Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite
    Tenho o seguinte problema :
    Fiz um cpcv e estou a aguardar escritura, paguei o sinal que me foi pedido mas agora como a casa está a ser vendida por partilhas, 3 pessoas, ao que parece depois de todas terem assinado e concordado agora uma delas diz que não assina a venda na escritura, os outros 2 podem assinar por serem maioria?
    Será imputado alguma situação a pessoa que recusa ou a todos os três?
    É que tenho pena pois é uma SRa Viúva e um dos filhos, o outro quer mais dinheiro pelo que parece diz que não assina.
    Obrigado e cumprimentos
  2.  # 2

    Da parte vendedora todos assinaram o CPCV?

    Quem recebeu o sinal?
  3.  # 3

    Com o CPCV assinado, veja quem é responsável por marcar escritura e qual o meio a faze ló. Se for o comprador, mande carta registada com aviso recepção a marcar com a antecedência mínima, e se precisar do imóvel, de indicação disso e que caso não se realize a escritura perde o interesse no negócio e requer devolução do sinal em dobro.

    Senão vai meter se num filme que nem é bom, partilhas com essas confusões são poços sem fundo de problemas. Quando a pessoa em questão vir a carta vai começar a pensar se não é melhor cumprir com os compromissos assumidos, e dificilmente vai falhar.

    Compreendo a empatia com algumas pessoas que provavelmente até são de boa fé, mas no fim do dia a questão é se está disposto a pagar mais ou a ficar a arder com o sinal indefinidamente até que a pessoa que se recusa a assinar mude de ideias...
    Concordam com este comentário: Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  4.  # 4

    Se não aceitavam todos o valor, não deviam ter feito CPCV!


    (Também há casos em que a mesma "quota percentual" é escriturada por valor diferente consoante o titular.)
  5.  # 5

    Boa noite.

    É a primeira vez que tento comprar casa e já assinei um CPCV em cartório. Tem um prazo para a escritura de 120 dias. Acontece que a proprietária do imóvel terá de fazer distrate da hipoteca e ainda não tem imóvel à vista para comprar. Presumo que vai demorar...

    Tenho algumas dúvidas:

    1) Quem marca a escritura? O meu banco? ( Recorri a empréstimo );
    2) O banco enviou-me um email a pedir os documentos para a escritura, no entanto, a maior parte deles são referentes ao vendedor... Como por exemplo o distrate;
    Isto não é responsabilidade da agência envolvida pedir os documentos ao vendedor?
    3) O CPCV não tem uma cláusula que indica que caso o banco não conceda crédito o mesmo será anulado... O meu banco aprovou o meu crédito, não corro o risco de por algum motivo à data da escritura o mesmo seja anulado em reapreciação? Pois prevejo que dado à demora tenha de pedir reapreciação do crédito e nessa altura por algum motivo o mesmo não seja aprovado...
    4) Neste cenário em que o vendedor não tem casa nova ainda, é de supor que o processo irá demorar?
    5) O vendedor precisa do valor da compra para liquidar a restante hipoteca, mas esse valor só é despoletado mediante escritura, certo? Na escritura estarão o vendedor, eu, o os dois bancos?

    Obrigado desde já pela ajuda.
    Cumprimentos.
  6.  # 6

    • FJDMC
    • 24 fevereiro 2020

     # 7

    Colocado por: bbrancoBoa noite.

    É a primeira vez que tento comprar casa e já assinei um CPCV em cartório. Tem um prazo para a escritura de 120 dias. Acontece que a proprietária do imóvel terá de fazer distrate da hipoteca e ainda não tem imóvel à vista para comprar. Presumo que vai demorar...



    Normalmente os bancos são rápidos a emitir distrates. 15 dias ou 1 mês.

    Colocado por: bbrancoTenho algumas dúvidas:

    1) Quem marca a escritura? O meu banco? ( Recorri a empréstimo );


    Normalmente o comprador. E no caso de empréstimo o banco costuma marcar.

    Colocado por: bbranco2) O banco enviou-me um email a pedir os documentos para a escritura, no entanto, a maior parte deles são referentes ao vendedor... Como por exemplo o distrate;


    Por aqui já se consegue perceber que é o seu banco quem lhe vai marcar a escritura pois para o fazer está a pedir a documentação. Tem de pedir aos vendedores que lhe entreguem a documentação que o banco lhe está a pedir.

    Colocado por: bbrancoIsto não é responsabilidade da agência envolvida pedir os documentos ao vendedor?


    Se há mediação imobiliária, sim.

    Colocado por: bbranco3) O CPCV não tem uma cláusula que indica que caso o banco não conceda crédito o mesmo será anulado... O meu banco aprovou o meu crédito, não corro o risco de por algum motivo à data da escritura o mesmo seja anulado em reapreciação? Pois prevejo que dado à demora tenha de pedir reapreciação do crédito e nessa altura por algum motivo o mesmo não seja aprovado...


    Normalmente essa cláusula é prevista no cpcv precisamente para proteger os compradores. Terá de ver com o seu banco essas questões.

    Colocado por: bbranco4) Neste cenário em que o vendedor não tem casa nova ainda, é de supor que o processo irá demorar?


    Não.

    Colocado por: bbranco5) O vendedor precisa do valor da compra para liquidar a restante hipoteca, mas esse valor só é despoletado mediante escritura, certo? Na escritura estarão o vendedor, eu, o os dois bancos?


    Certo. No dia da escritura irá estar o vendedor, você com o seu banco e um representante do banco titular da hipoteca com o distrate e para receber o cheque.

    Colocado por: bbrancoObrigado desde já pela ajuda.
    Cumprimentos.
 
0.0136 seg. NEW