Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.

    Em paralelo a outro tópico e para não desviar o foco do debate, abro este novo tópico para pedir a vossa opinião.

    Em termos gerais, é preferível que a entrada de uma moradia seja na esquina da sala que comunica directamente com a cozinha ou que a entrada seja na outra esquina onde há "apenas sala"?

    E, em termos particulares no exemplo das imagens em anexo, qual das opções faz mais sentido? A que ao entrar dá de caras com a mesa de jantar e a cozinha? Ou que ao entrar dá de caras com um recanto da sale decorado como hall de entrada e com uma vista que atravessa a sala na diagonal até à piscina?

    Obrigado.

    -
      IMG_22302.JPG
      IMG_22244.JPG
    • FJDMC
    • 22 janeiro 2020 editado

     # 2

    Boas,

    Não sendo eu arquitecta nem decoradora de interiores, apenas lhe posso dar a minha opinião enquanto particular e por experiência própria . Primeiro pense em todas as suas necessidades e na sua vida diária e por favor construa uma casa para si e não para as visitas porque a casa é para você viver e eventualmente receber pessoas. Imagine-se já a habitar a casa e veja o que lhe faz mais sentido.
    Eu por acaso aquando do projecto da minha pensei em algumas coisas mas não me imaginei a viver nela nem no meu dia a dia. Não admira que por isso queira agora alterar muita coisa que não faz qualquer sentido.
    Por exemplo faz sentido para si e considera uma necessidade ter um espaço de arrumação junto à entrada por exemplo para deixar casacos, chaves, mochilas, sapatos?

    Ps: por curiosidade como se chama esse papel onde desenhou? Fez-me lembrar a minha infância mas não me recordo do nome.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  2.  # 3

    Num amoradia. sendo que o hall de netrada é o pedaço de logradouro entre o muro da via publica e o edifico... para mim é onde for necessário, ou ate ponho a questão de outra forma, precisa? Se sim, parece-me ais ou menos consensual que seja direto á zona social, mas isso depende da vivencia de cada qual e como é obvio do modo como se está a resolver o PROGRAMA ;)
    Concordam com este comentário: FJDMC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  3.  # 4

    Sei que a questão não é essa mas na sua planta de papel milimetrico acho que não deveria ter a entrada da wc em frente à mesa da sala, basta prolongar um pouco a parede para a deixar escondida. Eu poria a porta da wc encostada ao quarto e prolongaria essa parede de modo a esconder essa porta. A mim incomodaria mais do que a mesa visível na entrada da sala.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  4.  # 5

    Obrigado aos 3.

    Claro, depende sempre de muitos factores e da preferência de cada um. Mas a minha ideia era pedir-vos que noutra perspectiva: Caso vos oferecessem uma casa e a única coisa que pudessem escolher era o lado onde colocariam a entrada. Não podem alterar nada mais. Ou uma opção, ou outra.

    A nossa preferência vai claramente para o recanto oposto à cozinha. É uma preferência pessoal mas, ao mesmo tempo, também nos parece que é o que faz mais sentido, pois permite demarcar um pequeno hall de entrada, em vez de se entrar pela zona de acesso da cozinha para a sala.

    FJDMC: tal como disse a Joanna, é papel milimétrico. Comprei um bloco para fazer rascunhos, pois é mesmo o ideal, já que cada quadrado de 1m2 é composto no seu interior por 100 mini quadrados (milímetros) em que cada um corresponde a 10cm2. Com este nível de precisão torna-se muito mais fácil desenhar e depois confiar na fiabilidade métrica do próprio desenho. Até dispensa em grande parte o uso de uma régua. Se quero traçar uma parece com 170cm, é fácil, são 17 quadradinhos, sem margem para qualquer erro ou dúvida.

    Por exemplo faz sentido para si e considera uma necessidade ter um espaço de arrumação junto à entrada por exemplo para deixar casacos, chaves, mochilas, sapatos?


    Era bom e sim, gostávamos de ter esse espaço de arrumação junto à entrada. Mas o nosso projectista não conseguiu, mesmo sobrando m2's relativamente ao limite da construção. E pedir-lhe alterações neste momento, tal e como se viu no outro tópico que tenho activo, está fora de questão, pois a esse nível não é minimamente acessível, para não dizer que se aborrece sem sequer ter o cuidado de o disfarçar.

