Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Concordo, excepto com o:

Colocado por: pguilhermeConstruir uma moradia (isolada, vá) e depois fazer quartos de 9m^2 parece um contra senso.

Pois penso que não tem muito que ver.
    Poderá ser um contra-censo, ou não...
    Posso querer uma casa menor para sobrar-me um jardim maior, por exemplo.
    Posso dar um quarto pequeno a um filho, para forçá-lo a conviver com a família nos espaços comuns, por exemplo.
    Posso fazer um quarto menor, sem espaço para secretária... mas compensar com um escritório para todos... por exemplo.
    Posso querer uma casa isolada por questões solares, ou geminada num terreno com melhor localização, por exemplo.
    Cada caso é um caso.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  2.  # 242

Percebo as ideias, mas de certa forma não são todas (menos o obrigar o filho a conviver mãe zonas comuns) questões relacionados com o orçamento?

Terreno maior e/ou melhor localizado removem todas essas limitações.
  3.  # 243

Colocado por: pguilhermenão são todas (menos o obrigar o filho a conviver mãe zonas comuns) questões relacionados com o orçamento?

Não acho. Tal como disse, nem tudo se relaciona com o tamanho ou com o dinheiro, são opções. Haverá necessidade de comprar um computador, uma impressora, uma secretária para cada filho, por exemplo? Só porque tenho dinheiro vou gastá-lo desnecessariamente?
    Possivelmente fazer um espaço que funcione como escritório comum até fique mais caro, não sei... Penso que não é por aí.
  4.  # 244

Se disponho de 100'000€ para comprar um carro, o que me impede de comprar um de 20'000€? Se acho que um carro é uma ferramenta que não merece um esforço maior.
  5.  # 245

Obviamente que não rejeito a ideia de construir pequeno, seja por gosto ou por não haver necessidade/desejo de ter mais espaço.
    Esta é uma razão válida só por si e não carece de mais justificações.

Até julgo que estamos a descrever o mesmo critério mas com pontos de vista diferentes.

Apenas apontei que os exemplos em concreto talvez não fossem os melhores, pois sugerem um sacrifício em detrimento de outro aspecto, repare:

Posso querer uma casa menor para sobrar-me um jardim maior, por exemplo.

Se o terreno for ligeiramente maior, não precisa de sacrificar o interior pelo exterior para obter o mesmo resultado.

Posso fazer um quarto menor, sem espaço para secretária... mas compensar com um escritório para todos... por exemplo.

Um espaço comum de escritório, certamente até ocuparia mais área, tanto útil como de construção.
    Com um maior desafogo no escritório e no quarto (embora com área menor, teria menos uma valência e como tal até poderia ganhar espaço), este aumento de área poder-se-ia traduzir num maior conforto.

Posso querer uma casa isolada por questões solares, ou geminada num terreno com melhor localização, por exemplo.

Com dois terreno de igual (boa) localização, não seria *sempre* preferível uma moradia isolada? Especialmente pela exposição solar, mas também pelo espaço exterior, separação de vizinhos, etc?

Naturalmente, cada caso é um caso, pode ser uma questão orçamental, mas também pode simplesmente não haver terreno com tais características na zona pretendida, pode ser um terreno de herança, etc. Ou seja, outra condições que determinam/limitam a escolha.

Colocado por: N Miguel Oliveiraé uma ferramenta que não merece um esforço maior.

IMHO, as ferramentas de trabalho até merecem um esforço adicional para se obter o melhor possível (mais robusto, eficiente, confortável, etc), mas secalhar não era este o sentido.

Colocado por: N Miguel OliveiraSe disponho de 100'000€ para comprar um carro, o que me impede de comprar um de 20'000€?

Não podia concordar mais! O orçamento é um péssimo (e arriscado) delimitador. Deve haver sempre um equilíbrio. Não tem que se gastar o orçamento na totalidade e as decisões/escolhas devem ser racionais e ponderadas.

Transpondo para a casa, mesmo que não seja um limite orçamental, se não for pretendida nem desejada uma área grande, nada deveria impedir em construir "pequeno", tal como descrevi logo no 1º paragrafo.
    Basta o DO dizer "não quero quartos grandes", independentemente do terreno e do orçamento que possa ter disponível :)

No meu projecto e para a minha perspectiva, não tenho quartos pequenos, mas também não são gigantes, estão equilibrados.
    Certamente não concordaria se o o arq sugerisse quartos muito maiores, simplesmente pq não precisamos (curiosamente acho que foi o único ponto onde referi que não queria áreas muito extensa, sobretudo na suite principal)

Ah, e bom dia :)
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  6.  # 246

Olá,
    Sempre construi? qual orçamento?
  7.  # 247

Colocado por: Raquel21Olá,
    Sempre construi? qual orçamento?

Olá...já tenho o projeto aprovado na câmara. Estamos a falar de ~195m2 para o piso de habitação + 90m2 de cave, já com fundações feitas..Estou em fase de obtenção de orçamentos e o primeiro que recebi só para pedreiro (incluindo impermeabilização e drenagens, muros exteriores, alvenarias e cobertura) foi de ~150k + IVA. Estamos a aguardar que nos enviem mais orçamentos, mas este valor já assusta -.-
  8.  # 248

Assusta mesmo..
  9.  # 249

1000€ m2 esta bom
  10.  # 250

Colocado por: Filipe Gomes_2mas este valor já assusta -.-

ver os seus primeiros comentário neste tópico e este agora...
  11.  # 251

Colocado por: Filipe Gomes_2Estamos a aguardar que nos enviem mais orçamentos, mas este valor já assusta -.
    era de esperar... o valor que está no titulo do tópico é que é surreal
    Concordam com este comentário: zinna
  12.  # 252

Colocado por: nortenho66

ver os seus primeiros comentário neste tópico e este agora...

Mantenho a coerência...passar do papel à construção, vai depender dos orçamentos que receber.

0.0431 seg. NEW