Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Não gosto da sala/cozinha, pelas razões que o Picareta já referiu; e quem estiver na sala e quiser ir ao wc porque é que tem de entrar na zona dos quartos?!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mcbras
    •  
      RRoxx
    • 14 fevereiro 2020 editado

     # 22

    Eu estou com o Picareta,

    Acho o layout demasiado amador.
    Nenhum arquitecto que se preze mete o "cagadero" de frente para a porta.
    a ideia de ter uma cozinha na sala, é te ro espaço de trabalho virado para a sala, por forma a conviver com quem vive la em casa ou com quem visita, enquanto trabalha. Assim ta de costas para o mundo, excepto quando lava a loiça, assim tem a sujidade toda na ilha, bem como a água, que inevitavelmente se espalha quando usa um lava loiças. Mas nada mais agradavel que estar na ilha a tomar o pequeno almoço enquanto tem os tachos e as panelas no escorredor, não é?... enfim...

    a casa de banho da suite, para mim, é um exagero de dimensão. portas de correr em I.S. péssima ideia, a não ser que goste mesmo de ouvir tudo enquanto os outros usam o espaço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mcbras
  2.  # 23

    A porta de correr provavelmente é para cumprir o regulamento de acessibilidades nas I.S. e zonas de paragem caro RRoxx...
    •  
      RRoxx
    • 14 fevereiro 2020

     # 24

    Colocado por: helder121A porta de correr provavelmente é para cumprir o regulamento de acessibilidades nas I.S. e zonas de paragem caro RRoxx...


    dentro da suite após passar uma porta da mesma dimensão? ha outras soluções, nomeadamente portas maiores que permitam a acessibilidade ao local.
  3.  # 25

    Colocado por: RRoxxdentro da suite após passar uma porta da mesma dimensão? ha outras soluções, nomeadamente portas maiores que permitam a acessibilidade ao local.


    No desenho...


    https://dre.pt/pesquisa/-/search/538624/details/normal?q=Decreto-Lei+n.%C2%BA%20163%2F2006%2C%20de+8+de+agosto
    2.9.20 - A porta de acesso a instalações sanitárias ou a cabinas onde sejam instalados aparelhos sanitários acessíveis deve ser de correr ou de batente abrindo para fora.
  4.  # 26

    Estar a discutir esses pormaiores aqui agora, com tanta coisa mais importante, a meu ver para resolver.
  5.  # 27

    nao tem a ver com a dimensão da porta.
    Tem a ver que se a porta abre para dentro (como é costume), a trajetória da porta não pode coincidir com a trajetória da manobra das cadeiras de rodas.
  6.  # 28

    Nas habitações pode abrir para o interior, desde que a mesma não colida/ sobreponha com a zona de manobra de 360º.
    Concordam com este comentário: Anonimo04102023
  7.  # 29

    Boa noite,

    Colocado por: Pedro BarradasA parte mais bem pensada é a zona para fisioterapia ;). Mesmo assim deveria ser dotada de IS de serviço com ante-câmara/ vestiário.

    A zona de "fisioterapia", foi apenas um esforço meu de planear o espaço oficinal e a sua utilização, de acordo com o equipamento que possuo, o que deu para reduzir alguns m2 na proposta inicial. A questão do WC é válida e de facto será abordada. Obrigado


    Colocado por: N Miguel OliveiraOlá. Falta o mais importante... o contexto.
    O N do Norte está lá... e a direcção e sentido? É para cima?
    E o clima? Orientação solar? Zona do país? Ventoso? Neva?
    O terreno como é? Formato, inclinação, área?
    Envolvente? Distâncias ao limite do terreno? Vegetação? Construções vizinhas? Como é a Rua? Ruído? E as vistas?
    Orçamento? Que pensa gastar? Ou este será um daqueles tópicos que só ao 200º comentário se descobre que só há dinheiro para meia casa?
    A oficina a que se dedica? Ginásio? Carpintaria? Florista? Massagens?

