Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Mk PtTer conforto passa por garantir espaços minimamente decentes para se viver.


    Certo, mas "conforto" está muito longe de ser apenas um aumento de área.

    A obra é um todo.
    Um quarto de 18m2, que leva 3h a aquecer é confortável?
    Na mesma proporção, um quarto com 2,85m (ou +) de pé-direito é confortável?
    E o tamanho dos vãos é qual?
    Será que 1m2 adicional num quarto vale o esforço de mais 1 ou 2 meses de trabalho?
    E a manutenção/limpeza adicional?
    E as tralhas desnecessárias que aparecerão?
    Nem todos gostam de casas minimalistas, e mal vêm uma parede vazia, pensam logo em que móvel IKEA vão comprar.

    Tudo depende do local, clima, cliente e custo (acabamentos)...

    A área é importante sim, mas e até que ponto? Cada um saberá de si...
    De igual modo, se a casa deve ser feita à imagem do proprietário, não é menos verdade que esta deve ser pensada para um futuro desconhecido, adaptável e passível de ser vendida. Afinal, o mais certo é a casa continuar de pé depois do DO falecer, logo deverá haver alguma estandardização também...
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  2.  # 2

    Colocado por: Kduvidas- Moradias com 300m2 são pensadas racionalmente ou...?

    Como o chapéu me serve bem, posso dizer (novamente) que não se prende tanto com uma questão de dimensões, mas sim com o orçamento. Aliás, convido-o a espreitar o tópico onde tenho o meu projecto e opinar sobre o mesmo.

    Colocado por: Kduvidas- Querer construir a metade do preço m2 médio de referência só porque sim, é possível...?

    Estatisticamente, construir abaixo do preço médio tem de acontecer com alguma frequência, caso contrário o valor médio seria outro :)

    Mas efectivamente, usar este valor médio para estipular as dimensões máximas que se pode construir para não ultrapassar o orçamento, parece arriscado. Arrancar com um orçamento que obrigue a que o total seja mais barato que a média... é só para corajosos :)

    Este valor médio devia ser logo ajustado (expectativa) se a construção pretendida for mais exigente ou de alguma forma mais onerosa (os profissionais poderão dizer melhor mas, grandes vãos envidraçados, piscina, isolamentos, sistemas de climatização, recortes e detalhes de arquitectura, etc) e claro, adicionar sempre o "factor de ****ço".


    Colocado por: Mk PtNa verdade grande parte de quem vive em espaços tão pequenos não é porque quer, é porque é o que pod€.

    Sim, era isso que estava a tentar dizer. Prende-se sobretudo com os orçamentos. Embora, como já vimos, há quem goste de viver num espaço mais pequeno e acolhedor.

    Colocado por: N Miguel OliveiraA obra é um todo.
    Um quarto de 18m2, que leva 3h a aquecer é confortável?
    Na mesma proporção, um quarto com 2,85m (ou +) de pé-direito é confortável?


    Como diz, é sem dúvida uma questão de equilíbrio. Secalhar nem 18m^2 com 3h para aquecer, nem 5m^2 que aquecem em 5 min.... Se tiver que haver um sacrifício da área em detrimento de outro aspecto, é porque provavelmente a solução não está equilibrada para o orçamento.

    E também como diz: entender a casa como bem transaccionável devia ser um facto em jogo.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  3.  # 3

    Colocado por: JoelM

    mesmo morando numa aldeia pode vem ir ao cafe ou padaria apé ou de bicicleta, a grande maioria não o faz! (contra mim falo)
    Concordam com este comentário:ig8
    E sera que em portugal, principalmente nas aldeias ha condições para andar de bicicleta em segurança? Os ciclistas sao respeitados como noutros paises?
    Ate pelas motas se vê, aqui toda a gente se desvianpara as motas passar, em Pt grande parte dificulta a passagem as motas
    • MVA
    • 15 julho 2020

     # 4

    Colocado por: ig8
    Anda morar para uma vila/aldeia que não tem transportes públicos, ou os que tem não são em horários decentes, e quero ver se não pegas no carro...
    Concordam com este comentário:Sira,ricardo.rodrigues


    Vá dizer isso ao pessoal da Benelux e Escandinávia que vivem em vilas/aldeias e passam o dia inteiro a andar a pé e/ou de bicicleta para todo o lado.
  4.  # 5

    Colocado por: MVAVá dizer isso ao pessoal da Benelux e Escandinávia que vivem em vilas/aldeias e passam o dia inteiro a andar a pé e/ou de bicicleta para todo o lado.


