Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

está a fazer as coisas ao contrário, devia primeiro decidir o orcamento que tem disponivel, e depois perguntar o que é possivel construir com esse orcamento!

Foi o que achei desde o inicio, mas tanto aqui no passado como o Engº me disseram o mesmo.
    A mim de fato não me adianta ter umas imagens bonitinhas 3D se ele nem sequer sabe o meu teto orçamental.
    Mas pronto, pode ser que numa próxima haja algo menos "abstracto".
    Concordam com este comentário: antonylemos
    • Sira
    • 17 agosto 2020

# 42

190k já dá para fazer uma casa. Agora resta saber o que pretende "encaixar" nesses 190k. Quantos quartos? Quantos WC? Quer garagem? Quer um salão de jogos e uma sala de cinema? :)

É isso que tem de transmitir ao arquitecto e ele, se for sério, vai lhe dizer o que dá e o que não dá. Mas fique já com aquela ideia da média dos 1000€/M2, se ele lhe disse que consegue fazer um casarão de 500m2 com esses 190k, procure outro! Veja na sua zona que gabinetes há, fale com uns quantos, troque ideias, veja se há empatia com o técnico, se os projectos são dentro do estilo que gosta, etc.
  2.  # 43

190k já dá para fazer uma casa.

Neste caso seria 1 habitação bifamiliar sendo T3 + T2. com 4 lugares de garagem.

Concordam que a desde a projecção à construção é mais rentável sendo 1 habitação Bifamiliar?
      _15 PLANTA DO R_CHÃO.jpg
      _14 PLANTA DA CAVE.jpg
  3.  # 44

190K para duas casas?

sim. é irreal?

que valor seria de esperar?

Cumprimentos.
  4.  # 45

Colocado por: eduardinho21O que paguei foi um estudo.

Quanto é que pagou?
    Um estudo são uns desenhos 3D? não tem plantas?
  5.  # 46

Colocado por: Picareta
    Quanto é que pagou?
    Um estudo são uns desenhos 3D? não tem plantas?

450€
    Sao imagens jpeg dum programa chamado TwinMotion. enviei exemplos acima.
  6.  # 47

Distrito Braga.
    O arqto falou ao ver o terreno que para a tipologia que eu imaginava que 200k chegaria para fazer as 2, neste caso 1 bifamiliar.

Mas la está, ele disse isso numa fase prematura, que credibilidade posso eu dar a esse valor ?
  7.  # 48

É que essas casa nem partilham a estrutura, logo fazer 1 ou 2 o preço é o mesmo..

Aliás fazendo duas casas, tem que ter projeto elétrico, até o custo dos projetos é superior.

Não sei o que poupa aí.. um muro divisória ?? Só se for.
    • Sira
    • 17 agosto 2020

# 49

Se calhar até dá, mas não para o estudo que tem aí.. áreas muito poupadas em todas as divisões e esqueça garagem e piscina. O terreno já está murado? Que arranjos exteriores é que ainda precisaria de fazer dentro desses 190k? E o IVA?

Não digo que seja impossível mas teriam de ser casas muito modestas em termos de áreas, acabamentos, envidraçados, etc.
  8.  # 50

Em Janeiro uma imobiliária local mostrou-me uma moradia Geminada T3, com cerca de 170m2 2 pisos + 23m2 de logradouro.
    Inicialmente o construtor tinha-a construído num lote de 4 casas, em que essa seria para o filho que optou por pôr a casa à venda.
    Isto "vendeu-me" o agente, dizendo que os materiais escolhidos foram a pensar no consumo e não na venda, ou seja não era coisa barata que ali estava como se ve em muito lado. E realmente a meu ver confirmava-se.
    Estava ainda em fase de acabamentos mas quase sem hipótese de escolher materiais, só apenas algumas coisas na cozinha (materiais por desembalar podiam ser escolhidos).
    Estava a 215k, deixou de estar anunciada em Março.

Era a casa dos "sonhos". tudo era perfeito, mas achamos exagerado o preço para imóvel que era.

Possuindo eu 953m2 de terreno na mesma cidade mas melhor localizado a meu ver, não conseguiria construir algo dentro da mesma qualidade construção e areas por um valor inferior?
  9.  # 51

Colocado por: eduardinho21Possuindo eu 953m2 de terreno na mesma cidade mas melhor localizado a meu ver, não conseguiria construir algo dentro da mesma qualidade construção e areas por um valor inferior?
    olhe, penso que pode construir mais barato do que se for só comprar, mas tem de ser um pouco contido quanto ao tipo de construção e tipologia. O dinheiro que você tem disponível dá para fazer um T3 à vontade, não dá é para fazer dois.

