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  1.  # 1

    Recebi hoje um email do meu banco a dizer que a Seguradora LOGO debitou o Valor do seguro que tenha numa mota , e eu pergunto como ?

    O contrato foi celebrado por telefone nunca assinei nenhum autorização de débito directo , mesmo que tenha autorizado em chamada já me disseram que débitos directos tem que ter assinatura escrita em papel ou digitalmente e que uma autorização por telefone não serve.

    Ressalvo que o primeiro pagamento que fiz deste seguro foi por MB sendo este o segundo.

    O que posso fazer e a quem me devo queixar isto é normal? Tenho direito a alguma compensação?
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  3.  # 2

    Vá ao site do banco e veja se tem débitos diretos ativos.
    Compensação de quê? Não tinha uma mensalidade para pagar? Ou pagou duas?
  4.  # 3

    a seguradora não vai advinhar o seu NIB para ir lá buscar o dinheiro.

    se não foi voce que o deu a eles, não estou a ver quem poderia dar.
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  5.  # 4

    Colocado por: pauloagsantosa seguradora não vai advinhar o seu NIB para ir lá buscar o dinheiro.

    se não foi voce que o deu a eles, não estou a ver quem poderia dar.
    Concordam com este comentário:Nasa1989,size
    . Sim mas o Iban eu dei por telefone mas mesmo com Iban requer a minha assinatura com a data da mesma para ter efeito se você me der o seu Iban acha que isso me dá direito a debitar dinheiro da sua conta?
  6.  # 5

    Colocado por: Nasa1989Vá ao site do banco e veja se tem débitos diretos ativos.
    Compensação de quê? Não tinha uma mensalidade para pagar? Ou pagou duas?


    O seguro ia acabar em janeiro e se eu não pagar fico automaticamente desvinculado do seguro entende? Visto que me fizeram débito direto sem autorização devida fiquei vinculado ao seguro devido ao pagamento . os pagamentos são de 6 em 6 meses
  7.  # 6

    Fizeram-me o mesmo este mês, debitaram automaticamente o valor do seguro de saúde. Contratei o seguro o ano passado em Janeiro, na altura dei o meu IBAN e enviaram-me o formulário do débito directo já preenchido por email para eu assinar e enviar. Nunca assinei e nunca enviei, mas no entanto eles fizeram o débito. Por acaso não me chateei porque me pouparam o trabalho, mas realmente não é correcto.
  8.  # 7

    Isso é um problema com o banco. vai à agência e pergunta pela autorização.
    • size
    • 22 Janeiro 2020

     # 8

    Colocado por: Reduto25. Sim mas o Iban eu dei por telefone mas mesmo com Iban requer a minha assinatura com a data da mesma para ter efeito se você me der o seu Iban acha que isso me dá direito a debitar dinheiro da sua conta?


    Há contratos que são efectivados à distancia, pelo telefone, com com base na gravação das chamadas telefónicas...

    No entanto, terá esta a seguinte possibilidade;

    Pode pedir o reembolso de um débito direto já pago. ?

    Pode solicitar ao seu prestador de serviços de pagamento o reembolso de uma cobrança por si autorizada até oito semanas após ter sido efetuada.
    Caso a cobrança não tenha sido autorizada (a autorização de débito em conta não foi concedida ao credor em causa), tem um prazo de 13 meses para solicitar ao seu prestador de serviços de pagamento a retificação do débito. Findo esse prazo, o ressarcimento do valor reclamado terá de ser solicitado ao credor ou requerido por recurso a meios judiciais ou meios de resolução extrajudicial de litígios.

    in https://www.bportugal.pt/page/debitos-diretos-sete-informacoes-que-vai-querer-saber
  9.  # 9

    acho que já explicaram isso

    e penso que talvez seja alguma opção que tenhas de "autorizar todos os debitos requeridos ao banco"
    atenção que não tenho a total certeza

    Podes e DEves confirmar com o teu banco a melhor forma para estares descansado sobre isto
  10.  # 10

    Colocado por: size

    Há contratos que são efectivados à distancia, pelo telefone, com com base na gravação das chamadas telefónicas...

    No entanto, terá esta a seguinte possibilidade;

    Pode pedir o reembolso de um débito direto já pago. ?

