Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.
    Sou arquitecta em início de carreira. Durante o meu estágio não tive contacto com cálculo de honorários - o arquitecto chefe/orientador de estágio assim o quiseram e mesmo quando eu perguntava, não era objectivo nem falava de valores concretos. Sucede que tenho em mãos o meu primeiro trabalho a solo e estou completamente à toa de como fazer uma proposta de honorários! Já vi algumas na internet, mas são todas tão distintas que acabo por ficar ainda mais baralhada.
    Para já, vou fazer um estudo prévio e é esse o orçamento que tenho de dar. Alguém por aqui é capaz de me dar umas luzes?

    Grata!
  2.  # 2

    A 1º luz.. nunca comeces trabalho algum sem definir em concreto quanto é que vais cobrar por ele e informar o cliente.
    2ª . cobra sempre uma adjudicação. só depois começas a trabalhar.
    3~quanto aos valores, pois é não te posso ajudar muito. depende de n factoes. Se pesquisares aqui no Forum tens n topicos sobre o assunto, valores e tudo o mais.

    PS: a OA não tinha um curso para os novos arquitectos que falava em honorários e realção contratual com os promitentes clientes!?
    Concordam com este comentário: antonylemos, Urpendium
    Estas pessoas agradeceram este comentário: acf10
  3.  # 3

    Raramente dou valor para um estudo prévio, eu dou valor para a globalidade dos trabalhos, incluindo as especialidades, lev. topograficos, etc...
    Depois existe um plano de pagamentos que é dependente das fases de execução dos projectos/ entregas.
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro Barradas2ª . cobra sempre uma adjudicação. só depois começas a trabalhar.

    Não esquecer este pequeno "pormaior"
  5.  # 5

    Colocado por: zedasilva
    Não esquecer este pequeno "pormaior"

    e volto a frisar...

    Insitir neste pormaior...
    PS: De quem já levou algumas boladas...
    Concordam com este comentário: zedasilva, VCAC
  6.  # 6

    depois há estudos prévios e estudos prévios
    há estudos prévios que praticamente são o projeto base já estabilizado e quase que já pode ir como projeto de licenciamento.
    pode incluir 3D também.
    pode fazer 3 fases: 1ª adjudicação a par com o "debate" do programa inicial do Dono de Obra, 2º fase entrega das primeiras abordagens e 3ª aprovação final pelo DO

    em termos de €, isso vai depender do tipo de projeto, do que achar que vale o tempo que vai dedicar a esse estudo prévio.
    e atenção o estudo prévio ( aprimorado) deve ter um custo bem significativo pois em boa verdade já é uma grande percentagem do projeto global de arquitetura ( está lá já quase toda a conceção).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: acf10
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasRaramente dou valor para um estudo prévio, eu dou valor para a globalidade dos trabalhos, incluindo as especialidades, lev. topograficos, etc...
    Depois existe um plano de pagamentos que é dependente das fases de execução dos projectos/ entregas.
    o estudo prévio até é o que dá mais trabalho fazer.

    Colocado por: acf10Para já, vou fazer um estudo prévio e é esse o orçamento que tenho de dar. Alguém por aqui é capaz de me dar umas luzes?
    olha, os conselhos do pedro são bons.
    mas vou reiterar, não comeces nenhum trabalho sem receber uma quantia logo na adjudicação. Algo na ordem dos 30/40% do total. Depois divides por etapas. com percentagens que refletem o trabalho prestado.

    Isto vais aperfeiçoando com o tempo. sê clara na elaboração da proposta.

    Quanto ao valor em si. tens de dar um valor ao teu tempo. quanto te custou acabar o curso? E ter em consciência que um projecto leva uns bons meses a completar. Tem 3d? maqueta? Vais conduzir muito? quantas viagens prevês? que distância? que consumo? Impressões, água, lúz, gás, licenças, Quotas da OA... Nao te esqueças, estamos a prestar um serviço, isto é um negócio, tem de dar lucro.
    Podes sempre simplesmente pedir orçamentos via email a outros colegas como cliente fantasma, e aos a tipos dos 3d etc e ver os valores praticados pelos serviços prestados.

    e por final, bem vinda ao clube.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: acf10
  8.  # 8

    Não te esqueças de só começar a trabalhar no estudo prévio.... Após teres recebido o levantamento topógrafico e teres analisado as condicionantes urbanísticas para o terreno.
    Havendo dúvidas. Marcar reunião com o colega da câmara municipal.
  9.  # 9

    Bom dia, acf10

    Sobre o fracionamento dos honorários, talvez ajude colocar referência ao art. 12º da Portaria de 7 de Fevereiro de 1972 Publicada no Suplemento ao Diário do Governo, n.º 35, 2.ª Série, de 11 de Fevereiro de 1972. Alterada pelas Portarias n.º de 22 de Novembro de 1974, publicada no Diário de Governo, n.º 2, 2.ª Série, de 3 de Janeiro de 1975, e Portaria publicada no Diário da República, n.º 53, de 5 de Março de 1986.


