Iniciar sessão ou registar-se
    • Zafa
    • 31 janeiro 2021 editado

     # 41

    @bigmousse

    Estou a aguardar aprovação das especialidades e já reuni com alguns empreiteiros.

    Se adjudicar a obra ao meu vizinho, não tenho problema com a luz, porque ele fornece para a obra. Se adjudicar a outro tenho que esperar pela EDP.
    Mesmo em frente a casa do outro lado da rua da urbanização, no extremo sul do muro está o PT da urbanização e na ponta norte do muro está um poste elétrico. A caixa no projeto, fica sensivelmente a meio do muro portanto a meia distância entre ambos (+/-). No entanto hoje estive a simular no Excel que a EDP disponibiliza no site e para coisa de 30mt(por alto) instalação aérea ou enterrada é a mesma coisa, pedem quase 4000€ S/IVA! Supostamente eles tem uma lista de empresas certificadas a quem, segundo li por aqui, se podem pedir orçamentos mesmo antes do processo ser iniciado na EDP, problema é que não encontro a lista no site. Por acaso conheces alguma a quem possa pedir um orçamento para o ramal aqui por Leiria ou arredores, só para ter uma melhor ideia do valor que vou pagar?
  1.  # 42

    Zafa,

    relativamente ao valor de 4000€, penso que não esta correcto no simulador, pois apos pesquisa ainda não encontrei informação que a ERSE (Entidade Reguladora) tenha efectuado alteração dos custos dos serviços de ligação.
    O valor deste campo é regulado e o ano passado era de 37,67€ para qualquer potencia em BT. Este valor pode ter sido alterado, mas duvido que tenha sido para 3880€. Devem ter-se esquecido de colocar uma ","

    Nos próximos dias irei-me informar melhor e depois digo alguma coisa.

    Neste link tem a listagem de empresas habilitadas para executarem trabalhos para a E-Redes. https://www.edpdistribuicao.pt/sites/edd/files/2019-05/Empresas%20Reconhecidas%20Ramais%20.pdf

    em leiria as empresas que mais fazem esse tipo de trabalhos será o CANAS ou o Juvenal, mas sempre que posso trabalho indico outras empresas com a qual trabalhamos para outros serviços (ACORDO, ANTÓNIO CRISTIANO DO ROSÁRIO, SGCOIN, NTJ,...)

    Mas o seu lote já não está inserido numa urbanização? Muitas vezes os encargos com o ramal já foram pagos e executados.
    • Zafa
    • 31 janeiro 2021 editado

     # 43

    Colocado por: BigmouseZafa,

    relativamente ao valor de 4000€, penso que não esta correcto no simulador, pois apos pesquisa ainda não encontrei informação que a ERSE (Entidade Reguladora) tenha efectuado alteração dos custos dos serviços de ligação.
    O valor deste campo é regulado e o ano passado era de 37,67€ para qualquer potencia em BT. Este valor pode ter sido alterado, mas duvido que tenha sido para 3880€. Devem ter-se esquecido de colocar uma ","

    Nos próximos dias irei-me informar melhor e depois digo alguma coisa.

    Neste link tem a listagem de empresas habilitadas para executarem trabalhos para a E-Redes.https://www.edpdistribuicao.pt/sites/edd/files/2019-05/Empresas%20Reconhecidas%20Ramais%20.pdf

    em leiria as empresas que mais fazem esse tipo de trabalhos será o CANAS ou o Juvenal, mas sempre que posso trabalho indico outras empresas com a qual trabalhamos para outros serviços (ACORDO, ANTÓNIO CRISTIANO DO ROSÁRIO, SGCOIN, NTJ,...)

    Mas o seu lote já não está inserido numa urbanização? Muitas vezes os encargos com o ramal já foram pagos e executados.


    Efectivamente o lote está inserido numa urbanização com quase 40 anos.
    Mas como tenho lido tanto comentário, em que os ramais andam sempre no mínimo 1k/2k€ mas na média anda tudo nos 4k€ que foi o que deu a simulação, ando um bocado preocupado, porque tirando isto e o urbanismo o resto das despesas já estão relativamente balizadas e estamos a conseguir manter a coisa dentro do limite máximo do orçamento. Mas estas 2 incógnitas e o tempo médio de espera para a ligação ao ramal estão a deixar-me preocupado. Vou consultar a informação e pedir orçamentos para ver se consigo ter uma melhor noção do que me espera. E sendo enterrado, vão ter que fazer um corte no alcatrão, se bem que o empreiteiro que me vendeu o terreno e o arquitecto disseram que como o terreno é arenoso, até poderiam passar uma tuneladora por baixa sem cortar o piso.