    É importante referir que quando o terreno é plano, há uma mais predisposição para andar de bicla. Em Lisboa, cidade das 7 colinas, deve ser uma morte.

    E se formos de bicicleta, como é que podemos mostrar o nosso BMW??? :)
  5.  # 6

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Certo, mas "conforto" está muito longe de ser apenas um aumento de área.

    Sim, mas há um mínimo.
    E esse mínimo não é compatível com as casas de áreas diminutas, ao contrário do que alguns argumentaram.

    Quartos com mais que 12m2 pode-se argumentar se vale a pena ou não, do ponto de quem é racional/pretende optimizar áreas, mas quartos com 9m2 não é isso, é mesmo não poder mais.

    Aqueles espaços IKEA superaproveitados com 'apartamentos' montados em poucas dezenas de m2 é engraçado e 'funcional', mas é para a fotografia e para vender mais e mais coisas para arrumação e 'optimização de espaço'.
    Pode ser 'design', mas mais que tudo é marketing para vender.

    As pessoas não precisam de mais para viver, mas se puderem todos apreciam ter o seu espaço, a sua privacidade, e espaços assim compactos não só não permitem isso, e obriga a outros constrangimentos que as pessoas, se puderem, não querem ter.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  6.  # 7

    Colocado por: N Miguel Oliveiraaqui podemos "dar-nos ao luxo de fazer maior", às vezes o dobro

    Colocado por: N Miguel Oliveira"em que se dá ao luxo" de fazer "grande
    Nmiguel, sinceramente não consigo discernir o interesse do twist que deu à minhas palavras.
    Tive o cuidado de realçar conceitos como, bom senso, 8 ou 88, generoso, de forma a enaltecer o equilíbrio das escolhas. Eis senão quando, o Nmiguel reformula com, o dobro, grande e uma noção de luxo sem sacrifício que distorce o que pretendi expor.
    Não entendo, mas está visto que não me fiz entender.
    E também que não há consenso de que um quarto com menos de 10m2 é pequeno, 12 a 14m2 é médio e mais do que 16m2 é grande, isto porque as noções de equilíbrio são por vezes turvas.
    •  
      RRoxx
    • 15 julho 2020 editado

     # 8

    Colocado por: Mk PtAqueles espaços IKEA superaproveitados com 'apartamentos' montados em poucas dezenas de m2 é engraçado e 'funcional', mas é para a fotografia e para vender mais e mais coisas para arrumação e 'optimização de espaço'.
    Pode ser 'design', mas mais que tudo é marketing para vender.


    é como os apartamentos em 20m2 que eles tem em exposição, lá até parece bem, mas depois uma pessoa com meio neuronio começa a pensar na questão da vivencia e do que precisa no dia a dia e chega a conclusão que aquilo é tudo treta ou então é para quem não s eimporta de ir para a cama no mesmo sitio onde 10 minutos antes teve a comer uma feijoada á transmontana feita num microondas.

    é tudo tanga, ou como lhe chamou, marketing.
    Concordam com este comentário: Kduvidas
  7.  # 9

    Colocado por: JoelM
    Entre viver num estudio desses ou num quarto alugado e partilhar cozinha e w.c. com mais 4 ou 5 qual é melhor?


    Colocado por: RRoxxé para quem não s eimporta de ir para a cama no mesmo sitio onde 10 minutos antes teve a comer uma feijoada á transmontana feita num microondas.