    "Artigo 12.º Fraccionamento dos honorários

    1. Às várias fases do projecto correspondem, em percentagem, as seguintes parcelas dos honorários:

    FASES DO PROJECTO PERCENTAGENS
    Programa base 20%
    Estudo prévio 15%
    Projecto base 25%
    Projecto de execução 30%
    Assistência técnica 10%

    2. Se o dono da obra vier a prescindir da apresentação de qualquer fase intermédia do projecto que por ele não seja fornecida, não deixará de ser considerada, a prestação correspondente à fase dispensada, fazendo-se o respectivo pagamento conjuntamente com a da fase seguinte.

    3. No caso de ter sido estabelecido no contrato o fornecimento pelo dono da obra de alguma fase do projecto, a prestação correspondente será liquidada como indicado no número anterior, mas afectada de um coeficiente que não poderá exceder 0,25.

    4. Se o dono da obra mandar suspender, temporária ou definitivamente, a elaboração do projecto, o autor terá direito aos honorários correspondentes às fases já entregues ou em elaboração e a uma indemnização pelos prejuízos emergentes da decisão tomada.

    5. Se a obra não for iniciada no prazo de dois anos contados a partir da data de aprovação do projecto, o autor do mesmo tem direito a receber uma indemnização correspondente a 10% dos honorários referentes à assistência técnica, que será calculada tendo por base o orçamento aprovado pelo dono da obra. Caso a obra se inicie dentro desses dois anos, o autor do projecto terá direito aos honorários referentes à assistência técnica calculados com base no valor da adjudicação e corrigidos face ao valor final da obra.

    6. Se a obra for iniciada num prazo superior a dois anos, compete ao seu autor prestar a assistência técnica contratual, sendo as respectivas condições objecto de novo contrato. "

    fonte: http://www.oasrn.org/pdf_upload/ichop.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: acf10
  10.  # 10

    Olá,

    Sim, sem receber o levantamento topográfico, verificar o PDM e receber uma prestação inicial dos honorários, não faça um risco.

    No ínicio, dar um preço é extraordinariamente difícil. Com o tempo, irá ajustando os valores.
    Contudo, se já trabalhou em gabinete, terá ideia do tempo que necessitará para o projecto. E pronto, basta dar um valor ao seu tempo e aos gastos e está feito.

    Até pode começar por pedir preço ao(s) Engenheiro(s) para as Especialidades. À partida, o valor para a Arquitectura será superior a esse. O mesmo se encomendar 3Ds ou maquetes...
  11.  # 11

    Como primeiro trabalho e como o cliente te está a dar uma oportunidade não deverias cobrar nada.
  12.  # 12

    Colocado por: RasputinComo primeiro trabalho e como o cliente te está a dar uma oportunidade não deverias cobrar nada.

    Ri-me. Obrigado.
    Concordam com este comentário: CMartin, Urpendium
    •  
      CMartin
    • 10 janeiro 2020 editado

     # 13

    Colocado por: RasputinComo primeiro trabalho e como o cliente te está a dar uma oportunidade não deverias cobrar nada.

    Deixe-me acrescentar que, aliás, deveria ser o que se faria em qualquer profissão, Rasputine, e qualquer primeiro trabalho nessa profissão :o) Oferecer esse trabalho, seja médico, arquitecto, advogado, polícia, professor, enfermeiro, piloto...afinal, é sempre uma oportunidade que é dada de se exercer pela primeira vez.
    Como acredito o Rasputine tenha feito, oferecido os seus préstimos a quem o contratou numa primeira vez.
    Concordam com este comentário: marco1, José Barnabé, imo
  13.  # 14

    lol lol

    a menina já trabalha, há algum tempo, era por conta de outrem e concerteza deverá que ter de ganhar a vida

    francamente.
    Concordam com este comentário: CMartin
  14.  # 15

    Colocado por: José BarnabéRi-me. Obrigado.
    Trabalho numa multinacional, vocês fazem ideia da quantidade de ofertas que temos de pessoas a querem trabalhar na contabilidade, nos recursos humanos e no departamento jurídico de borla ? É meus caros, fazer currículo custa dinheiro.
  15.  # 16

    Trabalhei numa multinacional durante 22 anos. Com renumeração desde o primeiro dia para mim, e todos. O Rasputine não é pago na sua multinacional ?
  16.  # 17

    Colocado por: CMartinTrabalhei numa multinacional durante 22 anos. Com renumeração desde o primeiro dia para mim


    Mas com os arquitetos é assim...mal nascem já são remunerados..😄
    •  
      CMartin
    • 10 janeiro 2020 editado

     # 18

    O Rasputine vive do ar :o)
    Vamos todos seguir o exemplo, meus caros, que não se façam distinções de profissões.
  17.  # 19

    E não há muita gente assim? (Que paga para trabalhar)
  18.  # 20

    Pagamos todos para trabalhar jfs, afinal sai-nos do corpo. Não é a troco de nada. Digo eu.
 
0.0233 seg. NEW