    .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FJDMC
  5.  # 6

    P Lopez, vale o que vale mas a minha opinião é esta: comece de novo. Se quer a casa em L pela privacidade da piscina até pode pôr o quarto virado para essa área mais previlegiada também. Se o engenheiro se aborrece com o que você quer para a casa que você vai pagar e onde terá de viver... é esquecer, comece de novo mas com quem perceba disso.
    Concordam com este comentário: P_Lopez, FJDMC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  6.  # 7

    É isso Joanna.

    Já agora, quanto a essa questão do quarto do rés-do-chão virado para a piscina, também ponderámos trocar a localização do dito quarto com o da cozinha e a minha mulher queria propor essa alteração. Eu disse-lhe logo que era melhor não, que era uma alteração muito grande. E tive razão, pedimos dois ajustes pequenos (trocar muro por janela numa zona da casa e inverter umas escadas) e já foi o que foi. Imagine-se se tivéssemos pedido troca cozinha-quarto...

    De qualquer forma não é importante, pois no final de contas talvez até esteja melhor assim. O quarto no rés-do-chão só o fazemos porque é obrigatório por lei (acessibilidades) e vai ser usado como quarto de visitas e/ou escritório, pelo que quase de certeza que vamos passar pelo menos 5 vezes mais tempo na cozinha que nesse quarto. Já agora, cozinha, sala e os dois quartos do 1º andar virados para a piscina, com a casa a esta altura, terão vista mar. A 10km de distância e parcial, mas é uma vista bonita pois não só se vê o mar como se tem um alcance de uns 15km com montanhas ao fundo, a poente.

    .
  7.  # 8

    Isso das acessibilidades não é bem assim mas há aqui quem saiba melhor do assunto. E subir mais de 20 degraus para chegar à entrada da casa...?
    De qualquer modo acho que pode ter o melhor dos mundos todos, incluindo a vista, tem é de repensar tudo isso (ter alguém que repense).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  8.  # 9

    Faltava agora só mesmo ficar a saber que as acessibilidades afinal não são bem como nos foi dito, hehe.

    São 18 degraus.

    A casa ficaria 3,22m acima do nível do passeio público mas a porta de entrada do prédio é a 14 metros do dito passeio público. Ou seja, temos uma frente da casa gigante, onde vamos construir dois patamares em pedra, de modo que depois bastam 18 degraus para aceder à casa. Com sorte, pederemos também ter uma rampa ao lado desses patamares em pedra, para subir com o carro até um alpendre que depois instalaríamos.

    Isto porque nos é dito que neste contexto (casa a esta altura) não podemos ter cave. O que pensando bem, às tantas também se formos consultar "outro" arquitecto, até podemos descobrir que não é bem assim.

    .
  9.  # 10

    Colocado por: P_Lopezse formos consultar "outro" arquitecto, até podemos descobrir que não é bem assim.

    Também me parece.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
    • zed
    • 22 janeiro 2020

     # 11

    Quando ao quarto pode ler aqui que poderão haver outras opções.

    https://forumdacasa.com/?CommentID=1186426
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  10.  # 12

    É meter tudo para o lixo e começar de novo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  11.  # 13

    Colocado por: PicaretaÉ meter tudo para o lixo e começar de novo.


    Essa é que é essa.... ;)
    Concordam com este comentário: P_Lopez
  12.  # 14

    Concordo plenamente!
    Pena tenho é de não me ter preocupado muito disso aquando... Agora não vale chorar sobre o leite derramado.

    A relação de um DO com o seu arquitecto/projectista deve ser transparente, explícita e de extrema confiança, afinal é ele quem está a projectar algo que nos vai custar muito e na qual vamos passar o resto da nossa vida.
    O que quer peça e diga não se acanhe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  13.  # 15

    Dando de barato que a versão a papel milimetrico está muito melhor que o trabalho do engenheiro, deixo uma sugestão para o RC: Que tal inverter a ordem das divisões no corpo do edifício à esquerda? Ou seja, colocar os arrumos e o wc antes do quarto? Isto permitira que o corredor de distribuição não abrisse na sala, com a desagradável vista da sala de jantar para o wc, mas no hall de entrada criado pela estrutura colocada em frente da porta da moradia, marcada na planta através de quatro colunas ou pilares.
    Concordam com este comentário: P_Lopez
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  14.  # 16

    A questão de ter um espaço para arrumar casacos, mochilas etc ... à entrada, para mim, é INDISPENSÁVEL numa casa, por questão de praticidade/organização/decoração (detesto ver cabides atafulhados de casacos à entrada :D). Não consigo perceber como há ainda projetos recentes sem contemplar essa questão.
    Se não está do seu gosto, não avance, tal como o FJDMC diz, vai-se arrepender e não tardará muito.