    Agora fiquei na dúvida, é empreiteiro ou apenas D.O.?!
    • Zafa
    • 27 março 2021 editado

     # 44

    Como é que na E-Redes, se consegue fazer em simultâneo o pedido de ramal obras e o definitivo?
    Recebi ontem os papeis do electricista mas ou escolho a opção obras ou vivenda uni-familiar. Como é que vocês fizeram para não ter que pagar 2 vezes o processo? Foi tudo presencialmente ou foi on-line?
  2.  # 45

    Colocado por: ZafaComo é que na E-Redes, se consegue fazer em simultâneo o pedido de ramal obras e o definitivo?
    Recebi ontem os papeis do electricista mas ou escolho a opção obras ou vivenda uni-familiar. Como é que vocês fizeram para não ter que pagar 2 vezes o processo? Foi tudo presencialmente ou foi on-line?

    Já tem a licença de habitação?
    • Zafa
    • 27 março 2021

     # 46

    Ainda não tenho tenho licença de habitação.
    Só o alvará.
    A obra arrancou à 1 mês, já está murada e esta semana já vão colocar as caixas definitivas no muro. Esta semana já verteram o betão de limpeza e para a semana já vão começar as preparar as fundações.
  3.  # 47

    Então se é uma obra, escolhe obras.
    • Zafa
    • 27 março 2021

     # 48

    OK.
    Pelo que li pensava que podia pedir já a instalação definitiva aquando do pedido de obra, para não ter que pagar 2 vezes o processo.
  4.  # 49

    Terá sempre de pagar dois processos. Mas o ramal obras tem um custo de 50 e tal euros mais IVA.

    É sempre bom pedir os dois em simultâneo. Se houver alguma condicionante com o definitivo terá todo o tempo de execução de obra para tratar do assunto.
  5.  # 50

    Já tem as caixas de contador e portinhola instaladas?
  6.  # 51

    Colocado por: rjmpires
    Já tem a licença de habitação?
    não faz falta licença de utilização para ter luz definitiva.
    • Zafa
    • 28 março 2021

     # 52

    Colocado por: BigmouseJá tem as caixas de contador e portinhola instaladas?


    O empreiteiro diz que as recebeu esta semana e que as vão montar na próxima.
    Já tenho as marcações nos locais definitivos.
    • Zafa
    • 28 março 2021

     # 53

    Colocado por: BigmouseTerá sempre de pagar dois processos. Mas o ramal obras tem um custo de 50 e tal euros mais IVA.

    É sempre bom pedir os dois em simultâneo. Se houver alguma condicionante com o definitivo terá todo o tempo de execução de obra para tratar do assunto.

    Eu esta tarde já pedi o ramal de obras trifásico 20,7kVA conforme estava na ficha electrotécnica. E já recebi o mail com a confirmação da submissão.

    Também já tenho a ficha electrotécnica para o ramal definitivo monofásico 6,9KVA.

    Então posso aproveitar e pedir também já o definitivo?

    Portanto, como a instalação no muro, já vai ser definitiva, basicamente estou só a adiantar trabalho ao fazer já os 2 pedidos, é isso?

    Terei sempre que pagar os 2 processos mas estou apenas a poupar tempo se bem percebi.

    Isto aqui por Leiria, tem estado muito atrasado nas ligações? Alguém tem noção?
    A instalação/montagem será feita por empresa contratada pelo empreiteiro e diz que é rápido. O que me preocupa é os atrasos e demoras na E-redes!
    Já com o SMAS estou á uma semana a aguardar alguma confirmação após ter submetido os pedidos de ligação.
  7.  # 54

    É bom que o empreiteiro se despache a fazer o trabalho da instalação das caixas. senão está sujeito a que os serviços da EREDES vão ao local para avaliar o processo e fazer as medições necessárias, e depois indicarem que o processo fica suspenso por não possuir todos os elemento necessários.

    Colocado por: ZafaEu esta tarde já pedi o ramal de obras trifásico 20,7kVA conforme estava na ficha electrotécnica. E já recebi o mail com a confirmação da submissão.


    O que vai alimentar? é para uma moradia essa potência? qual o tamanha da mesmo? que equipamentos elétricos irá ter (cozinha, aquecimento de aguas, aquecimento ambiente,...)? No mínimo viabilizava 10,35kVA.