    Obrigado por confirmar. Mas mudemos a feijoada à transmontana para os arenques com batatas cozidas ou lá o que seja que comem em Oslo.
  8.  # 10

    Por acaso eu era gajo de ter todo o gosto em mostrar o inicio e evolução da minha construção, mas com tanto entulho colocado no meu tópico, que nada tem a ver com o mesmo, eu vou ser obrigado a criar um novo....a sério?! vão lá discutir os tamanhos das dos ingleses ou o que for pra outro lado f****
    •  
      RRoxx
    • 15 julho 2020 editado

     # 11

    Colocado por: JoelM
    RRoxx, como é que se vive num T0? ou não é possível na sua maneira de ver as coisas?

    E não é só aqui... estudios / T0 existem em todo o mundo...

    p.s. ir para a cama logo depois de jantar faz mal :P


    ó joel, ha estudios e estudios. vai-me dizer que se vive confortavelmente em 10 ou 20m2 sem necessidade de mais espaço?

    onde é que eu disse que não era possivel? aponte lá em algo que eu escrevi a dizer que não era possivel.

    Edit: alias, até em menos espaço, veja o fenomeno do pessoal que vive em cubiculos em hong kong, amontoados uns nos outros. Tudo isto é possivel, e infelizmente é real, alias, na vida destes desgraçados 12m2 era uma mansão.. Mas não foi nada disso que eu escrevi.
  9.  # 12

    Colocado por: pguilhermeAliás, convido-o a espreitar o tópico onde tenho o meu projecto e opinar sobre o mesmo.
    Acho que estive lá agora mesmo. O título é "posicionamento de casa no terreno"? Gostei bastante!
  10.  # 13

    Colocado por: JoelME perguntei porque disse que os layouts que o IKEA mostra são tanga, deduzi que quisesse dizer que ninguém os compra / vive assim!


    Deduziu mal. A tanga reduz-se à aparência que o Ikea quer dar ao espaço, ao marketing que eles desenvolvem em torno de um espaço minimo como sendo tudo o que uma pessoa necessita, que é funcional e bom de se viver em 20m2. Na minha opinião é tanga, voce precisa de mais, isto são só e apenas espaços de transição o de remedeio para quem não consegue mais.

    Para quem não se importa de dormir onde esteve a cozinhar feijoada a transmontana á 30 minutos atrás até pode ser bom, ou para quem não se importa de só ter 1 prato e 1 tacho para cozinhar e está bom, o resto da semana é uber eats e pizzas. já não falo de espaço apra roupas, pequenos luxos como uma bicicleta ou uma mesa de mais de 80 cm para montar um puzzle.

    É uma casa transitoria no máximo.



    veja o amrketing, a casa limpa-se em 2horas, mas o espaço por baixo da mesa do laptop é só marcas de pés.. a casa nunca se limpa.
  11.  # 14

    Colocado por: Filipe Gomes_2Por acaso eu era gajo de ter todo o gosto em mostrar o inicio e evolução da minha construção, mas com tanto entulho colocado no meu tópico, que nada tem a ver com o mesmo, eu vou ser obrigado a criar um novo....a sério?! vão lá discutir os tamanhos das dos ingleses ou o que for pra outro lado f****


    Às vezes a malta descontrola-se Filipe, desculpe :( secalhar é melhor criar outro sim
    Concordam com este comentário: Filipe Gomes_2
  12.  # 15

    Colocado por: JoelMNa minha opinião isto é ser muito redutor, como referi, entre ter um quarto alugado ou um estúdio, para mim não tenho duvido qual escolho (vivi num 1 ano e meio e só sai quando fui viver com a minha namorada).


    Sim, espaços pequenos como transição podem servir. Já como projecto de construção, talvez não seja tão consensual.

    Em suma, é possível viver em espaços pequeninos, mas a própria justificação "ser algo temporário" ou "estudantes em que a alternativa era partilhar casa com outros" sugere que são as opções possíveis, não as ideais. Isto é, não se está a optar pelo gosto de um espaço pequeno mas sim pelo factor financeiro.

    Filipe Gomes_2, se criar outro tópico tente não colocar um título "agent provocateur" :)
  13.  # 16

    Colocado por: KduvidasNmiguel, sinceramente não consigo discernir o interesse do twist que deu à minhas palavras.
    Tive o cuidado de realçar conceitos como, bom senso, 8 ou 88, generoso, de forma a enaltecer o equilíbrio das escolhas. Eis senão quando, o Nmiguel reformula com, o dobro, grande e uma noção de luxo sem sacrifício que distorce o que pretendi expor.
    Não entendo, mas está visto que não me fiz entender.


