Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: CinfaesPois n sei, a questão é que o meu recuperador vai ficar na sala e o sítio onde posso meter o recuperador fica a 15m de distância e depois voltar para os radiadores, será que nessa distância toda a água n vai perder mto calor e depois aquecer pouco os radiadores.

Nesta circunstância deverá colocar uma bomba cicuta doravante.
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

3.  # 42

Colocado por: Costa53

Bomba circulação para aquecimento.
  4.  # 43

Bomba circulação para aquecimento.

Nenhum aquecimento central se faz sem bomba circuladora

5.  # 44

Com o devido isolamento não me parece que já perder muito calor..a minha casa de banho dos anexos está a uns 10m do esquentador e se perder 2° é muito.
    • SrR
    • 30 Janeiro 2020

# 45

Colocado por: Zecter

Nenhum aquecimento central se faz sem bomba circuladora
    ja fiz varios
  6.  # 46

Colocado por: SrRja fiz varios

termosifão?
  7.  # 47

Colocado por: SrRja fiz varios
    como?
  8.  # 48

Ent tenho q ligar o recuperador até ao anexo ao acumulador e depois voltar com o circuito para os radiadores. E tenho que colocar uma válvula de três vias que é para aquecer a água e dp os radiadores ou vice versa, penso que é possível alterar a ordem. Penso q seja assim, ou estarei errado?
    • SrR
    • 30 Janeiro 2020

# 49

Colocado por: ClioII

termosifão?
    sim
    • SrR
    • 30 Janeiro 2020

# 50

Colocado por: Cinfaescomo?
    nestes casos o recuperador ou lareiras com serpentina ficavam num ponto mais mais da instalação, e era so meter lenha, nao é o sistema mais eficiente mas em casos onde havia muitos casos de falta de luz era uma boa solução.
    • SrR
    • 30 Janeiro 2020

# 51

Colocado por: CinfaesEnt tenho q ligar o recuperador até ao anexo ao acumulador e depois voltar com o circuito para os radiadores. E tenho que colocar uma válvula de três vias que é para aquecer a água e dp os radiadores ou vice versa, penso que é possível alterar a ordem. Penso q seja assim, ou estarei errado?
    normalmente dá prioridade as aqs, com uma válvula de 3 vias e um termostacto faz a festa
  9.  # 52

Vamos supor que um dia mais tarde, quando tiver mais força(💵💵💵💵) resolvo meter uma bomba de calor que também faça aquecimento central, a instalação pode ser a mesma?? Já agora alguém sabe que tipo de bomba de calor faz isso?
    • aacc
    • 30 Janeiro 2020 editado

# 53

Colocado por: SrRficavam num ponto mais mais da instalação

alto ou baixo? Será mais baixo.
    • SrR
    • 30 Janeiro 2020

# 54

Sim mais baixo
  10.  # 55

Colocado por: Cinfaes E tenho que colocar uma válvula de três vias

Valvula de 3 vias porque??

porque não duas bombas?? a nível de custos é ela por ela..
  11. Ícone informação Anunciar aqui?

12.  # 56

Valvula de 3 vias porque??

porque não duas bombas?? a nível de custos é ela por ela..
    se estou a perceber com duas bombas aquece as duas coisas ao mesmo tempo, a saída do recuperador divide-se em duas saidas uma para aquecer as a.q.s. e outra para os radiadores e instala-se uma bomba em cada tubo de retorno, é isso??
    • SrR
    • 30 Janeiro 2020

# 57

Colocado por: Cinfaesse estou a perceber com duas bombas aquece as duas coisas ao mesmo tempo, a saída do recuperador divide-se em duas saidas uma para aquecer as a.q.s. e outra para os radiadores e instala-se uma bomba em cada tubo de retorno, é isso??
    cada bomba trabalha independente da outra uma de cada vez, é outra maneira de fazer a coisa
    Concordam com este comentário: Zecter
  13.  # 58

Colocado por: SrRcada bomba trabalha independente da outra uma de cada vez, é outra maneira de fazer a coisa
    Concordam com este comentário:Zecter

sendo que eu acho que o sistema a duas bombas tem uma grande vantagem (mesmo estando a trabalhar para o aquecimento, existe sempre passagem de agua para o termoacumulador, acabando por também aquecer (ainda que em menor escala) a agua das AQS
  14.  # 59

Colocado por: SrRcada bomba trabalha independente da outra uma de cada vez, é outra maneira de fazer a coisa
    ent é o termostato que manda ligar a bomba para aquecer a água e qd a água chega a temperatura pretendida essa bomba desliga e liga a dos radiadores, é isso? Se assim for posso ligar os radiadores diretos ao recuperador sem ir ao acumulador, só basta ligar os tubos para a bomba de calor para aquecer a água.
    • SrR
    • 30 Janeiro 2020

# 60

sendo que eu acho que o sistema a duas bombas tem uma grande vantagem (mesmo estando a trabalhar para o aquecimento, existe sempre passagem de agua para o termoacumulador, acabando por também aquecer (ainda que em menor escala) a agua das AQS
    eu criava sempre prioridades, aqs primeiro e depois aquecimento
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">