    A questão da entrada tem de ver onde lhe dará mais jeito.
    Concordam com este comentário: FJDMC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez, FJDMC
  15.  # 17

    Colocado por: ItalianoDando de barato que a versão a papel milimetrico está muito melhor que o trabalho do engenheiro, deixo uma sugestão para o RC: Que tal inverter a ordem das divisões no corpo do edifício à esquerda? Ou seja, colocar os arrumos e o wc antes do quarto? Isto permitira que o corredor de distribuição não abrisse na sala, com a desagradável vista da sala de jantar para o wc, mas no hall de entrada criado pela estrutura colocada em frente da porta da moradia, marcada na planta através de quatro colunas ou pilares.
    Concordam com este comentário:P_Lopez
    Estas pessoas agradeceram este comentário:P_Lopez


    Se for para desistir e começar de novo, ou começar com outro projectista, essa questão já não se colocará. Se for para continuar com este, não vale a pena pensarmos em alterações, uma vez que ele não aceita que se proponham alterações.

    Mas sim, concordo, faltaría só depois ver como estruturar isso, pois a "abertura" para o pequeno hall que dá para quarto, wc e arrumos, neste momento, está a apenas 170cm da porta de entrada, pelo que também não há muita margem para o aproximar mais da porta de entrada e, também, de certa forma, o quarto onde está pelas características do terreno e da envolvente, está numa posição mais desejável. Não fosse por isso, e está claro que ficava melhor como refere.

    -
  16.  # 18

    Colocado por: Ana_DadoA questão de ter um espaço para arrumar casacos, mochilas etc ... à entrada, para mim, é INDISPENSÁVEL numa casa, por questão de praticidade/organização/decoração (detesto ver cabides atafulhados de casacos à entrada :D). Não consigo perceber como há ainda projetos recentes sem contemplar essa questão.
    Se não está do seu gosto, não avance, tal como o FJDMC diz, vai-se arrepender e não tardará muito.

    A questão da entrada tem de ver onde lhe dará mais jeito.
    Concordam com este comentário:FJDMC
    Estas pessoas agradeceram este comentário:P_Lopez,FJDMC


    Quer-nos parecer que há muita coisa que é indispensável e que faz todo o sentido ter, sendo que algumas nós mencionámos que são importantes, mas não tivemos a sorte de as ter.

    -
    Concordam com este comentário: Ana_Dado
  17.  # 19

    Colocado por: FJDMCConcordo plenamente!
    Pena tenho é de não me ter preocupado muito disso aquando... Agora não vale chorar sobre o leite derramado.

    A relação de um DO com o seu arquitecto/projectista deve ser transparente, explícita e de extrema confiança, afinal é ele quem está a projectar algo que nos vai custar muito e na qual vamos passar o resto da nossa vida.
    O que quer peça e diga não se acanhe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:P_Lopez


    Sim, a parte incómoda é agora voltarmos a dizer-lhe que decidimos desistir (sendo já a segunda vez) e, também, não sabemos se nos vai cobrar mais do que já pagámos, nem se será justo que nos peça mais dinheiro que aquele que pagámos até aqui (2040,00€). Também não sei como é se nos quiser cobrar mais dinheiro e nós não quisermos pagar.

    Talvez quando um cliente pede uma coisa, que no fundo é o que faz mais sentido no seu lote (estou a falar da altura da casa) e lhe é garantido pelo projectista que não pode ser, que tem que ficar quase 2 metros mais baixa, se o cliente desiste em função disso e, após desistir, o projectista afinal já volta atrás e diz que pode ser, neste contexto e considerando que íamos gastar mais uns 20% na obra e no final o resultado final ficaria uns 20% menos valioso, não sei até que ponto ele ter forçado a entrada na CM de um projecto com a casa mais baixa, não nos dá argumentos para recusar pagar mais o que quer que seja. Para não estar a considerar que nos tenha que ser devolvido dinheiro, que provavelmente isso sim, sería justo, por todo o tempo e energia perdidos na sequência de nos ter induzido por várias vezes em erro.

    -
  18.  # 20

    Acho que já... Pagaram demais. Que percentagem dos honorários?
 
0.0218 seg. NEW