    Sobre a planta que apresenta, acho que aproveita bem os espaços. Talvez fizesse sentido aproximar o WC de serviço da garagem/ofinica... e talvez juntar-lhe um duche (depende do que se faz na oficina). Penso que a porta do Quarto podia estar mais para a esquerda, e tirando a parede de topo do roupeiro, conseguia acrescentar-lhe mais um módulo. Penso que o Escritório ficava melhor se fosse simétrico ao quarto (para no caso de precisar de mais um quarto, já ter a porta, janela e área certos). O WC da Suíte está estranho, talvez pasando a sanita/bidé para a parede da direita... e o chuveiro na parede de cima, fique melhor, não sei. A sala/cozinha, talvez inverter e passar a cozinha para a esquerda funcionasse melhor, não sei, assim parece-me que a ilha é grande demais e que estorva muito... A porta de entrada vs porta da gargem deverá ser revista, há ali um conflito. Gosto do que apresenta, mas lá está, falta saber o contexto...

    N Miguel Oliveira, obrigado pelo feedback. Admito que é ingrato pedir opiniões às pessoas quando não se dão a conhecer todas as condicionantes (principalmente quando falamos de dinheiro), mas a intenção é mesmo verificar possíveis erros grosseiros, que até mesmo os excelentes profissionais não estão livres de os cometer. Obrigado pelo alerta da possibilidade de repensar alguns aspectos, nomeadamente na potencial utilização do escritório como um quarto, no futuro, se a situação o exigir.

    Colocado por: NTORIONNão percebi bem o que aquilo atrás da garagem, ginásio? Escritório? Se vai receber ali pessoas parece que a zona está 1 pouco misturada com a zona social da casa...

    A cozinha tb podia ter ali 1 pouco de parede lateral à fechar... 1,20m deve ser suficiente e assim até podia aproveitar as costas do sofá para colocar um Móvel/roupeiro

    NTORION é apenas uma oficina de carpintaria, como hobby. A ideia por trás do sofa é essa mesma, mas julgamos não haver necessidade de uma pequena parede, não queremos fechar demasiado a cozinha.


    Colocado por: Pedro BarradasA sanita da IS da suite, é uma palérmice...
    Precisa de diversos toques para melhorar, tem uma base com pernas para andar.
    O hall de entrada, é algo estranho, e o arranjo da zona social , poderia ter outro toque, não sei...
    As portas no corredor, bem que poderiam ter tido o cuidado de as alinhar frente a frente...


    Colocado por: Pedro BarradasA sanita da IS da suite, é uma palérmice...
    Precisa de diversos toques para melhorar, tem uma base com pernas para andar.

    A bem da verdade, o Arq. alertou para a má disposição da sanita e ficámos de ajustar esta configuração.

    Colocado por: marco1o que eu quis sugerir foi algo assim
    é claro que sem rigor mas acho que seria possível algo do género, a parede da sala ( zona de estar ) alinharia mais ou menos com a da suite na fachada.

    Marco1, obrigado pelo esboço, de facto tem uma dinâmica agradável e parece-me bastante equilibrada na zona do open space. Tivemos uma proposta similar por parte do Arq. mas com a sala no canto SO, a patroa receou que a sala de estar ficasse demasiado condicionada, relegada a um canto. Aqui assume uma posição mais central no volume total da casa e, tanto ela como eu, gostámos ao ponto de querermos discutir uma possível solução para as nossas necessidades, com uma configuração aproximada ao seu conceito. Muito obrigado!

    Colocado por: J.Fernandes e quem estiver na sala e quiser ir ao wc porque é que tem de entrar na zona dos quartos?!

    J.Fernandes, comentário perfeitamente válido, já pensámos nisso, mas mover a zona técnica para junto da parte mais privada da casa não é certamente solução. Acredito que possa ser resolvido de variadas formas, mas obrigaria a um ajuste maior, e dado o geral da casa, é uma solução que não nos incomoda demasiado.

