Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: eduardinho21Onde é que é mais frequente haver derrapagens orçamentais? Para eu estar minimamente informado.
    (partindo do pressuposto que o terreno não tem pedra e que está já pronto para construir)

As derrapagens acontecem nos orçamentos irreais e projectos feitos em cima do joelho. Querer atalhar onde devia concentrar mais dedicação, é meio caminho andado para ter más surpresas, remendos, atrasos e derrapagens.

Comece por procurar um Arquitecto independente do Constructor e um Fiscal independente dos dois primeiros.

Mas primeiro decida o que quer, como minimo e indespensavel, e o valor real que pode gastar.
    Concordam com este comentário: Sira
  2.  # 2

Colocado por: eduardinho21Mas então , de seguida o que me apresentava?
    de seguida partiamos para os estudos prévios, mas de aí a teres orçamentos ainda seria uma caminhada longa.

e vou alertar desde já, que por mais barato que seja construir em Braga, cá não se fazem milagres.

No entanto tenho visto que devagar devagarinho o seu orçamento tem vindo a subir... para quem começou em 190mil já está nos 220mil penso que quando estiver mais perto dos 300 andará na conta certa pois tem bastantes milhares a acrescentar para arranjos, muros, etc
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, eduardinho21
  3.  # 3

de seguida partiamos para os estudos prévios, mas de aí a teres orçamentos ainda seria uma caminhada longa.
    Mas nesses estudos prévios até ao orçamento não teria custos? se sim quais?

E isso para fazer habitações em PH
    O que significa PH?

Nas caixilharias minimalistas e nos envidraçados gigantes, no PRH, na VMC
    E PRH, VMC?
    Desculpem a ignorância 😅

Há algum tópico aqui no forum, ou externo onde posso encontrar informação sobre o que é responsável por cada área numa obra?
    Obrigado.
    • Sira
    • 19 agosto 2020

# 4

Colocado por: eduardinho21Mas nesses estudos prévios até ao orçamento não teria custos? se sim quais?

Sim tem custos, são os honorários do arquitecto, cada um saberá os seus.

Colocado por: eduardinho21O que significa PH?

Propriedade horizontal

Colocado por: eduardinho21E PRH, VMC?

Piso radiante hidráulico e Ventilação mecânica controlada (mais vale nem saber 😂)

Tem vários tópicos por aqui sim, é só pesquisar. Mas basicamente a responsabilidade é sempre sua, de contratar técnicos que por sua vez assumam certas responsabilidades.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eduardinho21
  4.  # 5

No entanto tenho visto que devagar devagarinho o seu orçamento tem vindo a subir

Entendo o que me está a dizer, mas na verdade o orçamento é o mesmo, eu é guardei digamos algum valor porque pelo que ouço dizer, é melhor dar um valor mais baixo, na expectativa que vai depois ficar por um valor maior.
    Quem me diz a mim, que com os 300k depois não fica na mesma por 350k?

É no CE que fica estipulado o orçamento e o que contempla?
    Imagine numa fase avançada algo surge e uma fase que ficaria por 15k, passa para 40k, se está no CE, quem fica responsável?

Cumprimentos.
    • Sira
    • 19 agosto 2020

# 6

Tem aqui um resumo das responsabilidades de um DO:

https://imozeto.pt/quais-sao-as-suas-responsabilidades-dono-obra/
  5.  # 7

O mais fácil é abrir empresa e construir .
  6.  # 8

Colocado por: eduardinho21quem fica responsável?

Depende, se se dedica a fazer e assinar contratos, ou se é tudo de boca. Se contrata um projecto demasiado básico, sendo omisso ou imcompleto. Ou se as alterações decorrem de vontades suas, etc...
    •  
      Mk Pt
    • 19 agosto 2020 editado

# 9

Colocado por: eduardinho21O que significa PH?

Propriedade Horizontal, significa que o exterior das casas é comum, não é propriedade do dono da casa/fracção. Isto inclui o 'quintal', mesmo que esteja com uso reservado a uma das fracções.

Uma telha do 'vizinho' voa e tem infiltrações? Você também tem que pagar o arranjo do telhado e estrago causado pela infiltração.

Quer mudar a cor da sua casa, ou mudar uma janela para porta? Tem que ter autorização do vizinho.
    Quer meter uns painéis solares 'na sua' cobertura? o vizinho tem que autorizar.

O vizinho quer pintar o exterior da casa dele porque acha que já está com aspecto menos bom? Você também paga, tal como ele tem que pagar a sua.

Quer pavimentar o seu quintal/terraço? O vizinho tem que autorizar.

O vizinho quer pavimentar o quintal dele ou fazer um muro? Você tem que autorizar, mas você também tem que pagar parte.

Não seja inocente a achar que isto entre família ou amigos é coisa simples. Não se sabe o dia de amanhã, quer seja por desentendimento ou então por uma das partes vender, por um qualquer motivo (como disse não se sabe o dia de amanhã) e depois desconhece o tipo de pessoa com o qual partilhará a propriedade/partes comuns.

E uma casa é um 'investimento de uma vida' ou quase, por isso é necessário ponderar muito bem no que se vai meter.

Para ter duas habitações numa propriedade, é em regime de PH.
    Regime de PH tem partes comuns, e sobre essas partes comuns os vários proprietários das fracções tem os mesmo direitos e deveres como se fosse num 'prédio' com apartamentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eduardinho21, IronManSousa
  7.  # 10

Então uma moradia Bifamiliar será sempre uma PH?
  8.  # 11

Colocado por: eduardinho21Então uma moradia Bifamiliar será sempre uma PH?

