Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos

Pretendo construir uma casa num terreno que comprei em Matosinhos.
    Sou completamente nova nesta matéria e julgo, para ser melhor acompanhada e aconselhada, contratar uma empresa “chave na mão”.
    Desde o projecto, licenças, fiscalização, construção/execução..

Alguém tem alguma experiencia com uma destas empresas na zona Norte? Alguma que me possam aconselhar?

Anúncios na internet há muitos, mas há também cada vez mais aldrabices ou empresas que atuam (devido à falta de conhecimento do cliente) com margens exorbitantes tanto com os empreiteiros ou materiais..

Agradeço o v/ tempo desde já.
  2.  # 2

Colocado por: TeresinhaQMXAlguém tem alguma experiencia com uma destas

Os relatos que aqui aparecem são sempre verdadeiras desgraças.
    Pesquise e chegue à conclusão por si.
    Concordam com este comentário: DonaRute, N Miguel Oliveira
  3.  # 3

Olhe estamos a construir na zona de Matosinhos, em Perafita.
    Nesse sistema mas não foi através de nenhuma imobiliária ou algo do gênero. Fomos aconselhados essa empresa e até ver estamos muito satisfeitos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TeresinhaQMX
  4.  # 4

Que Distrito?
    • RCF
    • 23 janeiro 2020 editado

# 5

Colocado por: TeresinhaQMXDesde o projecto, licenças, fiscalização, construção/execução..

É recomendável separar tudo, por entidades diferentes e independentes.
    De forma simplista:
    Arranja um gabinete de projeto, para fazer o projeto (arquitetura e especialidades) e dar entrada do mesmo na Câmara, acompanhando-o até à aprovação.
    Depois, arranja um empreiteiro para fazer a construção (aqui sim, pode ser chave na mão, mas apenas para a construção). Paralelamente, arranja alguém (engenheiro ou arquiteto), independente, para garantir a fiscalização da obra realizada pelo empreiteiro.
  5.  # 6

Colocado por: TeresinhaQMXBom dia a todos

Pretendo construir uma casa num terreno que comprei em Matosinhos.
    Sou completamente nova nesta matéria e julgo, para ser melhor acompanhada e aconselhada, contratar uma empresa “chave na mão”.
    Desde o projecto, licenças, fiscalização, construção/execução..

Alguém tem alguma experiencia com uma destas empresas na zona Norte? Alguma que me possam aconselhar?

Anúncios na internet há muitos, mas há também cada vez mais aldrabices ou empresas que atuam (devido à falta de conhecimento do cliente) com margens exorbitantes tanto com os empreiteiros ou materiais..

Agradeço o v/ tempo desde já.

Boa tarde TeresinhaQMX
    A empresa Demolinha unipessoal lda de Castelo de Paiva construiu de raiz uma moradia aqui em Custoias ao lado do meu local de trabalho e o vizinho está satisfeito com a obra, não sei se trabalham chave na mão mas não custa nada contactar e colocar as suas questões, tem outro vizinho que já os contratou para a remodelação de uma moradia em São Mamede de Infesta. Qualquer das formas boa sorte para esse projeto que por aquilo que aqui vou lendo é bem preciso.
    Cumprimentos
  6.  # 7

Colocado por: RuipsmOlhe estamos a construir na zona de Matosinhos, em Perafita.
    Nesse sistema mas não foi através de nenhuma imobiliária ou algo do gênero. Fomos aconselhados essa empresa e até ver estamos muito satisfeitos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TeresinhaQMX

Muito obrigada pelo seu comentario.
    Sim, imobiliarias ta fora de questão. Pode-me dizer quala empresa que está a tratar do seu projecto? Ou por email se preferir..?
    Ja contactei uma, a Norteproject, mas queria antes de avançar receber mais propostas/orçamentos..e escolher uma tambem, aconselhada de preferecia, por alguem que tenha vivido a experiencia.
    Agradeço desde ja.
  7.  # 8

Colocado por: helder121Que Distrito?

Distrito Porto - Matosinhos
  8.  # 9

Colocado por: Mirka
    Boa tarde TeresinhaQMX
    A empresa Demolinha unipessoal lda de Castelo de Paiva construiu de raiz uma moradia aqui em Custoias ao lado do meu local de trabalho e o vizinho está satisfeito com a obra, não sei se trabalham chave na mão mas não custa nada contactar e colocar as suas questões, tem outro vizinho que já os contratou para a remodelação de uma moradia em São Mamede de Infesta. Qualquer das formas boa sorte para esse projeto que por aquilo que aqui vou lendo é bem preciso.
    Cumprimentos

Muito obrigada, vou investigar e contactar.
  9.  # 10

Colocado por: RuipsmOlhe estamos a construir na zona de Matosinhos, em Perafita.

Como é que adjudica a construção de uma casa sem ter um projecto?
  10.  # 11

Colocado por: Picareta

Colocado por: Picareta

Projecto com arquiteto foi a parte, a construção com uma empresa de construção, que foi chave na mão. Quando iniciei o processo obviamente não tinha projecto logo não podia adjudicar construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta, TeresinhaQMX
  11.  # 12

Já arranjei arquitecto, ja tivemos varias reuniões e vou avançar com projecto.

