Colocado por: SACS
Isso é que era de valor.
Mas existem pessoas que não pensam assim!
Colocado por: rjmpiresPor lá só tenho um hotspot wifi ... Se desse era bom. Mas só dá para medir um quadro certo ??
Se tiveres rede wifi na zona dos quadros que pretended medir, metes um shelly EM.
Colocado por: rjmsilva
Muito bom. Qual é o tempo estimado do ROI?
Colocado por: PauloJSantosPor lá só tenho um hotspot wifi ... Se desse era bom. Mas só dá para medir um quadro certo ??
Colocado por: rjmsilvaPode ter interesse...
https://www.portal-energia.com/autoconsumo-isencao-custos-consumidores/
Colocado por: rjmpiresUm na casa, outro na garagem, que fica no piso inferior e na outra ponta da casa e, um ultimo no furo, que fica a 20 metros da casa... Mas, se conseguisse o da casa e o da garagem era perfeito (o do furo vem ligar à garagem).
Depende onde sejam os quadros, pode medir 2 se forem perto.
Colocado por: PauloJSantosUm na casa, outro na garagem, que fica no piso inferior e na outra ponta da casa e, um ultimo no furo, que fica a 20 metros da casa... Mas, se conseguisse o da casa e o da garagem era perfeito (o do furo vem ligar à garagem).
Colocado por: rjmpires
Não tenho noção de como será o resto do ano, mas tendo em conta o investimento:
4 Painéis 300w + inversor 1.5kW + estrutura = 1018€
Montagem e registo = 250€
Se conseguir poupar em média 15€/mês demora cerca de 7 anos a ficar pago.
Colocado por: rjmpiresSim têm
Mas esses quadros sendo parciais têm a derivação no quadro principal certo?
Colocado por: PauloJSantosSim têm
Colocado por: callinasPois. No meu caso também é assim.O quadro que está na garagem, tem também a ligação ao furo, que por sua vez tem o quadro da piscina, o quadro do furo e a ligação à bomba do depósito de água. Consigo saber então o consumo dessa zona e do consumo do R/C da casa, separados ? E, ainda quando colocar os painéis, quanto estão a gerar, com apenas 1 aparelho ?
Era isso que ia dizer.
Saindo do quadro principal , no quadro principal mede o consumo de todos os quadros parciais.
É assim que tenho. No quadro principal meço consumo geral da casa com uma pinça, a outra mede a energia que vai para o quadro da cave.
No quadro da cave tenho a maior carga energética da casa, por isso dá-me jeito medir a energia desse quadro parcial excepto a energia do piso do RC
Colocado por: PauloJSantosE, ainda quando colocar os painéis, quanto estão a gerar, com apenas 1 aparelho ?
Colocado por: rjmpiresDesculpa, agora perdi-me... há pouco lá atrás não era o shelly EM ??
Shelly 1PM
Colocado por: PauloJSantosDesculpa, agora perdi-me... há pouco lá atrás não era o shelly EM ??
Colocado por: rjmpiresOk então, porque gostaria de medir os quadros e saber a produção dos paineis (futuramente) tambem
Shelly EM para as leituras totais dos quadros (através de pinças)
Shelly 1 PM para fazer a leitura do fotovoltaico
Colocado por: rjmpires
Shelly EM para as leituras totais dos quadros (através de pinças)
Shelly 1 PM para fazer a leitura do fotovoltaico
Colocado por: jcfcid
Tens um exemplo de onde e colocado o Shelley EM? Podes partilhar uma foto do teu quadro?
Colocado por: jcfcid
Tens um exemplo de onde e colocado o Shelley EM? Podes partilhar uma foto do teu quadro?