Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: ****Área total de implantação
    Somatório das áreas resultantes da projecção horizontal de todos os edifícios residenciais e não residenciais, delimitada pelo perímetro dos pisos mais salientes, excluindo varandas e platibandas.

RMEU de Odivelas:
    Artigo 2.º - Definições
    c) Área de implantação: valor expresso em metros quadrados, correspondente à área do solo contido no interior de um polígono fechado que compreende:
    O perímetro exterior do contacto do edifício com o solo;
    O perímetro exterior das paredes exteriores dos pisos em cave;

Portanto, por aqui em Odivelas, também não contam eventuais corpos balançados (fechados, que não sejam varandas).
    Concordam com este comentário: Filipe Gomes_2
  2.  # 2

Colocado por: Pedro_MoreiraAcho que essa ideia um bocado difícil de concretizar, uma cave com 150m2 é mais um armazém do que cave. Eu só em taxas em Gaia para uma casa de 100m2 paguei a câmara +/- 3200€ mais 1000€ de caução. para uma casa de 300m2 pepare-se para nunca menos de 7000€ a 8000€ em taxas.

É um orçamento muito muito curto, independentemente de não querer nada na cave, não ter nada na cave ou fazer divisões habitáveis não é ai que está o grande custo da obra

São opiniões. Terá lavandaria, servirá para guardar o carro, guardar alguns utensílios e fazer convívios de família.

Que taxas?
  3.  # 3

O processo é o seguinte:

- vai a um arquitecto, ele desenha e projecta a casa
    - Projecto é submetido a Gaiurb para apreciação
    - Depois de 1 ano a espera (a correr bem e se não tiver que fazer alterações que atrasa tudo)
    - Projecto aprovado, paga as taxas para poder ter o alvará de construção e só com as taxas pagas é que pode construir
    Concordam com este comentário: Filipe Gomes_2, N Miguel Oliveira
  4.  # 4

Colocado por: Filipe Gomes_2

A parte de descer pelo menos, com a roupa, está pensada. Vamos ter uma conduta no wc, para mandar a roupa pra lavandaria :p
    Se a esposa o colocar a tratar das roupas numa cave fechada( lavar, secar, passar a ferro) você percebe que a cave para lavandaria talvez nao seja a melhor opção:)
  5.  # 5

Depois têm que pagar as ligações de água, luz, saneamento ao terreno
  6.  # 6

Colocado por: DR1982Se a esposa o colocar a tratar das roupas numa cave fechada( lavar, secar, passar a ferro) você percebe que a cave para lavandaria talvez nao seja a melhor opção:)

Até foi ela que sugeriu :p. Não será fechada, porque a lavandaria ficará À entrada e terá uma porta para o exterior.
  7.  # 7

Colocado por: Pedro_MoreiraDepois têm que pagar as ligações de água, luz, saneamento ao terreno

Com isso tudo terei então de contar com uns 180k€, não menos que isso.
  8.  # 8

Colocado por: Filipe Gomes_2Que taxas?
    hahahahah
  9.  # 9

Colocado por: Filipe Gomes_2

Até foi ela que sugeriu :p. Não será fechada, porque a lavandaria ficará À entrada e terá uma porta para o exterior.

Sendo assim ela ja nao se pode queixar se foi ela que sugeriu :)
    Con as taxas que tem a pagar e se quiser ter alguma qualidade de acabametos reduza isso para 150m2 brutos, nao conte com menos de 1000€ m2 com iva incluido!
  10.  # 10

Colocado por: ****Area total de construção
    Somatório das áreas brutas de todos os pisos dos edifícios, acima e abaixo do solo, excluindo as garagens situadas em cave, superfícies de serviços técnicos (postos de transformação, central térmica, central de bombagem) e galerias exteriores públicas, arruamentos ou outros espaços livres de uso público, cobertos pela edificação.

RMEU de Odivelas
    e) Área de construção para os efeitos previstos no PDM:
    somatório das áreas de todos os pisos, acima e abaixo da cota de soleira, medida pelo perímetro exterior das paredes exteriores, com exclusão dos sótãos não habitáveis, arrecadações afetas aos fogos, caves sem pé -direito regulamentar, áreas de parqueamento, áreas técnicas, compartimentos de recolha de lixo e salas de condomínio, mas incluindo espaços de circulação (átrios, galerias, corredores, caixas de escadas e caixas de elevadores) e varandas encerradas;

Portanto, por aqui em Odivelas, as caves que sejam para garagem também contam como área de construção (para efeitos previstos no PDM), desde que tenham pé direito regulamentar (aqui o pé-direito máximo para caves e "sótãos" em construções com cobertura plana é 240 cm, mas não sei qual será o mínimo regulamentar)
  11.  # 11

Desde o projecto até a execução da casa é um processo tão longo e moroso que muita coisa muda, pode ter muitas ideias para uma casa mas um arquitecto sério diz-lhe logo se é possível ou não.

Por exemplo na ideia do tubo da casa de banho para a lavandaria, já pensou em quanto lhe vai custar o tubo de Inox e a porta ou campânula na casa de banho? Só ai gasta 1500€ a vontade para concretizar uma ideia dessas. Põem a lavandaria na cave, será que dá caimento para o saneamento ou vai precisar de meter caixas de esgotos e bombas para o saneamento e águas pluviais? Ponha logo mais 3500 a 5000€ se necessitar de bombas, para não falar nos custos acrescidos de elétricidade.

Há tantas condicionantes, cada obra é uma obra, onde vou fazer a minha casa ao lado teve um vizinho que quis fazer cave, ao escavarem para a cota da cave o terreno era lamacento, tiveram que entulhar tudo e fizeram a casa sem cave.