    Pode solicitar ao seu prestador de serviços de pagamento o reembolso de uma cobrança por si autorizada até oito semanas após ter sido efetuada.
    Caso a cobrança não tenha sido autorizada (a autorização de débito em conta não foi concedida ao credor em causa), tem um prazo de 13 meses para solicitar ao seu prestador de serviços de pagamento a retificação do débito. Findo esse prazo, o ressarcimento do valor reclamado terá de ser solicitado ao credor ou requerido por recurso a meios judiciais ou meios de resolução extrajudicial de litígios.

    inhttps://www.bportugal.pt/page/debitos-diretos-sete-informacoes-que-vai-querer-saber


    A assinatura do devedor é obrigatória, seja através de um formato eletrónico ou em papel, pelo que a concessão desta permissão não pode ser verbal ou através de uma chamada. - autorização débito direto
  11.  # 11

    Colocado por: TanialexandraFizeram-me o mesmo este mês, debitaram automaticamente o valor do seguro de saúde. Contratei o seguro o ano passado em Janeiro, na altura dei o meu IBAN e enviaram-me o formulário do débito directo já preenchido por email para eu assinar e enviar. Nunca assinei e nunca enviei, mas no entanto eles fizeram o débito. Por acaso não me chateei porque me pouparam o trabalho, mas realmente não é correcto.
    eu também recebi esse formulário mas nunca o preenchi muito menos enviar
  12.  # 12

    Boa noite, Reduto25

    Acho que vai achar este artigo do site do Banco de Portugal útil:

    https://www.bportugal.pt/page/debitos-diretos-sete-informacoes-que-vai-querer-saber
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Reduto25
  13.  # 13

    Colocado por: Reduto25eu também recebi esse formulário mas nunca o preenchi muito menos enviar


    Fez exactamente o mesmo que eu, deu o IBAN pelo telefone.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Reduto25
  14.  # 14

    Vou amanhã ao banco pedir uma cópia do comprovativo de autorização para o respectivo débito directo e se vir que foi comportamento inadequado e abusivo vou reportar ao BP e saber se tenho direito a alguma coisa
  15.  # 15

    Colocado por: TanialexandraFizeram-me o mesmo este mês, debitaram automaticamente o valor do seguro de saúde. Contratei o seguro o ano passado em Janeiro, na altura dei o meu IBAN e enviaram-me o formulário do débito directo já preenchido por email para eu assinar e enviar. Nunca assinei e nunca enviei, mas no entanto eles fizeram o débito. Por acaso não me chateei porque me pouparam o trabalho, mas realmente não é correcto.


    Isso aconteceu-me com o débito direto da conta da água. Não cheguei a enviar nada, mas ficou efetivado. Eu queria portanto foi a meu favor, mas de facto foi estranho hahahaha
    Concordam com este comentário: Tanialexandra
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  17.  # 16

    Ainda ontem alterei, online, o IBAN de débito directo de 3 contas de electricidade, foi apenas colocar o novo IBAN e mais nada. É possível que enviem um formulário para assinar e devolver, mas se não devolver eles cobram na mesma. Se colocasse um IBAN de um desconhecido era igual!

    O meu pai esteve a pagar a conta de electricidade de uma empresa durante 2 anos, isto numa conta que ele não verificava regularmente. Demorou quase 1 ano a receber o valor cobrado indevidamente, mais de 2k...
    • smst
    • 23 Janeiro 2020

     # 17

    Colocado por: Reduto25Vou amanhã ao banco pedir uma cópia do comprovativo de autorização para o respectivo débito directo e se vir que foi comportamento inadequado e abusivo vou reportar ao BP e saber se tenho direito a alguma coisa

    Ao ir ao banco peça para revogar esse pagamento por débito direto (creio que é possivel até um mês após lhe retirarem o dinheiro por débito directo) e assim terá o seu dinheiro de volta em menos de uma semana.
    No entanto peça informação pelo documento que deu origem a esse débito directo.
  18.  # 18

    Colocado por: Reduto25

    O seguro ia acabar em janeiro e se eu não pagar fico automaticamente desvinculado do seguro entende? Visto que me fizeram débito direto sem autorização devida fiquei vinculado ao seguro devido ao pagamento . os pagamentos são de 6 em 6 meses

    Não, não fica. Solicita o cancelamento de imediato e será reembolsado no valor corresponde ao prazo que falta para acabar o contrato.
  19.  # 19

    Colocado por: callinas
    Não, não fica. Solicita o cancelamento de imediato e será reembolsado no valor corresponde ao prazo que falta para acabar o contrato.


    Ficava cancelado pois eu não autorizei débito directo , o contrato só continua activo se tiver por débito directo tendo que avisar 30 antes se o quiser cancelar mas se tiver normal nem preciso de justificar o porque de cancelar o contrato . Mas sim vou cancelar e pedir reembolso
  20.  # 20

    Colocado por: Reduto25. Sim mas o Iban eu dei por telefone mas mesmo com Iban requer a minha assinatura com a data da mesma para ter efeito se você me der o seu Iban acha que isso me dá direito a debitar dinheiro da sua conta?
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