Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Normalmente são vendidas as imagens em Alta resolução.
    Até porque na maior parte das vezes, as imagens utilizadas não são os output directos dos motores de renders, levam com photoshop em cima, etc...

    Veja aqui no sitio do ronen, exemplos de workflows:
    https://www.ronenbekerman.com/category/tutorials/making-of/

    exemplos de workflows:
    from start to finish as he uses SketchUp, 3dsmax and Corona Renderer
    ou
    Primarily created with 3dsmax, V-Ray, and Photoshop

    etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: O.Martins, vitor_fernandes
  2.  # 42

    Colocado por: RicardoPortoE quando os 3D são feitos por designers e não batem com o arquiteto ?

    3D são muito bonitos mas muitos que vejo são designers a faze-los quando nem o DO nem o arquiteto definaram materiais e outras coisas...

    E depois a expetativa num projeto de custos controlados de um 3D fotorealista é fácil lograr expectativas no final.

    Uma boa imagem ronda os 150€ por 1000€ tem que ter 3D interior e exterior.

    Tenha é um bom mapa de quantidades que vale muito mais o investimento dos 1000e.


    Mesmo para uma casa na ordem dos 150k?
  3.  # 43

    Colocado por: vitor_fernandesMesmo para uma obra de 150k?
    (penso que está a falar da mais valia do mapa de quantidade) .. nem que seja para uma obra de 50k
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
  4.  # 44

    Colocado por: Pedro BarradasNormalmente são vendidas as imagens em Alta resolução.
    Até porque na maior parte das vezes, as imagens utilizadas não são os output directos dos motores de renders, levam com photoshop em ciam, etc...

    Veja aqui no sitio do ronen, exemplos de workflows:
    https://www.ronenbekerman.com/category/tutorials/making-of/


    Sim, conheço. Também trabalho com 3D. Faço renderizações com V Ray. Já há muito que não edito depois em editores de imagem pq não preciso de ir a esse detalhe.

    Mas acho estranho não entregarem o 3D. Pagar 1000 euros por exemplo é não receber o 3D perde o sentido neste caso. Porque provavelmente o cliente quer ver ene imagens a cada alteração e não apenas uma única imagem. Mas depende decerto do que se contrata
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
    • SMBS
    • 24 janeiro 2020

     # 45

    Já que falaram em mapas de quantidades, quanto costuma custar um para uma moradia de 250m2? E quais são as informações que lá devem estar. (Eu paguei um e tenho andado azedo porque acho que fui burlado)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
  5.  # 46

    Colocado por: O.MartinsMas acho estranho não entregarem o 3D. Pagar 1000 euros por exemplo é não receber o 3D perde o sentido neste caso. Porque provavelmente o cliente quer ver ene imagens a cada alteração e não apenas uma única imagem. Mas depende decerto do que se contrata
    nao conheço ninguém que entregue o modelo. por norma nesses serviços contrata-se por imagem.. (que podem ir dos 150 aos 1500, ou mais cada). nao faria sentido cobrar por imagem e entregar o modelo
  6.  # 47

    Colocado por: SMBSJá que falaram em mapas de quantidades, quanto costuma custar um para uma moradia de 250m2? E quais são as informações que lá devem estar. (Eu paguei um e tenho andado azedo porque acho que fui burlado)
    abra um novo tópico e vemos isso.
    Concordam com este comentário: SMBS, Pedro Barradas
  7.  # 48

    Colocado por: antonylemosnao conheço ninguém que entregue o modelo. por norma nesses serviços contrata-se por imagem.. (que podem ir dos 150 aos 1500, ou mais cada). nao faria sentido cobrar por imagem e entregar o modelo


    Isso com o BIM tem (está a) mudar.
    O 3D tem de circular entre os vários intervenientes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
  8.  # 49

    para mim o que faz sentido é o 3D estar incluído no projeto, não precisa de ser fotorrealismo, mas uma ferramenta de comunicação com o DO e poder ter imagens ao longo do processo, portanto digamos que não será um trabalho fechado tipo toma lá x imagens e pronto.
    depois hoje em dia já há suplementos ao programa de 3D que permite fornecer ao cliente um 3D interativo onde este pode rodar o modelo e ter várias perspetivas da casa.
    Neste caso quer-me parecer que com os 1000 € pretendem fornecer imagens com boa rendarização mas já do projeto "fechado", qualquer alteração posterior talvez se façam cobrar para alem disso.
    De resto hoje em dia é importante essas imagens 3D, deve-se é considerar as devidas ressalvas e analisar bem é o projeto., o que não faltam é casos de 3D espetaculares e o projeto é mesmo fraco.
    Concordam com este comentário: antonylemos, Pedro Barradas, N Miguel Oliveira, CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira, vitor_fernandes
  9.  # 50