Só numa asneirada destas pode imaginar quanto se gasta.

Aconselhe-se com um técnico num estudo preliminar é a melhor opção
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  12.  # 12

Colocado por: Pedro_MoreiraDesde o projecto até a execução da casa é um processo tão longo e moroso que muita coisa muda, pode ter muitas ideias para uma casa mas um arquitecto sério diz-lhe logo se é possível ou não.

Por exemplo na ideia do tubo da casa de banho para a lavandaria, já pensou em quanto lhe vai custar o tubo de Inox e a porta ou campânula na casa de banho? Só ai gasta 1500€ a vontade para concretizar uma ideia dessas. Põem a lavandaria na cave, será que dá caimento para o saneamento ou vai precisar de meter caixas de esgotos e bombas para o saneamento e águas pluviais? Ponha logo mais 3500 a 5000€ se necessitar de bombas, para não falar nos custos acrescidos de elétricidade.

Há tantas condicionantes, cada obra é uma obra, onde vou fazer a minha casa ao lado teve um vizinho que quis fazer cave, ao escavarem para a cota da cave o terreno era lamacento, tiveram que entulhar tudo e fizeram a casa sem cave.

Eu no meu caso já tenho as fundações feitas..Sim, ainda vamos ver com o arquitecto se é possivel o que pretendemos
  13.  # 13

Colocado por: Pedro_MoreiraDesde o projecto até a execução da casa é um processo tão longo e moroso que muita coisa muda, pode ter muitas ideias para uma casa mas um arquitecto sério diz-lhe logo se é possível ou não.

Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira

Vai ter caimento até porque o terreno é um pouco inclinado
  14.  # 14

Colocado por: Filipe Gomes_2Eu no meu caso já tenho as fundações feitas.

Tem fotos do que está edificado que queira pôr aqui?

Cumprimentos.
  15.  # 15

É pá, eu tenho um preço baixo para a casa, mas nem eu pensaria em conseguir construir 300m2 por 150mil. Isso dá 500€ m2 em Gaia.

Tudo bem que tenho previsto gastar pouco mais (600€m2) mas já é um preço super baixo para o normal de agora, conseguir ainda menos que isso acho difícil, ainda mais sendo em Gaia. Eu é numa aldeiazeca e longe das grandes cidades de aqui perto (Aveiro ou Coimbra), construir mesmo às portas do Porto por esse valor... Ainda mais tendo cave, não percebo muito de construção mas julgo que cave terá que levar algum reforço e maior isolamento de paredes etc, o que encarece mais.

E ainda li algures em aproveitar mais um andar (sótão) para por tudo envidraçado?? Só o dinheiro em vidros vai logo para uma balúrdio.
  16.  # 16

Colocado por: tiagooliveira20É pá, eu tenho um preço baixo para a casa, mas nem eu pensaria em conseguir construir 300m2 por 150mil. Isso dá 500€ m2 em Gaia.

Tudo bem que tenho previsto gastar pouco mais (600€m2) mas já é um preço super baixo para o normal de agora, conseguir ainda menos que isso acho difícil, ainda mais sendo em Gaia. Eu é numa aldeiazeca e longe das grandes cidades de aqui perto (Aveiro ou Coimbra), construir mesmo às portas do Porto por esse valor... Ainda mais tendo cave, não percebo muito de construção mas julgo que cave terá que levar algum reforço e maior isolamento de paredes etc, o que encarece mais.

E ainda li algures em aproveitar mais um andar (sótão) para por tudo envidraçado?? Só o dinheiro em vidros vai logo para uma balúrdio.

Mesmo para construir em Grijo (das zonas menos valorizadas em Gaia) esse valor que o user tem é completamente IRREALISTA. Mas que arrisque e depois diga aqui se conseguiu. Claro que o preço de construção possa baixar mas não vai baixar assim tanto.
    Concordam com este comentário: zinna
  17.  # 17

Colocado por: DR1982Pode ter um quarto com 14m2 praticamente ao mesmo preço de um de 12m2
    Eu sei que as contas não são assim tão lineares. Mas como é que pode ter um quarto de 12m2 pelo preço de um de 14? e depois tem 3 quartos, logo, aumenta 1, aumenta os 3, etc...Vai a ver a casa de 150m2 que queria, já vai com 200 m2. Não digo que a difrença entre uma e outra seja de 50.000 euros, mas será significativa. Terá de haver um compromisso.
  18.  # 18

Colocado por: PolskiNeste caso quanto lhe custaria uma casa de banho de 9m2?
    Falei em valores médios por alto. Sei que os cálculos não sao assim tão lineares. Mas ao construir tem de assumir um compromisso entre m2/orçamento. Por exemplo eu prefiro ter mais área na parte social da casa que nos quartos onde apenas vou dormir (nem pretendo que um dia mais tarde os meus filhos se fechem nos quartos quando estão em casa), logo acho que um quarto de 12-14m2 dá perfeitamente para uma cama, 2 mesas de cabeceira, e se necessário uma secretária.
  19.  # 19

Colocado por: Ruipsm

Mesmo para construir em Grijo (das zonas menos valorizadas em Gaia) esse valor que o user tem é completamente IRREALISTA. Mas que arrisque e depois diga aqui se conseguiu. Claro que o preço de construção possa baixar mas não vai baixar assim tanto.
    Concordam com este comentário:zinna

Já corrigi numas das páginas anteriores, para 180k€. Direi assim que tiver valores
  20.  # 20

Colocado por: DR1982A cama assim como tudo o resto da mobilia ca de casa foi desenhado por mim e feito à medida!
    Situação ideal isto. Sabe-me dizer se fica muito mais caro do que comprar uma cama de exposição? Obrigado

0.0380 seg. NEW