    Colocado por: ZafaTambém já tenho a ficha electrotécnica para o ramal definitivo monofásico 6,9KVA.


    Sim pode aproveitar e pedir o ramal definitivo.

    Colocado por: ZafaEntão posso aproveitar e pedir também já o definitivo?


    Conte no mínimo 2,5/3 meses para ter energia em obra, isso se não for necessário reforço de redes. Ai prepare tempo, paciência e carteira.

    Um dos grandes atrasos que houve até ao pouco tempo, foi derivado a mudança de designação da EREDES, em que tudo o que era formulários foram alterados e toca a justificar com isso os atrasos.

    Colocado por: ZafaIsto aqui por Leiria, tem estado muito atrasado nas ligações? Alguém tem noção?
    • Zafa
    • 28 março 2021

     # 55

    Os 20,7 Trifásico é o que está na ficha da Obra, será para as máquinas durante a construção.

    Os 6,9 Monofásico que estão na ficha para a ligação definitiva será basicamente para forno, BC monobloco Energie 200Lt+/- p/ AQS, VMC Domeo 210FL, MLL, MLR, MSR, Microondas, Salamandra Pellets, portões, máquinas de filtragem para piscina da intex quando houver stock. Também vou ter fotovoltaicos 1800W. Basicamente será tudo eléctrico. É uma moradia unifamiliar isolada apenas R/C, é pequena 174m2 incluindo 35m2 de garagem.

    Em apartamento, temos 3,45 e o quadro só dispara quando temos por exemplo as máquinas da roupa ligadas e ligo o forno. Por isso suponho que para praticamente os mesmo equipamentos, o dobro da potência seja suficiente. Ainda mais porque o nosso quadro tem um problema estranho, que é falhar a luz, mas não disparar nenhum disjuntor. Já cá veio a EDP, trocaram e tudo, mas ficou quase na mesma.

    Mesmo em frente á casa, tenho o PT da urbanização. Á entrada estão a construir uma moradia de 2 pisos com grua, por isso presumo que o PT tem potência suficiente.

    Entretanto também já pedi a ligação definitiva.

    Agora resta-me aguardar pela EDP.
  8.  # 56

    Ainda recentemente fiz um pedido para obras e em 3 semanas está pronto a fazer contrato com o comercializador, mas foi pedido apenas ramal provisório para obras.
    Foi colocar o quadro de obras com o ramal provisório já dentro do armário, que neste caso estava em frente ao lote, não foi necessário as caixas definitivas.
    Pelo que sei, o procedimento varia em zonas, aqui não exigem as caixas no muro para ligação provisória.
  9.  # 57

    Colocado por: BigmouseÉ bom que o empreiteiro se despache a fazer o trabalho da instalação das caixas. senão está sujeito a que os serviços da EREDES vão ao local para avaliar o processo e fazer as medições necessárias, e depois indicarem que o processo fica suspenso por não possuir todos os elemento necessários.



    O que vai alimentar? é para uma moradia essa potência? qual o tamanha da mesmo? que equipamentos elétricos irá ter (cozinha, aquecimento de aguas, aquecimento ambiente,...)? No mínimo viabilizava 10,35kVA.



    Sim pode aproveitar e pedir o ramal definitivo.



    Conte no mínimo 2,5/3 meses para ter energia em obra, isso se não for necessário reforço de redes. Ai prepare tempo, paciência e carteira.

    Um dos grandes atrasos que houve até ao pouco tempo, foi derivado a mudança de designação da EREDES, em que tudo o que era formulários foram alterados e toca a justificar com isso os atrasos.



    No caso de se pedir ligação provisória e definitiva os processos decorrem em simultâneo ou são independentes?
  10.  # 58

    Peça pelo menos 10,35kVA. No futuro se necessitar não tem que fazer aumento de potência e agora se quiser contrata o que pretender para as necessidades atuais.

    O seu atual quadro não tem qualquer problema. O que dispara é o limitador instalado no contador "inteligente" da E-redes, pois ultrapassa a potência contratada.
  11.  # 59

    Em simultâneo. No final vem uma carta com os dois CPE,s.um para obras e outro o definitivo

    Colocado por: ghost12No caso de se pedir ligação provisória e definitiva os processos decorrem em simultâneo ou são independentes?
  12.  # 60

    Colocado por: BigmouseEm simultâneo. No final vem uma carta com os dois CPE,s.um para obras e outro o definitivo



    Então para quem tem pressa não faz sentido pedir as duas.

    Durante a obra tem muito tempo para pedir a definitiva!
 
0.0273 seg. NEW