    :) Tenha calma. Não lhe estava a responder... até porque concordo consigo em parte.
    Apenas aproveitei o que disse para introduzir o que eu queria escrever.

    Resumindo, esta discussão não terá fim nunca, pois discutimos subjectividades, tal como o feio/bonito, caro/barato, grande/pequeno, necessário, inútil, etc... depende de cada um. Contudo também acho bem que existam mínimos, alguma objectividade e categorização, para que o mercado imobiliário saiba com o que conta. De resto, reitero o que afirmei antes, na velha comparação com os países mais ricos da Europa, fruto de muitos factores, construímos maior e pior (tecnicamente), mesmo tendo um clima espectacular. E em boa parte isso deve-se à mentalidade latina sim...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kduvidas
  14.  # 17

    Colocado por: pguilhermeEm suma, é possível viver em espaços pequeninos, mas a própria justificação "ser algo temporário" ou "estudantes em que a alternativa era partilhar casa com outros" sugere que são as opções possíveis, não as ideais. Isto é, não se está a optar pelo gosto de um espaço pequeno mas sim pelo factor financeiro.



    Nem sempre!
    Toma-se sempre como dado adquirido que uma casa mais pequena é uma casa mais barata, e nem sempre é assim.

    Eu também acho que quem mete uma caixilharia foleira, o fez por um motivo financeiro, certamente não era a opção ideal, foi a opção possível.

    A questão aqui é sempre encontrar o balanço área/qualidade da construção.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  15.  # 18

    Colocado por: JoelMsó vive aí quem não pode pagar mais


    Pois.
    Em Portugal a casa é um investimento único na vida e com um peso grande, ao passo que para muitos europeus escolhem uma casa mais simples, não porque não possam pagar mais, mas porque consideram a casa como uma ferramenta mais, como um carro ou computador se tratasse... e "investem" noutro tipo de coisas, como na educação ou a conhecer meio mundo... fazer um ano sabático, gastar em espaços de lazer, actividades, etc... Nem todos vêem "a casa" de forma igual... aliás há muitos que bastante mais que a casa em si, dão valor à zona ou à vizinhança... por exemplo.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, pguilherme
  16.  # 19

    Sem dúvida, o equilíbrio é fundamental.

    O que queria dizer é que a justificação utilizada (alojamento temporário ou de estudantes) não servia tanto num âmbito de projecto de construção de moradia.

    Certamente que que há moradias maiores que outras e isso é muito válido, mas julgo que dentro de um certo limite.
    Construir uma moradia (isolada, vá) e depois fazer quartos de 9m^2 parece um contra senso. Mas sinceramente nunca me debrucei sobre este tema.

    Entre uma moradia isolada e uma geminada, também não estou a ver vantagens da geminada, excepto na questão do custo.

    Seja com que dimensões for, "tudo o que merece ser feito, mais merece ser bem feito". Equilibrado, eficiente e ajustado à utilização o orçamento disponível.
    Ter uma casa grande e depois material bera, é como aquela imagem que mostraram dum carro: parecia um ferrari por fora, mas por dentro era um chaço eheh
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, ricardo.rodrigues
  17.  # 20

    Colocado por: N Miguel OliveiraPois.
    Em Portugal a casa é um investimento único na vida e com um peso grande, ao passo que para muitos europeus escolhem uma casa mais simples, não porque não possam pagar mais, mas porque consideram a casa como uma ferramenta mais, como um carro ou computador se tratasse... e "investem" noutro tipo de coisas, como na educação ou a conhecer meio mundo... fazer um ano sabático, gastar em espaços de lazer, actividades, etc... Nem todos vêem "a casa" de forma igual... aliás há muitos que bastante mais que a casa em si, dão valor à zona ou à vizinhança... por exemplo.


    Sem dúvida. Quando tal acontece, é mais uma faceta da falta de equilíbrio, digo eu.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
 
0.0492 seg. NEW