Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Rita88Boa noite
    Na minha obra tenho 3 caixas para os contadores.
    Reparei que na maioria das casas vizinhas tem 4 caixas.
    Será que é por eu não ter gás? E preciso de 2 para eletricidade e uma para água. Será isso?

    Portinhola + Contador + Agua + Gas + ATI(internet)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rita88
  2.  # 22

    Colocado por: Diogo10s
    Portinhola + Contador + Agua + Gas + ATI(internet)


    Obrigado pela sua resposta.
    Não sabia que para a internet é necessário ter uma caixa no muro exterior, junto as outras caixas.
    Essa caixa é colocada pela operadora de internet que eu contratar, ou deve fazer o empreiteiro a caixa ATI?
  3.  # 23

    Colocado por: Rita88

    Obrigado pela sua resposta.
    Não sabia que para a internet é necessário ter uma caixa no muro exterior, junto as outras caixas.
    Essa caixa é colocada pela operadora de internet que eu contratar, ou deve fazer o empreiteiro a caixa ATI?


    Penso q se tiver caixa de telecomunicações no passeio, não necessita dessa na parede.

    Em alguns municípios se tiver piscina, tem de meter um contador dedicado à piscina.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rita88
  4.  # 24

    Caixa CVM pode ficar no pavimento, ou CAM no muro.

    O segundo contador de água, por norma é para rega, paga água ao mesmo preço, mas não paga para esgotos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rita88
    • RUIOLI
    • 5 dezembro 2023 editado

     # 25

    Colocado por: VarejoteCaixa CVM pode ficar no pavimento, ou CAM no muro.

    O segundo contador de água, por norma é para rega, paga água ao mesmo preço, mas não paga para esgotos.


    Em Loures e Odivelas é para piscina, mas não vale a pena, a água é mais cara por m3 e ainda paga o "aluguer do contador" e mais umas taxas, mandei desligar ao fim de 2 meses, gastei 0 m3 de água e paguei quase 60€... já para não falar no custo de instalação do contador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rita88
  5.  # 26

    Alguém me sabe dizer se agora é obrigatório a caixa de pavimento para telecomunicações?

    Numa aldeia, sem loteamento, como chega o sinal? Pelo ar?
  6.  # 27

    Pode ser no muro CAM, pavimento CVM.

    O projeto ITED tem de referir isso.

    Ramal pode ser aéreo ou subterrâneo, mas para a CAM ou CVM é sempre subterrâneo mesmo que tenha poste.
    Concordam com este comentário: snob
  7.  # 28

    Colocado por: VarejotePode ser no muro CAM, pavimento CVM.

    O projeto ITED tem de referir isso.

    Ramal pode ser aéreo ou subterrâneo, mas para a CAM ou CVM é sempre subterrâneo mesmo que tenha poste.


    E quem trata do ramal é o dono de obra ou o operador?
  8.  # 29

    Colocado por: Bragas V

    E quem trata do ramal é o dono de obra ou o operador?


    ITED é rede privada, portanto é com o DO.

    Dos tubos da CAM para a via pública é com os operadores.
      Screenshot_20240328_003309_Samsung Notes.jpg
  9.  # 30

    Referia-me à via pública.. é que eu tenho uma caixa de telecomunicações do outro lado da estrada..
    • snob
    • 28 março 2024 editado

     # 31

    Você tem de ter obrigatoriamente uma caixa de telecomunicações sua junto às restantes caixas.
    Atualmente até julgo que é uma caixa de pavimento.
    O user "Bigmouse" poderá esclarecer melhor...

    veja este tópico:
    https://forumdacasa.com/discussion/68027/problema-do-ligacao-a-rede-de-telecomunicacoes-ajuda/
  10.  # 32

    Colocado por: Bragas VReferia-me à via pública.. é que eu tenho uma caixa de telecomunicações do outro lado da estrada..


    A caixa do outro lado da rua é pública, o seu ITED termina na CAM no seu muro com 2 tubos enterrados como no esquema, ou numa CVM no passeio conforme o que consta no projeto, a rede pública depois liga lá, não é com o DO.

    Qual é o seu problema mesmo?
  11.  # 33

    Colocado por: Varejote

    A caixa do outro lado da rua é pública, o seu ITED termina na CAM no seu muro com 2 tubos enterrados como no esquema, ou numa CVM no passeio conforme o que consta no projeto, a rede pública depois liga lá, não é com o DO.

    Qual é o seu problema mesmo?


    Não é problema..é dúvida. eu já tenho a minha caixa na rua conforme projeto, agora o operador vai rasgar a estrada para me levar sinal até à caixa e depois fazer a instalação no interior da habitação?

    É isso que estranho..
  12.  # 34

    A rede é aérea ou subterrânea?
  13.  # 35

    Boa pergunta.. creio ter um poste encostado ao meu muro, e uma caixa do outro lado da estrada.. ou seja é aéreo e/ou subterrâneo?
  14.  # 36

    Se for aérea, provavelmente vai de poste a poste e desde subterrâneo para a sua instalação, seja CVM ou CAM.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
      Screenshot_20240405_021719_Samsung Notes.jpg
  15.  # 37

    Mas do último poste até à minha caixa, ainda são Prai 12 metros
  16.  # 38

    Os tubos em ramal aéreo só podem ir até ao limite do lote, o resto é com os operadores como refere o manual ITED.

    Provavelmente o operador coloca poste perto do seu lote, ou abre vala.

    Com fotos era mais simples.
  17.  # 39

    Se for MEO, instalam um poste, se for um dos outros operadores utilizam os postes de da distribuição eléctrica e se não houver ligação entre a base dos poste e a CVM, vão indicar que não existem condições para instalação, ou então entrar efetuar a entrada por via aérea.
  18.  # 40

    Colocado por: BigmouseSe for MEO, instalam um poste, se for um dos outros operadores utilizam os postes de da distribuição eléctrica e se não houver ligação entre a base dos poste e a CVM, vão indicar que não existem condições para instalação, ou então entrar efetuar a entrada por via aérea.


    Alguns gostam de estendais, para atalhar caminho.

    Por vezes acontece isto...

    ANACOM

    2. Infraestruturas de telecomunicações em edifícios (ITED)

    aplicação de uma coima no valor de 25 000 euros à MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia (MEO), por se ter ligado uma infraestrutura de telecomunicações em edifícios à rede pública de comunicações sem que tivesse sido previamente emitido termo de responsabilidade de execução da mesma pelo respetivo instalador.
 
0.0219 seg. NEW