Chegou a considerar fazer um destaque, dividindo o terreno em dois?
    Ou comprarem cada qual o seu terreno?
    O tal terreno de que fala já é vosso? Ou não compraram nada ainda?

É que as vantagens que pensa ter em fazer o projecto como quer, não são assim tantas.
    No fundo, vocês querem duas moradias isoladas, certo?
  9.  # 12

No fundo, vocês querem duas moradias isoladas, certo?
    sim, porque mais tarde uma das partes pode querer vender.
    Ou comprarem cada qual o seu terreno?
    o terreno foi herdado, é tanto meu como da outra pessoa.
    É que as vantagens que pensa ter em fazer o projecto como quer, não são assim tantas.
    então para si existe projeto mais vantajoso?
    • Sira
    • 19 agosto 2020 editado

# 13

Também sou da opinião que, se for possível, mais vale fazerem o destaque e ficarem com processos independentes, garantindo que é possível fazerem o que pretendem, e isso um arquitecto da zona saberá vos informar. Ou vocês também poderão descobrir, com mais ou menos trabalho.

Porque hoje dão-se todos muito bem mas daqui a uns tempos pode já não ser assim. Ou um pode querer vender, como disse... O que não quer dizer que não possam tentar negociar alguns trabalhos juntos para conseguirem um melhor preço.
    Concordam com este comentário: antonylemos, N Miguel Oliveira
    •  
      Mk Pt
    • 19 agosto 2020 editado

# 14

Colocado por: eduardinho21Então uma moradia Bifamiliar será sempre uma PH?

O conceito de 'Moradia Bi-familiar' não existe tecnicamente.

O que existe é uma propriedade em regime de propriedade horizontal, dividida em fracções (não importa se 2 ou se meia dúzia) e, obrigatoriamente, com parte(s) comum(s).
    Depois a propriedade é só uma, cada um é dono de uma das fracções, e as partes comuns são de todos.

Há partes comuns que podem ter uso exclusivo reservada para uma das fracções, como por exemplo uma parte de terreno/quintal exterior mas, como disse no outro post, sendo parte comum a propriedade é conjunta de todos e, por isso, qualquer alteração/edificação/arranjo é necessário autorização de todos.

Sendo proprietário de uma das fracções, qualquer um pode vender a sua fracção quando quiser.
    Mas como disse, não se sabe o dia de amanhã, o que ficar pode ficar com um vizinho péssimo/com quem não se entende.

A maneira de não ter que fazer PH seria fazer destaque de parcela, para 'dividir' o terreno, ficaria com 2 propriedades, e cada um construiria na sua.
    No entanto é necessário perceber se é possível o destaque de parcela, porque há restrições/regras para o fazer, depende da localização e dimensão do mesmo, ou então até pode ser possível mas não dar para construir numa das parcelas, ou então limitar (por causa de afastamentos, por exemplo) a construção nas duas, isto também depende do PDM da respectiva Camara Municipal.

Se for possivel o destaque de parcela, eu claramente ia por aí, vale a pena. Mesmo que depois para a fase de construção tentem negociar em conjunto a construção das duas casas, para ver se obtêm um desconto.
  10.  # 15

Nao complique, dividam o terreno e cada un faz o que quiser depois!
  11.  # 16

Colocado por: eduardinho21Mas nesses estudos prévios até ao orçamento não teria custos? se sim quais?
    isso estariamos a falar da elaboração do projecto de arquitectura... teria os custos normais e as fases normais até ao licenciamento
    Concordam com este comentário: eduardinho21
  12.  # 17

Colocado por: eduardinho21Quem me diz a mim, que com os 300k depois não fica na mesma por 350k?
    o we digo é que 190 é surreal para o que pretende e por exemplo 280 já seria um preço normal. penso que 350 seria abuso.

mas lá está. o trabalho tem de ser elaborado com o objectivo de manter-se dentro de um limite realista. (o seu orçamento) e se quem elaborar o projecto pensar que nao lhe vai chegar para o que pretende tem a obrigação de o dizer.
    Concordam com este comentário: eduardinho21
  13.  # 18

Estou todavia reticente em construir uma casa. . .
    Fico com a sensação que para ver se vale o risco terei de gastar algum valor, depois as dores de cabeça, e nada me garante que não corra riscos na mesma e seja bem sucedido 😑

Podia ser como comprar um carro, entro no Stand, até 20k, e pronto, sei com o que contar.
    Comprar uma casa ou construir é um mundo à parte, de tudo, pelo menos é a sensação que fico.
    • Sira
    • 19 agosto 2020

# 19

Comprar feito seguramente lhe dará menos dores de cabeça, pelo menos no início. E até pode ser que corra bem.

Com a sua parte da venda do terreno + o capital que iria investir na construção, consegue comprar uma já feita e dentro do que gostam?
  14.  # 20

Com a sua parte da venda do terreno + o capital que iria investir na construção, consegue comprar uma já feita e dentro do que gostam?
    Nim 🤣 andamos a ver casas antes do COVID aparecer por cá. A Maria queria se meter num negócio de uma acabada de construir por 200k, mas achei o valor bastante inflacionado para o imóvel que era, apesar de ser novo. E foi aí que pensei em rentabilizar o terreno que já é meu e construir...

0.0345 seg. NEW