    Agradeço os comentários de todos, não procuro consensos, apenas perspectivas diversas. Já tenho material suficiente para debater com o Arq.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 30

    mcbras

    olhe aqui segue um contributo para a wc da suite, acho que a ultima a com cores, podia ser ai aplicável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mcbras
      wc-suite.jpg
    • NPRP
    • 15 fevereiro 2020

     # 31

    Colocado por: Anonimo09092021Apesar de também não gostar da disposição dessa WC, não consigo entender tanto problema com a sanita de frente para a porta... Tenho a minha da suíte assim, porque quis, e é das minhas imagens favoritas da casa...
      IMG_20191013_090512__01.jpg

    Soalho em Riga nova?
    • mica
    • 15 fevereiro 2020

     # 32

    Fvincent gosto muito do chão.é soalho maciço?
    • mica
    • 15 fevereiro 2020

     # 33

    Sim concordo,não me faz confusão ver assim a sanita
  9.  # 34

    Colocado por: Anonimo09092021não consigo entender tanto problema com a sanita de frente para a porta... Tenho a minha da suíte assim, porque quis,


    numa suite tb não me choca muito
  10.  # 35

    Colocado por: blackwolf11Olá Boa noite , opiniões sobre a minha planta . Obrigado


    grande casa. nota-se no desenho que não houve grandes restrições financeiras. parece-se casa para pelo menos 300k. boa sorte com isso.

    gostei da casa
    Concordam com este comentário: blackwolf11
    Estas pessoas agradeceram este comentário: blackwolf11
    •  
      CMartin
    • 16 fevereiro 2020 editado

     # 36

    O não colocar-se sanitas frente a portas tem a ver com recato e elegância, em arquitectura e em design de interiores, evita-se que a sanita se encontre logo ao alcance da vista, mesmo sendo a sanita bonita, representa um acto humano que geralmente recatamos dos outros, muito privado. Tenham a atenção, a partir de hoje, de repararem onde geralmente se localizam as sanitas, nas casas de banho e irão constatar precisamente isto. A arquitectura e o design de interiores reflecte rotinas, vivências, e incluindo os pudores e cuidados humanos, até os de alguma etiqueta, é natural que assim seja, afinal desenhados por nós, e para nós.
    Concordam com este comentário: Kduvidas, branco.valter, pedropvz
  11.  # 37

    Colocado por: marco1mcbras

    olhe aqui segue um contributo para a wc da suite, acho que a ultima a com cores, podia ser ai aplicável.

    Marco1 obrigado pelo contributo. A disposição da terceira é também a que nos parece mais tentadora, dado que queremos manter esta área tão pequena quanto os regulamentos gerais nos permitirem. Acima de tudo, procuramos funcionalidade.

    Cumprimentos
    •  
      CMartin
    • 16 fevereiro 2020 editado

     # 38

    Para ser sincera, não me parece mal a ideia de pleno openspace cozinha+sala de estar+sala de jantar, sem divisórias visuais, tal como apresentadas nesta planta. Acho até interessante e com potencial de se conseguir algo bastante engraçado e funcional, dependendo do investimento (de gosto também) :o) Seria pessoalmente capaz de apostar na solução.
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021
  12.  # 39

    Colocado por: JoelM

    Ver a c***** directamente do quarto deve ser cá uma beleza...


    Pois, pq nem há portas.
  13.  # 40

    JoelM

    se fechar a porta a imagem existe para quem está dentro da wc
    acho que esse seu fundamentalismo da sanita em frente a uma porta nem sempre se justifica.
    por exemplo se estivermos a falar de uma wc social na zona de hall ou próximo da sala, realmente poderá não ficar bem ficar com uma sanita em frente, agora em espaços mais privados não vejo o drama.
 
0.0268 seg. NEW