Colocado por: rofsantosAlguém sabe se este painel pode ser ligado diretamente a um equipamento de 12v sem precisar de nada no meio (controladores,baterias etc..)
https://autosolar.es/panel-solar-12-voltios/panel-solar-100w-12v-policristalino-shs
Colocado por: Rui sol na placaSim,baterias de camião num apartamento não convém muito,e as de lithium são caras.
Mas duas baterias de gel se calhar já compensava.
Ligar tudo o que é de baixo consumo luzes,tv ,routers,frigorífico,afinal é o ke consome quase 24 horas por dia ,
O forno e placa ficam de fora.
Colocado por: rjmsilvaTá tudo à espera do feedback de hoje.
Colocado por: callinasQuantos kw produziu hoje?
Colocado por: Rui sol na placa
9klw
Colocado por: callinas
Tem o equivalente a 1,4 kw de instalação para uma potência instalada de 2,45 kw, embora não perceba aí, o pormenor, dos painéis em série e dos em paralelo.
Se calhar tem aí painéis de 245 que estão a limitar a produção.
Colocado por: callinas
Tem o equivalente a 1,4 kw de instalação para uma potência instalada de 2,45 kw, embora não perceba aí, o pormenor, dos painéis em série e dos em paralelo.
Se calhar tem aí painéis de 245 que estão a limitar a produção. Retire esses 245 da instalação.
Colocado por: Rui sol na placaTerá sido do vento que arrefeceu os painéis ?com menor temperatura produzem mais.
Colocado por: Rui sol na placaHoje produziu mais um pouco.
Terá sido do vento que arrefeceu os painéis ?
Ou terá sido o sistema MPPT do inverssor ?
É que hoje durante o dia usei mais do que o normal.
Colocado por: nhenriquesBoa tarde.
Tb estou a ponderar colocar foto voltaicos à algum tempo. Tenho seguido este forum e tenho um sistema que vai registando os consumos actualmente.
Tendo neste momento em casa 3 adultos e uma criança, verifico que os consumos em horários normais rondam os 500/600W com picos bem superiores ao pequeno almoço, almoço e jantar (normal não?. Como temos bi-horário e conseguimos fazer a gestão tentamos que as máquinas de roupa e loiça trabalhem em horários de vazio. O aquecimento de águas tb está preparada para arrancar durante a noite.
Durante o inverso o consumo aumento com os desumificadores e os Ar condicionados (de dez a março).
Tenho estado a preparar um local ao lado da moradia para colocar os painéis. Neste momento já lá estão os de aquecimento das águas.
Neste momento tenho algumas questões:
-> compensarão os painéis bifaciais? como se deve preparar a envolvente destes painéis para tirar o máximo rendimento - colocar material reflector?
-> Qual o espaço necessário para colocar 4 Painéis?
-> Visto que os posso orientar para as direcções que pretender seria melhor micro inversores?
Obrigado.