Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Acho que o mais garantido é levar os tubos para alguém soltar os joelhos e depois aplico.

    Se bem que, como já devem saber, gosto de aprender a fazer um pouco de tudo..

    Até já vi quem me arranjava as botijas de oxiacetileno ou lá como se chama.

    Era comprar então varetas de cobre?

    O Jorge solda com estanho para aquecimento? Aquilo trabalha a bar ou bar e meio... Com fonte de lenha
  2.  # 62

    a brassagem de cobre é muito fácil de executar (obvio que experiencia ajuda e muito).

    eu só uso brassagem forte derivado a ser o que se usa nos fluidos gasosos e estar mais habituado a isso, mas nada impede de usar estanho que aguenta bem as temperaturas de qualquer circuito de aquecimento.
  3.  # 63

    Eu sou sapateiro de nascença ó jorge :))
    oxi-butano é o que tenho, mas uso mais Mapp é mais pratico.

    cobre com estanho é facil, um pouco de decapante (acido sulfúrico com resina de pinheiro) maçarico normal e bola para a frente.
  4.  # 64

    Ok, pelo que percebi brassagem forte é com varetas de cobre e é uma solda melhor, sendo que a solda a estanho seria suficiente para sistemas de aquecimento...

    Mas penso que se arranjar quem me Wilde a cobre fico mais descansado ;)
  5.  # 65

    Colocado por: ultrahipermegacobre com estanho é facil, um pouco de decapante (acido sulfúrico com resina de pinheiro) maçarico normal e bola para a frente.
    não esquecer de comer o óxido superficial do cobre.
    Concordam com este comentário: SrR
    • SrR
    • 15 novembro 2020

     # 66

    Colocado por: jorgealvesnão esquecer de comer o óxido superficial do cobre.
    Concordam com este comentário:SrR
    com faca e garfo
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  6.  # 67

    A massa que se usa é apenas o decapante?

    Vou-me aventurar, já tenho as varetas (38%) de cobre e as botijas de oxi arranjo emprestado.

    Falta o tubo de cobre.

    Para radiador de WC basta o de 15mm?
    • SrR
    • 8 fevereiro 2021

     # 68

    E scotbrite
  7.  # 69

    Deram-me isto
      IMG_20210208_191316.jpg
  8.  # 70

    Colocado por: dedaoA massa que se usa é apenas o decapante?
    sim

    Colocado por: dedaoPara radiador de WC basta o de 15mm?
    sim
  9.  # 71

    Muito obrigado Jorge Alves. Mais uma vez muito prestável :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TicMic
    • donn
    • 8 fevereiro 2021 editado

     # 72

    Colocado por: dedaoDeram-me isto [silver brazing flux]

    Nota que é por vareta prata, que derrete a baixa temperatura que vareta cobre ... desculpe, o português não é minha língua natural e não tenho dúvida qualquer que entendi mal, mas o que eu tenho, por o qual eu chamo no inglês "braze", é "bronze brazing rod" que é em verdade latão - e que derreta a temperatura alta demais por unir cobre. Eu não entendo bem o que será vareta de cobre, estou pensando que é o mesmo? Silver (prata) brazing rod é muito mais difícil que "estanho" (que tambem terá prata), mas naturalmente, essa silver brazing flux não serve por estanho, a temperatura da flux é alta demais.
  10.  # 73

    Não sei se pergunta era pra mim mas,

    Eu não faço ideia do que me deram, aquilo tem cor de cobre e disseram que tinha 38% de cobre. :)
    • SrR
    • 8 fevereiro 2021

     # 74

    Não se esqueça do srotbrite é óptimo para lixar o cobre
    • dedao
    • 8 fevereiro 2021 editado

     # 75

    Que isso? Nem o Google sabe :)
    Ah já vi, o esfregão :) mas mesmo em cobre novo?
    • SrR
    • 8 fevereiro 2021

     # 76

    Colocado por: dedaoQue isso? Nem o Google sabe :)
    Ah já vi, o esfregão :) mas mesmo em cobre novo?
    sim mesmo em cobre novo
  11.  # 77

    Colocado por: SrRsim mesmo em cobre novo
    isso é essencial em estanho, com varetas de cobre\cobre fosforoso é dar calor até derreter (convém não adr demais senão faz buraco), com varetas de cobre\prata deve-se usar o decapante e menos calor.
  12.  # 78

    Colocado por: SrRsrotbrite
    esfregão palha de aço é mais melhor bom
    • donn
    • 8 fevereiro 2021 editado

     # 79

    Colocado por: dedaoaquilo tem cor de cobre e disseram que tinha 38% de cobre.

    OK, eu menti, esta flux serve - a vareta pode ser algo parecido com nosso Harris Safety-Silv 30 - 38% Cobre / 32% Zn / 30% Ag, 766°C.

    Como disseram no "wikihow" citado na primeira página, o esfregão deve ocorrer no mesmo dia.
    • donn
    • 8 fevereiro 2021 editado

     # 80

    .
 
0.0263 seg. NEW