Fica-me a faltar especialidades..alguem me pode sugerir um bom gabinete de engenharia sem preços astronomicos? O proprio arquiteto disse-me que pode sugerir, mas já agora, que vou separar tudo por entidades independentes, queria ser eu a decidir.

Ja agora fica a nota com a empresa "chave na mão" que ia avançar..a Norteproject! Semanas depois de dizer que queria avancar com o projeto, ficaram de me enviar o contrato (quando disse que precisava de dois dias para o analisar com o meu advogado) nunca mais deram a cara, nem deram noticias..acho que escapei de boa ;)
  12.  # 13

Pode-me dizer o nome da empresa ou o contacto? (seria apenas para adjudicar a obra assim que licenciada)
    obrigada :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo Porto
  13.  # 14

Colocado por: TeresinhaQMXJá arranjei arquitecto, ja tivemos varias reuniões e vou avançar com projecto.

Fica-me a faltar especialidades..alguem me pode sugerir um bom gabinete de engenharia sem preços astronomicos? O proprio arquiteto disse-me que pode sugerir, mas já agora, que vou separar tudo por entidades independentes, queria ser eu a decidir.

Ja agora fica a nota com a empresa "chave na mão" que ia avançar..a Norteproject! Semanas depois de dizer que queria avancar com o projeto, ficaram de me enviar o contrato (quando disse que precisava de dois dias para o analisar com o meu advogado) nunca mais deram a cara, nem deram noticias..acho que escapei de boa ;)

Pórtico

Mas como vai avançar engenharia sem a arquitetura? Nem consegue ter noções de preços..
  14.  # 15

Estou a fazer a minha moradia nessa modalidade.
    Antes de iniciar abordei nomeadamente uma das construtoras da zona de Braga, mas tudo me pareceu muito dúbio.

A solução que escolhi foi através de um empreiteiro que orçamentou uma moradia ao tamanho da minha carteira e para o terreno que tenho disponível.
    Dei-lhe um valor que tinha disponível e ele fez um estudo prévio em cima da planta tipográfica, que resultou num orçamento.
    Com esse orçamento foi elaborado um contrato de construção e todo o processo está a ser gerido pelo empreiteiro e sua equipa.

Se fosse hoje o que mudava?
    Contratava um fiscal de obra desde o momento do orçamento.

Contudo no geral estou satisfeito com o preço é todo o processo, o que me tira o sono é a falta de maturidade profissional de alguns dos membros da equipa técnica que tem resultado em erros básicos (que o empreiteiro com mais ou menos relutância tem resolvido) e a dificuldade em cumprir prazos...
  15.  # 16

Colocado por: RicardoPorto

Pórtico

Mas como vai avançar engenharia sem a arquitetura? Nem consegue ter noções de preços..

Obrigada pelo seu comentario.
    Estou à espera de aprovar o estudo prévio final, assim que avance para o projecto de licenciamento gostaria de avançar em conjunto com as especialidades..para estar tudo no mesmo rumo e alterações que sejam precisas de ser feitas, serem feitas em conjunto.
  16.  # 17

Esqueça.

Só vai fazer engenharia quando aprovar a arquitetura... Posteriormente pode submeter alguma alteração de arquitetura junto com a engenharia.
  17.  # 18

Colocado por: RicardoPortoEsqueça.

Só vai fazer engenharia quando aprovar a arquitetura... Posteriormente pode submeter alguma alteração de arquitetura junto com a engenharia.

Mas desculpe a minha ignoracia..não são possiveis fazer em simultaneo?!
    • RCF
    • 26 fevereiro 2020

# 19

Colocado por: TeresinhaQMX

Não tem de separar a arquitetura da engenharia. Até convém que sejam compatibilizadas. Quem fizer a arquitetura, tem de a fazer, tendo logo em conta a engenharia. Quando o arquiteto desenha um espaço, tem de ter em conta onde deverão levar pilares...

Colocado por: TeresinhaQMXMas desculpe a minha ignoracia..não são possiveis fazer em simultaneo?!

Podem e devem ser compatibilizadas mas, em simultâneo não. Primeiro faz a arquitetura e depois a engenharia (estabilidade, térmica, etc). Mesmo na Câmara, primeiro analisam e aprovam a arquitetura e só depois é que analisam as especialidades de engenharia.
  18.  # 20

Colocado por: TeresinhaQMXMas desculpe a minha ignoracia..não são possiveis fazer em simultaneo?!

teóricamente pode, mas na prática ninguem avança para as especialidades sem ter a arquitectura fechada ou proximo disso, para não andar a refazer trabalho, já que as decisões tomadas na arquitectura influenciam as especialidades.

veja se quiser mudar um wc de sitio, vai ter que refazer o projecto de águas e o de esgotos domésticos
    quer mudar o recuperador de sito na sala, mas no sitio onde o querem meter já pode estar pensada uma viga no tecto que atrapalha a extração de fumos. quer aumentar uma janela de tamanho, mas passa lá um pilar ao pé, etc etc

0.0228 seg. NEW