Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Não... eu não disse que estava com razão!
    Deve-me ter interpretado mal... muito mal!

    O que eu disse é que as pessoas acham que no Minho só existe granito... e isso não é verdade! Aliás, existem n casas velhas, já em estado muito pobre (poucas são as paredes que resistem ao passar do tempo) em xisto. Ou seja, os nossos antepassados faziam muitas casas em xisto... e bem lindas... Um dia vou tirar umas fotos dessas casas e até vou tirar uma que foi recuperada, que é um "must"! O problema é que as pessoas nem fazem ideia dos materiais que existem na região, nem se preocupam em procurar no tempo vestígios dos nossos antepassados, da nossa cultura.

    Quer mesmo saber a razão de ter colocado granito... pois bem, não se deve pelo preço do granito/xisto, pois o xisto é mais barato... até o tenho de quase borla (e não sou o único)! O problema está mesmo na mão de obra! Um muro em granito é num instante que se monta... já um de xisto demora uma eternidade! Ainda por cima, eu não tinha que fazer meia dúzia de metros de muros... bem longe disso!

    Agora, claro que não estou de acordo com a introdução de casas tipico alentejanas ou ribatejanas aqui no minho, nem vice-versa, e muito menos sou da opinião da introdução das casas típicas dos emigrantes (sejam eles da frança ou suíça) que parecem ser umas casas de banho invertidas!
    Se reler o que eu escrevi deve verificar: "...e as coisas bem feitas, adaptam-se sempre à região."

    Para bom entendedor, meia palavra basta!
  2.  # 22

    Até parece de propósito... estava aqui a escrever e apareceu um colega com fotos de menires aqui do norte... ora vejam lá o que está por detrás desse menir... Ahhh... uma casa em xisto...

    Em conversa, referiu que existem muitas casas em xisto na região, o problema é que as paredes estão ocultas com cal, apenas ficando as ombreiras em granito à vista...
      DSC00906.JPG
    • w.w
    • 6 outubro 2009 editado

     # 23

    em ponte de lima além de ser uma zona granitica
    também existe xisto!!
    tem uma cor uniforme tipo "creme"
  3.  # 24

    Aqui fica o ambiente envolvente da área onde vai ser construída a habitação:

    P3
    P4


    Aqui fica alguns exemplos que eu vi nos arredores.

    x
    x

    cumprimentos,
  4.  # 25

    Não tenho duvida que o xisto entrou na moda à algum tempo...

    Eu tive quase a ir na moda!!

    Agora, Buxexas, isso vai custar caro!!! :)


    Coisas da Casa
  5.  # 26

    Colocado por: BuxexasAqui fica o ambiente envolvente da área onde vai ser construída a habitação:

    P3
    P4


    Aqui fica alguns exemplos que eu vi nos arredores.

    x
    x

    cumprimentos,


    Buxexas esses são mesmo forra de xisto, procure no leroy merlin e aki mas mesmo assim como disse ainda é caro mesmo sendo forra.
    veja a seguinte discussão:
    https://forumdacasa.com/discussion/3342/alguem-conhece-esta-pedra/
    há a indicação de 45,38€/m2 mas há um pouco mais barato que eu já vi.
    •  
      FD
    • 6 outubro 2009

     # 27

    Cuidado com as modas, cada vez mais passam em cada vez menos tempo... ;)
  6.  # 28

    Fernando Gabriel,

    Obrigado pelo link. Eu tinha feito a pesquisa antes de colocar o meu post e não encontrei esse post !?

    cumprimentos,
  7.  # 29

    Uma vez que pelos vistos o xisto parece ser uma opção muito cara!

    Qual seria a vossa escolha em relação á minha habitação tendo em conta a arquitectura 3D das fotos acima?
  8.  # 30

    Colocado por: BuxexasUma vez que pelos vistos o xisto parece ser uma opção muito cara!

    Qual seria a vossa escolha em relação á minha habitação tendo em conta a arquitectura 3D das fotos acima?


    Buxexas por isso lhe disse que era xisto a mais, estava a pensar no dinheiro que vai gastar para o muro. na casa acho bem, mas no muro talvez fosse melhor pensar noutra solução.
    há uma solução coloca só xisto no muro de entrada e o resto pode rebocar.
    ou então escolher mesmo outra pedra, ou ser mesmo em reboco.
    cumprimentos
  9.  # 31

    Se é para o susto, aqui vai.

    Se for para fazer ao cutelo, julgo que custará entre 150 a 180€/m2. Mas atenção que não tenho a certeza, mas não deve ficar longe
  10.  # 32

    Paulo, aqui para a zona.. uma alvenaria irregular de pedra de xisto, com 50cm de largura ( COM DUAS FACES À VISTA).. fica à volta de 360€/m2
    Uma Forra como está na foto do post #9... deve andar por esses valores Q o Paulo atirou...
  11.  # 33

    fosca-se

    Nunca fiz isso, e andámos aqui a fazer umas contas, mas não quisemos acreditar que podia ser tão caro. Mas aceito o valor perfeitamente.

    Com esses preços, acabou-se o muro e o resto em xisto
  12.  # 34

    O sr ate pode ser mto rico .... voces sao tramados :))
  13.  # 35

    360€/m2 ??? xiiiiiii como diz o Paulo Correia que se lixe o xisto.

    Bem parece que vou ter de cortar no xisto e aplicar outro material.... :(

    Contudo estou á espera do orçamento do primeiro empreiteiro .




    Fernando Gabriel, obrigado pela sugestão.
    Aceitam-se mais alternativas.


    catarinam, rico! quem eu? antes fosse. Se fosse rico não estaria aqui a pedir opiniões.. ;)
  14.  # 36

    eu acho é que devia baixar o muro na zona em que entram os carros, fazer um muro mais baixo em alvenaria pintado numa cor escura e capeado com pedra ( pode ser xisto) e depois com um gradeamento singelo talvez com sebe pelo lado de dentro.
    Acho excessivo aquela altura nessa zona pois o logradouro não comunica directamente com a zona intima da casa e não se poe uma questão de privacidade, antes sim está a criar uma zona tipo pátio da prisão.
  15.  # 37

    Marco1,

    Obrigado pela sugestão vou ter em conta esta alternativa antes da decisão final.

    cumprimentos,
    • w.w
    • 6 outubro 2009

     # 38

    e assim se mata o "xisto".
    mais um que fica condicionado pelos
    mais participados do forum!!

    vá ou consulte uma empresa em CANELAS (não lembro o nome)
    uma aldeia do concelho de AROUCA,onde vendem
    xisto a granel "palete",com espessuras variadas.
    penso que terá uma surpresa. (boa)
  16.  # 39

    Boas


    vá ou consulte uma empresa em CANELAS (não lembro o nome)
    uma aldeia do concelho de AROUCA


    LOUSAR

    cumps
    José Cardoso
  17.  # 40

    W.W,

    Eu não disse que tinha desistido do xisto! Apenas para os valores que me falaram iria pensar noutras soluções para reduzir a quantidade .

    Eu aceito todos os comentários, toda ajuda é bem vinda.

    j cardoso, Obrigado pelo link .

    Se tiverem mais links coloquem ai que eu peço cotação a eles todos ... :)

    cumprimentos
    Vilas Boas
 
0.0269 seg. NEW