, mas talvez seja curto. Também tenho que entregar tb projecto plano de segurança e saúde, este plano é a cargo do empreiteiro ou tenho que pedir projecto a um engenheiro?
Diogo O palno de segurança deveria ter sido executado aquando os projectos e ser agora entregue ao empreiteiro que for seleccionado para que este o adapatasse de harmonia com os metodos e equipamentos que irá utilizar na obra. Não se esqueça que é da sua obrigação notificar a ACT do inicio da obra, bem como certificar-se que quer o empreiteiro quer qualquer sub empreieteiro que ele coloque na obra possui autorização (alvará) seguros etc.
Quando a câmara enviou a carta a aprovar o projecto de arquitectura e pedir a especialidades não mencionou esse projecto, e só pedi as especialidades de acordo com o que a câmara pediu. Só quando enviou a carta a para se poder pedir a liçença para a obra é que mencionou esse plano! Como faço? peço ao engenheiro o projecto ( vou ter de pagar por ele) e depois entrego ao empreiteiro para adaptar?
A Cãmara actuou dentro da lei. O seu técnico é que o deveria ter informado dessa necessidade. O contrato que fez com este incluia todos os projectos de especialidade ou apenas aqueles que a câmara tinha mensionado? O PSS não tem obrigatoriamente que ser elaborado pelo autor do projecto de arquitectura ou de especialidades.
Faz um requerimento a pedir a prorrogação do levantamento da licença de construção. Mas... No Procedimento por Licenciamento,tem 1 ano para entregar a papelada do empreiteiro, pagar as taxas e entregar o PSS após ser notificado.
Não me diga que lhe demoram 12 meses a elaborar um PSS...
Sim esse ano termina no início de Dezembro. O que levou mais tempo foi o projecto de execução, pois o projecto foi feito por um conhecido e eu não paguei nada por ele, por isso a demora. O PPS ainda não tenho. Esse requerimento sou eu que faço ou existe algum específico da câmara que é só preencher?
Relativamente a este tópico venho contar o que se passou:
_Pedi o adiamento da emissão da licença de construção, e a Câmara concedeu mais um ano.
_Dos 4 pedido de orçamento, recebi 2 que demoraram cerca de dois meses a dar resposta e mesmo assim nenhum preencheu o mapa de quantidades, deram um orçamento global.
_Escolhi o empreiteiro que inspirou mais confiança, do qual tb já tinha algumas referências, que foi o que deu o orçamento mais alto.