Por enquanto a construção cá em Braga é mais barata do que noutras zonas, mas não dá para fazer milagres.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  10.  # 52

Consegue mas não faz 2 casas pelo preço de uma !
    • Sira
    • 17 agosto 2020

# 53

Qual é o índice de construção na sua zona? Só em escadas perde aí o espaço de um quarto (pelo menos), não poderiam ser as duas térreas?

Se bem que depois em termos de fundações não sei se lhe iria compensar... Já agora, já sabe que tipo de terreno tem aí? Isso sim pode fazer muita diferença nos custos da construção.

É possível fazer um T3 com 100m2 e um T2 com menos que isso, mas se calhar depois vai achar pequeno, como achou o que tinha 112m2 úteis.

Acho que não precisa de desistir já mas fale com mais técnicos aí da sua zona, não se fique pela opinião do primeiro construtor com quem falou. Se já tem uma noção dos preços das casas na sua zona, e terá também dos terrenos, não acredite que os construtores têm lucros na ordem dos 100% e que dá para fazer duas casas pelo preço de uma, pelo menos por esses exemplos que deu, não dá :)

Até tem aqui um tópico ao lado onde se está a discutir essa mesma questão, pode ser que ajude a tirar algumas das suas dúvidas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eduardinho21
    • Jatn
    • 17 agosto 2020

# 54

Sr eduardinho21 desculpe a minha intromissão no assunto mas você só esta a perder tempo e dinheiro.

Se realmente só tem esse orçamento mas quer duas casas não vá para a construção em cimento.
    Procure por casas em madeira ou de estrutura metalica. Vai ver que se calhar faz as garagens, piscina e casota dos cães e ainda lhe sobra dinheiro para uns cafés.
    Já para não falar das futuras dor de cabeça que não terá com arquitectos engenheiros e empreiteiros.
    É também não se preocupem com a qualidade desse tipo de construção já que hoje em dia elas são tão boas ou melhor do que em cimento.
    • Sira
    • 17 agosto 2020

# 55

Colocado por: Jatntambém não se preocupem com a qualidade desse tipo de construção já que hoje em dia elas são tão boas ou melhor do que em cimento.

Concordo consigo, mas se nas estruturas metálicas está a incluir o LSF, essas não ficam mais barato do que as de alvenaria tradicional.
  11.  # 56

Colocado por: JatnSe realmente só tem esse orçamento mas quer duas casas não vá para a construção em cimento.
    Procure por casas em madeira ou de estrutura metalica. Vai ver que se calhar faz as garagens, piscina e casota dos cães e ainda lhe sobra dinheiro para uns cafés.
    Já para não falar das futuras dor de cabeça que não terá com arquitectos engenheiros e empreiteiros.
    É também não se preocupem com a qualidade desse tipo de construção já que hoje em dia elas são tão boas ou melhor do que em cimento.

Hahah... que comentario mais fora da realidade...
    Essas para serem tão boas ou melhores que a construção tradicional.. são sempre mais caras que as ditas"tradicionais"... e tem sempre de ter projectos, pelo que terá sempre de lidar com arquitectos e engenheiros...
  12.  # 57

Colocado por: JatnProcure por casas em madeira ou de estrutura metalica. Vai ver que se calhar faz as garagens, piscina e casota dos cães e ainda lhe sobra dinheiro para uns cafés.
    queres tu ver que construir em madeira ou em LSF sai mais barato?! só se for noutro país.

Colocado por: JatnJá para não falar das futuras dor de cabeça que não terá com arquitectos engenheiros e empreiteiros.
    por ser construido em materias alternativos fica isento de usar arquitectos e engenheiros? e construtores?

de vez em quando aparece aqui cada comentário mais sem noção
    Concordam com este comentário: Mk Pt, eduardinho21
  13.  # 58

Colocado por: eduardinho21Bom dia, esta semana dei "o 1º passo"
    (...)
    - Tenho um estudo feito que vai de encontro daquilo que quero, qual o proximo passo?

Este foi o post #27.
    Penso que o seu próximo passo é ler os primeiros 26 posts, creio que encontrará aí as respostas.
    Poderia repetir o exercício proposto no #14, #16 e #23.
    Passados oito meses, as suas dúvidas são as mesmas, e à excepção do COVID, isto continua igual.
  14.  # 59

190k para 2 casas é obra, tem de ser tudo do mais barato que ha e qualidade de construção a condizer e mesmo assim...
  15.  # 60

Olá Eduardinho, um 3D não é um projecto, apenas os 3D servem para o cliente percepcionar o projecto que está a ser proposto. Eu diria que começar pelos 3D num projecto de arquitectura para construção de uma casa, ou até para uma remodelação é, na realidade, começar pelo fim. Tem que se ter tudo definido (planta, materiais, soluções...) antes de se poder elaborar os 3D.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eduardinho21

0.0292 seg. NEW