    Colocado por: O.Martins

    Isso com o BIM tem (está a) mudar.
    O 3D tem de circular entre os vários intervenientes.


    quais intervenientes? isso ainda não é assim tão linear, funciona bem em equipas estanques senão repare que poderá estar a partilhar imenso trabalho ( não pago) de produção de famílias ( tipo algo dos blocos nos dwg, mas mais complexo e trabalhoso.)
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
  10.  # 51

    Colocado por: O.MartinsIsso com o BIM tem (está a) mudar.
    O 3D tem de circular entre os vários intervenientes.
    certo, mas estamos a falar de bim ou de fazer 3D?
    com o bim sacam-se imagens 3d a torto e direito, nao é o mesmo que mandar fazer 3D todos pipi.

    nos num atelier onde trabalhei trabalhavamos em revit e mandavamos fazer os 3D fora a 1000€ cada.. e fornecíamos o modelo do revit.. mas nao davamos o modelo ao cliente. ele nao tinha necessidade de ter o modelo, nem os ficheiros cad se houvesse
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
  11.  # 52

    o modelo base é uma coisa.. o render final é outra coisa... isto se entregarem imagens de renders fotorealistas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
  12.  # 53

    Colocado por: marco1

    quais intervenientes? isso ainda não é assim tão linear, funciona bem em equipas estanques senão repare que poderá estar a partilhar imenso trabalho ( não pago) de produção de famílias ( tipo algo dos blocos nos dwg, mas mais complexo e trabalhoso.)


    Intervenientes: projectistas das várias especialidades, empreiteiro e subempreiteiros.

    Isso não é assim tão linear porque ainda se projeta muita coisa do tipo "traçar redes e depois logo se vê em obra"

    Das especialidade escapa a estrutura, mesmo assim por vezes vê-se com cada projecto, cuidado.

    Se vamos agora privar de enviar o 3D pq é enviar o arduo trabalho... Não concordo.

    Antiganente tb se passava isso com os dwg. Vá lá que hoje em dia são muito poucos os arquitetos que guardam os seus dwg no cofre a 7 chaves
  13.  # 54

    Colocado por: antonylemoscerto, mas estamos a falar de bim ou de fazer 3D?
    com o bim sacam-se imagens 3d a torto e direito, nao é o mesmo que mandar fazer 3D todos pipi.



    Um cliente bem informado preferirá um modelo simples, bem feito, com definição de materiais, luzes e ambiente qb, no computador do arquiteto com quem se senta e discutem sobre o espaço do que 1,2 ou 3 imagens xpto de fotorealismo.

    O que acontece é que muitos DO não sabem o que é. Acham que estão a comprar um 3D e depois levam com uma imagem que no fundo é um 2D, se formos a ver bem as coisas
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
  14.  # 55

    O.Matins

    eu concordo e até já há gabinetes a fazer tudo em BIM
    mas também não queira comparar BIM e desenhos de dwg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
  15.  # 56

    Colocado por: marco1O.Matins

    eu concordo e até já há gabinetes a fazer tudo em BIM
    mas também não queira comparar BIM e desenhos de dwg


    Porque não? É a evolução. Não podem é ser comparadas no mesmo espaço temporal.
    Tanto que há 20 anos os arquitetos nunca forneciam os dwg. Hoje já não estão nem aí.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
  16.  # 57

    Como empreiteiro, aprendi o básico para trabalhar com 3D e isso foi uma mais valia. Muitos clientes chegam com os projectos sem imagens 3D e se receberem o orçamento com uma imagens catitas acabem por ficar "seduzidos". :)

    Deixo um exemplo de um estudo prévio para um cliente que queria uma casa "chave na mão". O cliente adorou, não avançou ainda apenas por problemas com o terreno.

    O 3D fui eu que fiz, o projecto é de um arquitecto aqui do fórum!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
      11.jpg
      222.jpg
  17.  # 58

    Colocado por: O.Martins

    Porque não? É a evolução. Não podem é ser comparadas no mesmo espaço temporal.
    Tanto que há 20 anos os arquitetos nunca forneciam os dwg. Hoje já não estão nem aí.
    Concordam com este comentário:antonylemos


    ok O.Martins

    partilhe ai comigo os seus templates, já agora de tudo
    enfim que eu saiba famílias, objetos e não só ainda se paga para ter ou então dá trabalho a fazer extra projeto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
    • Anaa
    • 24 janeiro 2020

     # 59

    Eu estou a fazer a maquete do meu projecto :) kline, um bisturi e um esquadro. Quando a finalizar vai ser apenas mais um objecto em casa mas está a dar-me imenso gozo!
    Concordam com este comentário: Capuchinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
  18.  # 60

    Colocado por: ghost12
    O 3D fui eu que fiz
    nada mau digo-lhe já.. ainda se vai dedicar a isso e deixar as gruas...
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
 
0.0251 seg. NEW